Ajuda: Ramirezi doente? identificar sexo


nelson graça

Recommended Posts

Então amigo como esta o RAM?

 

Bem aqui fica para a posteridade o tratamento que eu fiz

Então arranjei flagyl infelizmente poucos apenas 3 comprimidos

Como o peixe não comida decidi fazer o seguinte:

 

1º dia tratamento: Na água 1 comprimido por 40 litros de água - total 2 comprimidos

2º dia tratamento: Fervi 3 dentes de alho num copo de água e coloquei a água (sem o alho obvio), para lhe abrir o apetite de seguida dissolvi um quarto de comprimido com artémia congelada, 20 minutos em repouso num copo e coloquei no aquário.

3ºdia de tratamento: Igual ao 2 dia de tratamento

4ºdia de tratamento: Igual ao 2 dia de tratamente mas adicionei comida seca juntamente com a artémia

5ºdia de tratamento: apenas artémia e ração seca (não coloquei agua de alho fervido) e o ultimo quarto de comprimido

 

Resultados

 

Ao 3º dia de tratamento o peixe já come mas muito pouco e defeca, coisa que nunca tinha feito.

Ao 4º dia de tratamento já come com mais apetite mas ainda cospe parte da comida.

Ao 5º dia come na totalidade a artémia mas não toca na comida seca.

 

Infelizmente o peixe sofre de outra maleita

 

ICTIO :tapfoot: :tapfoot: :tapfoot: iniciei ontem o tratamento de aumento da temperatura amanha já terei o aquário a 30 graus e iniciarei os 20 dias de tratamento Juntamente com Sera Costamed

 

http://www.wate-r-ev...a-baktopur.html

 

O animal está activo e a alimentar-se bem de artémia porque comida seca não lhe toca, ainda não está muito afectado com ictio, se ele se alimentar bem penso que tem hipóteses

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de considerar normal um peixe com parasitas ficar com outra doença, uma vez que o parasita enfraquece o sistema imunitário do hospedeiros. Isto abre portas a muitas "maleitas" normalmente chamadas de infeções secundárias. Consequencia de uma infeção primária. Penso que é o que acontece com a hidropsia, que é uma infeção generalisada consequente de uma infeção secundária forte e variada, por isso que raramente os peixes sobrevivem. Se comer uma coisa que seja já é bom, pelo menos está a ingerir energia para comebater os parasitas.

Parasitas sao faceis de identificar com uma lupa potente ou um microscopio pequeno, eu tenho um, se tivesse acesso a algumas fezes poderia ver se são relamente parasitas.

Também se pode diagnosticar com alguma facilidade, por exemplo, "peixe fica muito magro/não come", "mesmo que come alguma coisa não engorda", "fica letargico, não reage muito a estimulos", "normalmente separa-se da comunidade em geral" este sinal é de qualquer doença lol. Um diagnostico 100% é mesmo só com a observação das fezes.

Para manter peixes é preciso 10% de conhecimento e 90% de observação, aprender como a espécie reage a várias situações é essencial. Mas isto so se aprende com tentativa e erro.

 

Na minha opinião deves ser algum parasita, porque a suposta doença já dura a demasiado tempo para ser virus ou bacterias, pode não morrer do parasita, mas como ja disse anterioremente pode levar a outras doenças que são fatais

 

Só me resta desejar boa sorte ;)

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dsc02002g.jpg

By nelson_graca at 2012-02-04

 

Foto tirada hoje ainda visivelmente magro e a comer pouco, voltou a comer menos agora está a fazer tratamento para ictio..

 

Temperatura a 30graus já vai no 4 dia

Juntei sera costa med F

 

Quanto ao tempo de tratamento tenho encontrado vários termos.

 

7 dias

18 dias

20dias

 

estou inclinado para os 20 dias pelo sim pelo não se bem há quem diga que basta 7 dias mas duvido

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo a "cova" que ele tem por baixo (magro) ja esta melhor penso eu...

 

Atenção a dar so esse alimento pois pode vir a sofrer do intestino...

 

Não sei se tens um comunitario, dependendo do tipo de peixes os RAM ate gosta da temperatura nos 30... por isso faz 20 dias se o tratamento for mal feito ele pode voltar logo de seguida...

 

Boa sorte estou a troçer por ele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo a "cova" que ele tem por baixo (magro) ja esta melhor penso eu...

 

Atenção a dar so esse alimento pois pode vir a sofrer do intestino...

 

 

Olá Luis antes de mais obrigado pelas dicas

 

Tenho variado muito na comida tenho 5 variedades de comida mas ele apenas tocava e mal na artémia congelado de resto não lhe toca.

 

Ficou-me a fazer comichão o facto de não ter arranjado bloodworms como tu me aconcelhaste e o facto de ele ter voltado a comer mal nestes ultimos 2 dias mais comichão me fez então arranjei uma alma caridosa que me arranjou bloodworms para eu tentar, meu amigo foi como tu diseste devora aquilo como nunca devorou outra comida sucesso a 100%

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo fico mesmo muito contente J

Mas volto a frisar atenção a só dar alimento animal, pois tem muita gordura e mais tarde pode ter problema de intestino.

Já que ele comeu e eu sabia que ele ia comer J, tentar deitar um pouco de medicamento nos bloodworms pois o resultado é muito maior…

Se poderes faz o seguinte se conseguires

 

1 dia bloodworms + medicamenro

 

2 dia flocos

 

3 dia Artémia

 

4 dia flocos

 

5 dia bloodworms + medicamento

 

6 dia alimento seco

 

7 dia artemia

 

O importante é também habituares a alimento em flocos…

 

Outra coisa se poderes compra este alimento (Sera O-nip ) e também (sera spirulina) são os dois em pastinha e normalmente bem em caixas são baratos também cerca de 3 €...

 

o-nip.JPG

sera_spirulina_tabs_24pk.jpg

 

Se comprares da metade um quarto de pastilha não dês toda :)

 

Eles também gostam bastante destas, principalmente da (sera O-nip)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho pastilhas mas não são de spirulina, tenho umas da tropica ele ao inicio ainda lhes tocou.

 

Tenho feito 2 refeições ao dia tenho dado em dias alternados bloodworms

 

1ª refeição com bloodworms/artémia(um dia um outro dia outro) e a 2º refeição com comida seca, seja flocos, pastilha ou granulado tenho variado

 

Reiniciei tratamento com comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Sabes que os parasitas pode nao ser só os flagelados, o peixe pode estar parasitado com nematodos, para isso tens o nematol da SERA penso eu. Acabei de ver umas vezes transparentes e brancas dos meus escalares e via-se claramente umas minhocas dentro das fezes, que são nematodos. (com um microscopio)

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser muito sincero e o que eu vou dizer até pode chocar alguns.

 

Vou manter o tratamento com flagyl e o tratamento para o ictio - temp mais sera costa med F

Fora isto quanto a alimentação(já tnho 6 tipos de alimentos diferentes) e a novos medicamentos já não vou investir mais porque de ponto de vista económico se lhe juntar a comida, com a medicação, e ainda por cima o tratamento é em comunitário e estou a sujeitar os restantes aos tratamentos, está-se a tornar num investimento demasiado alto.

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais