Envio de camarões por ctt...porque é que morreram?


jatirbac

Recommended Posts

Boa tarde,

Fiz um envio de camarões red-cherrys através dos ctt (correio verde)e no dia seguinte a encomenda chegou mas todos os red-cherrys estavam mortos com todos mortos.O que poderá ter acontecido? Estive a ver os valores da água e tem pH 7,5 enquanto que a amónia,nitritos e nitratos estão a zero.

Qual será a explicação para esta situação?

 

 

Já fiz vários envios de camarões pelo mesmo método (dentro de uma garrafa de 33cl com uma lã de filtro para eles se agarrarem durante a viagem) tendo esta a primeira vez que tive este problema de mortalidade.

 

 

Como se pode explicar o sucedido?

Sugestões e conselhos de métodos de envio são bem vindos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Um dos pontos a evitar no envio de vivos é exactamente o pH acima de 7,0, o que torna a água mais susceptível a picos de amónia.

 

Uma coisa é certa, é muito estranho teres os parâmetros a zero, porque num sistema fechado, com uma garrafa de 33cl, gera-se sempre nitritos, nitratos e amónia, mesmo que em pequenas quantidades. Pf e se puderes, refaz os testes.

 

Quantos camarões enviaste? Qual a quantidade de lã que colocaste na garrafa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tempª ???

 

A temperatura pode ser um motivo, mas duvido, uma vez que tenho reds num cubo vodafone na rua, sem qualquer tipo de aquecimento, aponto mais para os cuidados que devem ter tido com a tua encomenda.

 

cumps

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puseste água na garrafa? ::D: hehehe brincadeira

 

O ideal será colocares a garrafa "dentro" de esferovite para evitar perdas de calor (caso tenha sido problema da temperatura)

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura pode ser um motivo, mas duvido, uma vez que tenho reds num cubo vodafone na rua, sem qualquer tipo de aquecimento

 

Se eu tivesse os meus red's num cubo vodafone na rua, deixava de ser um cubo vodafone para se transformar num cubo de gelo (temperaturas à noite têm atingido os 4,5 negativos, mas é provincia).

Cumps

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura creio não ser problema pois já li acerca do assunto e o mais que podia acontecer era diminuirem o metabolismo (isto claro não chegando a temperaturas muito baixas). A temperatura no meu aquário ronda os 25ºC. Envie cerca de 45camarões dentro de uma garrafa que foi dentro de um envelope almofadado (que ajuda de alguma forma a evitar uma descida abrupta da temperatura)

 

A garrafa ia quase cheia (mas também tinha um bocadinho de ar). Quanto à lã era a quantidade suficiente para eles se agarrarem sem que isso lhes retirasse muito espaço.

Os valores da água que dei são do meu aquário, não são da água que chegou com os camarões. É natural que a amónia possa ter aumentado mas um aumento tão repentino num espaço de 24horas?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu tivesse os meus red's num cubo vodafone na rua, deixava de ser um cubo vodafone para se transformar num cubo de gelo (temperaturas à noite têm atingido os 4,5 negativos, mas é provincia).

Cumps

 

Aqui também é província, mas o mais baixo que registei foram os 4º durante a noite passada e 0 mortes, mas nas próximas noites devo de os colocar em casa, está a ficar demasiado frio.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura creio não ser problema pois já li acerca do assunto e o mais que podia acontecer era diminuirem o metabolismo (isto claro não chegando a temperaturas muito baixas). A temperatura no meu aquário ronda os 25ºC. Envie cerca de 45camarões dentro de uma garrafa que foi dentro de um envelope almofadado (que ajuda de alguma forma a evitar uma descida abrupta da temperatura)

 

Epá não achas que foram demasiados camarões numa garrafa tão pequena? isso com os abanões e meio caminho andado para correr tudo mal, como foi o caso, mas isto apenas uma opinião.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simoes7 tem razão, eu divido sempre para o máximo de 15 por garrafa, se tiver de enviar 2 ou 3 garrafas envio, os valores devem ter subido bastante durante a viagem.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a informação que deste não está correcta... Não interessa saber os parâmetros do aquário, mas sim os da garrafa.

 

E não interessa nada saber que o aquário está a 25ºc, quando a temperatura ambiente atinge valores abaixo de zero...

 

45 camarões num volume mínimo de água é morte certa... num aquário, os sistemas de filtração existentes (quer sejam os filtros ou as bactérias instaladas no substrato) fazem com que os detritos e excrementos dos animais sejam degradados, não existindo grandes flutuações nos parâmetros da água, até porque com as TPA´s regulares mantem-se o equilíbrio químico e biológico do sistema.

 

Agora, numa garrafa com provavelmente 25cL de água, se tanto, com excesso de camarões, com um pH que pode ser mais propenso à geração de amónia por degradação de nitritos e nitratos, é uma brutalidade! Repara que basta pensar que a água da garrafa não circula, não é oxigenada, não é filtrada, nada.... Tudo o que os camarões geram, acumula e envenena. Para fazeres uma ideia do que os camarões passaram, imagina-te fechado num quarto de 5m2, com um aquecedor a gás ligado, sem nenhuma circulação de ar. Imagina o oxigénio a faltar-te e o monóxido de carbono a envenenar-te pouco a pouco. A morte que os camarões tiveram foi muito similar, se não pior.

 

Peço desculpa pela dureza das minhas palavras, mas perguntem, investiguem, pesquisem antes de fazerem as coisas. Nesta altura, já há sacos respiráveis que permitem o envio seguro de animais, porque promovem as trocas gasosas entre a água e o ambiente circundante.

 

Pensem que são seres vivos, e que não temos o direito, em nenhum instante, de cometer erros que conduzam ao seu sofrimento e morte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende para onde a tua encomenda foi enviada.Se se enviar camarões amanhã para Bragança é morte certa... -8ºC.

 

Envios no inverno é sempre perigoso e de evitar.

 

Quanto ao resto não considero perigoso,so a titulo de exemplo, em Agosto do ano passado enviei 10 CRS numa garrafa de meio litro, estiveram 8 dias certos "perdidos" nos ctt e chegaram todos vivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a informação que deste não está correcta... Não interessa saber os parâmetros do aquário, mas sim os da garrafa.

 

E não interessa nada saber que o aquário está a 25ºc, quando a temperatura ambiente atinge valores abaixo de zero...

 

45 camarões num volume mínimo de água é morte certa... num aquário, os sistemas de filtração existentes (quer sejam os filtros ou as bactérias instaladas no substrato) fazem com que os detritos e excrementos dos animais sejam degradados, não existindo grandes flutuações nos parâmetros da água, até porque com as TPA´s regulares mantem-se o equilíbrio químico e biológico do sistema.

 

Agora, numa garrafa com provavelmente 25cL de água, se tanto, com excesso de camarões, com um pH que pode ser mais propenso à geração de amónia por degradação de nitritos e nitratos, é uma brutalidade! Repara que basta pensar que a água da garrafa não circula, não é oxigenada, não é filtrada, nada.... Tudo o que os camarões geram, acumula e envenena. Para fazeres uma ideia do que os camarões passaram, imagina-te fechado num quarto de 5m2, com um aquecedor a gás ligado, sem nenhuma circulação de ar. Imagina o oxigénio a faltar-te e o monóxido de carbono a envenenar-te pouco a pouco. A morte que os camarões tiveram foi muito similar, se não pior.

 

Peço desculpa pela dureza das minhas palavras, mas perguntem, investiguem, pesquisem antes de fazerem as coisas. Nesta altura, já há sacos respiráveis que permitem o envio seguro de animais, porque promovem as trocas gasosas entre a água e o ambiente circundante.

 

Pensem que são seres vivos, e que não temos o direito, em nenhum instante, de cometer erros que conduzam ao seu sofrimento e morte.

 

Quem fala assim não é gago.. :mrgreen:

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal evitem os off-topics, à primeira vista podem parecer inofensivos mas para quem quer ajuda ou perceber algo que aconteceu não se torna agradável, e muito menos para a posterioridade onde quem venha ler os tópicos encontra tudo menos o assunto original.

 

 

Os reds aguentam diversas temperaturas é certo mas não gostam muito de numa hora passar de 25º para 3º..... acho que ninguém gosta e os camarões também não.

 

Este acontecimento leva ao sofrimento e coloca-os sobre uma situação frágil, e é por isso que se deve evitar o envio de camarões em pleno inverno. Não importa só se morrem mas também o sofrimento que lhes é causado.

 

somado a isto o facto de serem tantos camarões em tão pouco espaço..... não há milagres.

 

Ou seja, tudo o que a anapinheiro escreveu anteriormente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

So agora vi este topico, mas meter 45 camaroes numa garrafa de 33cl so para loucos.

Sobrou algum espaço na garrafa para meter agua?

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

So agora vi este topico, mas meter 45 camaroes numa garrafa de 33cl so para loucos.

Sobrou algum espaço na garrafa para meter agua?

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

 

Não percebo porquê tanto alarido?

Já fiz dezenas de envios de 45camarões e SEMPRE correu tudo bem (excepto esta vez).

 

Abraço

Editado por jatirbac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura creio não ser problema pois já li acerca do assunto e o mais que podia acontecer era diminuirem o metabolismo (isto claro não chegando a temperaturas muito baixas). A temperatura no meu aquário ronda os 25ºC. Envie cerca de 45camarões dentro de uma garrafa que foi dentro de um envelope almofadado (que ajuda de alguma forma a evitar uma descida abrupta da temperatura)

 

A garrafa ia quase cheia (mas também tinha um bocadinho de ar). Quanto à lã era a quantidade suficiente para eles se agarrarem sem que isso lhes retirasse muito espaço.

Os valores da água que dei são do meu aquário, não são da água que chegou com os camarões. É natural que a amónia possa ter aumentado mas um aumento tão repentino num espaço de 24horas?

 

Cumprimentos

 

Só hoje é que li esta parte :huh:

 

Não percebes o porquê de tanto alarido?

 

45 dentro de uma garrafa de 33 cl, estavas a espera de milagres?

 

Tudo para poupar 2 ou 3€ num envelope maior...e lá se foram 45 camarões... Se fizeres as contas cada camarão tinha para si, 0,75 cl de água, e como a garrafa não ia cheia, ainda menos água tinham.. ou seja deve der dado 0.5cl por cada camarão!!

 

Neste hobby convém que haja bom senso, e respeito pelos animais.

 

Se de outras vezes correu bem, não imagino como chegaram os camarões, mas sem duvida que com saúde é que não deve ter sido.

 

Nem 8 nem 80!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que 45 camarões numa garrafa de 33cl é obra...

 

Mas não vou "bater mais no ceguinho" pois o Fábio e os restantes já disseram quase tudo que havia para dizer.

 

Que este alarido sirva para que não se repita no futuro.

 

Boa e salutar aquariofilia

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que o Fabio esplicou bem.

 

So mais uma coisa:

Eu numa garrafa de 33cc mando ate 8 camaroes, a partir dai e dependendo da quantidede ou ponho em 2 garrafas ou numa de 50 cc.

Perfiro gastar do meu bolso mais 1 ou 2 euros e ter a certeza que chegam todos bem.

Ate hoje posso dizer que nunca me morreu um camarao num envio e olha que ja nao sao poucos.

 

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais