Aqua 540L


jpospr

Recommended Posts

Alguns membros já me conhecem outros nem por isso, venho aqui colocar as evoluções do meu Aqua que mais me tenho empenhado nos últimos tempos.

 

Está na sala e é um projeto que teve inicio há sensivelmente 3 anos, com inspiração Amasónico, mas com alguns desvios aos quais eu me permiti dar, a fim de cumprir com alguns "caprichos" meus. O aqua esteve sempre a funcionar, mas vazio (sem fauna nem flora) porque o orçamento disponível não contemplava ainda a compra de um sistema da TMC composto por Leds.

 

A concepção do projecto foi todo meu, desde o Aquário ao móvel, e a ideia foi tornar o mais invisível possível tubagens, fios, ou seja todo o equipamento técnico que compõe um aquário comum. Em conjunto com essa ideia, vejo a preocupação da poupança de energia. Optando dessa forma pelos filtros do mercado da marca Eheim que eram os mais potentes e mais económicos a nível de consumo energético aliado à iluminação através do sistema de Led's.

Para fazer com que a maior parte do equipamento técnico desaparecesse de dentro do aquário, foram feitos 5 furos na base do aquário e 5 furos no tampo do móvel com objectivo de passar todas as canalizações dos filtros. 3 "IN" e 2 "OUT", das as caractristicas dos filtros escolhidos

 

Sendo assim o aqua foi construído com as seguintes características

 

150x60x60 em vidro extra claro de 15mm sem travamentos

 

A ideia de fazer sem travamento foi para dar o ar mais clean possível sem as características colagem de silicone das travessas francesas, o que me obrigou a construir com uma espessura de 15mm

 

A Iluminação após bastante tempo de pesquisa e orçamentos, como referi cerca de 3 anos, acabei por adquirir

 

3 AquaBeam 1500 XG Ultima da TMC + 2 tiras de LED para moonlight, ainda a adquiri um timer da TMC que 30 min antes de todos os leds ligarem faz um "nascer do sol" e após todas as luzes desligarem 30 min antes faz um "por do sol". Eficaz para evitar sustos aos peixes e habituá-los às mudanças de luminosidade, já que os peixes não têm como fechar os olhos.

Quando todas as luzes já estão desligadas a moonlight já está ligada tb sensivelmente há 30min assim tb não há choques e dá-se tudo de forma calma e serena.

 

A filtragem tendo o cuidado das necessidades do aquário, e cada vez mais dos custos energéticos, optei por adquirir um filtro Eheim 2180 (1700L/h) com a capacidade de aquecimento de 500w e um outro filtro Eheim 2078 (1850L/h). Dado que o volume bruto do aqua é de 540L, se reduzirmos areão, pedras, plantas e troncos a potência do aquecimento tem-se mostrado muito eficiente

 

Acoplado ao Eheim 2180 liguei um Reactor UV-C Helimax de 55w para uma esterilização de coluna de água, e ao Eheim 2078 acoplei um Reactor AquaMedic 1000, dessa forma evitei a introdução de tubos de borracha brancos e de difusores de CO2 em porcelana, com a vantagem que com este reactor, com menos bolhas por segundo consigo atingir percentagens de CO2 mais elevadas, pois o CO2 entra dentro do Aquário já todo dissolvido.

 

A Fauna teve em atenção os parametros e compatibilidades dos peixes, inicalmente foram colocados discus mas infelizmente dada ainda a minha pouca experiência com essa espécie de peixes tive alguns dissabores. Neste momento o aqua está povoado com as seguintes espécies

 

Cardume de neons (+/-10)

Cardume de olhos de fogo (+/-15)

Cardume de "abelhinhas" (+/-10)

Cardume de Iriatherina Werneri (+/-15)

Cardume de Corys (+/-5)

3 ancistrus

Alguns otocinclus affinis (+/-5)

1 Discu que em breve serão mais quando houver orçamento

 

Flora, algumas plantas foram aproveitadas de um outro aquário que tenho, e por isso não sei identificar na totalidade o nome de todas, mas neste momento o aqua tem as seguintes espécies

blyxas

Eleocharis parvula

anubias

musgo christmas

Rotala

entre outras

 

