Projecto Amazónico - Rio Negro


Recommended Posts

Bem meus amigos, venho aqui para tentar dar uma nova vida a este aquario.

 

Como alguns devem saber tenho alguns projectos em mão, que podem ver aqui e aqui, sendo que este ultimo vai estar ligado a este que vos vou mostrar agora.

Como sou uma pessoa que tem muitas ideias e gosto de pensar mais a frente, mas principalmente porque estou farto de entrar na sala e ver este aquario com um aspecto lastimoso e de ouvir a minha namorada a dizer que está feio (e tem razão), decidi dar-lhe nova vida.

Claro está que este é um projecto para se ir fazendo com calma, até porque ainda ando a fazer pesquisas e porque quero umas opiniões do pessoal aqui do forum.

 

Falei com alguns colegas, com a namorada e a principio pensei em mudar tudo drasticamente e aventurar-me em Africanos, mais precisamente em salusis ou kribensis, mas depois fiz umas pesquisas e por mais que ache os peixes interessantíssimos, não gosto dos layouts, acho-os pobres, muita pedra e pouca planta. Acho os peixes fantásticos, mas adoro ver plantados o que querem que faça? lol

Por isso lá vou eu continuar com os Amazónicos, mais propriamente com um biotopo, isto porque já arranjei calha que era o que estava mesmo a faltar para o que quero fazer. ahahahah

Sendo assim deixo aqui o setup do aquario para o qual estou agora a trabalhar, uma parte da pesquisa está feita, mas como as pesquisas não são tudo, preciso de opiniões de pessoas que tenham experiencia com estes peixes e com estas plantas para me poderem orientar em mais um projecto.

 

A minha ideia é construir algo baseado nisto:

 

04_03.jpg

 

floatingHeartsHRorion.jpg

 

2005-11-11_mangroves.jpg

 

Cá vai o setup:

 

 

Biotopo: Amazónico - Rio Negro

Aquário: 100x30x40 - 120 L

Iluminação: calha DIY 3 x 30w - 0.9 W/L - 8h/dia

Aquecimento: 200w Tetra

Filtragem: Eheim 2215 - 620 l/h

Substrato:

  • Humos
  • Ada Amazónia*
  • Areia de Rio

Hardscape:

  • Raízes de Videira
  • Basaltos
  • Folhas de Carvalho e Amendoeira da índia

CO2: Pressurizado,botija de 10kg e redutor de pressão + Valvula Solenoide.

 

Parâmetros da água: (Os que pretendo atingir para este Biótopo)

  • PH - 6.2 - 6.5
  • DH - 2 - 5
  • Temp. - 25º

Flora:

  • Echinodorus tenellus
  • Echinodorus amazonicus
  • Echinodorus x. 'Ozelot'
  • Echinodorus cordifolius
  • Nymphaea sp. "rubra"
  • Heteranthera zosterifolia (HZ)
  • Valisnérias
  • Riccia
  • Fontinalis antipyretica

Fauna:

  • Casal de Escalares Zebra
  • Casal Apistogramma Cacatuoide Double ou Triple Red**
  • Casal Apistogramma Agassizi Fire Red**
  • 20 Tetras Fantasma Negros
  • 5 Ancistrus
  • 5 Corydoras Aeneus
  • 5 Ottocinclus

*Este substrato ainda está em duvida, talvez coloque Akadama ou JBL Manado.

**Nunca estarão em conjunto, pois um estará neste aquário a reproduzir e vou trocando para dar descanso ao casal.

 

Agora que venham as vossas opiniões.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Durante a minha pesquisa encontrei uns videos de biotopos amazónicos simplesmente fantásticos, deixo aqui para quem quiser ver.

 

 

E uma pequena imagem do que pretendo construir, apenas com mais algumas plantas.:

 

BW375M_1.jpg

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simões.

 

Esperamos por novidades da montagem. Tens que meter isso em prática :)

 

 

:scpsmile: :scpsmile:

 

António, com esses cachecois acho que vou deixar de te vender Apistogrammas....... eheh :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

as ideias sao muito boas,

agora é andar com isso pra frente!

 

cumps

 

Obrigado Claudio.

Ando neste momento a procura do que me falta para poder andar com isto para a frente. :)

 

:scpsmile: :scpsmile:

 

É mesmo isso, acho que seja a razão para gostar de aquário com plantas. :)

 

Boas Simões.

 

Esperamos por novidades da montagem. Tens que meter isso em prática :)

 

 

 

Boas fabio e obrigado pelo comentario.

 

Neste momento ando a alterar a minha calha, mas não está fácil, pois o espaço dentro dela não é muito e tem que ser tudo ao milimetro.

 

E tambem já tenho andado a procura de alguns troncos para utilizar, mas ainda não encontrei nada de especial, tenho que procurar melhor.

 

António, com esses cachecois acho que vou deixar de te vender Apistogrammas....... eheh :)

 

Não faças isso fábio, senão tambem tenho que procurar noutro sitio. lol

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal em relação ao substrato preciso de opiniões. Qual é que acham que use? O Ada Amazónia, Akadama ou JBL Manado? ou outros que me aconselhem...

Estou a pensar retirar os escalares da fauna e manter os 2 casais a full time e mais outro no outro aquario, acham bem?

 

cumps

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais parabens pela iniciativa e pelo projecto! Ainda são poucas as pessoas a montarem aquário biótopos em grande e rigorosos.

 

Depois, quero discordar contigo... Não concordo com uma coisa e como tal passo em não acreditar noutra. Ora aqui:

aventurar-me em Africanos, mais precisamente em salusis ou kribensis, mas depois fiz umas pesquisas e por mais que ache os peixes interessantíssimos, não gosto dos layouts, acho-os pobres, muita pedra e pouca planta.
e consequentemente aqui:
uma parte da pesquisa está feita, mas como as pesquisas não são tudo

 

Então os habitats Africanos são pobres em plantas? Só podes estar te a referir aos grandes lagos porque os rios Zaire, Bandama, Benue, Bia, Casamance, Cross, Gambia, Niger, Ogun, Senegal, etc. (Podia fiar aqui a noite toda). Desde rápidos a pantanos! Têm todos uma diversidade enorme de plantas! Desde todas as espécies de anubias a bolbitis heudelotii (o meu feto preferido e unica planta que vou usar na minha próxima montagem de um aqua com 120L; para veres o valor que acho que esta planta dá a um aquário, em que não é preciso mais nada), desde Aponogeton madagascariensis (uma planta rara e lindissima!) a todas as espécies de valisnerias (sim as valisnerias nao são Sul-Americanas...), desde um tapete de eleocharis a outro de marsileia e ainda podes colocar cor no aquario com Ammannia senegalensis ou aquilo que pretendes com as imagens que colocaste, com lotus ou nenufares! Agora, como podes dizer que daqui nao consegues fazer mil aquários diferentes, todos eles plantados sem pedras?

 

Depois, aquilo em que nao acredito... Nao foi preciso muito para encontrar informações sobre biotopos africanos. Alias neste forum, tens muita coisa! E a maior parte da que usei está apenas num site, e por acaso tambem esta assinalado neste forum...

 

O tal site; o site com dezenas de rios africanos; vários aquários africanos; mais um aquario africano (ultimo), ...

 

Eu nao te quero desmoralizar a montar um biotopo amazonico, apenas te queria chamar a atenção porque estás/estavas engado, até porque eu prefiro biotopos amazonicos! Agora é uma escolha tua...

 

Se optares pelo Amazonico, ja te disse que as valisnerias nao são sul-americanas e nao acho que devas escolher nenhum desses substratos. Nenhum deles é natural, se os quiseres utilizar apenas para servir de sustento as plantas numa parte mais traseira do aqua força, mas se o colocares como principal ou uma parte à frente, como disse, é pouco real.. O mais proximo penso que seja a Akadama mas não granulada, mais moida. De qualquer maneira, eu optaria por areia e uma amarela e nao muito fina (excluindo já areia de silica), pode ser filtro de piscina (costumo recomendar esta, mais barata, acessivel) ou outra de marca mais cara..

 

Outra coisa, eu nao sei se os basaltos serao a rocha mais correcta a ultizar... Eu acredito que no Rio Amazonas haja com certeza rochas basalticas mas eu penso que o mais vulgar seja algo proximo a isto.

 

Para finalizar, a imagem que colocaste no segundo post é na verdade mais um biotopo africanos que sul-amerciano (lol) podes ver que usaram anubias e alfaces de água ("water lettuce" é tambem africano), embora tenha apistos.

 

Eu espero sinceramente que leves o projecto para a frente! Seja qual for o ambiente recriado. Espero tambem que uses lotus ou nenufares porque dá um efeito unico e eu penso que um dos mais reais. Qualquer coisa diz!

 

Um abraço e boa sorte,

jp

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já obrigado pelo comentário é bom haver alguém a discordar pois é uma óptima forma de aprender e foi mesmo por isso que fiz este topico, para poder recolher opiniões de diversos membros e realizar o melhor projecto possivel.

Agora vou tentar responder por partes, ora vamos lá.

 

 

Boas!

 

Antes de mais parabens pela iniciativa e pelo projecto! Ainda são poucas as pessoas a montarem aquário biótopos em grande e rigorosos.

 

Depois, quero discordar contigo... Não concordo com uma coisa e como tal passo em não acreditar noutra. Ora aqui:

e consequentemente aqui:

 

Mais uma vez obrigado, eu sempre gostei bastante de ver biotopos e sempre quis construir um que ficasse o mais perto possivel da natureza, para isso este teu post ajudou bastante.

Pois eu quando disse que achava os layouts pobres estava mesmo a referir-me aos grandes lagos e a uma grande parte dos aquarios que vi, mas como é obvio não vi tudo e como os que vi não me chamaram a atenção perdi o interesse e voltei-me para o que já me atrai a algum tempo, nada tenho contra quem gosta de aquarios de africanos, bem pelo contrario, como disse acho os peixes interessantíssimos, mas como a minha paixão são os amazónicos não mais pensei nem sequer pesquisei sobre aquarios africanos, passei logo para os amazonicos.

Agora não percebo porque dizes que não concordas quando digo que tenho uma parte da pesquisa feita (referente ao que quero fazer, biotopo amazonico), não disse que estava toda feita, disse que estava uma parte. Corrige-me se tiver errado, ou explica-me o teu ponto de vista neste caso.

 

Então os habitats Africanos são pobres em plantas? Só podes estar te a referir aos grandes lagos porque os rios Zaire, Bandama, Benue, Bia, Casamance, Cross, Gambia, Niger, Ogun, Senegal, etc. (Podia fiar aqui a noite toda). Desde rápidos a pantanos! Têm todos uma diversidade enorme de plantas! Desde todas as espécies de anubias a bolbitis heudelotii (o meu feto preferido e unica planta que vou usar na minha próxima montagem de um aqua com 120L; para veres o valor que acho que esta planta dá a um aquário, em que não é preciso mais nada), desde Aponogeton madagascariensis (uma planta rara e lindissima!) a todas as espécies de valisnerias (sim as valisnerias nao são Sul-Americanas...), desde um tapete de eleocharis a outro de marsileia e ainda podes colocar cor no aquario com Ammannia senegalensis ou aquilo que pretendes com as imagens que colocaste, com lotus ou nenufares! Agora, como podes dizer que daqui nao consegues fazer mil aquários diferentes, todos eles plantados sem pedras?

 

Aqui concordo plenamente contigo e foi um grande erro meu dizer que acho os layouts pobres, umas vez que só vi alguns, não posso generalizar e foi o que fiz, obrigado por me chamares a a tenção para isso, num continente tão grande é impossível os rios serem todos iguais como é obvio.

 

Depois, aquilo em que nao acredito... Nao foi preciso muito para encontrar informações sobre biotopos africanos. Alias neste forum, tens muita coisa! E a maior parte da que usei está apenas num site, e por acaso tambem esta assinalado neste forum...

 

O tal site; o site com dezenas de rios africanos; vários aquários africanos; mais um aquario africano (ultimo), ...

 

Eu nao te quero desmoralizar a montar um biotopo amazonico, apenas te queria chamar a atenção porque estás/estavas engado, até porque eu prefiro biotopos amazonicos! Agora é uma escolha tua...

 

Aqui deste-me uma grande lição que ja tinhas começado lá atrás, o primeiro site já conhecia, foi o que usei para ver sobre o biotopo amazonico, agora os outros estão excelentes, tem ali aquários lindos, mas como já expliquei um pouco atras, foi burrice minha ter generalizado todos os layouts apenas pelo que tinha visto.

 

Se optares pelo Amazonico, ja te disse que as valisnerias nao são sul-americanas

 

Sim vou optar pelo amazónico, agora permite-me discordar numa coisa, não por mim, mas pelo que encontrei nesse mesmo site que colocas-te o link, as valisnérias também existem na América do sul, pelo menos é o que diz aqui, se tiver errado peço desculpa mas tambem fui induzido em erro.

 

e nao acho que devas escolher nenhum desses substratos. Nenhum deles é natural, se os quiseres utilizar apenas para servir de sustento as plantas numa parte mais traseira do aqua força, mas se o colocares como principal ou uma parte à frente, como disse, é pouco real.. O mais proximo penso que seja a Akadama mas não granulada, mais moida. De qualquer maneira, eu optaria por areia e uma amarela e nao muito fina (excluindo já areia de silica), pode ser filtro de piscina (costumo recomendar esta, mais barata, acessivel) ou outra de marca mais cara..

 

Pois o quero utilizar é mesmo numa parte traseira para sustento das plantas tal como dizes, o substrato principal será areia, eu tenho dessa areia, é a que costumo utilizar e era a que estava a pensar utilizar neste tambem.

 

Outra coisa, eu nao sei se os basaltos serao a rocha mais correcta a ultizar... Eu acredito que no Rio Amazonas haja com certeza rochas basalticas mas eu penso que o mais vulgar seja algo proximo a isto.

 

Pois eu optei pelos basaltos pois é uma pedra a qual tenho acesso facilmente, e seria apenas para colocar dos lado para construir algumas tocas para os apistos, mas vou tentar encontrar algo desse genero para colocar.

 

Para finalizar, a imagem que colocaste no segundo post é na verdade mais um biotopo africanos que sul-amerciano (lol) podes ver que usaram anubias e alfaces de água ("water lettuce" é tambem africano), embora tenha apistos.

 

Essa imagem eu não coloquei por ser um biótopo amazónico, mas pela disposição dos troncos que é parecido como que estou a idealizar, foi apenas isso. :)

 

Eu espero sinceramente que leves o projecto para a frente! Seja qual for o ambiente recriado. Espero tambem que uses lotus ou nenufares porque dá um efeito unico e eu penso que um dos mais reais.

 

Podes crer que vou mesmo levar isto em frente, leve o tempo que levar mas vou andar com ele, é mesmo algo que quero construir desde que me iniciei na aquariofilia. Pois a lotus vai ter presença garantida, adora a planta e acho o mesmo que tu, vai dar um ar super natural ao aquario, pelo menos assim o espero.

 

Qualquer coisa diz!

 

Um abraço e boa sorte,

jp

 

Não tenhas duvidas de que se precisar vou mesmo falar contigo, deste-me uma grande lição com o teu post e agradeço por isso, é sempre bom aprender com os mais experientes. :)

 

Obrigado

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez!

 

Ainda bem que um testamento tão grande serviu para alguma coisa e nao tempo perdido lol

 

Sim, eu quando disse que nao tinhas a pesquisa feita a 100%, referia me aos africanos :wink:

 

Quanto à valisneria, o que eu penso e acabei por encontrar na net algo que diz excatamente isso foi isto: "was present along with a grassy Vallisneria-like plant". Ou seja, há uma planta qualquer que se assemelha bastante as valisnerias! Mas não são valisnerias... Até porque se pesquisares apenas pelas valisnerias, vais ver que a maior parte dos site diz que sao africanas ou asiaticas (até mesmo a Vallisneria americana lol): "Apparently, the two species only occur side by side few places in the world in for example the Philippines and New Guinea. Australia, however, where one of the species is from, harbours many different species and worldwide, more than 20 species have been described."; "In its natural habitats, which are muddy creeks in northern Australia, Vallisneria nana's leaves are..."; "There are several Vallisneria plants with twisted and spirally shaped leaves and their precise origin is unknown."; "However, a single individual with spirally formed leaves was recovered in the Torta Lake in Japan many years ago and it is thought that this plant has been the "ancestor" to many of the varieties which are now found on the market."; "The plants originate from SE Asia where it occurs in huge populations in standing as well as running waters." [Vallisneria americana (natans)]; "Tropica has specially selected this plant among many varieties from SE Asia because it is ..." (Vallisneria spiralis "Tiger").

Outras fontes como a Wikipedia dizem: "The genus has 6-10 species that are widely distributed, but do not grow in colder regions". Acho que ninguem vai reclamar por usares valisnerias no teu biotopo ou no de outra pessoa qualquer mas é sempre aquela incerteza...

 

As pedras redondas embora eu pense que sejam mais naturais, tambem sao dificeis de enquadrar no layout... Talvez apenas meter uma maior e umas mais pequenas meio disperçadas no aquário mas com uma certa lógica para nao estragar o aspecto final.

 

Sim a imagem é bastante boa e tirando as plantas, seria um bom exemplo de um biotopo Sul-Americano! Eu apenas chamei a atenção exactamente por parecer mas nao ser lol apenas achei piada porque nao querias africano, querias amazonico e depois quanto ao objectivo, o exemplo que dás era africano. Nao teve mal nenhum! Percebeu se perfeitamente qual era a ideia.

 

Força com isso! Vai metendo fotos e as ideias que tencionas por em prática! Eu nao sou "mais experientes" lol apenas partilho do mesmo interesse que tu e também ja li umas coisas :wink:

 

Nao sei se ja viste este 2 (1 e 2) topicos do fórum, eu acredito que sim.

 

Qualquer coisa, ja sabes!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez!

 

Ainda bem que um testamento tão grande serviu para alguma coisa e nao tempo perdido lol

 

Sim, eu quando disse que nao tinhas a pesquisa feita a 100%, referia me aos africanos :wink:

 

Boas João

 

Comigo podes estar descansado que não é tempo perdido, estou sempre disposto a aprender.

Pois em relação aos africanos realmente não fiz a pesquisa toda, acho que so fiz 10%. :)

 

Quanto à valisneria, o que eu penso e acabei por encontrar na net algo que diz excatamente isso foi isto: "was present along with a grassy Vallisneria-like plant". Ou seja, há uma planta qualquer que se assemelha bastante as valisnerias! Mas não são valisnerias... Até porque se pesquisares apenas pelas valisnerias, vais ver que a maior parte dos site diz que sao africanas ou asiaticas (até mesmo a Vallisneria americana lol): "Apparently, the two species only occur side by side few places in the world in for example the Philippines and New Guinea. Australia, however, where one of the species is from, harbours many different species and worldwide, more than 20 species have been described."; "In its natural habitats, which are muddy creeks in northern Australia, Vallisneria nana's leaves are..."; "There are several Vallisneria plants with twisted and spirally shaped leaves and their precise origin is unknown."; "However, a single individual with spirally formed leaves was recovered in the Torta Lake in Japan many years ago and it is thought that this plant has been the "ancestor" to many of the varieties which are now found on the market."; "The plants originate from SE Asia where it occurs in huge populations in standing as well as running waters." [Vallisneria americana (natans)]; "Tropica has specially selected this plant among many varieties from SE Asia because it is ..." (Vallisneria spiralis "Tiger").

Outras fontes como a Wikipedia dizem: "The genus has 6-10 species that are widely distributed, but do not grow in colder regions". Acho que ninguem vai reclamar por usares valisnerias no teu biotopo ou no de outra pessoa qualquer mas é sempre aquela incerteza...

 

Pois essa questão das valisnérias tambem fui pesquisar melhor e novamente tens razao, apesar do que muitas vezes li foi que existem diversas opiniões diferentes, em relação as valisnérias.

Vou ponderar se as coloco ou não, depende de como fique no layout.

 

As pedras redondas embora eu pense que sejam mais naturais, tambem sao dificeis de enquadrar no layout... Talvez apenas meter uma maior e umas mais pequenas meio disperçadas no aquário mas com uma certa lógica para nao estragar o aspecto final.

 

Pois as pedras redondas realmente não vão ser fáceis de enquadrar e nem de arranjar, caso não consiga fico pelos basaltos.

 

Sim a imagem é bastante boa e tirando as plantas, seria um bom exemplo de um biotopo Sul-Americano! Eu apenas chamei a atenção exactamente por parecer mas nao ser lol apenas achei piada porque nao querias africano, querias amazonico e depois quanto ao objectivo, o exemplo que dás era africano. Nao teve mal nenhum! Percebeu se perfeitamente qual era a ideia.

 

Força com isso! Vai metendo fotos e as ideias que tencionas por em prática! Eu nao sou "mais experientes" lol apenas partilho do mesmo interesse que tu e também ja li umas coisas :wink:

 

Pois foi, eu encontrei a imagem e como era algo parecido com o que quero fazer decidi colocar aqui.

 

 

Nao sei se ja viste este 2 (1 e 2) topicos do fórum, eu acredito que sim.

 

Qualquer coisa, ja sabes!

 

Abraço

 

Esses dois topicos foram como uma bíblia para mim, o segundo então é fantastico, adorei ver aqueles videos e retirei muitas ideias deles.

 

Abraço

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Pessoal

 

Este fim de semana aproveitei para ir as "compras" para este projecto.

Como não sei bem as quantidades que necessito, mas tambem a pensar em futuros projectos, abusei nas quantidades, e bem. icon_smile.gif

 

Fui até a serra do socorro perto de Torres Vedras e apanhei umas pedras para fazer umas tocas para os apistos, apanhei cerca de 50 Kg de Basaltos de todas as formas e tamanhos, mas não foi só, fui ao parque infantil da minha terra e apanhei areão de rio, cerca de 20 kg, agora só falta os troncos, mas isso vai ser no proximo fim de semana, quero tentar montar tudo no inicio de Março, para em Âbril colocar a fauna.

 

Para já é crivar a areia toda, partir umas pedras e apanhar os troncos, assim que tiver os troncos coloco umas fotos para pedir umas opiniões.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Tive a pensar e se calhar não vou colocar escalares, em vez disso coloco 2 casais de apistos e vou trocando um casal com o outro que está no meu outro aquario, o que acham?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste aquario escalares e 1 casal de apistos F1 ;)

 

Essa era a minha ideia inicial, mas não sei. vai depender de como ficar o layout, porque tenho medo que com os troncos e as pedras se torne pequeno para eles.

 

Logo se vê como fica.

 

Os apistos F1 são decerteza os principais candidatos, vai depender do amigo fábio. :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já há fotoS?

 

Não dimota ainda não, estou ainda a arranjar os materiais, a não ser que queiras fotos das pedras e da areia que apanhei. :)

 

Amanha depois de apanhar os troncos meto umas fotos.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ler o teu tópico e começar a participar, parece ser um topico com pernas ;)

Se quiseres escalares podes falar comigo, daqui a umas semana vou começar a vender :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá espero mesmo que tenhas pernas, braços e o resto, vou por muito tempo e dedicação neste projecto. :)

 

Tenho que primeiro montar o layout para ver se fico com espaço para eles.

 

que escalares tens para vender?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Pessoal

 

Venho aqui com mais uma duvida, desta vez em relação a iluminação.

 

Eu tive a ver umas coisas em relação a flora que pretendo e como pretendo colocar e cheguei a conclusão que se calhar tenho luz a mais, mas preciso de opiniões.

 

A calha é de 3 x 36 w e não 3 x 30w como está no post inicial, ou seja vou fica com cerca de 108w para cerca de 100L de agua, se não for menos, isto secalhar é excessivo não acham?

 

Devo ficar com apenas 2 x 36w? deve chegar certo?

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais