Novo aqua. upgrade


rakiki_gti

Recommended Posts

bem apos ter começado com 90 litros , depois 136 o bichinho continua e aqui vai um upgrade para 250 litros brutos.

este novo aqua contara com as medidas de 70 x 60 x 60 praticamente um cubo.

 

em termos de equipamento :

Escumador : Bubblem magus NAC7

bomba de circulação : Vortech mp10

iluminação : 6 x t5 daquelas de marca duvidosa.

aquecimento : 2 termosestatos de 200 watss cada

Rocha viva : 1 kilo proveniente do outro aqua

Rocha morta : cerca de 10 kilos

areao : cerca de 12 kilos de area de coral.

carvao activo

biopellets

kalk adicionado na agua de reposição , mais tarde será para passar para o metodo de balling.

sistema de reposição automatica

sal da red sea pro.

 

 

este será o setup mais logo ja coloco fotos. pois o lyout ainda esta em contrução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas amigo...

parabéns pelo novo projeto...

 

no entanto, pela minha humilde experiência posso te dizer que tens ai alguns itens que tens de ter em consideração...

 

Rocha viva...1 kg?? não te enganas-te? um kg é um nano fragmento de bactérias...tens de converter esses 10 kilos de rocha morta para rocha viva...ao inicio custa um pouco...mas para mim antes de comprares as tão bem faladas vortech devias ter investido em rocha viva...é a base do teu aquário!

 

Iluminação...aqui tens de especificar o queres colocar...se forem corais...deixa as marcas duvidosas...investe um pouco mais com tempo e paciência para conseguires ter um recife com qualidade!

 

Carvão? Escumador ?já...para tirar o que?? não sei se a tua água já tem o ciclo completo ou se é nova...atenção que o carvão tira o bom o e o mau..-bem como o escumador ainda n tens praticamente nada para o pores a funcionar!( alguns experts poderam explicar-te com mais promenor)

 

No meu "achismo" amigo, aconselho-te a investir em rocha viva...aos poucos...sem pressa..deixar fazer bem o ciclo...depois...metes o resto...

 

Continua...tens um layout cool!

Abraço

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo...

parabéns pelo novo projeto...

 

no entanto, pela minha humilde experiência posso te dizer que tens ai alguns itens que tens de ter em consideração...

 

Rocha viva...1 kg?? não te enganas-te? um kg é um nano fragmento de bactérias...tens de converter esses 10 kilos de rocha morta para rocha viva...ao inicio custa um pouco...mas para mim antes de comprares as tão bem faladas vortech devias ter investido em rocha viva...é a base do teu aquário!

 

boas não me enganei foi de proposito um kilo chega bem para colonizar o resto da rocha. com isto estou a minimizar pragas. alem de que 50 % da agua vem do meu outro aquario logo ja tras alguma coisa. sim o ciclo é mais lento mas minimiza as pragas no aquario.

 

Iluminação...aqui tens de especificar o queres colocar...se forem corais...deixa as marcas duvidosas...investe um pouco mais com tempo e paciência para conseguires ter um recife com qualidade!

 

quando refiro marca duvidosa é porque a calha é de marca branca , mas as lampadas sao ATI e tenho 6x24 w T5 o que me dá para ter todo o tipo de corais.

 

Carvão? Escumador ?já...para tirar o que?? não sei se a tua água já tem o ciclo completo ou se é nova...atenção que o carvão tira o bom o e o mau..-bem como o escumador ainda n tens praticamente nada para o pores a funcionar!( alguns experts poderam explicar-te com mais promenor)

 

sim ja tenho isto porque este aquario é um upgrade de um mais pequeno ou seja ja tem vivos tudo o que tinha no de 136 passou para este. ou seja tenho o sistema a funcionar todo ja apesar de a rocha estar a fazer o ciclo. e ja tenho muito para tirar pois tenho peixes no aqua.

 

No meu "achismo" amigo, aconselho-te a investir em rocha viva...aos poucos...sem pressa..deixar fazer bem o ciclo...depois...metes o resto...

 

neste caso tenho de discordar de ti. pois prefiro investir nos equipamentos do que na rocha viva. tanto que este ja é o segundo que faço com este processo e nunca tive problemas a rocha coloniza na mesma. pode demorar mais tempo sim é verdade mas coloniza na mesma. alem que conheço pessoal que chega a fazer com 100% rocha morta. e o resultado vai ser o mesmo a rocha coloniza na mesma. a vantagem é mesmo em termos de pragas consegues minimizar muito mais o risco de as teres. e em questões de lyout ser mais facil de o criar com a rocha morta pois ha lyouts que demoram dias a fazer o que com rocha viva nao to permite demorar tanto tempo né.

 

Continua...tens um layout cool!

Abraço

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de amis gostei do Layout..Parabens...

N, n tenho salgados, mas foi sempre uma vertente que me apelou bastante...apenas a questão financeira, por agor,a me impede pertencer ao "clube".

Os meus conhecimentos são apenas daquilo que leio e por isso meramente teóricos e básicos....mas tocaste num ponto que me parece importante e merece ser debatido.

Começar apenas com rocha morta é viável? em média, neste caso, demoraria um ciclo? admitindo que usavas inicialmente agua natural ou de um aquário já ciclado...

A possibilidade de diminuir drasticamente "as prendas" associadas à rocha viva parece-me muito compensador comparativamente ao tempo de espera a mais necessário.

Será? ou sou eu na minha ignorancia a dizer asneiras!!!!! :)

 

Abraço e vai dando noticias!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.. Então Bruno essa rocha MORTA ja esta VIVA

 

Mostra la a poça para ires fazendo um report completo... Sei que ja tem vivos

 

esta a ficar vivinha.. sim a ver se hoje ha noite consigo colocar umas fotos de como esta o aquario neste momento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de amis gostei do Layout..Parabens...

N, n tenho salgados, mas foi sempre uma vertente que me apelou bastante...apenas a questão financeira, por agor,a me impede pertencer ao "clube".

Os meus conhecimentos são apenas daquilo que leio e por isso meramente teóricos e básicos....mas tocaste num ponto que me parece importante e merece ser debatido.

Começar apenas com rocha morta é viável? em média, neste caso, demoraria um ciclo? admitindo que usavas inicialmente agua natural ou de um aquário já ciclado...

A possibilidade de diminuir drasticamente "as prendas" associadas à rocha viva parece-me muito compensador comparativamente ao tempo de espera a mais necessário.

Será? ou sou eu na minha ignorancia a dizer asneiras!!!!! :)

 

Abraço e vai dando noticias!!

 

boas sim podes começar com rocha morta é viavel , o ciclo da agua é uma coisa o da rocha digamos que outro. sim a rocha vai demorar mais tempo a ganhar alga coralina entre outras coisas , mas nada te impede de o fazer. eu ainda coloquei um kilo mas por exemplo ha quem esteja a por 99,9% morta e o aquario vai ciclar na mesma. colocar agua natural ai ja pode trazer algo la. prefiro a agua de osmose com sal e neste caso a outra metade com agua proveniente do meu aquario antigo. 2 dias depois estava a colocar la os peixes e eles estao de perfeita saude. os parametros estao estabilizados é o que interessa. e a rocha continua a ciclar e a ganhar vidinha.

por isso sem duvida que podes começar um aquario com rocha morta. ela vai ganhar vida porque as bacterias estao la no aquario e vao se propapar.

 

sempre poupas dinheiro para comprar equipamento melhor que ajuda e em muito na saude do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aquilo q tenho lido....so me parece boa recomendação...desde que tenhas paciencia extra para esperares o tempo necessário.

Força nisso ! vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.