Resumindo tudo o que acabei de dizer

 

Setup

150x60x60 em vidro extra claro de 15mm sem travamentos

 

Substrato

Substracto fertil JBL Aquabasi

Seachem Flourite Black Sand

 

Iluminação:

3x AquaBeam 1500 XG Ultima da TMC + 2 tiras de LED para moonlight

 

Filtragem:

Eheim 2180 1700L/h (termo filtro 500w)

Eheim 2078 1850 L/h

UV-C HeliMax 55w

 

Injecção de CO2 pressurizado com reactor da AquaMedic 1000

 

Fauna:

Cardume de neons (+/-10)

Cardume de olhos de fogo (+/-15)

Cardume de "abelhinhas" (+/-10)

Cardume de Iriatherina Werneri (+/-15)

Cardume de Corys (+/-5)

4 ancistrus

Alguns otocinclus affinis (+/-5)

Cardume de peixes que nao sei o nome,são de superfície

2 discus que devem ser aumentados brevemente para 5

 

Flora:

Vários tipos

blyxas

Eleocharis parvula

anubias

musgo christmas

Rotala

Parvula

entre outras

 

Parametros da Água

Amónia = 0

Nitritos = 0

Nitratos = 20

Fosfatos = 2

Temperatura = 26ºC/27ºC

pH = 6 / 6.5

 

Fertilização (Geralmente de 2 em 2 dias. Ou pelo menos faço testes de 2 em 2 dias e conforme os resultados fertilizo conforme as necessidades)

Seachem Potássio

Seachem Fosforo

Seachem Ferro

Seachem Micros

 

 

 

Vamos agora às fotos tentando explicando a evolução do aqua durante este tempo todo o melhor possível.

(peço desculpa pela qualidade de algumas fotos)

 

Fig.2 - Aquário acabado de chegar e colocado em cima do móvel já com os "passa-muros" e com as saídas de água e entradas que posteriormente foram alteradas por serem demasiado estreitas

 

gallery_27303_1113_2391342.jpg

 

 

Fig.3 - Aquário no inicio do ciclo

gallery_27303_1113_154025.jpg

 

Fig.3 - Pormenor interior do Móvel, com madeira de 5cm de espessura e com uma passagem para cada lado do movel, que se tornou bastante últil para passar cablagem eléctrica

 

gallery_27303_1113_2276333.jpg

 

 

Após ter estado a ibernar nesta situação durante bastante tempo, tomei a decisão de começar a trabalhar no projecto e dedicar-me mais a este aquário que me estava a ocupar uma zona grande na sala

Comecei então a adquirir alguma fauna, pois iluminação ainda não estava nos planos

 

(com link) - DATA 22-11-2011

 

O aquário está bastante despido já com alguma fauna, o ciclo já estava feito há muito tempo, mas foram colocados progressivamente para ambientar o ecossistema.

Infelizmente dada à minha inexperiência com Discus, destes apenas me sobrou um, não sei se terá sido falta de experiência pois segui tudo o que me foi recomendado, mas o certo é que neste momento apenas tenho um.

Em destaque se encontra a enorme raiz que adquiri a um membro aqui do Forum com as medidas exactas do aquário. As pedras foram apanhadas no Cabo Sardão, perto da Zambujeira do Mar e estiveram aqui por casa no chão bastante tempo, pelo tamanho delas, não foram fervidas, tal como a raiz não foi devidamente tratada, mas já vinha quando chegou cá a casa. Não havia panelas para isto!!

 

Há cerca de 2 meses houve então a possibilidade de adquirir a devida iluminação, passando das fotos anteriores a isto

 

(com link) - DATA 30-12-2011

 

No 2º filme pode-se ver então o aquário já com a devida iluminação em que. O aquário está acabado de plantar por isso notam-se bastante espaços vazios e ainda não tem as espécies de flora todas.

 

A partir do 1min e 30s filmei a parte técnica, 1º filtro Eheim 2078 e o reactor de CO2, ligado antes a um conta gotas ea uma garrafa de CO2 de 2Kg, redutor, agulha e electrovalvula, que está sincronizada com a iluminação.

