"Astro" - O Meu Óscar!


Recommended Posts

Após muito ler por aqui e não só decidi partilhar a minha curta experiência e recolher algumas opiniões para esclarecer as minhas duvidas.

 

Tenho um Óscar solitário desde 12MAR11, tinha 3 cm e agora está com cerca de 20cm. Até a semana passada tinha companhia de um papagaio, comprado na mesma data e que inicialmente era maior que ele, ambos estavam num pequeno aqua de 50lts. Quando os comprei sabia que iam crescer e cresceram, o objectivo era mesmo esse, obrigar-me a finalmente, após quase 20 anos com alguns interregnos e dois aquários de 30 e este de 50lts, que tiveram desde frios, comunitários pequenos, africanos, comprar um aquário grande, no minimo com uns 300lts, um sonho de longa data adiado vezes sem conta e que agora não se concretizou plenamente (é um pouco mais pequeno) mas já dá para outros vôos.

 

O papagaio foi-se a semana passada, de um dia para o outro, a bomba parou de circular a água e encontrei-o no fundo morto, nada de ataques do Óscar, ele até ficou triste logo que tirei o papagaio, andou meio adormecido umas horas, já andava há muito para arranjar algo maior para os dois, agora é só um mas já está montada a nova casa com 200lts reais (101x46x50 - exteriores), filtragem mecânica e biológica em caixas na tampa, motor de 900l/h (dá para meter outro igual), 25kg de areão algumas pedras e dois troncos mais 2 pequenas plantas artificiais, enfim tudo pronto, acondicionado e bonitinho, mas sei que o óscar vai revirar tudo logo que o introduza no novo habitat, o que deve acontecer nos próximos dias assim que me resolva sobre a segunte questão.

 

Sei que 200lts para um peixe que cresce até 40cm não é nada de especial, mas mesmo assim, entre ter este espaço só para ele e estar solitário ou arranjar novo companheiro(a) e apertar um pouco, em especial com o que ainda vai crescer, acho que prefiro a 2ª opção.

 

Neste caso o que fazer? Os Óscars à venda são muito pequenos em relação ao meu, já li que a comprar se deve juntar 3 ou 4 com um habitante já instalado, mas eu não tenho esse problema porque ainda não o mudei, devo trazer o novo já e meter o grande daqui a uns dias? meto ambos ao mesmo tempo? devo comprar mesmo assim mais que um? é que atendendo ao tamanho do aqua não quero ter mais de dois mas também sendo o novo bem mais pequeno talvez ao introduzir depois o grande se lá estiverem vários novos companheiros ele vai dispersar a atenção em vez de correr sempre atrás do mesmo, certo? a optar por vários dois são suficientes? mais que isso obrigará a que assim que cresçam, me tenha de desfazer de algun(s) pois mesmo sendo pacificos e compatíveis (era uma sorte) em termos de sujidade não é fácil.

 

Agradeço as sugestões que vierem pois o aqua tá a bombar e só lhe falta vida para além da colónia de bactérias já instalada.

 

 

NOTA: Editei o titulo do tópico em 6FEV12 para corresponder melhor aos assuntos aqui tratados.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 127
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Foto-0026jpgalt.jpg

 

A disposição actual. Já contemplei alguns esconderijos caso o(s) novos companheiros do Óscar "Jimmy" sejam pequenos, até crescerem bem que vão precisar de refugio.

 

Em vez dos Óscars, se optar por um cascudo e um limpa fundos? o que acham? aqui nas lojas que conheço não arranjo o cascudo, onde enconto em lisboa? e quanto ao limpa fundos, o que recomendam, comprar já grande e de que especie? onde arranjo grande?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... como estava ansioso por encher o tanque de vida... já está habitado parcialmente.

 

Segui algumas dicas de meter mais que um Óscar jovem para ser companhia para o adulto (20cm) que já tenho, assim o adulto deve ter mais vitimas para perseguir que apenas o seu irmão mais novo. A escolha recaiu num peixe-gato (Pleco) grande com cerca de 20cm e em 2 Pacu, ao que sei crescem até 15cm e ainda em 2 Labidochromis Caeruleus (podem alcançar 10cm).

 

Como são todos minis ainda em comparação com o Ócar adulto, a estreia da nova casa para o adulto fica adiada uns dias/semanas, a ver se os minis deixam de ser tão minis... para já umas fotos:

 

Óscar com 11 meses ainda na casinha mini:

 

IMG_5409.jpg

IMG_5398.jpgIMG_5397.jpg

 

Novo Aqua e novos habitantes:

Foto-0026jpgalt.jpg

IMG_5386.jpgIMG_5381.jpgIMG_5375.jpgIMG_5371.jpgIMG_5365.jpgIMG_5359.jpgIMG_5341.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo!

 

Acho que deves retirar os labidochromis pois são ciclideos africanos e o ph e totalmente diferente.Esses pacus não pareçem os que crescem 15cm mas sim os que crescem cerca de 50cm, se fosse a ti ficava só com o Oscar grande, o pequeno e o Pleco.

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o Hugo falou bem tens de tirar os labidochromis porque sao ciclideos africanos o ph é totalmente diferente e para alem disso o oscar mais sedo ou mais tarde vai acabar com come-los, ah e os pacus crescem bem mais que 50cm, tenho um com 50cm e ainda é vai chegar aos 65-70cm em aquario porque em rio ficam bem maiores.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo e Tiago, nada como quem sabe... na loja o que me disseram foi 15cm para os Pacus. Logo se vê se crescem mais que isso. Já agora sobre o pacu andei a ler isto: http://www.aquahobby.com/gallery/b_dollar.php

 

A ideia é mesmo neste aqua só ter os dois Óscar adultos e o Pleco grande, mas se metesse agora o pequeno com o grande sózinhos se calhar o pequeno ia ser muito assediado, dai a ideia dos labidochromis e dos pacus, para ter algo mais para distrair o Óscar grande até ao pequeno crescer um pouco.

 

Para já o PH é 7.5 e parece-me que não é problema pois está dentro dos parametros de ambos.

 

Vou manter as coisas assim umas semanas e consoante o crescimento do óscar pequeno quando o achar suficientemente grande junto neste aqua o irmão mais velho que até lá paciência aguenta-se no pequenissimo espaço que tem.

 

Depois de ter cá os dois óscars e conforme o crescimento dos pacus e labidochromis e se houver ou não guerra instalada logo faço alterações pois sei bem que com os dois óscars adultos e o pleco o aqua já fica q.b.

 

Outra ideia a médio prazo é ter este aqua só para Ciclideos Africanos e adquirir um ainda maior para quem sabe, se estes Óscars se desenvolverem bem, serem acompanhados por outros grandes ciclideos Sul Americanos, mais 1 ou 2 pares de outras especies ou ter mais Óscars como o Albino por ex.º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar o site que tu metes ai, os peixes ao sao pacus mas sim silver dollars sao da mesma familia a unica diferença é que os pacus crescem abstante mais e os pacus que tu tens sao os red belly pacus pesquisa no google.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... dai eu ter dito "nada como quem sabe" e nas lojas não especializadas de facto sabem pouco:

 

Scientific Name : Piaractus brachypomum

Common Names : Red Pacu

 

Red Pacu Care Level : Moderate - Difficult (because of adult size) and they need an excellent aquarium filter.

 

Size : 30 - 61 cm

 

pH : 6.5 - 7.5

 

Temperature : 24°C - 27°C

 

Red Belly Pacu Lifespan : 5 - 15 years or longer.

 

Origin / Habitat : South America, Amazon River

 

Red Belly Pacu Temperament / Behavior : Generally peaceful and will take care of themselves against more aggressive tank mates. They may also eat smaller fish species if kept in the same tank.

 

Red Belly Pacu Breeding / Mating / Reproduction : Egglayer, not common in home aquariums.

 

Tank Size : 250 gallon (946 liters) minimum but preferrably much larger tanks and ponds. This fish is best left in the wild or in public aquarium displays.

 

Red Belly Pacu Compatible Tank Mates : Because of their huge adult size there are very few common aquarium species recommended. You would need to keep them with large fish making the aquarium size requirements difficult to attain in the home. One that may potentially be kept with them is the Common Pleco but you would need at minimum a 350 gallon tank to provide both of them with adequate water volume as adults. Arowanas are sometimes kept in the same tank as well (must be a huge tank). Sometimes sold mistakenly as the Red Belly Piranha.

 

Fish Disease : Freshwater Fish Disease

 

Diet / Fish Food : An herbivore - provide a varied diet with pellet food and frozen food.

 

Tank Region : Mostly middle

 

Gender : Difficult to determine. May only be possible to determine gender differences in mature adult Red Belly Pacu. Males may have more red on the belly.

 

Como é possivel estes monstros estarem á venda, na maior parte dos casos devem ir parar a cubos de 30/40lts... o que devo fazer? devolvo???

 

Obrigado pelo alerta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silver Dollars certo, já tinha lido algo sobre isso, mas no local onde comprei o novo Óscar disseram-me que os pacus tb são compativeis, só se esqueceram do grande pormenor do tamanho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.. agora tira os africanos o pleco e mete 6 dollares, um fundo preto e se quiseres um pleco mete um l018

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.. agora tira os africanos o pleco e mete 6 dollares, um fundo preto e se quiseres um pleco mete um l018

 

Tirar o pleco porquê? qual a diferença para esse l018?

 

Os dollares crescem até quanto? Não será muito 6 mais os dois oscars?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirar o pleco porquê? qual a diferença para esse l018?

 

Os dollares crescem até quanto? Não será muito 6 mais os dois oscars?

 

A diferença entre o pleco e o l018 é que o l018 suja muito menos e é muito masi bonito, os silver dollrs podes por na boa 6 crescem a té 15cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Saiem em breve os Pacu e Caeruleus, os dollars logo vejo.

 

Quando acham ideal meter os dois oscars juntos atendendo à diferença 20cm e 4/5 cm? Acho que devo dar mais uma semana ou 2.

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal após uma visita à loja onde comprei os Pacus, garantiram-me que é esta espécie: http://www.aquahobby.com/gallery/b_dollar.php

 

Depois de ler e reler o tópico e ver o nome que aparece nas imagens fico um pouco confuso... Silver Dollars ou Pacu Prateado, será o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu cá fico baralhado e ter quase a certeza não é 100% pois não? Atenção agradeço na mesma as opiniões, pelo menos estou preparado para o que der e vier, se crescerem mesmo muito bye bye!

 

Tb me disseram que os aceitavam de volta se não os quisesse, que é essa a designação da guia de compra ao fornecedor "Pacu Prateado" e que há uma funcionária da loja que os tem há meses e não passaram dos 15cm... vamos ver, isto parece uma novela mexicana :fart004:

 

 

Para já ontem a 1ª TPA, 2 baldes fora e a garrafão repus 30lts o que dá 15% será que chega 1 x semana esta quantidade? Não medi os valores da água mas tb acho que devia ter medido era antes... amanhã faço as medições.

 

Depois meto fotos novas uma vez que também alterei o posicionamento do tronco e planta artificial do lado direito junto ao filtro. O tronco estava metido entre filtro e aquecedor, avançou um pouco e esconde mais agora o tubo do filtro, a planta que tapava a gruta feita pela pedra em cima do tronco passou para trás deste, também tinha a base meio á mostra e assim está melhor, penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os silver dollrs podes por na boa 6 crescem a té 15cm?

 

aqui estou eu para dizer que isso é errado.

6 silver dollars para esse aqua é mesmo muito.

digo isto por experiencia propria,pois eu tive 5 silver dollars e os maiores já tinham entre 20/22cm.

cinseramente,eu nao metia os silver dollars aí ou metia só uns 2,mas tu é que sabes claro.

é apenas a minha opiniao.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

demanuel cada opinião vale o que vale se for para levar à letra tudo a maior parte do pessoal tinha de se desfazer de metade da fauna que tem nos aquas... há regras mas também felizes excepções pelo que me parece das leituras que tenho feito.

 

Como tenho 2 oscars um com 20 e outro com 4cm e já é muito para 200lts quando ficarem ambos adultos, em principio não vou meter mais dollars para mais sem ter a certeza se se ficam só pelos 15cm.

 

Nas proximas semanas vou observando o crescimento e só junto o oscar maior quando o mais pequeno tiver uns 8/10cm nessa altura conforme estejam os pacus/dollars logo vejo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Depois meto fotos novas uma vez que também alterei o posicionamento do tronco e planta artificial do lado direito junto ao filtro. O tronco estava metido entre filtro e aquecedor, avançou um pouco e esconde mais agora o tubo do filtro, a planta que tapava a gruta feita pela pedra em cima do tronco passou para trás deste, também tinha a base meio á mostra e assim está melhor, penso eu.

 

Cá estão elas:

 

Nova disposição da planta e tronco do lado direito, depois destas fotos li um topico sobre fotografia e como evitar que apreça o flash, etc. da próxima já saem melhores...

IMG_5477_640x480.jpg

 

IMG_5471_640x480.jpg

 

Cá está a gruta que o Pleco adora e que eu gostava que fosse um pouco mais alta...

IMG_5518_640x480.jpg

 

Vista Lateral direita

IMG_5459_640x480.jpg

 

Red Belly Pacu ou Pacu Prateado/Silver Dollar é o mesmo ou não??? eis a questão!

IMG_5479_640x480.jpg

 

IMG_5498_640x480.jpg

 

IMG_5496_640x480.jpg

 

Pleco no outro canto onde gosta de se colar na madeira

IMG_5503_640x480.jpg

 

Atrás desta madeira também dá para os pequenos se refugiarem, por enquanto

IMG_5495_640x480.jpg

 

Óscar

IMG_5483_640x480.jpg

 

Detalhe das pedras centrais (o meu avatar :)), gostava de meter mais umas duas ou tres de forma a fazer mais pequenas grutas, por enquanto os caeruleus ainda pssam entre as pedras, mas não tenho mais nada que fique bem ali...

IMG_5494_640x480.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguma discussão a maioria das opiniões está inclinada para...Red Belly Pacu:

 

Foto da Net...

red-belly-pacu-4.jpg

 

Um dos meus...

IMG_5542.jpg

 

Com muita pena minha!

 

Mais pena fiquei ontem ao tirar mais fotos verifiquei que o pequeno Oscar estava com uns pontinhos brancos nas barbatanas:

 

IMG_5545.jpg

 

Já está a ser tratado o aqua com eSHa EXIT e hoje já notei diminuição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais