Eheim sem pressão após abrir para limpar


Recommended Posts

Boas!

 

Estive a ler posts semelhantes mas as vossas explicações mais especificas passam-me completamente ao lado pois não sei os nomes das peças...

Aqui fica a minha situação e por favor tentem explicar-me tendo em mente que eu não sei como se chamam as peças que constituem o filtro... :blush:

 

Tenho um eheim classic 2213 que quando o limpo fica com enorme pressão de água.

Costumo abrir o mecanismo que divide a mangueira ao meio, deixar encher e depois ligo, ele fica silencioso rapidamente e com imensa pressão.

Desta vez por mais tentativas que faça está sem grande pressão!! Errr!!

Já inclinei a mangueira que sai da cabeça do filtro p tirar toda a agua de lá, não que ache que isto faça diferença

A forma como ainda o consegui colocar mais silencioso foi abrindo depois de cheio e colocar eu mais água, fechar e ligar, ficou quase silencioso e com um pouco de mais pressão, mas não o que costuma ser!

 

Noto que ele puxa menos água do que costumava para encher (isto antes de o ligar) e ouço barulho de ar a sair quando termina de puxar a água, coisa que não me lembro de ele fazer...

O que fiz foi trocar o carvão, e acho que coloquei mais ou menos o mesmo, está bastante cheio, é assim que deve ser certo?

 

Alguma ideia? Ele estava bom antes de o abrir para limpar...

 

Agradeço desde já o vossa ajuda!

 

Pantuf

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parece-me que tens o filtro mal montado, pelo simples facto de teres carvão activo dentro do filtro.

 

Dentro do filtro e de baixo para cima seguindo essa ordem tens de ter apenas isto

 

Esponja grossa

Lã de vidro (camada fina 1 ou 2 cm)

Cerâmicas

 

Qualquer outra coisa que esteja lá dentro é para retirar, ah e se o 2213 tiver 2 grelhas deverás colocar cada uma delas na parte de baixo antes da esponja grossa e logo a seguir às cerâmicas, com os "pezinhos" virados para baixo, ou seja os pés das grelha que está antes da esponja grossa deverão estar assentes no fundo do filtro, os pés da grelha que estão depois da cerâmicas deverão estão virados para cima de forma a deixarem espaço entre o motor e as cerâmicas.

 

Verifica se a borracha que está na cabeça do filtro que se chama "O-Ring", que está à toda a volta se encontra em boas condições, sem gretas, sem estar trilhado. Se houver problemas nesse O-ring, o filtro pode não vedar bem, entrar ar e não deixar criar pressão.

 

Outro problema de falta de pressão deve-se à sujidade que se acumula dentro da cabeça do filtro. Se tirares a cabeça do filtro e a rodares para ti, tens uma peça em plástico que roda e que desatarraxa, roda-a e ela vai sair. Isso deixa à vista o motor do filtro que é composto por 2 imans. Retira essa peça, pode ser difícil inicialmente pela força que faz mas acaba por sair. Tem atenção para sair a direito, dentro desse rotor existe um veio em porcelana que se parte com relativa facilidade. Após retirado o rotor lava com água corrente, vai sair muita porcaria. E antes que o voltes a introduzir com um pana enfia dentro do buraco onde ele trabalha, vais ver que tb está muito sujo. Depois fecha tudo, e vê se fica melhor.

 

Para veres melhor de que peça estou a falar clica neste link MANUAL 2213 (pdf) a peça de que estou a falar encontra-se na figura "H" e na "I"

 

Se continuares a ter dúvidas pergunta

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tat

 

Sim tens razão essa é a recomendação da Eheim, contudo não querendo ser mais papista que o Papa, com a lã de vidro no fim do circuito todas as cerâmicas vão ficar demasiado sujas com os detritos, em excesso, e tal não é necessário para as bactérias nitrificantes.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pantuf, se tem feito o mesmo de sempre e nao alterou as materias filtrantes

acho que deve ter algo a entupir a mangueira de entrada.

 

desmonte a "pesca", limpe e volte a montar!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelos vossos posts!!

 

Já tenho assim algumas ideias p prosseguir!

 

Tenho a montagem como está na imagem, adiciono o carvão no fim dentro de uma meia própria, tenho assim desde sempre, foi o que me aconselharam fazer.

Como tenho desde sempre imagino que não seja esse o problema mas aproveito para perguntar se não devia estar a colocar o carvão?

 

A explicação de trocar a ordem que a Eheim recomenda também faz sentido.

 

Acho que posso considerar que o 2213 tem 2 grelhas, quando fecho o recipiente de plástico onde estão as matérias filtrantes ainda fico com espaço em cima, mas também aí parece-me tudo bem.

 

A borracha à volta da cabeça do filtro, "O-Ring" ontem pareceu-me bem, mas vou então inspeccionar melhor e abrir a cabeça, pois estou a imaginar que talvez seja esse o problema... Nunca foi limpo e já devo ter este filtro há uns quase 4 anos.

As mangueiras acho que estão limpas, mas vou também ver melhor e depois digo o que constatei!

 

Agradeço imenso a vossa ajuda! Não estava mesmo a ver o que podia fazer mais...

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activo utiliza-se para retirar medicação, e é utilizado por 3 ou 4 dias nos filtros, depois desse tempo deve ser retirado e deitado fora. Usar o carvão ativo como matéria filtrante não é correto, pois o carvão tem a capacidade de absorver todos os sais minerais da água essenciais ao equilíbrio de um aquário, e depois de estar saturado tem a capacidade de poluir a coluna de água.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já limpei o rotor, lá por dentro, e até a saída de água, não tinha muita sujidade.

A borracha O-Ring parece-me boa, bastante elástica e a vedar, tenho de pressionar bem para fechar.

As mangueiras estão limpas.

E... Continua sem pressão. Ele puxa quase metade da agua que puxava antes quando o voltava a montar e abria as torneiras... O que me faz pensar que esse é o problema , não cheio de água faz mais barulho e não tem pressão... mas porquê?!

 

Voltei a abri-lo já cheio, coloquei eu mais água, fechei e mais uma vez deixou de fazer barulho e aumentou um pouco mais a pressão, mas não a que costumava ter...

Não consigo perceber o que pode estar a acontecer.

Editado por pantuf

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu algo parecido e era simplesmente as mangueiras sujas, cheguei a comprar um rotor novo e nada, tire as mangueiras e com aquela escova própria as limpe e vais ver que sai um lodo verde e logo a seguir fica com pressão novamente.

Espero que ajude....

PS. Carvão Activo somente após os tratamentos, de momento não ta ai a fazer nada.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deves ter visto isso, mas não custa perguntar: não trocaste as mangueiras (colocaste a da saída na entrada e vice versa) quando voltaste a montar o filtro? É que faz exactamente isso que descreves, ou seja, tira a pressão (a água custa a subir) e faz muito barulho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já quero agradecer todas as vossas contribuições, não está fácil de apurar a causa para a falta de pressão.

As mangueiras não estão trocadas porque na que saí do aquário tenho aquelas torneiras para abrir e fechar o fluxo, portanto não há como me enganar.

 

Sujas... Elas estão quase transparentes (dentro da tonalidade verde que têm), mas posso sempre tentar encontrar algo suficientemente comprido para as limpar mesmo, mesmo bem, mas custa-me a querer que seja isso pois realmente estão bastante limpas e já estiveram muito pior sem fazer isto.

De todo o modo tenho de experimentar tudo, por isso vou ver se encontro isso para as limpar melhor.

 

Cumprimentos.

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o problema está em não conseguires "ferrar" de forma conveniente o filtro. Acontece-me com frequência (tenho um 2231 da primeira geração). Deixa apenas a torneira de entrada aberta durante um bocado até o filtro encher totalmente (pode demorar uns minutos) e só depois de deixar de fazer barulho, abres a torneira de saída. Só assim consegues fechar o circuito com o caudal total de água.

 

Espero ter ajudado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não encontrei um utensílio comprido o suficiente para limpar o tubo todo :? Mas lá está, ele parece-me limpo...

 

Também acho que o problema deve residir no filtro não "ferrar" bem, só não percebo porquê agora depois de anos a fazer o mesmo e funcionar... Não tenho torneira no tubo de saída, funciona se tapar a parte do tubo de saída que iria depois encaixar no tubinho dos furinhos com uma rolha ou algo do género?

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta fazer o seguinte

 

Tira a cabeça do filtro, coloca-o dentro de um recipiente com água, segura-o até teres 2 dedos da cabeça dentro de água, liga-o à corrente e vê se sai água com a potencia que tu desejas, atenção para não encharcares tudo!!

 

Se tiver a potencia que pretendes, ou tens um problema no O-Ring, ou tens matérias filtrantes mal colocadas (a mais) ou alguma obstrução nas tubagem que não consegues ver

 

Depois diz como correu o teste

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

He He... Vai ser giro! Banho na certa!

Este fim-de-semana a ver se desmonto novamente tudo e faço também esse teste, mas talvez para ficar com uma noção da pressão tenho de conectar a mangueira e o tubo dos furinhos.

 

Muito obrigada por todas as ideias!

 

Cumprimentos

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.