Iniciado em Aquarofilia - Aqua de 100L


João Queirós

Recommended Posts

Boas,

 

Adquiri recentemente um aquário de 100l, e neste momento o meu setup é o seguinte:

Data de Montagem - 29/01/2012

Dimensões - 80cm x 30 x 45

Iluminação - 1x F14t5 Sun-Luz 10000k (Das 16h às 2h)

Aquecimento - HDOM HT-620 (200W)

Filtro - Aquapor AQ-1000

Flora - Cabomba; Juncus Effusos e Vallisneria Spiralis

 

As minhas grandes dúvidas, são:

1) A que temperatura devo meter o termóstato? Se meter 26º, a água estará mesmo a essa temperatura? O termómetro (daqueles de colar, em tirinhas) tem-me marcado temperaturas entre os 24, 25 e 26. Isso é bom para os peixes? O aquário está na sala, e à noite temos a lareira acessa, logo a sala está mais quente.

 

2) A que temperatura deve estar a água das TPAs, e como regular isso? Não tenho dinheiro para estar a comprar outro termostato neste momento :(

 

Obrigado pela ajuda, e cumprimentos :)

Editado por João Queirós

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite e antes de mais bem vindo ::D:

 

Esclarecendo as tuas dúvidas:

 

1 - A temperatura da água estar ou não à mesma temperatura que o termostato depende de vários factores mas geralmente essa é a realidade. (o aquário é fechado certo?)

 

2 - Se essa temperatura é boa para os peixes depende dos peixes que queres ter. Se forem de água fria basta 17ºc se forem de água quente está bem (27ºc é geralmente a temperatura mais usada para um aquario comunitario). Mas mais uma vez, que peixes estar a pensar colocar?

 

3 - Não é necessário comprares um novo, eu mesmo meço "a olho" a temperatura. Desde que não mudes muita água de cada vez e que te certifiques com a mão de que a temperatura do aqua e da agua que vais por lá dentro estão muito semelhantes e que a adiciones devagar não há problema.

 

Ps: só tens uma única lâmpada T5 para esse aquário? Quantos watt tem?

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :)

 

Estou a pensar ter peixes simples, pois é o meu primeiro aqua de água quente. Quero ter uns guppies, platis, 2 coridoras, etc.

 

Comprei um kit, e esta foi a lâmpada que veio a única coisa que mudei foi o filtro e pedi na loja para substituir, porque o que estava no aqua era para 60litros e o aqua é de 100l. Sinceramente não sei de quantos watts é. Aliás, pensava que o 10000k (é o que está escrito na lâmpada) significasse isso.Mas a lâmpada é igual à que estava num kit para um aqua de 120l.

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os watt são muito importantes, dependendo das plantas que quiseres manter. Se forem as chamadas plantas low-tech (fácei de manter) essa luz até pode ser suficiente, mas se quiseres alguma mais exigente não vai chegar. Idealmente deverias ter 0,5 a 1 watt por litro de água. Os 10000k tem a ver com outra coisa, mas como não faço parte da malta que sabe desta temática vou deixar os entendidos explicar não vá eu meter argolada.

 

Num aquario de 100 litros podes meters mais do que uns guppys e corydoras, começa por pensar nos peixes que queres ter para saberes mais sobre as características da água que é melhor teres.

 

Duas dicas - Os guppys e os platys sao peixes que gostam de água alcalina, tenta encontrar espécies que gostes que tenham essa característica (se quiseres ideia a malta depois ajuda); os mesmos são peixes de superfície e as corydoras de fundo, podias pensar num peixe que ocupasse a zona central do aquário

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os "K" tem a ver com kelvins e traduz a temperatura da luz, temperatura se é mais fria ou mais quente que é o mesmo dizer mais branca ou mais amarela.

 

Sendo que

Lâmpadas com menos de 6.500k são mais quentes com um tom bastante amarelado, distorce um pouco as cores de um aqua

Lâmpadas entre os 6.500k e os 10.000k são as mais usadas em aquários de água doce, têm uma tonalidade mais fria

Lâmpadas a cima de 10.000k têm uma tonalidade azul, mais utilizadas em aquários salgados

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Só para actualizar o tópico, aproveito para me dizer que estou completamente viciado nisto. Tenho procurado aprender imenso com isto.

 

Em baixo podem encontrar o meu Setup. Encomendei um filtro externo Prodac Magic Filter 1 com UV de 1000L/H e estou à espera que chegue.

Data de Montagem - 29 de Janeiro de 2012

Dimensões - 805*305*450 mm

Capacidade - 96 Litros

Iluminação - 1 x Aquapor F14T5 Sun-Lux 10000k 14W (Ligada das 16h às 2h = 10h)

Aquecimento - HDOM HT-620(200W) regulado para 26º

Filtro - Aquapor AQ-1000 (1000L/h)

Substrato - Substrato p/ plantas Jardiland + Areia preta de Quartzo

Decorações - Pedras + Tronco Natural + Tronco Artificial

Manutenção -TPA de 20L semanalmente (com 5 ml de Tropical Esklarin)

Flora - Cabomba; Juncus Effusos; Vallisneria Spiralis

Fauna - 1x Corydora Aeneus; 2x Corydora Panda; 1x Ancistrus; 1x Beaufortia Leveretti 7x Neon Inessi; 5x Nariz de Bêbado; 2x Dânio Zebra; 3x Escalar; 1x Molly Velífera; 2x Molly Preta; 3x Molly Balão; 3x Espada; 2x Víuva

Invertebrados - 2x Caracol Tigre

Editado por João Queirós

"Forever is a promise"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Venho só dizer que está muito bonito o teu aqua, gosto especialmente do tronco da direita.

 

Na "minha" penso que terá peixes a mais, mas eu não percebo muito disto ainda... lol. Espera que os mais experientes te digam algo.

 

Penso tambem que as corys e o escalares convém ter no minimo 4 de cada.

 

Continua...

 

Abraço

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.