iluminaçao vs altura


Recommended Posts

boa noite

 

tenho dois aquarios , um com 110 x 50 x 60 e outro com 100 x 40 x 50

quais as necessidades de cada um ou as diferenças entre as necessidades de iluminaçao de cada um para um reef pensando nos corais moles?

 

um aqua com 100 x 40 x 45 com 3 x 39 watts t5 é suficiente pois os corais crescem rapido e estao saudaveis... portanto a questao litragem\ watts's acaba por desvanecer um pouco e tornando o factor altura o mais importante no meu ver ...

 

portanto no caso de 110 x 50 x 60 e 100 x 40 x 50 , quais as necessidades em watts e as diferenças entre eles?

ps: analisando as t5, t8 , pll e led's se posivel:)

 

 

cumps

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

obrigado pela resposta ,rakiki , na realidade eu acho que os 20 cms irao fazer diferença, este aqua de 60 de altura ja foi plantado e nao vingou com 3 x 50 watts de t8, e as mesmas plantas e tudo o resto no aqua de 50 cm esta impecavel e com menos iluminaçao. no que toca a corais ainda fica maior a diferença e necesidades, so nao sei mesmo ate que ponto , visto que um par a 4 cm do fundo e a 60 é bem maior pelo que tenho avaliado em alguns testes que tenho visto.

em relaçao as t5, tb concordo, estou somente indeciso se coloco os leds no plantado ou no reef com t5 a mistura.... dai a questao da altura e da diferença ente eles em necessidade luz e ate que ponto sera essa necessidade

 

cumps

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma ajudinha? humm

 

penso em colcocar 40 leds de 3 watts cada , a volta dos 10 000 kelvins, ja os tenho, penso tb colocar 10 royal blue de 3 watts, e neste sistema levara ainda 2 a 4 t5 ate aos 90 cm pretendendo ligar as t5 em conjunto de 2, uma em cada lado .

sera suficiente pra os 60 cm de altura com corais moles e fotossinteticos??

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual a melhor opçao :

15 x 1 watt royal blue high power led

ou

5 x 3 watt royal blue high power led?

na pratica no final sao ambos 15 watts, mas num aqua de 60 cm altura qual a melhor opçao?

 

Em termos de potencia é a mesma, no entanto deves pensar em distribuição da luz e em espaço. Se não tiveres problemas com espaço, aconselho-te a usar os de 1 watt pois irás ter uma melhor distribuição da luz (experiencia propria), por outro lado com essa potencia podes ter pouca penetração em altura e quanto a isso não consigo te ajudar pois não sei qual é a penetração da luz para leds de 1 watt, o que pode fazer toda a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

A penetração está relacionada com a potencia dos Leds e alem disso com as opticas... se tiveres opticas de 15º terás uma maior penetração, mas uma menor área iluminada... Ou seja se tiveres muitos leds aconselho-te a usar lentes com um grau menor(eu tenho 45º), se tiveres poucos leds, convem usares pelo menos de 90 por forma a teres mais dispersão da luz...

Quanto a leds de 3 vs 1W... não te consigo ajudar... o meu tanque tem 50 de altura e só tenho leds de 1W... não consigo comparar com os de 3W...

 

Devo contudo dizer-te que... os de 1W tem mais Lumens por watt comparativamente com os de 3W, quanto á "força de penetração" de cada um na água... não te consigo ajudar...

Normalmente 3W tem cerca de 160/180 lumens, enquanto que 1W tem 80/90 lumens, logo a quantidade de lumens/W seria superior, tendo em conta que 3W(em 3 leds de 1W) daria cerca de 240/270 lumens/W.

 

Estou obviamente a falar dos meus que trabalham a 350ma, se tiveres um a trabalhar a 700, provavelmente terás mais lumens, contudo também te sobem os wats consumidos...

Depende também da cor da luz...que como nas lampadas, pode variar dos 3200k aos 20000k, no caso das royal blue, creio que os lumens, são muito menores(tipo 30/w), contudo nos azuis, o que te interessa é o comprimento de onda e não tanto os lumens que as lampadas(leds) emitem.

 

Não sei se deu para perceber... Minha opinião pessoal e do que investiguei, para 60cm de altura, os leds que podem ser utilizados são ainda muito caros, leds HP para DIY, talvez não sejam ainda o ideal... pelo menos neste momento.

Talvez num futuro próximo...

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais