Femea betta agressiva


Rita_g

Recommended Posts

Continuo com a minha... É um macho.

Realmente a única coisa que me espanta, é o facto de ele ignorar o outro macho.

 

Mas cuidado, porque a qualquer momento podem começar a combater. Normalmente ganham os plakat.

O melhor é começares a arranjar um destino para um dos machos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Tenho um aquário com cerca de 55L com 3 corydoras, 1 plecostomus, 3 platys (1 macho e 2 femeas) e 3 bettas (1 macho e 2 femeas).

 

O meu betta macho não é agressivo pelo que fui adquirindo os outros peixes sem problemas. Investiguei e pelo que li, na maioria dos casos, as femeas não são agressivas só que uma das minhas é bastante agressiva para com a outra.

Já tiveram esta experiência? Como resolveram? Até já pensei em dar a que é agressiva, visto que, a outra tem de estar muitas vezes em fuga e já chegou a ter lesões nas escamas e barbatanas, embora neste momento já não tenha. Foram as duas adquiridas na mesma loja e estavam, inclusivé, no mesmo aquario.

 

Obrigada

Cumprimentos

 

 

Olá Rita

 

Bem eu sei que sou nova aqui mas já faço reproduçao de Bettas há um tempo, adoro os e acho que cada um tem a sua personalidade.

 

Olha isso parecem me mesmo serem duas femeas. Já tive femeas que fizeram ninhos e eram mesmo fÊmeas pois tinham o tal ponto branco no abdomen.

 

tambem ja tive uma femea que fez gato sapato dum macho prendendo o pelas barbatanas, destroçou o completamente como se fosse um cão e um peluche, claro que assim que me apercebi salvei o macho

 

tenho actualmente uma femea que é muito agressiva ao ponto de ameaçar machos e sei que é mesmo femea pois já teve riscas e andou claramente a oferecer se a um macho..

 

às vezes acontece, porque uma estabelece que é dona do territorio e a outra nao se impoe, mas desde que nao hajam grandes danos, nao vejo mal haver esse estabelecimento de hierarquia.

 

No entanto se quiseres tirar duvidas podes por num aquario mais pequeno essa femea machona junto com um macho, separados por uma divisoria transparente, a ver se ela fica com as riscas e o ponto branco no abdomen.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola. Tive a investiga la e nao encontrei o ovopositor. Neste momento nao tenho hipotese de por uma foto dela. Mas e um facto que a outra femea esta com as tais riscas horizontais. De qualquer forma comprei hoje mais duas femeas. Sabes cada vez estou mais inclinada para que seja um macho plakat mas, nao sou muito entendida nessa diferenciacao.

Nao vou ter hipotese de junta la com outro macho pois isso faria com que tivesse de comprar um, o que nao me parece boa ideia pois ja existem neste aquario guerras que cheguem hehe

Como referi ela esteve com um macho mas ignoravam se mutuamente.

Editado por Rita_g
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As riscas horizontais tanto podem ser exibidas por machos como por fêmeas, por isso não pode servir para diferenciar o sexo do betta.

A compra de mais fêmeas deve ajudar a acalmar o ambiente no aquário, agora cuidado, verifica bem se consegues ver o ovopositor das bettas que compras-te agora, se não acontece-te a mesma coisa de novo :P

É que é algo comum os bettas plakat serem confundidos com fêmeas pelas lojas que os vendem.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja andei a procura de ovopositor e encontro em todas menos naquela. Portanto em principio sao todas femeas. menos uma preocupacao. Obg pela ajuda de todos mais uma vez

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito boa noite,

 

O caso complicou-se um pouco. Como referi anteriormente comprei mais duas bettas (desta vez com ovopositor) e tirei o suposto macho da maternidade. Tudo corria bem, salvo algumas perseguições a todas as femeas, que me pareceram normais até que hoje o macho anda meio escondido como se tivesse medo, a minha primeira femea (que fugia e tinha ficado anteriormente com lesões) aparece novamente com lesões e super agressiva para todos os peixes (estou com bastante receio das platys grávidas), uma das bettas que comprei tornou-se ainda mais agressiva que esta e ataca realmente os outros. Sugestões? Não esta fácil pô-los na ordem e não tenho outro aquario para os separar. Pus uma das femeas agressivas na maternidade temporariamente. Isto é assim tão comum ou tenho pontaria a escolher bettas?

 

Cumprimentos

Editado por Rita_g
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola ola

Sei que devem andar ocupados mas assim que puderem deem aqui um olhinho :) ja esta outra femea na maternidade e deixei sair a que la estava, mas nao posso estar sempre nisto.

 

Cumprimentos

Editado por Rita_g
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui estão algumas fotos, peço desde já desculpa pela péssima qualidade mas esquecime da maquina fotográfica. Usei o telemovel. Se não conseguirem perceber grande coisa logo vou buscar a máquina depois de jantar e tento pôr aqui algo melhorzinho.

 

Primeira menina:

 

img20120201155822.jpg

Segunda menina:

Esta é a femea menos agressiva até agora

 

img20120201155835.jpg

 

Acho que não vale a pena pôr dos outros que já tinha mostrado com esta máquina. Conseguem vê-los melhor nas anteriormente postadas.

Agora quando cheguei a casa tive de pôr o macho também na maternidade. Estava com umas investidas bastante violentas nos desgraçados dos platys, portanto os únicos bettas a solta de momento são estes que acabei de pôr foto.

Editado por Rita_g
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim à primeira vista, parecem ambas fêmeas.

Realmente é bastante chato estar sempre a colocar as fêmeas na maternidade.

Podes aumentar a flora do teu aqua, para haver mais sítio onde se possam esconder.

É sempre complicado manter machos e fêmeas de betta no mesmo aqua, uma vez que em estado Natural, estes normalmente só se encontram para se reproduzir.

Não sei o que podes fazer para acalmar os ânimos nesse aquário, tenta arranjar mais esconderijos, estar atenta ao comportamento do macho e das fêmeas.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento já só está o macho fechado pois as fêmeas parecem ter acalmado um pouco. Ainda mostram alguma agressividade mas só se alguém se cruzar no caminho delas. O macho é que não dá mesmo. Soltei-o há pouco e ele foi direito aos platys com tamanha agressividade e só os largou porque o tirei de lá. Achas que se eu der o macho as fêmeas acalmam? Já percebi que não vai dar para ter esta gente toda no aquário em sintonia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes arranjar um cubo da vodafone (normalmente dão-te nas lojas da vodafone), um termostato baratinho, e tens uma casa para o macho.

Fica-te relativamente barato e não tens de te desfazer do macho.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg Andre, realmente nao queria mesmo que ele fosse mas teve de ser. Betta macho mudou entao oficialmente de casa antes que houvessem mortes. as femeas parecem mais calmas e ele tambem. Tenho o ido visitar.

 

Obg a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais