Vantagens em se ter dois filtros num aquário


Paul

Recommended Posts

Olá,

 

Vou montar dentro de alguns meses um aquário de 120 cm (240 L). Neste momento ando em "pesquisas de mercado".

 

Relativamente à filtragem, surgiu-me a seguinte questão? Existe alguma vantagem em possuir dois filtros externos em vez de um só a trabalhar?

 

Passo a explicar:

 

Neste momento tenho um Eheim 2213 a funcionar num aquário de 70 L que vou desmontar e passar o seu conteudo para o outro. Agora as perguntas:

 

Sendo um excelente filtro, fará algum sentido adquirir outro igual e po-los os dois a trabalhar no mesmo aquário?

 

Pondo a hipótese de ter os dois Eheim (filtragem de 440 + 440 L/H, volume conjunto de 6L), é possível pô-los a "partilhar" as mangueiras, de maneira a que só aja uma entrada e uma saída do aquário, com uma bifurcação a meio para cada filtro?

 

Ou então deixo-me de mariquices e compro mas é um Jbl 901 greenline e amortizo a compra quando vender o meu filtro actual?

 

Obrigado

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tanto pela capacidade de filtragem (que também é uma vantagem) mas pelo o aumento do caudal como disse o Jorge, que melhora a distribuição de gases, nutrientes, etc. dentro do aqua.

 

Para além disso, os filtros, depois de cheiros com matérias filtrantes, têm um caudal substancialmente inferior ao anunciado pelos fabricantes. Faz um teste, mete o filtro a despejar para um jarro com capacidade de 1l e conta o tempo que demora a encher. Depois é só converter para litros por hora e comparar com o anunciado.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vantagem tbm se prendem com a possibilidade de lavares os filtros alternadamente.

 

Contudo fltros não devem ser usados a partilhar as mangueiras. As mangueiras são calculadas para determinado caudal e podes estar a forçar os filtros ao usar a mesma mangueira para o dobro do caudal.

 

O que tenho e recomendo é dois filtros, se possivel em lados opostos do aqua, para criarem corrente.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vantagem tbm se prendem com a possibilidade de lavares os filtros alternadamente.

 

Contudo fltros não devem ser usados a partilhar as mangueiras. As mangueiras são calculadas para determinado caudal e podes estar a forçar os filtros ao usar a mesma mangueira para o dobro do caudal.

 

O que tenho e recomendo é dois filtros, se possivel em lados opostos do aqua, para criarem corrente.

 

PauloA :character0050:

 

Nem mais, tiraste as palavras da minha boca, ainda vou falar com o meu advogado a ver se existe matéria para te processar :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ainda bem que falam nessa questão. espreitem estes esquemas da eheim japonesa

http://www.eheim.jp/pdf/subfilter_set_2213,2215.pdf

http://www.eheim.jp/subfilter_feature.html

 

eles ligam filtros em serie, mantendo assim apenas uma entrada e saída de água no aquário, com o volume de filtração de dois filtros.

 

abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esses esquemas são interessantes. Pergunto-me qual seria o resultado de ligar dessa maneira, dois filtros com potências diferentes. O esquema que tinha pensado inicialmente não tem fluxo suficiente para o aquário. O que funcionaria melhor seria talvez o 2213 com um Jbl E701.

 

Ligando assim dois filtros com potências diferentes, acarretaria algum problema? Mas realmente assim, de nada serve a potência combinada dos dois, o caudal seria sempre o do filtro mais potência. Estou a pensar bem?

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iam-se atrapalhar aos 2, não nos podemos esquecer que os filtros têm uma turbina por onde toda a água do filtro passa dimensionada para rodar a "x" velocidade.

 

Com filtros de deferente potencia o filtro mais potente iria estar sempre em esforço, acho que acabaria por avariar, eu até acho o esquema de Filtro + bomba um pouco difícil de fazer

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se lerem bem o Japonês podem ver que o primeiro filtro (サブフィルター2213) é um subfiltro, podendo por isso nem sequer estar ligado e pode perfeitamente estar sem rotor. Tal como diz no topo direito da página EHEIM SUB-filter.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, eu ainda não entendo Japonês..ehehe, contudo continuo a dizer que uma turbina está dimensionada para ter "x" matérias filtrantes atrás a impedirem a passagem de água, se lhes colocas o dobro o caudal vai ser muito inferior.

 

Nesse caso aposto mais em Filtro (sem rotor)+ bomba , pq as bombas têm mais potencia que as cabeças dos filtros

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que compensa ter dois filtros a bombar em vez de apenas um filtro que faça a mesma capacidade que os dois?

A nível de electricidade será vantajoso?

 

Relativamente a ter dois filtros, creio que mais vale ter dois com a mesma capacidade do que dois com diferentes capacidades, isto em relaçação a estarem interligados, visto que o mais forte vai sobrecarregar o mais fraco.

Digo eu...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...