Planorbis Rosas?


pmpg98

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Montei um pequeno aqua para albergar uns red's que me ofereceram e decidi não remover os planorbis deste aqua mas sim deixa-los crescer um pouco para ver no que dava... e agora que creceram parecem-me ser da variante rosa, pelo menos são rosados corpo e carapaça, mas como ter a certeza? Houve para ai uns 5 ou 6 que creceram bastante e são rosados os outros ficaram bem pequeninos...

 

A 2ª questão é que tratando-se de Rosas como evito que se cruzem com uma variante selvagem e assim percam a coloração, já que em pequenos não sei destinguir paracem-me todos castanhos...

 

Muito obrigado pela ajuda, se facilitar uma foto eu tento...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

Em primeiro lugar deixa-me dizer que foi boa a escolha de deixar os planorbis, são lindos, eu já tenho a algum tempo e estou rendido, tenho só em rosa são puríssimos, pois já só há para da 4a geração em diante, e sempre só planorbis rosa, por isso tenho grandes médios pequenos e pequeninos, lol mas mesmo os pequeninos são de corpo rosado e casca tipo cor de pérola, mas sendo da mesma geração deveriam de ser mais ou menos do mesmo tamanho.

Os mais pequenos tem a mesma coloração do corpo que os outros?? e o formato é o mesmo?? podem ser physas.

Em relação a manteres é teres muita atenção à entrada , particularmente de plantas, passares muito por água antes de meteres no aqua.

Qualquer coisa mais pergunta.

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Paulo,

 

Em primeiro lugar um muito obrigado por me ajudares neste assunto :)

 

Decidi tirar umas fotos para ser mais claro :

 

DSCN6146.JPG

 

DSCN6156.JPG

 

DSCN6152.JPG

 

A minha dúvida são os pequenos caracóis que lá tenho que não crescem tanto como estes e que tem uma cor mais acastanhada será que são planorbis cor selvagem e deve ir retirando este para não perder a cor dos rosas? Ou deixo estar tudo e arrisco-me a perder os rosas que também nada fiz para os ter só não os deitei fora :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Ontem e hoje de manhã tinha dois planorbis rosas com buracos nas casca, mais ou menos a meio... Não sei bem porquê, será falta de calcio? já coloquei uma vez decalcit mas para 15 litros é dificil fazer a proporção com a colher :) ...

 

As ampularias crescem bem e a casca até está melhor que no comunitário que têm água mais mole.

 

Efectivamente estes planorbis têm uma casquinha muito fina... será da especie ou é o aqua que não têm as melhores condições para eles terem uma casca saudavel...

 

Não tenho nenhum bicho no aqua que lhe faça estes buracos na casca... é só red's, ampularias e planorbis.

 

Muito obrigado a todos

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa noite!

 

Pela experiência que tenho, a água influência em muito o estado da carapaça dos planorbis.

Já recebi animais com a casca extremamente fina, que melhorou no meu aqua, sendo a água da minha zona muito calcária.

Quanto ao decalcit, não tenho qualquer experiência.

Lamento não poder ajudar mais.

 

Cumprimentos.

<a href="http://http://www.aquafilix.blogspot.pt/" target=_blank>AQUAFILIX</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais