Fertilização - Plantado 120 L


JANF

Recommended Posts

Boas.

Para quem não conhece tenho um projeto, "The Rising Dream", em curso e como é óbvio quero obter os melhores resultados possíveis. No entanto, sinto que algo está a falhar e queria me ajudassem a perceber o porquê de algumas situações e como preveni-las. O aquário faz precisamente hoje 1 mês e 1 dia e noto que existem plantas que se desenvolvem pouco tendo em conta as condições que têm, como a Eleocharis parvula, Vesicularia dubyana, Rotala rotundifolia, esssencialmente. Surge também o problema de algumas algas que penso que sejam normais em montagens recentes no entanto queria já começar a controlá-las para não correr risco de vê-las levar a melhor sobre as plantas.

Tenho os vidros verdes ao final da semana e ainda por cima com uma espécie de "cabelo" às vezes enorme. Como é óbvio isto deixa o aquário com um aspecto algo descuidado :(

Bem mas vou-vos mostrar o meu esquema de fertilização semanal bem como tudo o que possa dar jeito para perceberem melhor o que se passa :P

 

Iluminação: 8:30 Horas (2x30Watts de 6 500K e 10 000K)

 

CO2: Liga e desliga 1 hora antes das luzes, com 2 bps

 

TPA: 50% - Sexta, final do dia

 

Fertilização:

ferts.jpg

 

Agradecia muito a vossa ajuda

:)

 

Abraço

André

Editado por Janf

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho acompanhado o teu tópico, acho o áqua muito bonito e com um excelente layout.

 

Eu não tenho muita experiência, mas diria que estás a dosear os micros muito por baixo, eu tenho 1 de 80 litros e doseio 2 ml/dia, 12 por semana. Também o P, acho "curto", eu duplicava a dose ou mesmo triplicava-a.

 

O teu substrato "fértil" é apenas turfa e terra de bonsai por isso não podes contar muito com ele no "arranque", mas espera por outras opiniões, que eu ainda sou "verdinho" nestas andanças.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho acompanhado o teu tópico, acho o áqua muito bonito e com um excelente layout.

 

Eu não tenho muita experiência, mas diria que estás a dosear os micros muito por baixo, eu tenho 1 de 80 litros e doseio 2 ml/dia, 12 por semana. Também o P, acho "curto", eu duplicava a dose ou mesmo triplicava-a.

 

O teu substrato "fértil" é apenas turfa e terra de bonsai por isso não podes contar muito com ele no "arranque", mas espera por outras opiniões, que eu ainda sou "verdinho" nestas andanças.

 

Abraço,

Muito obrigado pelos elogios antes de mais :P

Eu micros acabo por perder um bocado a noção quanto devo dosear por isso acabo por seguir um bocado as instruções da seachem. Se calhar está-me a fazer falta é o flourish trace para completar será? Achas que o potássio está muito baixo? Eu até pensava que era o que tinha mais alto xDDD Por semana estou a fornecer 30 ppm, só com o cloreto de potássio, fora os nitratos e fosfatos de potássio. E que pelo que sei é o recomendado ou estou errado? :x

Sim quanto ao substrato no início não é tão rápido, já da outra vez notei isso quando usei humus, mas depois quando pegar pega a sério xD

 

Obrigado pela ajuda amigo :)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pensava que esse flourish fosse o "trace"..., estou a ver que é o outro mais genérico, tipo tudo em 1. Convinha de facto adicionares o trace à fertilização.

 

Eu quando disse que tinhas pouco P referia-me a PO4 (Fosfatos), o potássio (K) que doseias parece-me adequado.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flourish tem a seguinte composição:

 

Total Nitrogen 0

.07%

 

Available Phosphate ( P2O5)

0.01%

 

Soluble Potash

0.37%

 

Calcium (Ca)

0.14%

 

Magnesium (Mg)

0.11%

 

Sulfur (S)

0.2773%

 

Boron (B)

0.009%

 

Chlorine (Cl)

1.15%

 

Cobalt (Co)

0.0004%

 

Copper (Cu)

0.0001%

 

Iron (Fe)

0.32%

 

Manganese (Mn)

0.0118%

 

Molybdenum (Mo)

0.0009%

 

Sodium (Na)

0.13%

 

Zinc (Zn)

0.0007%

 

5ml 1 ou 2 X por semana para 250L

 

Ah! Ok! Os fosfatos tava a pôr um bocado a medo para não desequilibrar o aquário uma vez que não requer grandes quantidades.

Que quantidade achas que deveria colocar?

 

 

Que marca consideram ter melhores produtos em micros para complementar com o flourish da seachem?

 

 

 

PS: Desculpem o tamanho do post mas isto está complicado de editar xD

Editado por Janf

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes ver a composição dos diversos micros aqui:

 

http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm

 

Eu usei os micros da tropica TPN+ e gostei, doseava era o dobro do recomendado, agora estou a usar os micros da TNC (comprei os pós em Inglaterra).

 

Nos fosfatos, como te disse duplicava a dose.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Janf,

Eu como uso essencialmente fertilizantes da seachem, utilizo o esquema de fertilização que eles recomendam, sendo a única diferença nos micros, que uso o TPN... Na minha próxima montagem gostaria de fertilizar pelo método estimative index, mas não estou muito familiarizado com ele... No entanto também não uso fertilizantes DIY, não sei porque mas acho que faz mais sentido, usar um fertilizante que sei com o que posso contar! (maneira de pensar, pode ser errada....)

 

deixo o esquema que uso:

Seachem Dose Chart

 

abraços

 

ps: deixo o link com as dosagem dos fertilizantes, talvez ajude :http://www.theplante...o.uk/traces.htm

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

neste capitulo não te posso ajudar muito, pois eu resolvi simplificar as coisas e investir em fertilizantes completos e já prontos.

O que faço é usar os elos planta1 e planta2 e, na eventualidade de sentir alguma carência nas plantas tenho fertilizantes diy que adiciono para não estar a gastar os elos.

No teu caso, eu nunca usei os flourish,só o excel por isso não tenho muito a sugerir.

Porque deixas de fertilizar durante dois dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Janf acho que está tudo lá. Apenas noto que tens um abuso de potássio.

 

KCL = 30 ppm por semana mas,

KNO3 = + ppms de potássio

KH2PO4 = + ppms de potássio

Flourish = + ppms de potássio.

 

É desperdício. Eu reduziria a dosagem de KCL para metade.

Nota que na esmagadora maioria dos aquas o KCL nem sequer seria necessário. O KNO3 + KH2PO4 já dão potássio suficiente. Com o flourish então... já estás a ver.

 

3 ppm de fosfato estão bem. Mas se vês que tens green spot aumenta um pouco. Caso contrário eu deixava estar assim.

 

Não conheço esse Flourish mas, como em quase todos os fertilizantes comerciais, eu começaria pelo dobro da dosagem recomendada. Depois, com o tempo, posso ir reduzindo devagar até ver efeitos negativos e desta forma regressar ao nível anterior.

Mais, pela sua composição este já tem bastante ferro. Achas mesmo necessário ter o Flourish Iron?

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Janf,

 

Faz imenso tempo que deixei de usar fertilizantes "martelados" (DIY) em que alguns deles quando não são comprados no local certo não têm a pureza que deveriam porque alguns deles até foram destinados para outros fins, como é o caso da agricultura. Se foram comprados na farmácia, a pureza existe e os componentes estão lá, mas... acertar com a dosagem geral dos componentes individuais exige alguma perícia e tentativa erro; que em alguns casos pode levar ao desespero, desperdício de dinheiro e não obter os resultados esperados!

 

Muitos poderão não concordar, mas aqui vão os meus 2cents!

 

Quando se monta um aquário gasta-se algum, para não dizer muito dinheiro em sistemas de iluminação, CO2, substratos, plantas, manutenção... etc

Se for para aprender a fertilizar e desde que haja tempo para a manutenção (exige testes bons e não testes de despiste) é necessário um controlo diário no início e depois mais tarde um controlo semanal sobre os nutrientes adicionados na água. Uma vez que os compostos DIY não são quilatados e de libertação lenta, se forem mal doseados podem comprometer fauna e flora porque ficam imediatamente disponíveis na água. Se não houver uma regra de fertilização e um compromisso perante os aquários, este tipo de fertilização faz com que o aquário entre em colapso e torna-se mais difícil de controlar os níveis de nutrientes. Usar ferro não quilatado, não serve de nada para as plantas e acaba por ser precipitado pelo fosforo quando doseados no mesmo dia... problema: Filamentosas!

 

Um aquário para mim é para relaxar e mesmo usando produtos misturados (marca) não deixa de dar por vezes algumas dores de cabeça, facilmente ultrapassada com o equilíbrio entre Iluminação vs CO2 (vs metabolismo das plantas usadas).

É certo que cada um usa o que quer e bem entende... já dei muitas cabeçadas à custa dos DIY, aprendi bastante, mas se me perguntares se os voltaria a usar... diria-te que não!

Neste momento um simples dosear de 1 ou 2ml, 1x ou 2x por semana é bem mais confortável, mesmo quando não o faço o aquário não entra em colapso... por outras palavras, dá-me uma grande margem de manobra, tempo e resultados!

 

Sei que não respondi ás tuas dúvidas, mas por vezes o mais interessante é deixar uma pessoa a pensar!

 

Abraço e boa sorte.

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres aquário... e plantas com fartura... que consigam consumir toda essa carga de nutrientes... força... :)

 

Acima de tudo... para teres um aquário a consumir todos esses nutrientes... tens de ter todo o sistema a "carburar" muito bem.

 

Doses equilibradas de co2, luz e bons substratos. Plantas alegres... e a crescer saudáveis.

 

3 ppm de fosfatos... mais 15 ppm de nitratos por semana... é uma boa dose... mas... tens de ter o sistema preparado para os conseguir assimilar.

 

Eu pesoalmente... sou mais adepto... de começar a fertilizar... por deficiência... prefiro esperar pelas primeiras carências das plantas... e depois então sim... aumentar a dose... aumentar a carga de nutrientes.

 

Contrariando um pouco o que o gmmartins disse (e não estou a dizer que ele não tem razão)... eu... e olhando para o teu actual aquário... e sabendo que ainda está numa fase inicial... optaria por começar com metade da dose, daquela que anuncias no primeiro post deste tópico.

 

Depois... bem... a história e lenga lenga do costume... "vai olhando para as tuas plantas"...

 

Outra coisa... da próxima vez... faz o fertilizante de fosfatos na proporção de 10 para 1. Isto é... 10 ml igual a 1 ppm.

Repara... que como o tens... 1 ml para 1 ppm... basta que acidentalmente coloques 2ml... e já estás a dar... 2 ppm de fosfatos.

 

O ferro não é necessário... o flourish (micros) já contem ferro em doses equilibradas.

 

De resto... umas fotos do aquário... isso é que era...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pesoalmente... sou mais adepto... de começar a fertilizar... por deficiência... prefiro esperar pelas primeiras carências das plantas... e depois então sim... aumentar a dose... aumentar a carga de nutrientes.

 

Já tinha percebido que era esta a tua estratégia. Eu tenho exactamente a estratégia oposta. Começar por cima, garantindo que não há qualquer deficiência, e depois ir baixando conforme possível/necessário. Acho que é por isto que às vezes discordamos um do outro.

 

Filipe: Concordo que para muita gente os DIY são um bicho de 7 cabeças mas... depois de feita a solução tanto faz meter 2ml de comerciais como 2 ml de DIY. É exactamente igual ao litro. Os DIY, além de mais baratos, dão-te a liberdade de controlares os nutrientes individualmente - eu gosto disso, mas eu não acho as contas necessárias complicadas.

 

Concordo que possa haver algum problema na compra dos sais, nomeadamente com o KNO3 que, como é usado para fazer bombas, é de difícil comercialização e muitas vezes é substituído por coisas parecidas. É por isso necessário saber o que, e onde comprar, garantindo que estamos na posse dos sais em questão e não de falsificações. Quanto à questão dos quelatos. Penso que o único problema é mesmo o que referiste entre ferro e fosfatos. Mas as misturas de DIY para micros já costumam trazer o agente quelatador (não sei se é assim que se diz), normalmente EDTA.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GMMartins,

 

Nem concordo... nem discordo :)

Acho os DIY eficientes desde e quando sejam aplicados da melhor forma e tenham a manutenção que lhes é exigida.

Os fertilizantes DIY estão para os fertilizantes das marcas como o CO2 DIY para o pressurizado.

Trata-se de uma questão de conforto, segurança e equilíbrio.

Agora que uso CO2 pressurizado, não voltaria ao DIY... quem o usa sabe perfeitamente as suas vantagens e virtudes, igualmente quando discutimos regimes de fertilização seja marca ou compostos.

Ambas as situações funcionam, umas melhores que as outras!

 

Abraço,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes ver a composição dos diversos micros aqui:

 

http://www.theplante...o.uk/traces.htm

 

Eu usei os micros da tropica TPN+ e gostei, doseava era o dobro do recomendado, agora estou a usar os micros da TNC (comprei os pós em Inglaterra).

 

Nos fosfatos, como te disse duplicava a dose.

 

Abraço,

Tenho de ver bem a questão dos micros... Vou ver se arranjo um tempinho para anlisar com calma essa tabela :P

No que toca a fosfatos, parece-me um pouco exagerado o dobro não achas? xD

Vou analisar melhor amigo ;)

 

Boas Janf,

Eu como uso essencialmente fertilizantes da seachem, utilizo o esquema de fertilização que eles recomendam, sendo a única diferença nos micros, que uso o TPN... Na minha próxima montagem gostaria de fertilizar pelo método estimative index, mas não estou muito familiarizado com ele... No entanto também não uso fertilizantes DIY, não sei porque mas acho que faz mais sentido, usar um fertilizante que sei com o que posso contar! (maneira de pensar, pode ser errada....)

 

deixo o esquema que uso:

Seachem Dose Chart

 

abraços

 

ps: deixo o link com as dosagem dos fertilizantes, talvez ajude :http://www.theplante...o.uk/traces.htm

Achas que esse regime cobre bem as necessidades das plantas? Carências? Eu percebo o que tu dizes e concordo plenamente, mas também já parte um pouco de mim estas experiências todas, tanto em fertilizantes como substratos. A minha ideia é perceber o melhor possível toda a dinâmica do aquário entendes? E ao mesmo tempo perceber quais as necessidades das plantas ao certo.

Vou dar uma espreitadela nesses links :P

Abraço

 

Boas,

neste capitulo não te posso ajudar muito, pois eu resolvi simplificar as coisas e investir em fertilizantes completos e já prontos.

O que faço é usar os elos planta1 e planta2 e, na eventualidade de sentir alguma carência nas plantas tenho fertilizantes diy que adiciono para não estar a gastar os elos.

No teu caso, eu nunca usei os flourish,só o excel por isso não tenho muito a sugerir.

Porque deixas de fertilizar durante dois dias?

Elos era mais para outras núpcias ehehe

É muito simples, faço um descanso para que naqueles últimos dois dias todos os nutrientes que restam sejam aproveitados ao máximo e não correr risco de dar nutrientes em excesso. Sigo as ideias do EI basicamente :P

 

Janf acho que está tudo lá. Apenas noto que tens um abuso de potássio.

 

KCL = 30 ppm por semana mas,

KNO3 = + ppms de potássio

KH2PO4 = + ppms de potássio

Flourish = + ppms de potássio.

 

É desperdício. Eu reduziria a dosagem de KCL para metade.

Nota que na esmagadora maioria dos aquas o KCL nem sequer seria necessário. O KNO3 + KH2PO4 já dão potássio suficiente. Com o flourish então... já estás a ver.

 

3 ppm de fosfato estão bem. Mas se vês que tens green spot aumenta um pouco. Caso contrário eu deixava estar assim.

 

Não conheço esse Flourish mas, como em quase todos os fertilizantes comerciais, eu começaria pelo dobro da dosagem recomendada. Depois, com o tempo, posso ir reduzindo devagar até ver efeitos negativos e desta forma regressar ao nível anterior.

Mais, pela sua composição este já tem bastante ferro. Achas mesmo necessário ter o Flourish Iron?

 

Abraço

 

GM

Também me parecia em exagero o potássio mas queria confirmar com vocês :) Quanto aos fosfatos vou estar atento!

O iron foi um bocado para completar o flourish em caso de carências. Já comprei há uns tempos também, na altura estava muito mais à nora na fertilização :)

Tenho de repensar o que realmente preciso. Depois de ponderar todas as respostas aqui dadas decidirei por onde vou mexer.

Abraço amigo

 

Olá Janf,

 

Faz imenso tempo que deixei de usar fertilizantes "martelados" (DIY) em que alguns deles quando não são comprados no local certo não têm a pureza que deveriam porque alguns deles até foram destinados para outros fins, como é o caso da agricultura. Se foram comprados na farmácia, a pureza existe e os componentes estão lá, mas... acertar com a dosagem geral dos componentes individuais exige alguma perícia e tentativa erro; que em alguns casos pode levar ao desespero, desperdício de dinheiro e não obter os resultados esperados!

 

Muitos poderão não concordar, mas aqui vão os meus 2cents!

 

Quando se monta um aquário gasta-se algum, para não dizer muito dinheiro em sistemas de iluminação, CO2, substratos, plantas, manutenção... etc

Se for para aprender a fertilizar e desde que haja tempo para a manutenção (exige testes bons e não testes de despiste) é necessário um controlo diário no início e depois mais tarde um controlo semanal sobre os nutrientes adicionados na água. Uma vez que os compostos DIY não são quilatados e de libertação lenta, se forem mal doseados podem comprometer fauna e flora porque ficam imediatamente disponíveis na água. Se não houver uma regra de fertilização e um compromisso perante os aquários, este tipo de fertilização faz com que o aquário entre em colapso e torna-se mais difícil de controlar os níveis de nutrientes. Usar ferro não quilatado, não serve de nada para as plantas e acaba por ser precipitado pelo fosforo quando doseados no mesmo dia... problema: Filamentosas!

 

Um aquário para mim é para relaxar e mesmo usando produtos misturados (marca) não deixa de dar por vezes algumas dores de cabeça, facilmente ultrapassada com o equilíbrio entre Iluminação vs CO2 (vs metabolismo das plantas usadas).

É certo que cada um usa o que quer e bem entende... já dei muitas cabeçadas à custa dos DIY, aprendi bastante, mas se me perguntares se os voltaria a usar... diria-te que não!

Neste momento um simples dosear de 1 ou 2ml, 1x ou 2x por semana é bem mais confortável, mesmo quando não o faço o aquário não entra em colapso... por outras palavras, dá-me uma grande margem de manobra, tempo e resultados!

 

Sei que não respondi ás tuas dúvidas, mas por vezes o mais interessante é deixar uma pessoa a pensar!

 

Abraço e boa sorte.

FAAO

Eu concordo contigo em tudo o que disseste sem tirar nem pôr Filipe. Aliás já acompanho o teu blog à imenso tempo como já deves ter reparado e confesso que o que mais gostaria era de apostar em materiais como elos, tanto em fertilizantes como acessórios. No entanto, tenho apenas 18 anos e o dinheiro não abunda xD. Apesar de ir juntando uns trocos custa muito gastar tanto dinheiro em fertilizantes entendes? :) Depois também existe a tal questão do gosto que eu tenho em experimentar ao máximo coisas novas nos meus aquários. Acho que estou numa fase um pouco semelhante à tua no início onde bateste muito com a cabeça na parede xD Quem sabe até mude de ideias e invista em materiais da elos que para mim são os melhores eehe

 

Se tiveres aquário... e plantas com fartura... que consigam consumir toda essa carga de nutrientes... força... :)

 

Acima de tudo... para teres um aquário a consumir todos esses nutrientes... tens de ter todo o sistema a "carburar" muito bem.

 

Doses equilibradas de co2, luz e bons substratos. Plantas alegres... e a crescer saudáveis.

 

3 ppm de fosfatos... mais 15 ppm de nitratos por semana... é uma boa dose... mas... tens de ter o sistema preparado para os conseguir assimilar.

 

Eu pesoalmente... sou mais adepto... de começar a fertilizar... por deficiência... prefiro esperar pelas primeiras carências das plantas... e depois então sim... aumentar a dose... aumentar a carga de nutrientes.

 

Contrariando um pouco o que o gmmartins disse (e não estou a dizer que ele não tem razão)... eu... e olhando para o teu actual aquário... e sabendo que ainda está numa fase inicial... optaria por começar com metade da dose, daquela que anuncias no primeiro post deste tópico.

 

Depois... bem... a história e lenga lenga do costume... "vai olhando para as tuas plantas"...

 

Outra coisa... da próxima vez... faz o fertilizante de fosfatos na proporção de 10 para 1. Isto é... 10 ml igual a 1 ppm.

Repara... que como o tens... 1 ml para 1 ppm... basta que acidentalmente coloques 2ml... e já estás a dar... 2 ppm de fosfatos.

 

O ferro não é necessário... o flourish (micros) já contem ferro em doses equilibradas.

 

De resto... umas fotos do aquário... isso é que era...

Se calhar vou reduzir então para metade (+/-) como dizes e ver no que dá.

Quanto aos fosfatos, da próxima vez vou ter esse cuidado :P

As fotos devem vir amanhã à noite depois da lavadela no aquário ehehehe

 

 

 

Pessoal vocês são impecáveis mesmo :D

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém que me explique algo que me tem feito confusão.

Já há algum tempo, cerca de 3-4 anos, que não ligava à aquariofilia, especialmente aos aquários plantados. Mas lembro-me que na altura era ponto assente que, regra geral, as plantas aborviam os macro-nutrientes na proporção de 15/20 para 5 para 1 de potássio, azoto (essencialmente sob a forma de nitratos) e fósforo (sob a forma de fosfatos) respectivamente.

 

E ultimamente pelo que tenho andado a ler nalguns topicos de aquários plantados, não vejo a malta a seguir essa regra, especialmente fertilizando com muitos nitratos.

Mesmo agora o gmmartins disse que o potássio necessário viria somente de KNO3 e KH2PO4, o que segundo a regra anterior seria apenas de 30% do necessário.

A minha questão então é: será que este conhecimento das proporções de macronutrientes se perdeu com o tempo e a malta mais sábia não partilha, ou o conhecimento evoluiu e verificou-se que a proporção dos macronutrientes absorvidos é diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

os rácios só fazem sentido com métodos de fertilização que se pautam por valores mínimos. No caso do EI, os nutrientes são dados por excesso - para além da capacidade das plantas os absorverem. Assim, é completamente irrelevante o rácio entre os nutrientes. Os nutrientes estão sempre lá e as plantas consomem o que querem.

 

O que se tem verificado é que o potássio fornecido através do KNO3 e KH2PO4 é regra geral suficiente. De qualquer forma, há situações em que é necessário completar com mais qualquer coisa (KCL, por exemplo).

 

A aquariofilia evoluiu muito sim. Passou-se do "muitos nutrientes causam algas" e está-se a caminhar (ainda a caminhada vai a meio) no sentido que os nutrientes não são um bicho de 7 cabeças e não causam algas só por si (à excepção da amónia).

 

Já agora, as plantas não preferem os nitratos. Até preferem a amónia. O problema é que a amónia tem uma relação directa com o aparecimento das algas, pelo que é mais seguro usar os nitratos. No entanto, há produtos comerciais que usam amónia como fonte de azoto (spezial N do flowgrow).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

João, tu deves estar a falar de rácios de NPK, qd referes uma assimilação de K na razão de 5 partes para 1 de N e 1de P, algo como 1-1-5. Acho que essa proporção (admitindo que ela é válida) pode flutuar, isto se pensarmos que ela pode ser de 1-6-1, 6-5-6, ou 8-3-3, ao longo de diferentes períodos de maturação das plantas e do próprio aquário como um todo. Isto é, pode haver algum elemento que seja uma "constante" mas todos terão maiores ou menores variações ao longo do ciclo de vida de um aquário.

 

E acho que era isto

 

p.s. - o EI é bom mas não dá para tudo :chores009::roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais