Electroválvula


Recommended Posts

Boa tarde!

 

À uns meses atrás decidi montar um sistema de CO2 com um extintor que está a trabalhar impecavelmente. À uma semana comprei uma electroválvula e introduzi no sistema previamente montado. A electroválvula faz o seu trabalho direitinho, abre e fecha quando o relógio manda. O problema é que durante a noite (quando ela fecha o circuito) cria muita pressão no tubo entre o redutor e a electroválvula, de manhã quando ela é accionada liberta essa pressão para o resto do circuito e faz com que a água do conta bolhas seja projectada para o tubo do difusor e a faça sair completamente de dentro do conta bolhas. Também notei que durante a noite existe um pequeno retorno da água que está no conta bolhas ficando o tubo com água e facilitando a sua projecção de manhã. Será que a válvula anti retorno não está boa?? Até ter montado a electroválvula nunca tive retorno nenhum! Existe ainda outro fenómeno que acontece, quando de manhã a pressão é libertada, como é muita faz com que o êmbolo da válvula anti retorno se comprima e não deixe passar o CO2 na direcção correcta...

 

 

? - Perguntas - ?

 

Será que o sistema está com a sequência certa?

 

Será da válvula anti retorno?

 

Tenho de colocar mais algum equipamento?

 

 

Imagens do sistema

 

Extintor e redutor de pressão

 

p5130017.jpg

 

 

Electroválvula

 

p1180027120.jpg

 

p1180027122.jpg

 

 

Válvula anti retorno

 

p1180027113.jpg

 

 

Conta bolhas vazio (demanhã)

 

p1180027110.jpg

 

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então porque acontecerá este fenómeno?

 

A sequência do sistema é

 

Redutor -» Electroválvula - » Válvula anti retorno -» Conta Bolhas -» Difusor

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A electroválvula corta o sistema por completo? pq tens um "redutor" que não é bem um redutor de pressão, pois apenas é um controlador de caudal. Porque se reparares a pressão que ele marca é de 50 bar (pressão dentro da garrafa), e a tua electroválvula trabalha entre 0 e 13 bar... deverias ter um redutor que reduzisse os 50 bar para 10 bar...

Quanto ao problema de quando a electroválvula abrir e fazer com que a agua do conta bolhas siga para o difusor, é porque acumula muita pressãona electroválvula, resolvias esse problema colocando uma válvula de agulha a seguir à electroválvula...

Aconselhava-te a ligares a electroválvula directamente ao redutor com algo deste genero :

AQUILI_ADAPTADOR_4d7a8f66232a6.jpg

e acrescentar uma válvula de agulha logo a seguir à electroválvula...

cumprimentos

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A electroválvula corta o sistema por completo?

 

Sim a electoválvula corta o sistema por completo!

 

 

Aconselhava-te a ligares a electroválvula directamente ao redutor com algo deste genero :

AQUILI_ADAPTADOR_4d7a8f66232a6.jpg

 

Eu já tinha pensado nisso, mas acho que fica na mesma pressão acomulada entre o redutor e a electroválvula só que num espacço mais pequeno...

 

O que é uma válvula de agulha?? Fiz uma procura rápida e parece-me uma troneira, será??

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A válvula de agulha vai te permitir ajustar o fluxo de co2 à saída da electroválvula, evitando assim que quando ela abra o gás acumulado se liberte todo de uma só vez...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para utilizar electrovalvula e em segurança tem de se ter um redutor com dois manometros so assim se consegue a pressao adequada ao seu funcionamento, como ja um user disse esse redutor de pressao so faz controlo de caudal.

 

para um funcionamento a 100% é algo como redutor - electrovalvula - valvula de agulha - valv. antirretorno - contabolhas - difusor

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Acolhendo os conselhos de quem sabe vou então acopolar a electroválvula ao redutor, e colocar uma valvula de agulha aseguir a electroválvula para reoslver o problema! Quando montar as peças coloco aqui!

 

Obrigado!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Salvador...

 

Atenção que esta electrovalvula só é eficaz até aos 30 bar...

Seja como for a minha está montada directamente ao redutor e respectivo debitometro... devias fazer o mesmo, encontras peças na loja onde adquiriste a electrovalvula...

A solução passa efectivamente por fazeres o que o CaptainStuck sugeriu...

No Ebay encontras válvulas de agulha...

 

http://www.ebay.com/itm/Needle-valve-DIY-CO2-system-diffuser-planted-tank-/260750139749?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cb5eb6165

 

Espero que tenhas ficado contente com o atendimento, é pena o preço... em ano e meio/dois anos o preço aumentou quase 10 €

 

Um abraço, se precisares de ajuda apita...

Editado por smmalmeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Mas se só é eficaz até 30 bar será que a posso montar directamente no redutor? E retiro a válvula de agulha que lá está??

 

O atendimento foi excelente e respondeu ao que eu precisava! Por enquanto resolvi o problema encurtando o tamanho do tubo que vai do redutor até a electroválvula, tem cerca de 5 cm e como não acumula tanta pressão já não faz disparar a válvula anti retorno nem projecta a água do conta bolhas! Se calhar bastava acoplar uma válvula de agulha à saída da electroválvula para resolver o problema de vez, não??

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salvador...

 

Se a electrovalvula está a funcionar e se por agora está tudo bem vai vigiando...

O Manómetro da garrafa marca valores bem acima dos 30 bar, mas tens uma válvula de agulha em que consegues regular o débito onde a pressão de saída não vai ser a da garrafa, indirectamente vai funcionar como redutor. Falta o segundo manómetro (debitometro) onde te iria indicar a pressão de saída de CO2 que consegues regular com a válvula de agulha.

Eu penso que assim esteja tudo bem...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Atenção que a imagem da garrafa é de quando a usei a primeira vez! Neste Momento está com 25 bar...

 

E afinal o encurtamento do tubo entre o debitómetro e a electroválvula não foi grande solução porque continua a fazer disparar a válvula anti retorno!

 

Acho que vou mesmo experimentar unir a electroválvula ao debitómetro e colocar uma válvula de agulha a seguir! Tendo a válvula de agulha no próprio debitómetro é como dizes smmalmeida vai acabar por reduzir a pressão de saída, vamos ver no que dá...

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu acho que o problema tá no "redutor".... devias arranjar um redutor a sério.. e resolvias os problemas todos! montavas a electróvalvula directamente no redutor, não terias problemas devido à elevada pressão acumulada...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andei a procura e não encontrei nenhum redutor já sem electroválvula acopulada! Porque no fundo eu só preciso do redutor com os 2 manometros...

 

Sabes onde posso comprar???

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Encontrei este,

http://crystalred.eu/produto/846/co2-reductor-de-pressao-2-manometros/

Nao sei se o preço esta dentro do que pretendes!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não estava a contar gastar muito mais dinheiro com este CO2, devia ter comprado logo este e não o que tenho, assim evitava agora um 2º gasto de €... Tenho de analisar bem as financas para ver o que dá! Talvez para o mês que vem! Obrigado pela partilha!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens sempre o ebay, és capaz de encontrar lá o que precisas, a uns preços mais simpáticos...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter de investigar muito bem! Eheheh Obrigado

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

se ainda não encontras te redutor

vê se conheces alguém que trabalhe com cerveja e te desenrasca um redutor

que eles usam nas botijas de gás para as imperiais

eu tenho 2 e são óptimos e trabalham com electroválvula parecida com a tua e logo acoplado uma torneira para regular o nº de bolhas e nunca tive problemas

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito bem pensado! Obrigado, vou tentar arranjar um redutor desses!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, mas como falaram em botijas de gás de imperial , gostaria só de esclarecer uma duvida..

 

Tenho um amigo que tem um restaurante, e me facilita a venda de botijas de gás a um preço muito em conta..

Ele usa botijas de 14k..

 

Qual é o perigo de eu ter uma coisa dessas aqui em casa para fornecer CO2 ao meu aqua ??

Tenho um respeito muito grande por estas coisas e tenho um medo terrivel que algo posso correr mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

perigo não tens de maior até porque é usada diariamente nos restaurantes e cafés

o único senão que eu vejo é a grande quantidade de co2 que depois demora muito a ser consumido e não sei se perde qualidades

se tiveres vários aquários podes sempre só usar uma botija e ai poupas bastante em espaço e material

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente nao conheço nenhum caso de rebentamento de botijas de CO2 em cafes e restaurantes... Ja tinha pensado nisso.. Mas como durmo a 2 metros do sitio donde vai ficar a botija... lool

 

Tenho apenas 2 aquas... Um de 200l e outro de 55l , vou aproveitar e ver se depois faço derivaçao para o mais pequeno tambem, embora o mais pequeno apenas utilize para crescimento de avelinos viviparos a partir das 4/5semanas de vida, mas tambem tem plantas claro..

 

Acham que uma botija de 14k no caso de usa-la apenas no aqua de 200L tem propriedades para bom CO2 durante quanto tempo ???

Pelo sim pelo nao vou tentar ver se este meu amigo me arranja botijas mais pequenas com os fornecedores la do restaurante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for só para um aquário, uma botija de 14 Kg dura pelas minhas contas 7 anos.... LOL, eu estou a gastar mais ou menos 2 Kg por ano mas com muitas afinações e alterações por isso se for instalado e não lhe mexeres mais dura bastante! Só vejo 2 inconvenientes, se houve uma fuga (grande) e a divisão for pouco arejada pode haver hipotese de intoxicação, mas isso tanto há com uma de 2 kg como de 14... e o outro é o espaço, uma garrafa de 14 Kg é enorme! Quando à qualidade a CO2 não tenhas problemas porque ao longo do tempo não perde qualidades!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.