Tb é possivel ver o Eheim 2180 ligado ao ENORME reactor UV-C, quando chegou a casa apanhei um espanto, achava que seria bem mais pequeno, mas felizmente cobe sem problemas dentro do movel.

Já na parte final consegue-se ver como é constituída e iluminação de Leds da TMC

 

 

(com link) - DATA 26-01-2012

 

Neste 3º filme já se vê as plantas de uma forma mais densa, com a Parvula e Rotala plantadas e com as de trás mais densas, pois todas as podas têm sido aproveitadas para tapar o fundo do aqua. Foi tb acrescentado uma pelicula preta que evidencia as tonalidades verdes e dá maior profundidade ao aqua. A meu ver dá um ambiente totalmente diferente.

A Parvula foi planta há 2 dias, por tanto não está ainda dessiminada, noto que a Blyxia está meia zombie, mas tem estado a melhorar, vou ser paciente.

A anúbia deliciou-me no seu magnifico "perling" enquanto eu filmava, não sei se é visivel.

Estou com alguns caracóis e buzios, ainda não me incomdam mas em breve espero adquirir algumas Anentome Helena para ver se evito a multiplicação destes seres

 

Para já é tudo, espero que gostem, e que me dêm algumas sugestões!!

Editado por jpospr
  • Votar + 1

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia jpospr!

 

Uma opinião de principiante de principiante: ESTÁ LINDISSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! As flores creceram tanto!!!!! Nota-se uma evolução tão grande!!!!!!Os peixinhos estão todos contentes e a iluminação é lindissima!!!! Muito bonito mesmo! Vê-se que dedicaste muito tempo, energia e amor a este projecto de grande sucesso.

 

Sem nada a acescentar a nível técnico, porque nada sei, mas aqui te deixo os meus parabéns!!!!!Os vídeos estão muito bons!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico. Já merecia um poda ou não?

 

Podei há 3 dias, cerca de 40 a 50cm as plantas maiores e nesse espaço de tempo voltaram a chegar ao topo. O crescimento tem sido muito rápido

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Pedro

 

ESTÁ BRUTALL!!!!! que inveja... eu não consegui estar 3 anos a espera... loool. a parte da entrada e saída da água para o filtro está 5*. grande ideia.

 

"3 AquaBeam 1500 XG Ultima da TMC + 2 tiras de LED para moonlight, ainda a adquiri um timer da TMC que 30 min antes de todos os leds ligarem faz um "nascer do sol" e após todas as luzes desligarem 30 min antes faz um "por do sol". Eficaz para evitar sustos aos peixes e habituá-los às mudanças de luminosidade, já que os peixes não têm como fechar os olhos.

Quando todas as luzes já estão desligadas a moonlight já está ligada tb sensivelmente há 30min assim tb não há choques e dá-se tudo de forma calma e serena."

 

é com pormenores destes que se vê a vontade de proporcionar um bom habitat aos peixes... nunca sequer imaginei uma situação dessas mas tem claro toda a lógica.

 

mais uma vez, está fantástico

 

sol falta mesmo a tampa, mas já vi que o jorge já se "ofereceu" para ajudar.

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A Iluminação após bastante tempo de pesquisa e orçamentos, como referi cerca de 3 anos, acabei por adquirir

 

3 AquaBeam 1500 XG Ultima da TMC + 2 tiras de LED para moonlight, ainda a adquiri um timer da TMC que 30 min antes de todos os leds ligarem faz um "nascer do sol" e após todas as luzes desligarem 30 min antes faz um "por do sol". Eficaz para evitar sustos aos peixes e habituá-los às mudanças de luminosidade, já que os peixes não têm como fechar os olhos.

Quando todas as luzes já estão desligadas a moonlight já está ligada tb sensivelmente há 30min assim tb não há choques e dá-se tudo de forma calma e serena.

 

Sabes bem mais do que eu de iluminação por isso não comento;)

 

A filtragem tendo o cuidado das necessidades do aquário, e cada vez mais dos custos energéticos, optei por adquirir um filtro Eheim 2180 (1500L/h) com a capacidade de aquecimento de 500w e um outro filtro Eheim 2078 (1800L/h). Dado que o volume bruto do aqua é de 540L, se reduzirmos areão, pedras, plantas e troncos a potência do aquecimento tem-se mostrado muito eficiente

 

Já tinhamos os dois trocado impressões sobre a tua filtragem noutro tópico qualquer, apesar de te considerares exagerado, conforme te disse, tens um rácio excelente de litros por hora, que te permitem estares tranquilo. Para mim a tua escolha foi muito bem jogada.

Se fosse a ti nunca limpava ambos no mesmo dia, ia alternando a manutenção;)

Já agora pergunto te se notas diferenças no funcionamento de ambos, ou seja, notas que a nível de limpeza algum deles fica mais entupido?

 

 

A Fauna teve em atenção os parametros e compatibilidades dos peixes, inicalmente foram colocados discus mas infelizmente dada ainda a minha pouca experiência com essa espécie de peixes tive alguns dissabores. Neste momento o aqua está povoado com as seguintes espécies

 

Cardume de neons (+/-10)

Cardume de olhos de fogo (+/-15)

Cardume de "abelhinhas" (+/-10)

Cardume de Iriatherina Werneri (+/-15)

Cardume de Corys (+/-5)

3 ancistrus

Alguns otocinclus affinis (+/-5)

1 Discu que em breve serão mais quando houver orçamento

 

 

Eu pessoalmente meteria mais ottos e mais corydoras, estamos a falar de 540 litros, no meu de 100 meteria 5 de cada, num desses meteria pelo menos uns 8 ou mesmo 10;)

Quanto aos discus, não sou apreciador dos mesmos, mas isso são gostos claro, mas no entanto com esse tronco que se por um lado é extremamente belo, por outro incopora muitos ramos, não lhes tira muito espaço para nadarem livremente pelo aquário? Fiquei com ess ideia.

 

 

A flora está de facto bela, e a meu ver foi uma aposta correcta a nível de embelezamento.

Não imagino nem quero imaginar o trabalho que a mesma te dá, nem os gastos que deves ter, já para não falar na conta da luz ao fim do mês.

 

E relativamente ao parametros da água? Como tens isso?

 

By the way, achei a musiquinha de fundo do primeiro video um tanto ou quanto jorgiana, se é que me entendes :naughty: :naughty: :naughty:

 

 

Tenho que te dar os parabéns para terminar pela montagem e harmonia do layout, equilibraste bem a fauna, conseguiste um layout calmo e com traços bastante consistentes, bem como uma flora bela e consistente.

Muito bom mesmo João Pedro.

Um abraço;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora pergunto te se notas diferenças no funcionamento de ambos, ou seja, notas que a nível de limpeza algum deles fica mais entupido?

 

O 2180 aguenta-se mais tempo com um caudal constante, o 2078 tem um sistema eletrotécnico que permite fazer correntes que não utilizo de forma alguma

 

Eu pessoalmente meteria mais ottos e mais corydoras, estamos a falar de 540 litros, no meu de 100 meteria 5 de cada, num desses meteria pelo menos uns 8 ou mesmo 10;)

Quanto aos discus, não sou apreciador dos mesmos, mas isso são gostos claro, mas no entanto com esse tronco que se por um lado é extremamente belo, por outro incopora muitos ramos, não lhes tira muito espaço para nadarem livremente pelo aquário? Fiquei com ess ideia.

 

Inicialmente eram mais de facto, mas por algum motivo foram "desaparecendo" (hehe) como não tenho tido problemas de algas nos vidros ou em qualquer outro lado e como tenho 4 ancistrus grandotes a coisa tem-se mantido estável a nível de equipa de limpeza.

Em relação ao tronco, sem problemas. Há muito espaço para eles explorarem

 

PS: a musiquinha de fundo é horrorosa e tentei retirá-la mas não consegui omg

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

By the way, achei a musiquinha de fundo do primeiro video um tanto ou quanto jorgiana, se é que me entendes :naughty: :naughty: :naughty:

 

Olha o off-topic.

Querem conversar vão para o msn, para o facebbok, etc.

Aqui é só para dizer bem ou mal e corrigir. Parecem putos de 5 anos. :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o off-topic.

Querem conversar vão para o msn, para o facebbok, etc.

Aqui é só para dizer bem ou mal e corrigir. Parecem putos de 5 anos. :naughty:

 

ai o safado!!! 1º faz off-topic, depois descarrega nos outro.... ai ai ai... :naughty: :naughty: :naughty:

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A musica não é horrorosa é abixanada dai ter pensado logo no Jorge:)

 

 

Rógerio não entendes a cena do Jorge, ele foi ironico pah;)

 

Jpospr relativamente ao Tronco, os Discus sempre tem espaço de manobra ou nem por isso?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de algumas famílias editei o Post com os valores dos paramentos da água, ainda ontem os fiz, por isso ser de cór

 

Gastos energéticos

 

3 "cubos" TMC = 35w cada fazendo no total 105w

1 Eheim 2078 = 35w (no max, pois é possível controlar eletronicamente o caudal)

1 Eheim 2180 = 25w

1 UV-C 55w = 55w

 

vamos fazer as contas num período em "Full-Power" pois o UV-C e a iluminação não estão ligadas 24h

105

35

25

55 = 220w/h (excluindo a termostato para aquecer a água)

 

Parece-me que 220w/h cumpre com o objetivo primário que era ser o mais económico possível com equipamento hight-tech e no final nem me sai assim tão caro.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jpospr relativamente ao Tronco, os Discus sempre tem espaço de manobra ou nem por isso?

 

Sim claro, imenso espaço para nadar e explorar sem problemas, o problema maior que tive com alguns foram os embates contra algumas pontas mais aguçadas, já estou a tratar disso colocando musgo em algumas pontas, quando estiverem cobertas e orçamento permitir, coloca mais discus, queria ficar com 5 ou 6..mas tem de ser com calma, mas calma tenho eu

 

Atualizei os filtros, revi os manuais e fazem mais do que estava à espera

 

Filtragem:

Eheim 2180 1700L/h (termo filtro 500w)

Eheim 2078 1850 L/h

 

Sendo assim 540Lx5= 2700L

1700 L/h+1850L/h= 3550L/h o que me dá uma boa margem de 850 L/h a "mais" do que o recomendado

 

PS: Odeio contas!!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Maria que saiba dos euros gastos em fertilizantes eheheheh.

Deixem só o Jorge vir aqui ler que eu disse que a música era abixanada=jorgiano que já vão ver o que é spamm :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty:

Eu percebi que a tua ideia de meter musgo nos ramos seria uma medida de segurança, e assim sendo trata-se de um EPC.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Filtragem:

Eheim 2180 1700L/h (termo filtro 500w)

Eheim 2078 1850 L/h

 

Sendo assim 540Lx5= 2700L

1700 L/h+1850L/h= 3550L/h o que me dá uma boa margem de 850 L/h a "mais" do que o recomendado

 

PS: Odeio contas!!

 

 

PS1 - Copiaste isso de um post meu, não fizest contas nenhumas lol

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS1 - Copiaste isso de um post meu, não fizest contas nenhumas lol

 

Fiz fiz, pq os valores são outros.

 

Eu gasto alguma coisa em fertilizantes mas tb pq tenho 540L para fertilizar

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui a uns tempos fiz as contas assim por alto e por ano só em luz devido aos penicos todos, passava os 100 euros.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns caro jpospr. Tens aí um aqua à maneira. No video que vi só me pareceu ter pouca agitação à superfície. Mas posso estar enganado. De resto 5*.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns caro jpospr. Tens aí um aqua à maneira. No video que vi só me pareceu ter pouca agitação à superfície. Mas posso estar enganado. De resto 5*.

 

Obrigado

 

Tem conforme eu quero, as saídas dos filtros são reguláveis em altura e direcção. Naquela altura as saídas estavam mais baixas do que o normal pq estava a fazer um teste

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So ca vim para ajavardar com um offtopic ::D:

AQUA ESPECTACULO =D

Trocas com o meu? ::D:

Grande abraco

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.