Areia de silica?


r.teixeira

Recommended Posts

Olá, chamo-me ruben sou de massamá e gostaria que me podessem ajudar numa questao, visto que já li tanta coisa na internet e nao encontrei aqui muita informação no forum sobre este assunto por isso resolvi criar um topico, espero que nao haja problema.

Tenho um aquario de 90 lts que está um bocado desleixado portanto queria remontar o mesmo mas desta vez com areia de silica, aquela que se venda no aki, leroy etc.

O aquario vai ser plantado(s/substrato fertil) mas queria saber quais os pros e contras da utilizaçao desta areia e como e obvio decidir de compro ou nao. Acho que em termos esteticos fica espetacular mas nos aquas nao nos podemos só focar nos termos esteticos nao é, obrigado e aguardo ajuda.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que qualquer detrito vai ser visto, o areão tende a ficar amarelado em algumas zonas e se colocares substrato fertil por baixo, mesmo que tenhas cuidado pode haver mistura

 

De resto visualmente tem muito bom aspecto

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muiota areia mesmo na casa das piscinas que não é areia de piscina, que como tal não é silica, apesar de servir para filtar. Por isso estou a informar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos por me terem respondido mas vi as respostas tarde demais e espero nao ter cometido um erro pois ia a outro sitio o o leroy ficava a caminha e acabei por comprar a areia de filtro, pensava que a areia de silica e filtro de piscina era a mesma coisa.

O que posso agora fazer é postar as fotos do resultado e dizer com toda a certeza que a areia altera o ph da agua(aumenta), comprei 25 quilos e sobrou uns 12, custou 16 euros e pouco. Em relaçao ao areao penso que compensa mais mas depende de cada um, acho que fica espetacular mas veremos os resultados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai o resultado que espero correr bem

1002314h.jpg

 

 

1002301g.jpg

 

1002310t.jpg

 

 

1002289w.jpg

 

Nao estranhem a falta de luz, ainda faltam duas lampadas :s

Gostava que criticassem de maneira construtiva visto que estamos sempre a aprender uns com os outros e mais uma vez muito obrigado pela ajuda e espero que gostem do post.

CUMPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi para 8 mais ou menos,o ph nao está baixo..eu esperei dois dois após a montagem porque ja tinha a agua, foi só uma remontagem. Tenho la os peixes pq nao tenho onde os por e verifico e acerto o ph todos os dias para nao matar nem peixes nem plantas amigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor que tens a fazer e já é retirar o areão. Ter o pH nesses valores por si só já é muito mau, andar a alterar o pH e fazê-lo oscilar todos os dias ainda é pior, vais acabar por matar os teus habitantes.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muiota areia mesmo na casa das piscinas que não é areia de piscina, que como tal não é silica, apesar de servir para filtar. Por isso estou a informar.

 

Espero que me tenha enganado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu lavei a areia muito bem antes de a por no aquario, segundo o que fui pesquisando antes de a comprar e que desiquilibra o aquario em relaçao ao ph como ja tinha dito e o que estou a confirmar com a experiencia e que a diferença do ph e cada vez menor, ficando cada vez mais equilibrado mas de qualquer maneira vou postanto os resultados para puder esclarecer este assunto.

em relaçao aos peixes por enquanto parecem me muito saudaveis, penso que se houvesse algo que prejudica-se a sua saude dariam sinais disso e até agora nada mas atenção isto nao quer dizer que nao possam vir a morrer, estou meramente a especular. Veremos o que se passa e mais uma vez agradeço a vossa colaboração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao estava a questionar em relaçao a areia sr.jorge, afirmei que pensava que era a mesma coisa silica ou areia de filtro de piscina.

Julguei que se tivesse mais impurezas havia mais possibilidades de o alterar para mais elevado ainda. A ultima medicao foi hoje e estava a 7.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que me tenha enganado....

 

 

Como já disse noutro tópico: Tu sabes muito (ou tu és grande, já não sei bem ::D: )

 

On topic: como vai esse pH

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai mal, vai a 7.5 e a preocupação são os níveis estéticos

 

Tu és mau :naughty:

 

 

 

Por acaso não terás aí umas pedras a fazer subir o ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi uma pergunta de momento, estou mais preocupado com a saude dos peixes claro. Todos os troncos e pedras ja tinhas sido utilizadas quando tinha cascalho e nunca me subiram o ph.

Medi agora mesmo o ph e está mesmo mesmo quase a 7, acho que está a correr bem. Tinha medo que nao dessa resultado :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi uma pergunta de momento, estou mais preocupado com a saude dos peixes claro. Todos os troncos e pedras ja tinhas sido utilizadas quando tinha cascalho e nunca me subiram o ph.

 

O que trocaste? O cascalho? O que colocaste? Pode ser isso ;) É a única variante (acho eu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Caro colega, estas aqui para aprender e para meter isso correctamente ou estas aqui para meter conversa apenas?

 

 

Foi para 8 mais ou menos,o ph nao está baixo..eu esperei dois dois após a montagem porque ja tinha a agua, foi só uma remontagem. Tenho la os peixes pq nao tenho onde os por e verifico e acerto o ph todos os dias para nao matar nem peixes nem plantas amigo

 

 

Foi para 8? Hum...acho que te deves ter engando amigo, não quererias tu fazer um aquário de água salgada? Se assim foi então só tens que subir mais 0,4 valores e fica perfeito;)

A nivel de salanidade é que provavelmente teras de facto isso bastante abaixo dos 1024 recomendáveis, um conselho, não metas sal grosso de cozinha como eu conheço quem já tenha feito, ou usas água do mar directamente, ou então preparas em casa com sal próprio.

Vais meter corais moles ou corais duros já agora?

 

Pronto ok, agora a sério...

 

Se querias fazer um aquário de água doce, então de facto não esta baixo, está estrondosamente alto ainda por cima para peixes de águas ácidas.

Se não tinhas onde meter os peixes, onde é que eles estavam antes de meteres esse areão? Esse aquário com essa água esta montado a quanto tempo R.Teixeira?

O que o João Pedro te esta a dizer é correcto, se andas a oscilar o Ph, diariamente (com quimicos ainda por cima) isso é terrivel para os animais.

 

 

Vai mal, vai a 7.5 e a preocupação são os níveis estéticos

 

 

Mesmo...até soltei um palavrão alto e meti a colega a olhar para mim...e não, ela não é nada que interesse, por isso a malta do costume que não comece com as conversas do costume sff :character0050:

 

Eu lavei a areia muito bem antes de a por no aquario, segundo o que fui pesquisando antes de a comprar e que desiquilibra o aquario em relaçao ao ph como ja tinha dito e o que estou a confirmar com a experiencia e que a diferença do ph e cada vez menor, ficando cada vez mais equilibrado mas de qualquer maneira vou postanto os resultados para puder esclarecer este assunto.

em relaçao aos peixes por enquanto parecem me muito saudaveis, penso que se houvesse algo que prejudica-se a sua saude dariam sinais disso e até agora nada mas atenção isto nao quer dizer que nao possam vir a morrer, estou meramente a especular. Veremos o que se passa e mais uma vez agradeço a vossa colaboração

 

 

Ora bem, espero que não leves a mal, mas tu pareces me ser mais um daqueles (costumam aparecer aqui volta e meia), a quem eu costumo perguntar isto:

Se achas que sabes e escreves de forma tão convicta porque raio nos vieste pedir ajuda?

Acredita que te quero entender e ajudar, mas para te ajudar preciso mesmo de entender a tua ideia.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica coisa que fiz foi substituir o cascalho pela areia e tirei umas pedras apenas...

Julius eu nao acho que sei nada e o que faço nao escrever de maneira tao convicta, é ser educado e respeitar os outros, visto que so tenho 16 anos a pessoas que aqui se encontram tem idade para ser meus pais e estou a tentar pedir ajuda e que este topico sirva de esclarecimento para alguem, acho que a sua abordagem ao assunto nao foi a mais correta, so utilizo a conta à uma semana e qualquer coisa e ja diz que sou daqueles que volta e meia aparecem cá mas nao levo a mal,é uma opiniao respeito mas pronto nao estamos aqui para discutir isso

Tinha os peixes numa caixa daquela de plastico quase opacas, o aquario está montado à quase duas semanas, cerca de 60 % da agua é utilizada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais