Aquário do Marco Madeira


Luís Fortunato

Recommended Posts

  • 4 meses depois...

Boas pessoal...
Andei a brincar com uma Olympus E620... entretanto o Ricardo Rodrigues também fez uma visita ao aqua e tirou umas fotos excelentes! Ficam aqui umas fotos actualizadas do aquário.
Obrigado Ricardo pela visita e convivio (já á muito agendada) que contigo é sempre 5 estrelas!



Peixarada...

Cryptocentrus cinctus - sempre pronto para umas fotos!

IMG_8873.JPG
IMG_8781.JPG
IMG_8787.JPG
IMG_8911.JPG

Salarias Ramosus
IMG_8821.JPG

Gramma Loreto
IMG_8833.JPG
IMG_8816.JPG

True Percula Macho e Femea
IMG_8832.JPG
IMG_8969.JPG
IMG_8898.JPG

Halichoeres
IMG_8906.JPG
IMG_8894.JPG

Amblygobius Hectori... (Ricardo, não é o rainfordi)
Dificil de fotografar mas o Ricardo apanhou-o em cheio!!
IMG_8915.JPG
IMG_8926.JPG

Lysmata Amboinensis...
IMG_8948.JPG
IMG_8925.JPG
IMG_8839.JPG

Faltou apanhar umas de jeito ao Dejardini e ao Stenopus... fica para a proxima.


Corais...

Euphylias...
Euphylia.jpg

Duncanopsammia Axifuga
IMG_8795.JPG

Scolymia
IMG_8797.JPG

Milka e outros...
Milka.jpg

Seriatopora Stelata
S.+Stelata.jpg

Zoanthus e outros...
Varios+Baixo.jpg

Zoas Laranjas
Zooas.jpg

Favites
IMG_8859.JPG

M. Digitatas...
IMG_8944.JPG

M. Austrauliensis
IMG_8817.JPG

A. Cervicornis
Cervicornis.jpg

Plerogyra sinuosa
IMG_8808.JPG

Pocilopora damicornis
IMG_8819.JPG

Euphylia Ancora
IMG_8806.JPG


Geral 1
IMG_8800.JPG

Geral 2
IMG_8799.JPG

Frontal
IMG_8838.JPG

De Cima do aqua...
IMG_8984.JPG

Espero que gostem!! :D

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas pessoal...


ontem andei a brincar com a camera do Galaxy S4 que é espetacular. Ainda não dei com o modo macro mas já tirei umas fotos bastante decentes mesmo sem macro activado. Aproveitei e tirei fotos com o aqua a apanhar luz do sol que neste momento anda nas 3 horas por dia desde que mudámos para horário de Verão.


Tirei também umas fotos a algumas esponjas que tenho no aqua e que vos queria mostrar, uma delas é muito bonita pois é completamente branca e cresce na vertical. Tenho quase a certeza que é esponja mas gostava de ouvir as vossas opiniões...


Esponja 1 - esponja branca e rosa por baixo da rocha.


20130519_201249.jpg


Esponja 2 - Esponja preta por baixo da rocha.


20130519_201339.jpg


Esponja 3 - Esponja branca vertical


20130519_201136.jpg


Esponja 4 - Esponja branca vertical pequena a crescer em outra localização.


20130519_201148.jpg



Aquário com iluminação solar... reparem que abafa completamente o resto da iluminação do aqua.


20130519_200533.jpg


20130519_200706.jpg


Macros do Galaxy S4


20130519_201907.jpg


20130519_201949.jpg


20130519_202132.jpg


20130519_204326.jpg


20130519_204625.jpg


20130519_202211.jpg



Fotos coral sem macro...


20130519_201851.jpg


20130519_202255.jpg


20130519_202327.jpg


20130519_202447.jpg


20130519_203743.jpg


20130519_204253.jpg



Geral em baixo...


20130519_201608.jpg

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Esta ultima Foto deixa-me babado! Está muito bom o aquario, parabens pelo sucesso da montagem e reultados ;)

 

Continua a actualizar!!

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só uma?

 

Podias por uma foto do canto inferior esquerdo? aqueles verdes estão muito bons!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André... no canto inferior esquerdo são 3 euphylias.


Pessoal,

faz agora dois anos (Junho, dia 20) que comecei este aquário. Quando retornei ao hobby após 3 anos parado, voltei com um desafio novo que foi o de testar um landscape simples e usar leds para experimentar se de facto cumpriam com o prometido. Pouco aquecimento, sem trocas de lampadas e gasto controlado face á intensidade que proporciona foram as palavras dos fabricantes.


Na altura havia pouca coisa disponivel e acabei por testar os Par38. Mais tarde acrescentei um canhão da Kessil. Ao fim de dois anos de testes com os Par38 e sensivelmente 1 ano de Kessil consigo comprovar que de facto os leds acabam por ser uma outra solução viável e disponivel para o hobby mas com algumas condicionantes. Deixo aqui meramente a minha opinião pessoal após estes dois anos de experiencia:


Vantagens observadas


- Pouco Aquacimento - Mesmo no pico do Verão, sem qualquer uso de ventoinhas o aquário nunca ultrapassou os 27,3 graus. Claro que a própria casa ajuda ou não neste factor, mediante exposição solar e isolamento termico da casa.


- Vida util e intensidade dos leds - Ao fim de 2 anos, (ainda é cedo) o PAR emitido é igual ao PAR emitido quando testei as PAR38 na altura em que as comprei. Farei o mesmo teste quando a Kessil chegar aos 2 anos de vida. Isto comprova que desde que bem mantidos e refrigerados os leds não perdem intensidade com a mesma rapides dos outros tipos de lampadas.

Podem ver o estudo de valores de PAR que fiz na altura em:



- Crescimentos dos corais, nomeadamente SPS - na minha opinião tão bom ou melhor que qualquer outra iluminação. A intensidade de luz, espectro usado, lentes usadas etc influencia o crescimento é claro mas funcionam bem desde que os outros parametros estejam correctos. Movimentação, equilibrio quimico e biologico é fundamental para sps. Tendo essas variáveis correctas não são os leds que não os farão crescer e ter boas cores. Devido ao uso intensivo de Blue e Royal blue (e por vezes violetas) os verdes, azuis, violetas, roxos e amarelos tem uma coloração espetacular bem mais intensa e brilhante que qualquer outro tipo de iluminação mas peca em outras cores.


Desvantagens observadas


- Investimento inicial - Dado os vários tipos de calhas e soluções por vezes torna-se dificil optar por uma boa relação preço-qualidade. As calhas que tem melhores resultados são ainda agora e depois de 2 anos muito caras. Mesmo a solução PAR38 ou Kessil torna-se uma opção muita cara para aquários muito grandes. Portanto, antes de investir, convem estudar muito bem se a solução leds é a mais indicada e qual o prazo para que esta se torne mais rentavel do que outras soluções, ainda que precisem de trocas periódicas de lamapadas.


- Cores, nomeadamente o rosa - Se coloquei nas vantagens as outras cores, cou ter de colocar o rosa e o vermelho como as cores mais difceis de se fazer sobresair com leds pelo mesmo facto apresentado atrás. O uso de leds amarelos e brancos ajuda a que estas cores melhorem. Se optarem por uma solução predominantemente com blues violetas e royal blues os rosas serão muito mál refeltidos o que gera uma má interpretados pelo olho humano, ou seja, crosas e vermelhos muito desbotadas e pouco intensos.


- Durabilidade, intensidade - Nada ainda comprova que realmente os leds durem os 5 a 10 anos anunciados sem perda de intensidade e cor. Tudo indica que sim, medeante o tratamento dado aos leds, mas ainda é cedo na minha opinião para tais conclusões e desconheço aquários de leds com mais de 5 anos em que essa perda seja estudada ou relatada. Por enquanto e até á data continua a ser uma ingógnita.


- Foto-aclimatação - Com leds é preciso muito, mas muito cuidado. Pricipalmente em calhas ou canhões de leds que tenham lentes com pequenas aberturas e em que a luz é concentrada. Como tenho lentes com 40 60 e 70 graus passei alguns maus bocados até entender o que se passava com os lps e sps. Mas no fundo, o tempo em que o coral entra até que vá para o seu local definitivo deve de ser muito mais longo que com T5 e até mais do que faziamos com HQI. Já tive HQI de 400W e não me lembro de ter tido tantos problemas com a fotoaclimatação de corais.


Para acabar deixo aqui uma sequencia de fotos durante estes dois anos e os crescimentos dos corais e evolução do layout.


Junho 2011


DSC_7137.JPG


Junho 2011... primeiros frags


IMG_5235.JPG


Junho 2012


20121129_004045.jpg


Junho 2013


20130606_200128.jpg

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco

 

Estou convencido, este teu aquario está realmente muito bem concretizado!

 

 

Estou a montar um com medidas parecidas e acho que este é para mim, um exemplo de aquario a seguir!

 

 

Deixa-me colocar-te uma questão, na 1ª foto ainda so com a rocha, isso é tudo uma peça de rocha Unica ou colaste as peças??

 

( se colas-te como o fizeste? com silicone? ipoxy?? )

 

Vai atualizando ;)

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André...

foram montadas sobre um tubo de pvc que tem por base a pedra (bastante pesada) da base. Pvc e cola epoxy juntaram cerca de 7 ou 8 pedras para dar esse aspecto final.

 

Já que vais montar um parecido, diz qualquer coisa se precisares de ajuda.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Marco, tenho de estudar esse esquema de colagem, porque ajuda a dar altura ao aquário sem empilhar um montão de rochas como base!

 

Obrigado, abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Estava a cortar uns frags para uns amigos (Obrigado Adérito e João pela visita) e acabei por partir a staghorn. Acabei por a recolocar mais baixa e projectada para a frente. Acho que ficou melhor o layout com a mudança...

Vou estar afastado 6 semanas do aqua, vamos ver como corre. Tenho a minha namorada e amigos a dar uma olhada nele (obrigado Hugo) mas é sempre diferente do que se usarmos o "olhão".
Ou então não, e sem mexidas do dono, pode ser que fique melhor... lol, ás vezes é melhor assim... deixa-lo quieto, sem mexer muito. ;)

Estas devem de ser as ultimas fotos deste aqua pois em Setembro vai ser desmontado.

 

 

13%2520-%25201.jpg?gl=PT

 

 

13%2520-%25206.jpg?gl=PT

 

 

13%2520-%25207.jpg?gl=PT

 

 

13%2520-%25203.jpg?gl=PT

 

 

13%2520-%25204.jpg?gl=PT

 

;)

Editado por Marco Madeira

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande aquário !! 43.gif

Nas fotos podemos apreciar a beleza e a armonia deste pedaço de mar, mas ao vivo, só vos digo, que espectáculo !!

Nota-se a experiência que o Marco tem com os salgados. Cada coral está estratégicamente colocado para realçar o seu melhor.

Queria agradecer-te a amabilidade com que nos recebeste em tua casa e o agradável serão que passamos.
Também um grande obrigado pelas frags !!

Vais ver que quando chegares o aquário ainda está melhor 41.gif

Abraço,
Adérito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.