Comportamento esquisito


Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho num aquário com alguns red-cherrys. Ultimamente tenho-me apercebido de um comportamento diferente. O camarão adulto parece que está morto. Vou retirá-lo e de repente ele manda um "pulo" e vai cair noutro sítio do aquário com a mesma postura (de lado,parecendo que está morto). Isto não acontece só a um camarão. Tenho uns 20neste aquário e este fenómeno ocorre +ou- em 2camarões por dia.

Mais tarde, vim-me a aperceber que tinha 1morto no aquário e um exoesqueleto ("carapaça"). No dia seguinte apercebi-me do mesmo comportamento (parecia que estavam a morrer) e duas horas depois vejo exoesqueletos e um outro morto.

 

As minhas dúvidas:

-Alguém já assistiu a um comportamento semelhante?

-conheçem alguma doença com estes sintomas?

-Será que eles estão a tentar realizar a ecdise (muda) e enquanto um consegue o outro não acabando por morrer sufocado (por ficar preso no exoesqueleto)?

 

-Opiniões, experiências semelhantes são bem-vindas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Isso são problemas com a mudança de casca.

 

Qual é o pH, kH e gH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa invadir, mas isso tambem ja me aconteceu e não sei o que era.

 

Ainda aconteceu-me outra coisa, alguns camaroes começam a perder o vermelho e a ficar com cores estranhas. Eu eutanasio logo , pois ja aconteceu morrer um ou outro assim. Penso que é doença.

 

Alguem me confirme e me ajuda a perceber o meu e o problema deste rapaz?

 

Tenho ph alto e agua dura. 7.6 , e durezas de mais de 10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do Jatirbac não acredito que seja doença, devem ser sim problemas com os parâmetros da água, para morrerem red cherries (o camarão mais fácil de todos) algo está bastante mal.

 

Ricardo pela pequena descrição que fazes dos teus não dá para perceber o que têm, mas perderem cor é um sinal de stress, coloquem fotos e parâmetros para que o pessoal possa ajudar, senão não é fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não medi a dureza da água (porque não tinha esse teste na altura) mas todos os outros parâmetros estavam em condições (só os nitratos estavam ligeiramente aumentados mas nada de preocupante). Tirei-os de lá, coloquei uma nova colónia e a situação não se voltou a repetir. Alguns destes camarões que saíram acabaram por morrer noutro aquário (para o qual os transferi)...estranho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais