Substrato fertil e principal


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

ando a montar um plantado e estou com duvidas sobre que substrato fertil escolher para meter por baixo do substrato principal. Queria um bom substrato para nutrir qualquer tipo de planta de qualquer grau de exigencia e que tivesse durabilidade. Estou indeciso entre 2 - http://www.aquaristic.net/en/Decoration-Aquarium-plants/Aquarium-Gravel/Plant-Substrate/Dennerle-DeponitMix-Professional.html e http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1762&pageNum_AquarioRS=0&idcat=99&cat=&subcat=&menu=98 compensa a diferença de preço?

 

Que costumam utilizar e estao satisfeitos? Partilhem :)

 

Outra questao é o substrato principal, estava a pensar utilizar um areao preto inerte, em todo o caso ja ouvi falar muito em akadama 2mm, alguem utiliza este tipo de substrato e esta satisfeito?

 

Abraços

Cumprimentos,

André Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho o Équo e estou bastante satisfeito, as plantas crecem todas bastante e estão saudaveis, mas tenho feito ferts liquidos também, as plantas levam com ferts por todo o lado :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas precisam de nutrientes mas tanto lhes faz se estes vêem via substrato ou líquida. Não há milagres e não há nenhum substrato que tenha todos os nutrientes necessários (e.g. potássio) e que seja eterno. Por isso a melhor opção é sempre conciliar a fertilização via substrato e líquida.

 

Em low-techs, as necessidades das plantas são baixas pelo que a coisa é basicamente irrelevante (duram anos). Nos high-tech, já não é bem assim. As plantas requerem muitos nutrientes e se não completarmos com fertilização líquida a coisa esgota-se no substrato ao fim de 6-12 meses.

 

Se tiveres dinheiro, podes usar o AS da ADA. É dos melhores que existem à venda no mercado. E é principal pelo que não precisas de mais nada (além da fertilização líquida). Mas é como te digo, as plantas crescem muito bem só em areia - desde que garantas uma boa fertilização líquida.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, eu em fertelização liquida tenho tudo da seachem, micro e macro, e tambem tenho co2, mas pensei que nao so pela absorçao a nivel da planta e folhas que a raiz tambem tinha de ser bem "alimentada". Sendo assim, se calhar vou para o manado da jbl ou algo do genero.

 

O AS da ADA ó amazonia soil?

 

Abraços

Cumprimentos,

André Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O AS da ADA ó amazonia soil?

 

sim.

 

é como te digo, tanto faz às plantas por onde é que vêm os nutrientes logo que não escasseiem. Podes por exemplo ver o meu aqua com substrato inerte e não fértil. Toda a fertilização foi feita via coluna de água. Mas como é óbvio, o melhor sistema é ter os 2 pois estes complementam-se.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.