Ainda indeciso...


rgameiro

Recommended Posts

Boas,

 

ainda estou na fase de planeamento. Sou completamente noob neste mundo e quanto mais leio mais indeciso fico =) (exagero!!! ehehe) não quero cometer nenhum erro que me possa arrepender mais tarde.

 

Já tenho uma ideia do que pretendo, mas como orçamento é curto tenho tido algumas dificuldades. Ainda estou a analisar o aquário, muitos deles enviados pelos users aqui do forum (para comprar), mas tenho algumas dúvidas que podem influenciar a decisão.

 

Pretendia um aquário todo em vidro, com tampas de vidro tb, com uma calha suspensa. Aqui surge o principal problema, a calha. São carissímas. Vi umas luzes LED no IKEA que com algum bricolage dava para fazer o que pretendo, a minha questão é se estas luzes LED do IKEA servem para um aquário plantado?

 

Tenho outras dúvidas, mas se me ajudassem nesta já era um grande avanço :)

 

Outra questão, é preferivel ter o aquário tapado ou aberto, ou melhor, quais os incovenientes de o ter aberto?

 

P.S. O aquário vai ser de 80cm ou 100cm, ou seja de 80l ou 100l, mais coisa menos coisa...

 

Obrigado!

Editado por rgameiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rgameiro e bem vindo a este fórum e ao extraordinário mundo da aquariofilia.

 

Relativamente às tuas questões:

 

1 - Um aquário ser aberto ou fechado passa mais pela estética do que por outra coisa. Eu já tive fechados e agora tenho um aberto e acho mais bonito.

 

Nos fechados tens como inconvenientes o facto de não poderes teres a calha suspensa que gostavas e teres que o abrir (e "perderes a luz") para trabalhar lá dentro, enquanto que com um aberto e com a calha suspensa não precisas, podes trabalhar directamente.

 

2 - Não percebo o que queres dizer com "tampas de vidro". O aquário ou é aberto com calha de luz suspensa ou é fechado com as lâmpadas embutidas na tampa (alguém me corrija se estiver enganado ::D:)

 

3 - Há muita gente que utilizado o método DIY (do it yourself) para poupar dinheiro e resolver problemas. Fazeres a tua própria calha com coisas do ikea ou do leroy merlin ou parecido é perfeitamente possível e fica-te muito mais barato. A única desvantagem (além da estética - caso aches mais bonito uma calha já feita) é condicionares as plantas que tiveres. Ou seja, se quiseres teres plantas de fácil manutenção quase não tens que te preocupar com luz, se quiseres plantas mais exigentes tens que ter isso em conta e arranjar iluminação à altura.

 

Já pensaste que tipo de aquário queres? (tipo de peixes, tipo de plantas, etc) Era mais fácil se nos dissesses isso para te ajudarmos.

 

Abraço

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, muito obrigado pela tua resposta.

 

1 - realtivamente ao ser aberto ou fechado. estou na dúvida por dois motivos: primeiro porque me disseram q pode haver muita evaporação de água (em ambientes mais frios claro, e a minha sala é fresquinha :)) e outro porque pensei (provavalmente mal :P) que estando aberto poderia entrar pó e que fizesse mal aos peixes (n vale rir ehehe)

 

2 - relativamente a peixes, como disse ainda estou a iniciar, já vi alguns peixes que gosto, mas que ainda não sei detalhes como:

- saber se podem estar juntos

- necessidades de água (não sei se os posso incluir todos no mesmo aquário)

- quantidade de peixes no aquário.

 

Já vi aquários de ciclideos que gostei bastante, acho que para este tipo de aquários não interessa muito as plantas (certo? ou errado? =P)

 

E também gosto de escalares, botias palhaço, ramirezi, neon...

 

3 - relativamente a plantas (ainda não cheguei lá sinceramente)

 

4 - já percebi que o facto de ter LEDs me vai restringir bastante nas plantas...se decidir comprar os LEDs, o que devo ter em conta? número de luzes? potencia? espectro de cores?

 

5 - relativamente à calha DIY ainda vou ter de palminhar muito, não sou mt dado ao bricolage, aliás esta é a primeira vez que penso em meter mãos à obra, tal não é a vontade de criar este projecto =) mas relativamente a estes DIY já reparei que existe um master aqui no fórum...o Jorge, correcto?

 

Obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Master do DIY? Onde? Onde?

Preciso de umas ideias e ele talvez me possa ajudar!

 

Agora o Manik vai-se passar comigo... Eu acho que podes ter um aquário com tampas e uma calha suspensa. estécticamente pode parecer feio mas se lhe arranjares uma decoração no topo do aquário, como eu estou a fazer no fundo do Skinny (ou no topo sem a parte de cima) não se vê as tampas e acho que pode ficar bem.

Claro que te vai "cortar" luz, mas é questão de se colocar mais uma lâmpada.

Em relação às luzes de Led's para plantados, não tenho grande opinião. Pelo que sei não produzem os espectros que produz a luz natural e as lâmpadas "normais", como o UVA, UVB, etc e por isso não opto para os plantados a não ser em conjunto com outras luzes apenas para dar mais luminosidade.

Vou juntar uns leds à calha que estou a fazer com as T8 (4x30w)

Em relação à evaporação na tua sala fresquinha... evapora mais numa sala quentinha, ou a água agora evapora com o frio? Eu pensava que era com o calor, mas posso estar errado.

 

A fauna que pensas ter é muito importante, quer para se ver a compatibilidade entre ela, quer a compatibilidade com as caracteristicas da água.

O mesmo se passa com a flora, quer pela água (não tão importante), mas pela luz e pelo substrato.

 

Importante também é se já pensaste em filtros, resistências, etc.

Se não pensaste digo-te já:

Filtro: externo e que tenha um caudal no mínimo 5x o volume do aquário

Resistência: se queres um aquário entre 80 e 100 litros, aconselham 100w. Por mais uns cêntimos compra uma de 200w

 

Quando fores tratar dessa calha, "apita".

 

 

Espero ter ajudado

 

 

Cumps,

Jorge Ferreira

 

 

Off-topic: tenho aqui um aquário de 96 litros baratinho (c80xl30xa40)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não te vou dar na cabeça Jorge, não tinha era visto essa possibilidade ::D:

 

Tentando completar as tuas dúvidas:

 

1 - De facto a água evapora bastante, eu vejo a diferença, mas não é por aí que a coisa estraga e quanto ao pó não te preocupes, com um bom filtro, umas aspirações e uma limpeza à tona de água fica tudo impecável.

 

2 - De facto quem se restringe a um aquário só de ciclídeos tem tendência a ter um aquário menos plantado, mas isso não é regra. Primeiro tens que pensar se queres ter só ciclídeos ou um comunitário

 

- AGORA A PARTE EM QUE O JORGE ME BATE -

 

Antigamente, quando os peixes eram todos importados e toda a gente tinha aquários selvagens, era de extrema importância as características da água. Hoje em dia, a maior parte das criações são em cativeiro com pH neutro, etcetcetc, por isso a coisa importa ligeiramente menos (há um criador de Discus Holandês que os cria com pH superior a 7...) Mas para já convém teres em atenção as características dos peixes, porque isto que eu estou a dizer também não é para ser levado inteiramente à letra - convém sempre adaptares o melhor possível a condição da água aos peixes que tens, mesmo que isso não seja absolutamente vital.

 

Quanto à luz diz-se que o ideal é teres entre 0.5 e 1 watt de luz por litro de água... no meu aquário não tenho isso e para já tudo corre bem, mais uma vez, ou adaptas as plantas que compras à luz que tens ou adaptas a luz que tens às plantas que queres ::D:

 

Desculpa a resposta comprida.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - De facto a água evapora bastante, eu vejo a diferença, mas não é por aí que a coisa estraga e quanto ao pó não te preocupes, com um bom filtro, umas aspirações e uma limpeza à tona de água fica tudo impecável.

 

Esqueci-me de dizer no off-topic que tinha um aquário para vender, também tenho um aspirador/filtro de superfície. :D

 

 

Antigamente, quando os peixes eram todos importados e toda a gente tinha aquários selvagens, era de extrema importância as características da água. Hoje em dia, a maior parte das criações são em cativeiro com pH neutro, etcetcetc, por isso a coisa importa ligeiramente menos (há um criador de Discus Holandês que os cria com pH superior a 7...) Mas para já convém teres em atenção as características dos peixes, porque isto que eu estou a dizer também não é para ser levado inteiramente à letra - convém sempre adaptares o melhor possível a condição da água aos peixes que tens, mesmo que isso não seja absolutamente vital.

 

Sem dúvida, também conheço pessoas que nasceram no Pólo Sul, vieram para a Europa, já vão na descendência número X e mesmo assim as características estão lá.

Acho que se deve dar aos peixes as condições do seu habitat natural, assim como deveriam ser criados nesse habitat.

Mas concordo com o que dizes, excepto no seguinte ponto: olha para um que tenha sido criado com as caracteristicas do seu habitat e olha para outro. Não notas diferenças no aspecto?

 

 

Quanto à luz diz-se que o ideal é teres entre 0.5 e 1 watt de luz por litro de água... no meu aquário não tenho isso e para já tudo corre bem, mais uma vez, ou adaptas as plantas que compras à luz que tens ou adaptas a luz que tens às plantas que queres ::D:

 

Ou colocas plantas de plástico e que se lixe a luz :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida, também conheço pessoas que nasceram no Pólo Sul, vieram para a Europa, já vão na descendência número X e mesmo assim as características estão lá.

Acho que se deve dar aos peixes as condições do seu habitat natural, assim como deveriam ser criados nesse habitat.

Mas concordo com o que dizes, excepto no seguinte ponto: olha para um que tenha sido criado com as caracteristicas do seu habitat e olha para outro. Não notas diferenças no aspecto?

 

Sim, de facto tens indiscutível razão ::D:

 

 

Esqueci-me de dizer no off-topic que tinha um aquário para vender, também tenho um aspirador/filtro de superfície. :D

 

 

Aspirador de superfície? Isso dá-me jeito... fotos e preço? ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Obrigado aos dois pelas respostas.

 

Relativamente às Luzes LED, acho que vou ter mesmo de adaptar as plantas aos LEDs, ou seja, escolher plantas que precisem de poucas luz, até porque a questão da iluminação é que me está a fazer sair bastante do meu orçamento.

 

Relativamente ao aquário e tendo em conta o que disseram, acho que vou optar por o ter aberto com a calha suspensa.

 

Quanto ao filtro definitivamente vai ser um externo, e sim vou cumprir esse rácio de 5x. e a resistência de 200W também.

 

Quanto ao aquário e filtro que tens à venda, Jorge, já trocámos uns emails e estou a ponderar. tenho outras opções que ainda estão em estudo.

 

Voltando à iluminação que vai está a ser a minha maior dor de cabeça (se calhar por azelhiçe) isto era o que estava a pensar:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40192361/

 

O que acham? Partindo do principio que escolho plantas com poucas necessidades...

 

Obrigado mais uma vez pela preciosa ajuda, senão acho que nunca iniciava este projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao aquário e filtro que tens à venda, Jorge, já trocámos uns emails e estou a ponderar. tenho outras opções que ainda estão em estudo.

 

Já nem me lembrava disso LOL. Nunca mais me lembrei que havia um interessado, ele não me faz confusão :)

 

 

 

Voltando à iluminação que vai está a ser a minha maior dor de cabeça (se calhar por azelhiçe) isto era o que estava a pensar:

http://www.ikea.com/...ducts/40192361/

 

O que acham? Partindo do principio que escolho plantas com poucas necessidades...

 

Isso é o que eu tenho aqui: Invenções no Mini tanque! E também colado por trás da televisão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo. a questão é que a compra do aquário está a ser dificil exactamente por causa da iluminação...vistoq ue existem aquários com e sem iluminação.

 

Mas sim percebo a tua ideia...e se calhar vou por aí e acreditar nos meus dotes de "bricolageiro" =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas sim percebo a tua ideia...e se calhar vou por aí e acreditar nos meus dotes de "bricolageiro" =P

 

Se não te safares, eu ajudo ou então compras um martelo e partes o aquário LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à evaporação na tua sala fresquinha.. .

evapora mais numa sala quentinha, ou a água

agora evapora com o frio? Eu pensava que era

com o calor, mas posso estar errado.

Boas

Estás mesmo... :)

cumts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa parece-me que fizeste copy paste de outro comentário anterior ao teu =) mas boa na mesma!

Em relação à evaporação na tua sala fresquinha.. .

evapora mais numa sala quentinha, ou a água

agora evapora com o frio? Eu pensava que era

com o calor, mas posso estar errado.

Boas

Estás mesmo... :)

cumts

 

para além do copy paste que me parece escusado...isto é a única coisa que tens a dizer deste tópico?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa parece-me que fizeste copy paste de outro comentário anterior ao teu =) mas boa na mesma!

 

 

para além do copy paste que me parece escusado...isto é a única coisa que tens a dizer deste tópico?

 

Obrigado!

Boas

claro que não, mas como foi por telemóvel que respondi não tinha outra forma de mostrar qual era o tema para a minha para resposta ;)

Em relação ao teu tópico apenas recomendo que montes tudo com calma e no fim do ciclo ver que tipo de peixes podes colocar. Não vou dar opinião sobre projectos Dy porque eu nunca tive muito jeito para a bricolage.lol, mas admiro quem o faça e acho que o que te disseram aqui até é válido.

 

Cumts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.