Aquário 240L. Ajudas e sugestões


nunofalcão

Recommended Posts

beeeemm. fui a correr comprar teste de fosfatos e um mini fertilizante de macros. com ferro potássio nitrito e fosfato.

 

errata: nitritos deverão ser nitratos

cá está. as algas aparecem por falta de fosfatos. como faltam fosfatos, as plantas não consomem qualquer outro nutriente por carência dos outros macros, o que levou ao aparecimento de algas (que consomem apenas os nitratos por não precisarem de mais nada para proliferar).. certo?

 

Certo!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

já reli os parâmetros hoje de manhã..

 

pH: 6,7

nitritos: 7 mg/L

fosfatos: 1,3 mg/L

amónia: 0mg/L

 

penso que agora as plantas vão começar a dar vazão a estes fosfatos. assim que se encontrarem abaixo de 1 mg/L volto a fertilizar?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

nitritos: 7 mg/L

 

 

errata: Nitritos passa a NITRATOS

 

penso que agora as plantas vão começar a dar vazão a estes fosfatos. assim que se encontrarem abaixo de 1 mg/L volto a fertilizar?

 

certo, fertiliza com Fosfatos, e Potássio

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Nuno, como se está a dar o L200? Tens fotos do rapaz?

 

olá! fotografias n tenho, mas este fim de semana estou a pensar por aqui fotografias do aquário, que já está super diferente do original. tiro uma ao L200 para mostrar. já recebi os ferts e até agora, para além dum pequeno percalço com umas algas quaisquer (falta de fosforo), nada se tem passado!

entretanto dei os escalares à loja onde os comprei, para não haverem cá confusões. meti 3 corys e vou meter também uns devoradores de algas que um amigo meu me aconselhou, n me lembro do nome mas é qlq coisa como "blabla siamesis" acho eu. de qq forma passa aqui no post no sábado que eu ponho aí as fotografias. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crosscheillus Siamensis - é isto

 

Também conhecido por comedor de algas siamês (SAE).

Atenção que existe o verdadeiro e o falso e há lojas em que os funcionários não sabem disso (nem distinguir).

Este peixe devora vários tipos de algas mas prefere as filamentosas.

Se habituar-se a comer outra coisa, vai deixar de comer algas.

Se não tiverem este peixe e te quiserem vender um comedor de algas chinês (CAE) pondera bem pois chegam a crescer até tamanhos bem grandes e são agressivos.

 

Há quem diga que até os SAE são territoriais e agressivos com a mesma espécie, mas eu tenho dois e nunca se zangaram.

 

Espreita aqui para não seres "comido": http://aquabr.com.br/artigos/peixes/falso-comedor-de-algas-siames_21

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também conhecido por comedor de algas siamês (SAE).

Atenção que existe o verdadeiro e o falso e há lojas em que os funcionários não sabem disso (nem distinguir).

Este peixe devora vários tipos de algas mas prefere as filamentosas.

Se habituar-se a comer outra coisa, vai deixar de comer algas.

Se não tiverem este peixe e te quiserem vender um comedor de algas chinês (CAE) pondera bem pois chegam a crescer até tamanhos bem grandes e são agressivos.

 

Há quem diga que até os SAE são territoriais e agressivos com a mesma espécie, mas eu tenho dois e nunca se zangaram.

 

Espreita aqui para não seres "comido": http://aquabr.com.br...algas-siames_21

 

Cumps

 

sim. na loja onde fui eles costumam ter estes peixes.. e por acaso, da ultima vez que la fui, só tinham o outro que cresce bué (já tinha um tamanho considerável). o próprio dono disse que era outra vertente da espécie e que era muito agressivo. o pobre peixe até estava no tanque dos monster fish da loja LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yoooo!

finalmente as algas estão a desaparecer, os espadas e os siameses tão a devora-las 24/7 p semana.

quanto aos parâmetros da água:

NO2: 0

NH3;NH4 : 0

CO2 : 23 PPM (devo baixar para 20ppm pq já encomendei camarões red cherry)

Fosfatos (POH): 1,8 mg/L

 

tenho estado a fertilizar como diz nas embalagens que adquiri (trace 3 vzs semana; potássio 2x), excepto para os fosfatos (meço antes e ponho o suficiente para chegar aos 2 mg/L). preciso de ajuda com a adição de ferro - na embalagem não diz quantas vezes têm que ser colocado por semana (se é que é por semana). não vale a preocupar-me com o ferro? as plantas não apresentam qualquer tipo de carência..

 

fauna do aquário:

5 Espadas (3F 2M)

4 corydoras (não faço a menor ideia do sexo)

3 SAE

1 L200

4 os quais não sei a espécie, são pequenos e vivem tranquilões. as fêmeas têm uma espécie de vela laranja no dorso e os machos um pauzinho espetado amarelo (2F 2M)

 

os gupys estão noutro aquário pq estavam sempre à porrada com os escalares, mas agora já não sei se os quero colocar de novo no aquário (os escalares já foram para a loja a troco de 15 euros =_= até fiquei parvo com o preço)

 

vou postar aí umas novas fotografias do aquário e das minhas "recentes" aquisições desde o ultimo post que fiz

 

p3021172.th.jpg

 

p3021179.th.jpg

 

p3021178.th.jpg

 

p3021174.th.jpg

 

o L200

p3021183.th.jpg

os siameses

p3021173.th.jpg

 

p3021175.th.jpg

 

p3021180.th.jpg

 

p3021181.th.jpg

 

Agora, preciso de ajuda.

 

na altura, aquando da montagem, não me apercebi que as echinodorus bartii ficavam tão grandes.. e agora acho que o efeito fica msm feio à frente do tronco... acham que posso muda-las mais para a direita? ou é melhor não mexer no substrato?

 

preciso de uma planta de grande porte, alta, para colocar do lado direito (para ter mais sombra daquele lado). que me aconselham?

ando à procura de parvula mas ainda n encontrei nenhuma loja que a tivesse. há alguma em Lisboa que tenha de certeza?

 

a lotação do aquário... posso adquiri mais algum cardume? ou já chega de peixaria?

 

abraços, nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia que não tinhas um L200 :)

 

O aquario tá nice, a raíz é espetacular. Mas há 3 coisas que não gosto muito.

A falta de um fundo preto, o areão e o termostato ali.

O fundo preto, podes simplesmente comprar vinil preto e colar, fica fixe.

O termostato dificilmente poderia estar mais inestético. O ideal é um daqueles termostados externos, fica escondido. Mas há falta disso, tenta ao menos disfarça-lo.

 

Tens boa litragem para colocar aí peixes mais interessantes.

Atenção que esses SAE, são uns glutões, e fartam-se de crescer. O meu é um monstro comilão, que cresce diariamente. Ás vezes até parece que vai rebentar de gordo que está.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia que não tinhas um L200 :) O aquario tá nice, a raíz é espetacular. Mas há 3 coisas que não gosto muito. A falta de um fundo preto, o areão e o termostato ali. O fundo preto, podes simplesmente comprar vinil preto e colar, fica fixe. O termostato dificilmente poderia estar mais inestético. O ideal é um daqueles termostados externos, fica escondido. Mas há falta disso, tenta ao menos disfarça-lo. Tens boa litragem para colocar aí peixes mais interessantes. Atenção que esses SAE, são uns glutões, e fartam-se de crescer. O meu é um monstro comilão, que cresce diariamente. ás vezes até parece que vai rebentar de gordo que está.

 

pois.. também achava que não era.. mas é muito parecido. sabes que espécime é?

sim.. tenho que arranjar um fundo.. mas ainda n consegui encontrar nada de jeito. se calhar tens razão e o preto fica bem ali. onde é que posso arranjar o tal vinil?

o termostato ta mesmo feio tens razão (já tinha pensado em mudar mas tenho preguiça).. vou coloca-lo atrás da raiz na próxima TPA

achas que comprei demasiados SAE? agora que me tas a dizer isso.. ainda por cima o aquário não é tapado, ou seja, se não houver comida suficiente para os três, lá vão eles saltar aquário fora.. já tinha tido dois no meu de 60L e um deles saltou! comprei 3 porque um amigo meu me aconselhou esse número

 

quanto a fauna, como ainda não sou pro do hobbie, decidi por peixes mais "fáceis" de manter. talvez no futuro tente qualquer coisa mais complicada!

 

obrigado pelas dicas. abraço

Editado por nunofalcão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo que pleco é esse, mas L200 não é de certeza, que eu tenho um.

 

O vinil preto, costuma-se vender nas lojas de aquario. É barato.

 

3 SAE não está mal, mas como te disse vão ficar grandes. É um peixe que o pessoal normalmente introduz para controlar as algas, neste momento talvez ainda não precisasses.

 

Força aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim.. tenho que arranjar um fundo.. mas ainda n consegui encontrar nada de jeito. se calhar tens razão e o preto fica bem ali. onde é que posso arranjar o tal vinil?

 

Eu normalmente colo uma cartolina preta. É mais fácil de arranjar e muito mais barata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo que pleco é esse, mas L200 não é de certeza, que eu tenho um. O vinil preto, costuma-se vender nas lojas de aquario. é barato. 3 SAE não está mal, mas como te disse vão ficar grandes. é um peixe que o pessoal normalmente introduz para controlar as algas, neste momento talvez ainda não precisasses. Força aí.

 

foi para isso que os introduzi, tenho algumas algas filamentosas coladas à saída/entrada do filtro e em algumas folhas das echinodorus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

já não colocava imagens há algum tempo

 

só para vos mostrar como evoluiu o meu aquário, que neste momento têm cerca de 4 meses de vida.

 

não podei absolutamente nada porque gosto dele assim "ao natural"

 

mesmo assim penso que brevemente irei podar a valisneria. começa a tapar a luz das outras plantas

 

nunca mais tive problemas com algas e os parâmetros mantiveram-se constantes ao longo dos meses. faço troca de águas semanais de 30L

 

p4241196.th.jpg

 

um abraço e obrigado pelas vossas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.