Guppy


Recommended Posts

Tenho um aquário há pouco tempo, populado por 6 neons que vivem pacificamente e 2 guppies macho. Há uns dias comecei a observar uma grande interação entre os guppies quase que pareciam que queriam acasalar, no entanto isto não é possível porque já confirmei que são mesmo 2 machos, a cauda de 1 deles não está normal, este peixe aparenta estar em stress porque fica quieto junto às algas enquanto que o outro anda sempre de um lado para o outro.

Não querendo fazer reprodução de guppies, quantos machos devo ter para que eles vivam de forma pacifica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas um seria o melhor.

Tens a certeza que a cauda poderá ser por ter sido atacado?

Não será uma doença?

Coloca aqui o setup do aquário, parametros da água e fotos para podermos ajudar melhor.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço imenso a prontidão.

Antes de popular o aquário tive o cuidado de estar 1 semana sempre ligado com o filtro e o termostato e o safestart posto na água.

Antes de por lá os peixes comprei um teste que custou quase 25 euros, que mede diferentes parametros da água ( nitritos, ph, montes de coisas ), e as cores que apareceram no teste estavam todas OK e Safe. A água está com uma temperatura de 30º e os neons e o outro guppy estão óptimos, no entanto quando tirei os guppies do saco para dentro do aquário faltava um bocadinho da cauda que ficou dentro do saco de plástico e agora vejo este peixinho todo em stress, fica quietinho, nas esquinas do aquário, esconde-se vai para longe do outro e anda nisto. Posso tentar por aqui as fotos do aquário tem 33 litros e mede 54 cm por 26cm e 34cm de altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas medidas dá cerca de 47 litros de água, mas com decorações e tal... deve andar pelos trinta e tal.

Guppies e neons... ph's diferentes.

Guppies devem ser mantidos entre os 7,0 e 7,2

Neons entre os 6,4 e 6,8.

 

Se o problema foi a cauda, ela volta a crescer, mas sem fotos... é dificil.

 

30 graus de temperatura? Isso é demais. Desce a temperatura para uns 26/27 graus. Mas não desças de repente. Desce um grau hoje, outro amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Já percebi devo descer a temperatura gradualmente 1grau por dia, farei isso, tenho fotos e videos no meu telemóvel tiradas ontem mas ainda não tive tempo de descarregá-las.

 

Com o PH é que é mais complicado, visto que os intervalos não se tocam, se tiver um PH de 6.9 faz mal??

 

E agora se tenho 2 machos guppies como é que faço, pôr mais machos é altamente insensato certo?? Mas também tirar 1 deles custa-me. Não sei muito bem o que faça.

 

Queria também ter 1 limpa-vidros e 1 ou 2 limpa-fundos não muito grandes.

Disseram-me que para por o Betta tinha de ter o aquário populado, porque apesar dele ser territorial, também é timido e que é expectável que ele encontre um sitio para estar sem fazer mal aos outros peixes. Será que faço bem em por 1 betta no fim ou é melhor estar quieta?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos lá por partes para eu me orientar e conseguir orientar-te (ou pelo menos tentar):

 

Eu colocaria aí umas e fêmeas guppie (no mínimo e não todas as mesmo tempo). Não queres fazer criação é simples. Não colocas maternidade. Os alevins serão comidos mas mesmo assim há sempre um ou outro que escapa.

O betta eu tirava da ideia, não chateia os neons mas "papa" os guppies.

Já viste qual o pH para o Betta? Não interessa, eu digo-te na mesma: 7.0 ;)

Limpa fundo aconselho 3 Corydoras e todas da mesma espécie.

 

Em telação ao ph a 6.9, para isso colocas a 7.0 que é neutro e manténs nesse nível. Se concordo? Claro que não. Os peixes vão sobreviver todos, mas não estão nas condições ideais do seu habitat.

 

Falta-me saber:

- Que tipo de filtro tens e que litragem debita por hora?

- A resistência é de quantos watts?

- Tens luz? Que tipo e potência?

- Tens plantas naturais? Quais?

- Tens substrato? Que tipo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Li algures que se colocarmos 2 guppys macho sozinhos um aquario por algum tempo o guppy mais "fraco" começa a sofrer algumas alterações.

 

Com o passar do tempo a cauda começa a ficar mais reduzida e começa a ficar com o aspecto de uma femea.

 

Não me perguntes porque mas é o que acontece.

 

Como te disse o Jorge o ideal seria colocares umas femeas ai e vais ver que tudo volta ao normal.

 

Se fosse eu tentava trocar os Guppys pelas Corydoras que tem um PH mais compativel com os Neons.

 

Assim tens um aquario em que todos são felizes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas

 

Se calhar um dos machos tentou acasalar + à bruta... Porque é que acham que o Beta não seria solução? Não ficava resolvido o problema de ter guppies no aquário? Hm :chair:

Parvoices à parte, uns Ottos também não seria boa opção? São calmos, pequenos e simpáticos, com PH 7.

Se a ideia é ter algo que seja "limpa fundos" também sugiro invertebrados, uns red cherrys ou caracóis (por ex. Planorbis)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas ::D:

 

Também estou curioso por novidades. Um pormenor importante que falta saber é: de que forma passaste os peixes do saco para o aquário quando os compraste?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.