Que Fertilizantes Comprar


opoeta

Recommended Posts

Boa Tarde Pessoal.

 

Bem tenho um "Oceano de Sala" de 130 L, e tenho como 'flora': Anubia Nana, Cabomba Aquática, Cabomba Caroliniana, Egeria Densa, Limnophila aquatica e Vaslinerias.

 

O meu aquário é composto por 2 Lâmpadas de 30w, o que prefaz um total de ( 0,46W/L ), estando estas ligadas 10h por dia, tendo incorporado um difusor de CO2, através da receita caseira.

 

Relativamente ao Solo, é composto por areia de sílica.

 

Quanto à minha questão prende-se com a manutenção das plantas em questão, e quais os fertilizantes que devia adquirir, e usar na manutenção das mesmas.

 

Quais são as vossas opiniões?

 

Cumprimentos,

João Lima

Editado por opoeta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha tens aí plantas de facil e de dificil manutenção, na minha opinião com a luz que tens elas safam-se, mas não tenho experiencia com as cabombas por isso não te posso dar certezas.

Tens substrato fértil por baixo da silica?

 

Respondendo a tua pergunta sobre os fertilizantes, tive a mesma duvida e as respostas que me deram foram bastantes esclarecedoras, a tua duvida é só mesmo quais comprar certo?

Então na minha opinião e do que me têm dito, fertilizantes macro, ou seja, (NPK) Nitratos, Fosfatos e Potassio, acho que deves adquirir em pó e fazeres em casa, deves comprar, Fosfato Monopotassico, para o fosfato, Nitrato de Potássio, para o nitrato e Cloreto de Potassio, para o Potassio.

Depois podes comprar fertilizantes micro, nomeadamente o ferro e esse aconselho o Seachem Iron e para as algas caso apareçam, podes usar o Seachem Flourish Excel.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Simoes, desde já obrigado pela tua opinião.

 

Relativamente á questão do substracto é isso o que mais me intriga, derivado ao facto de nao ter qualquer substracto. O que nao ajuda em nada, ao desenvolvimento e manutençao da flora.

 

Como tal, nao poderei esperar a vivacidade destas durante muito tempo? E seria melhor, esvaziar o aqua, tirar tudo e colocar uma camada de substracto por baixo da silica?

 

 

Esta é uma das questões que me intriga.

 

Desde já obrigado pela opinião quanto aos fertilizantes a adquirir ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando precisei tambem me ajudaram, apenas fiz por ti o que já fizeram por mim. :)

 

é assim não precisas de desmontar tudo, podes tentar compensar a falta de substrato com pastilhas de fertilizante que colocas perto das raizes das plantas e com os fertilizantes na coluna de agua, numa proxima montagem colocas o substrato fertil.

 

Em relação aos fertilizantes macro, podes adquirir em farmacias, mas fica um pouco caro, em lojas online, por exemplo a Horizonte Aquatico e a Wate-r-Evolucion tinham, não sei se ainda têm ou então nos classificados do forum, alguns membros vendem esses fertilizantes.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora também coloco as minhas duvidas

 

Quando precisei tambem me ajudaram, apenas fiz por ti o que já fizeram por mim. :)

 

é assim não precisas de desmontar tudo, podes tentar compensar a falta de substrato com pastilhas de fertilizante que colocas perto das raizes das plantas e com os fertilizantes na coluna de agua, numa proxima montagem colocas o substrato fertil.

 

Em relação aos fertilizantes macro, podes adquirir em farmacias, mas fica um pouco caro, em lojas online, por exemplo a Horizonte Aquatico e a Wate-r-Evolucion tinham, não sei se ainda têm ou então nos classificados do forum, alguns membros vendem esses fertilizantes.

Quando precisei tambem me ajudaram, apenas fiz por ti o que já fizeram por mim. :)

 

é assim não precisas de desmontar tudo, podes tentar compensar a falta de substrato com pastilhas de fertilizante que colocas perto das raizes das plantas e com os fertilizantes na coluna de agua, numa proxima montagem colocas o substrato fertil.

 

Em relação aos fertilizantes macro, podes adquirir em farmacias, mas fica um pouco caro, em lojas online, por exemplo a Horizonte Aquatico e a Wate-r-Evolucion tinham, não sei se ainda têm ou então nos classificados do forum, alguns membros vendem esses fertilizantes.

 

E a nivel comercial há algum fertelizante de macros? sem ser diy para mim se calhar era o ideal.

 

Sei que há uns pó branco a venda que diz apenas NPK é disso que falas a nivel de DIY?

 

Estou a usar Seachem Flourish Excel e o Seachem Flourish, mas penso que me falta macros correcto?

Editado por nelson graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora também coloco as minhas duvidas

 

E a nivel comercial há algum fertelizante de macros? sem ser diy para mim se calhar era o ideal.

 

Sei que há uns pó branco a venda que diz apenas NPK é disso que falas a nivel de DIY?

 

Estou a usar Seachem Flourish Excel e o Seachem Flourish, mas penso que me falta macros correcto?

 

Sim há fertilizantes de macros sem ser dyn, eu aconselhei estes pois a nivel de preço saí muito mais em conta, consegues arranjar um kg deste fertilizantes por menos de 10€ e dá para meses se não for anos.

Eu compro em pó os quimicos que falei no post anterior, fosfato monopotassico, cloreto de potassio e nitrato de potassio, tudo em separado e depois faço eu o proprio fertilizante.

Podes seguir a opinião do gmmartins, ele falou em alguns fertilizantes muito bons.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas,

 

Amigo Simões7 no seu ultimo post diz fazer o fertilizante, mas mistura com agua depois põe dentro do aquário ou mete em pó conforme vai fazendo falta?

 

Boas

 

Dá para fazer das duas maneiras, eu diluo em agua e adiciono ao aquario, mas tambem a quem coloque directamente na agua do aquario os pós, vai depender de como preferir.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Cuidado com as dosagens, concentrações e diluições...

 

Aconselho a leitura deste site caso queiram fazer os fertilizantes "caseiros".

 

http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais