Nano 20L


Tiago Sabino

Recommended Posts

Boas,

 

Esse viveiro continua espectacular e cada vez mais vermelho.

 

Parabéns.

 

Abraço,

 

Obrigado ;)

 

 

Boas

Estas a utlizar alguma coisa especial para lhes melhorar os vermelhos, ou simplesmente deixas os melhores, e que comida lhes dás.abraço

 

Boas.

 

Não, o meu aqua é mesmo low tech. Só lhes dou comida variada e faço as tpas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Eu diria antes salada de camarão :P com courgette e espinafres!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas ppl.


Deixo aqui algumas fotos depois de uma desinfestação ao musgo que fiz antes do Natal. O musgo de java realmente se não se vai controlando espalha-se para todo o lado. Depois da limpeza e reorganização do musgo o aquário parece que aumentou de tamanho. Já quase não via os camarões porque estava mesmo selva. Agora voltei a abrir a clareira à frente, que é onde os alimento e observo.


Bem, as fotos...


Primeiro que tudo, a minha top model :D


lqpj.jpg


mh5t.jpg


x9gx.jpg


xf0i.jpg


A hora da janta...


g884.jpg


p5j0.jpg


3rar.jpg


Essa não sei a quem sai mas o vermelho é tão escuro que quase parece preto. Se alguém souber se esta variante tem nome que diga lol :D


6nv4.jpg


Geral no estado actual


vyrk.jpg


Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens aí excelentes animais, ao olhar para eles fico com saudades dos meus Red Cherrys, devia ter ficado com alguns.

 

Continua o bom trabalho.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado ;) brevemente vão entrar novos moradores e aí vai começar um novo capítulo...

Estou curioso é para ver as diferenças de comportamento entre os Cherry e os Crystal Red.

Pois não pretende ficar sem estes brevemente, é sempre bom ter variedade.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Para quem ainda possa ter dúvidas se as folhas de urtigas são indicadas para camarões, estas fotos tiram as dúvidas todas :)

Eles só não comeram mais porque a folha a dada altura deixou de existir LOL

 

Início:

 

vm34.jpg

 

6xuw.jpg

 

Fim:

 

1maa.jpg
1yti.jpg

 

Distraí-me um bocado e já não apanhei o Meio... LOL

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espectáculo Tiago. Grandes comilões que aí tens.

 

Tenho de experimentar com folhas verdes, as secas os gajos mandam-me comer a mim :unsure:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro! :)

 

Ouve uma altura em que andei a tentar dar urtigas aos meus (só CRS e variantes, não Red cherrys), dei a urtiga comum (Urtica dioica) e depois a urtiga branca (Lamium album) - que não é uma urtiga. Dei secas, cozidas e até naturais e quase não lhe tocaram. Mas ainda bem que os teus comem que isso tem umas propriedades interessantes.

 

Boa sorte com os camarões!

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espectáculo Tiago. Grandes comilões que aí tens.

 

Tenho de experimentar com folhas verdes, as secas os gajos mandam-me comer a mim :unsure:

 

Abraço,

 

Obrigado António! Até agora só dei duas vezes com folhas verdes, e só fica mesmo o esqueleto da folha LOL :)

Tenta com verdes e depois diz o resultado ;)

 

Abraço

 

Muito porreiro! :)

 

Ouve uma altura em que andei a tentar dar urtigas aos meus (só CRS e variantes, não Red cherrys), dei a urtiga comum (Urtica dioica) e depois a urtiga branca (Lamium album) - que não é uma urtiga. Dei secas, cozidas e até naturais e quase não lhe tocaram. Mas ainda bem que os teus comem que isso tem umas propriedades interessantes.

 

Boa sorte com os camarões!

 

Obrigado Pedro!

 

As que dou são das comuns, e apanho as folhas das plantas em que ainda não rebentaram aquelas flores minusculas. Disseram-me que assim as folhas eram mais tenras. Os bichos não se queixam LOL

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com comidas frescas apenas tenho algum sucesso nas rodelas de courgete, dou-lhes um escaldão e vá para o áqua. Escaldas as folhas de urtiga?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Deixo a água levantar fervura e meto a folha lá dentro. Tenho é que ainda definir i tempo certo de fervura, porque fervendo pouco os camarões não as conseguem comer, fervendo muito desfazem-se mais... Mas penso que entre 1 minuto e 1 minuto e meio é o ideal.

 

Agora falta experimentar folha de amoreira eheh, bichos da seda aquáticos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

boas gambas ai tens, parabens.

 

As minhas gambas (indpendentemente da variante) também são doidos pelas folhas de ortiga. Alias eles comem um pouco de tudo, desde espinafres, gorget, folhas secas de carvalho e de amendoeira da india, etc.

 

Boa sorte com essa colonia que está bem bonita.

 

ABraço

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

boas gambas ai tens, parabens.

 

As minhas gambas (indpendentemente da variante) também são doidos pelas folhas de ortiga. Alias eles comem um pouco de tudo, desde espinafres, gorget, folhas secas de carvalho e de amendoeira da india, etc.

 

Boa sorte com essa colonia que está bem bonita.

 

ABraço

Emanuel Esteves

 

Obrigado Emanuel ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Deixo-vos umas fotos dos novos habitantes. Finalmente passei ao próximo nível :) ! Agora o próximo nível é alguma CRS ovar, e depois o seguinte é as crias nascerem e sobreviverem. São provenientes da tão fértil casta do Exmo Membro António Nunes, Ex Bracaman :)

 

Aviso já que as fotos não fazem jus à real beleza dos Crystal Reds, as cores são diferentes, vermelhos e brancos mais vivos. Nalgumas fotos as cores aproximam-se mais à realidade do que outras. Tenho que encontrar um modo melhor na minha máquina, porque tiro quase sempre em modo automático (é fraquinha, e o fotógrafo ainda pior lol).

 

k5t7.jpg

 

rz2z.jpg

 

d55y.jpg

 

wtpo.jpg

 

xyl7.jpg

 

8erz.jpg

 

r4da.jpg

 

g6h3.jpg

 

3gao.jpg

 

jo95.jpg

 

fkq2.jpg

 

g9ej.jpg

 

57dd.jpg

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tiago.

 

Gostei muito do teu nano, e os novos moradores vieram dar uma nova vida...

 

Já agora, que parametros tens neste momento? É que vi num poste anterior os parametros que colocas-te e o teu ph era de 7.5. Conseguis-te baixar?

 

Estou com um problema no meu aquário, o ph é de 7.2 e não o consigo baixar por nada e também queria me iniciar com cystal red...

 

 

Vou deixar aqui uma dica, se é que já não sabes, os meu red cherrys tambem gostam de folhas de urtiga, mas se colocar folhas de amoreira eles devoram, até acabarem não ligam a mais nada. Também dou folhas de nogueira e gostam.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico.

Obrigado.

 

Viva Tiago.

 

Gostei muito do teu nano, e os novos moradores vieram dar uma nova vida...

 

Já agora, que parametros tens neste momento? É que vi num poste anterior os parametros que colocas-te e o teu ph era de 7.5. Conseguis-te baixar?

 

Estou com um problema no meu aquário, o ph é de 7.2 e não o consigo baixar por nada e também queria me iniciar com cystal red...

 

 

Vou deixar aqui uma dica, se é que já não sabes, os meu red cherrys tambem gostam de folhas de urtiga, mas se colocar folhas de amoreira eles devoram, até acabarem não ligam a mais nada. Também dou folhas de nogueira e gostam.

 

Cumps

Obrigado e também concordo.

 

Não consegui baixar o pH. Deve ser qualquer coisa que o está a levantar, porque a água de TPA está com pH de 7,0. Mas só com uma nova montagem é que resolvia isso. Podem ser várias coisas: o areão antigo que está por baixo, pedras que não estão visíveis, até já li que pode ser das minhas cerâmicas sera siporax mini, já vi alguns casos em que estas cerâmicas sobem o pH. Enfim agora é quase impossível descobrir.

 

Amanhã meço os parâmetros da água de rede, da água da TPA e do aqua e ponho aqui ;)

 

As folhas de amoreira vão ser a minha nova "experiência". Assim que as vir trago logo uma :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal! Gosto muito deste projeto e os pequenotes estão com umas cores brutais. Desejo-te sorte para esse próximo nível e que venham as ovadas depressa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As folhas de amoreira vão ser a minha nova "experiência". Assim que as vir trago logo uma :)

 

 

Nesta altura não vais encontrar folhas de amoreira, só lá para a primavera. Eu tenho uma amoreira e neste momento não tem folhas. O que faço é criar um stock de folhas secas e assim nunca falta.

 

Já agora deixo aqui um artigo sobre as folhas de amoreira como alimento para camarões, pode ser útil.

 

http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/folhas-de-amoreira-na-alimentacao-de-camaroes-1352789100.php

 

A proxima folhas que vou experimetar é de Cerejeira. Já vi em vários tópicos em forums internacioais pessoal que usa como alimento para os camarões.

Editado por SubDark
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal! Gosto muito deste projeto e os pequenotes estão com umas cores brutais. Desejo-te sorte para esse próximo nível e que venham as ovadas depressa.

Boas. Obrigado Ricardo ;)

 

Nesta altura não vais encontrar folhas de amoreira, só lá para a primavera. Eu tenho uma amoreira e neste momento não tem folhas. O que faço é criar um stock de folhas secas e assim nunca falta.

 

Já agora deixo aqui um artigo sobre as folhas de amoreira como alimento para camarões, pode ser útil.

 

http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/folhas-de-amoreira-na-alimentacao-de-camaroes-1352789100.php

 

A proxima folhas que vou experimetar é de Cerejeira. Já vi em vários tópicos em forums internacioais pessoal que usa como alimento para os camarões.

Boas. Eu sei que agora não há folhas de amoreira, mas assim este ano não deixo escapar! :) Já tinha lido esse artigo desde o ano passado mas não tive tempo para ir apanhar folhas. Por isso é que estou mesmo curioso para ver a reação dos bichos.

 

Preparas as folhas da forma que está explicada nesse artigo? Ou seja cozes e congelas?

E também dás dessas secas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tal como prometido aqui venho deixar os parâmetros. Sei que muito provavelmente vão-me dar na cabeça, mas enfim, agora acho que só conseguia corrigir isto numa nova montagem.

Aqui vai:

Água de Rede:

pH - 7,5 - 8,0

GH - 4,0 - 5,0

KH - 3,0 - 4,0

 

Água da TPA:

pH - 7,0 - 7,5

GH - 4,0

KH - 3,0

 

Água do Aquário:

pH - 7,5

GH - 4,0 - 5,0

KH - 3,0

 

Como podem ver às vezes tenho dúvidas nas medições, no pH com os meios tons, e no GH e KH sobre se a cor mudou ou não com a última gota. Enfim é o melhor que consigo com estes testes.

 

Que parâmetros estão piores e como os posso corrigir agora? Mais folhas? Mais pinhas? Sugetões precisam-se! :)

 

Provavelmente os parâmetros são melhores para os do Sulawesi do que para os CRS :)

Mas mesmo que os CRS não reproduzam fico sempre a ganhar com a beleza que eles dão ao aqua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preparas as folhas da forma que está explicada nesse artigo? Ou seja cozes e congelas?

E também dás dessas secas?

 

 

As urtigas tanto as dou secas como verdes, já as folhas de nogueira e amoreira dou secas.

 

A forma como preparo as folhas é desta forma, passo as folhas por água corrente de forma a tirar algum tipo de sujidade, depois coloco as folhas em água a ferver e deixo por um minuto, e por fim volto a passar as folhas por água corrente e vai directo para o aquário. Não sei se é o processo mais correcto, mas para mim tem funcionado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas.


Sendo que se diz que os animais têm grandes benefícios terapêuticos, no sentido da minha reabilitação anímica e psicológica, necessária devido ao mau jogo do meu SCP, venho deixar algumas fotos dos vermelhitos e dos "wallys".


Invariavelmente os CRS mal vêm comida agarram e fogem. Invariavelmente os Reds ficam a xuxar no dedo, em grande parte devido a chegarem sempre atrasados ao refeitório. Desconfio que os CRS têm os sentidos mais apurados, e um físico mais desenvolvido, isto porque numa luta por comida, um CRS ganha a um gang de 15 Reds, e novamente pega e "voa" dali para fora. Os Reds parece que ficam sem saber o que aconteceu e continuam no mesmo sítio à procura de comida :lol: . Tadinhos, são mais burrinhos mas são muito giros.


Que eu tenha visto ainda não há CRS ovadas, mas penso que já vi duas seladas. Até agora estão bem, não houve nenhuma morte e andam sempre a pastar, felizes da vida.


b8c8.jpg


mzwu.jpg


tsom.jpg


gg6d.jpg


s19h.jpg


ixf4.jpg


1y31.jpg


vqtd.jpg


lio3.jpg


6i4j.jpg


jd2x.jpg


8c37.jpg


sdy5.jpg


2249.jpg



Conseguem identificar fêmeas e machos CRS?


Cumps

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais