Dúvidas sobre Aquário para CRS


pp44

Recommended Posts

Boa noite,

 

Depois de pouco mais de meio ano aventurado nos Red Cherries, experiência que tem corrido bem, estou a pensar montar um aquário para CRS's daí vir uma vez mais chatear com algumas questões :D

 

Litragem do Aquário:

 

Tenho a opção entre um aquário de 54 Lts e um de 32,5 Lts se o de 32,5 Lts for suficiente óptimo pois puderei fazer um pequeno comunitário com o de 54 Lts caso contrário ficarei para já apenas pelos CRS's no de 54 Lts que é o que já possuo (em teoria pois está a caminho).

 

Fauna:

 

CRS de Grades Baixas para começar talvez grade A se alguém fizer uns preços porreiros pois o orçamento é limitado. Aconselham a colocar Ottos ou o melhor mesmo será ficar apenas pelos camarões? Também pensei em caracois mas tenho receio que em caso de morte contaminem muito o aquário, estou certo na ideia que tenho? Noutro contexto: CRS e CBS cruzam?! XD

 

Flora, Hardscape e Substrato:

 

Estava a pensar em colocar algumas pedras de xisto, um ou mais troncos e a nível de plantas algumas de baixa manutenção, entre elas musgos, Xmas e Wepping, Anubias Nana, Fetos de Java e Windelov e possivelmente Pellia e Parvula, alguma destas plantas de substrato "especial" ou luminosidade muito alta?

 

Podem sugerir-me alguma planta que forme tapete com uma altura reduzida e que seja pouco exigente?

 

Iluminação:

 

Quais são as soluções mais económicas em termos de montagem de iluminação para os aquários? Comprar lampadas de "enroscar" com Led's tipo esta é funcional / viável?

 

http://www.dealextreme.com/p/e27-1210-6w-84-led-588-lumen-6500k-light-bulb-white-85-265v-ac-35829

 

 

Filtro:

 

Este filtro é Suficiente para qualquer dos aquários? Resun CY-20

 

 

Marca:

- Resun

Fluxo:

- 200l/h

Elevaçao:

- n/d

Diametro saida/entrada:

- Out = 8/12mm

- In = 11/15mm

Dimensões exteriores:

- 150*132*125 mm

Consumo:

- 3W

Veio:

- Inox

Pack inclui:

- Filtro

- Esponjas e materias filtrantes

- Mangueiras, 0,5m * 2

- Bengala, flauta, chupador e todos os acessorios para a sua fixação.

Observaçoes:

- Estes filtros nao podem ser colocados muito abaixo no nivel superior da agua, idealmente sao para aquarios de 60cm, ou menos, e devem ser colocados no mesmo nivel que o aquario.

 

 

De momento são as dúvidas que tenho mas entretanto devo arranjar mais XD se me puderem esclarecer agradeço :)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem é suficiente, mas tens que tapar a entrada do filtro com uma rede ou meia de senhora, eu tenho os meus CRS com rasboras mosquito e corydoras anãs, os otto tambem não ha problema em te-los com os CRS.

 

Os CRS e CBS cruzam e geram híbridos, por isso é desaconselhado junta-los.

 

Essa lâmpada não me parece suficiente, tem 6W, o teu aquario 54L, o aconselhado é 0.5 a 1 W/L. Pelo menos 27W. Apesar do musgo e as anubias se darem com luz fraca, eu por experiencia própria, sei que o musgo fica muito mais bonito com luz a cerca de 1 W/L (muito podem discordar, é o que observo nos meus aquários)

 

Plantas de tapete podem ter que implicar o uso de CO2, o que se não for bem controlado, acaba por matar os camarões.

 

O meu conselho para o aquário para CRS:

Muito musgo e uns troncos, adicionar umas folhas de amendoeira ou pinhas de amieiro e eles não te vão dar trabalho nenhum.

Editado por XtaticO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual seria então a melhor solução para a iluminação do aquário que seja económica? Pensei que os W consumidos não fossem proporcionais em termos de Led's pensei que tivesse mais a ver com os Lumens e o espectro emitido xD

 

O aquário teria de ser então o de 54 Lts em vez do de 32,5 certo?

 

Quanto às plantas eu é que queria ter algumas plantas para além do musgo mas que não precisassem de CO2 nem de uma iluminação muito forte daí perguntar por plantas com essas características e ter sugerido algumas para ver se eram viáveis :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daquilo que tenho lido, não há problemas em teres CRS e CBS juntos.

Podes ver neste url uma img que mostra o que pode acontecer caso se cruzem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja as descendências não trazendo hibridos podem fazer com que CBS criem CRS?! :D CRS originarem CBS é que tá quieto pelos vistos :) Obrigado pelo link muito interessnte :D

 

Em todo o caso talvez opte apenas por uma das cores para começar :) a minha dúvida agora é mesmo em relação à flora para saber se posso colocar mais qualquer coisa, o substrato a usar e como ter uma iluminação barata e suficiente x)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As dicas que já te derão são as melhores.

Regra geral, quantos mais litros melhor (sem exageros LOL).

Substrato, depende da água que tens. Se tiveres ph diferente do que estes animais precisam, pode ser indicado optares por um substrato que alavanque os parâmetros para os correctos.

Se puderes, escolhe um bom substrato. Se não puderes (e tiveres água com os parâmetros adequados) usa um qualquer substrato inerte. De preferência escuro para poderes ver melhor os animais...

 

Quanto à flora, dado que não vais andar a fertilizar, desde que sejam plantas de baixas exigências é na boa mas segue as dicas que te deram mais acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece então que vai ser o aquário de 54 Lts pros meninos x)

 

Em termos de substrato não percebo grande coisa mas tendo em conta a relação qualidade/preço há algum que não seja muito dispendioso que valha a pena? e se não for pedir muito que benefícios é que esse substrato pode trazer :D

 

Alguma ideia sobre a iluminação? Tinha pensado em usar aquele gênero de lâmpadas com Led's mas pelos vistos não é a melhor opção. tendo em conta que o aquário tem tampa e que duvido que consiga aplicar uma calha no interior há algum tipo de lâmpada para colocar no casquiho que aquilo trás? (peço desculpas por explicar assim mas como ainda não tenho o aquário em casa não tenho possibilidade de tirar foto para explicar xD)

 

Já agora onde posso encontrar esse género de pinhas?

 

Cumprimentos e obrigado pelas respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato vai ser um inerte, porque como não vais ter plantas de grande exigência não é preciso outro tipo, eu pessoalmente gosto mais de usar um que é todo preto, penso que comprei a 1.75€ / Quilo, porque acho que fica melhor esteticamente, acrescento também uma cartolina preta por trás do aquário para não ser ver a parede.

 

Em relação às calhas depende do comprimento do aquário, mas ha umas de pés ajustáveis:

1185.jpg

 

As pinhas encontras na secção de venda do fórum sempre pessoal a vender, aquilo tem a função de baixar o PH e servir de alimento para os camarões também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A opção do substrato deve ser ditada por dois factores. A água que tens e a tua carteira.

Se a tua água for boa para a espécie em causa, podes 'prescindir' do substrato que condicione os parâmetros.

Se não for, seria boa ideia ires para um substrato que condicionasse os parametros.

 

Há quem se dê bem com substrato inertes e há quem se dê 'menos bem' (eu, por exe):

Optei por um substrato inerte preto e não consigo que o pH desça dos 7.2...

 

Vê qual o teu caso e depois decide.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por norma uso água de garrafão com pH 6.2 pelo menos é o que uso para os Red Cherries (quando se vai às compras aqui em casa cravo sempre uns garrafões xP)

 

E o pH anda por volta dos 6.5 / 6.8 por isso devo optar por um areão inerte escuro, para usar essa calha teria de remover a tampa do aquário o que não me parece muito boa ideia visto que a parede da garagem anda a largar pequenas partículas da pintura que tenho medo que caiam dentro do aquário, em todo o caso ficaria por quanto uma calha dessas? É que andei a ver algumas mas andam por volta dos 50 € o que não me agradou particularmente XD

 

Devo então optar por colocar umas pinhas de amieiro :) para experimentar andei a ver e há quem coloque uma por cada 20 Lts de água vou experimentar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma calha DIY assim é viável? (ao invês de ter apenas uma lâmpada ter duas, uma em cada extremidade)

 

tampacomtrava2.jpg

 

Considerando duas lâmpadas

 

Pack 2 Genie 18W E27Philips

 

4421221_lar.jpg

 

Provavelmente estou a perguntar algo que não faz sentido nenhum mas em todo o caso gostaria de saber se é viável x)

Cumprimentos e obrigado pela paciência :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver duas lampadas dessas chegam e se eu tivesse o material e o jeito até fazia umas calhas dessas para mim. Mas tem atenção porque parece-me que não tens tampa no aqua e a evaporação pode causar danos aí na iluminação.

Quanto ao substrato, eu sou muito "picuinhas". Acho que é das coisas mais importantes quando se projecta um aqua para camarões, principalmente se forem espécies mais sensiveis.

Com um substrato inerte, vais ter oscilações no ph quase garantidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual seria então a melhor solução para a iluminação do aquário que seja económica? Pensei que os W consumidos não fossem proporcionais em termos de Led's pensei que tivesse mais a ver com os Lumens e o espectro emitido xD

 

O aquário teria de ser então o de 54 Lts em vez do de 32,5 certo?

 

Quanto às plantas eu é que queria ter algumas plantas para além do musgo mas que não precisassem de CO2 nem de uma iluminação muito forte daí perguntar por plantas com essas características e ter sugerido algumas para ver se eram viáveis :D

 

O que tu pensas está correto, o que interessa é os lumens mas para ajudar os novatos inventou-se a regra w/l, porque geralmente quanto mais a lampada gasta mais intensidade têm.

Calculas assim: lumens de todas as lampadas/ litros do aquario= lumens por litro (o valor ideal é entre 30 e 60).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok muito obrigado pelo esclarecimento :D

 

Há alguma planta que não precise de CO2 para fazer de tapete?

 

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais