Fertilizantes Essenciais


opoeta

Recommended Posts

Boa Noite Malta!

 

Bem tenho o meu aqario, composto por um extenso areal de sílica, e tenho umas plantinhas verdinhas a decorá-lo... Mas estou preocupado com a manutenção das mesmas, e gostaria de saber quais aquele conjunto de fertilizantes que pode ser mais útil no crescimento e vivacidade das mesmas.

 

Já optei pelo método de CO2 Caseiro (enquanto nao encontro uma botija de CO2 para colocar)

 

Quais aqueles que são mais importantes, e que devo adquirir?

 

Aceito sugestões, apesar de saber que é um tema com enúmeras respostas...e um leque vastissímo de opiniões gostaria de saber aqueles que são mais úteis e essenciais.

 

Cumprimentos,;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

todos os nutrientes são importantes. Uns são usados pelas plantas em maiores quantidades (macro: NPK), outros em menores quantidades (micro: Ferro, Manganês, etc...), mas todos são importantes.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão fulcral é as "Plantas e a Areia de Sílica", ja vi tantas opiniões, mas nenhumas devidamente fundamentadas e apoiadas no seu todo..

 

A areia de sílica é como qualquer outro substrato não fértil. Ou seja, não tens quaisquer nutrientes pelo que é necessário (de uma maneira geral) fazer alguma fertilização via coluna de água.

 

Quanto ao problema da compactação da areia afectar (ou não) o desenvolvimento das raízes é um tópico que dá pano para mangas. Na minha experiência, não é problemático, mas cada aquário é um ecossistema único.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de sílica é como qualquer outro substrato não fértil. Ou seja, não tens quaisquer nutrientes pelo que é necessário (de uma maneira geral) fazer alguma fertilização via coluna de água.

 

Quanto ao problema da compactação da areia afectar (ou não) o desenvolvimento das raízes é um tópico que dá pano para mangas. Na minha experiência, não é problemático, mas cada aquário é um ecossistema único.

 

Abraço,

 

GM

 

Muito obrigado desde já pelas respostas Gustavo.

 

Aproveito então para o questionar acerca do seguinte pelo que é necessário (de uma maneira geral) fazer alguma fertilização via coluna de água.

 

E de que modo posso efectuar esse tipo de fertilização? Existe algum leque de produtos que me possas aconselhar?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sim existe um leque vasto de produtos comerciais, mas também podes fazer os teus próprios fertilizantes.

 

Mas antes de o fazeres penso que deves ler sobre o assunto (no fórum e net há muita informação). Há aquários que é mesmo fundamental, outros nem por isso, dependendo das plantas e set up.

 

Se tiveres dúvidas aconselho-te então a abrir um tópico específico onde colocas o set-up completo do teu aqua bem como o que tencionas fazer. Há muitas variáveis em jogo e é difícil dar palpites no abstracto ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sim existe um leque vasto de produtos comerciais, mas também podes fazer os teus próprios fertilizantes.

 

Mas antes de o fazeres penso que deves ler sobre o assunto (no fórum e net há muita informação). Há aquários que é mesmo fundamental, outros nem por isso, dependendo das plantas e set up.

 

Se tiveres dúvidas aconselho-te então a abrir um tópico específico onde colocas o set-up completo do teu aqua bem como o que tencionas fazer. Há muitas variáveis em jogo e é difícil dar palpites no abstracto ;)

 

Abraço,

 

GM

 

Ok, obrigado pelas dicas Gustavo...

 

Tratei de comprar uma flora para o aqua, e apesar de ter apenas CO2 e Sílica estou a ponderar aumentar o tempo de iluminação, e investir em fertilizantes liquidos (apesar de ter dúvidas relativamente aos quais comprar, e aqueles que poderão ser mais importantes no desenvolvimento das plantinhas).

 

Penso que com um bom controlo do CO2, da Iluminação, Tpa's, e cuidado para com as plantas, vou conseguir manter o meu "Oceano de Sala" uns bons tempos verdinho, e conjugando fertilizantes liquido ainda melhor....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim com CO2 é vital garantir a fertilização das plantas seja via substrato ou líquida. Para as plantas tanto lhes faz, desde que os nutrientes estejam lá.

 

Como te disse já - há muita informação já disponível no fórum sobre aquários high-tech. É só pesquisar e se tiveres dúvidas é só expores aqui.

 

Espero que o teu oceano continue verdinho (ou azulinho) por muitos anos...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho procurado e lido algumas coisas!

 

E vou ver se chego a conclusões ;) Há uns tempos tive uns problemas com CianoBacterias! E quanto a fertilizantes liquidos, vou pesquisar novamente, para investir naquilo que "faça realmente falta"...

 

Se tudo correr bem ficará ;) A ver vamos, se consigo tratar tudo da melhor forma..

 

Já agora respondo-me ao seguinte

 

As Tpa's ajudam no desenvolvimento das plantas? Estou certo que sim, derivado ao facto de serem adicionados novos nutrientes na água que será absorvido pela fauna e pela flora, e certamente se aliarão ao crescimento dos mesmos.

 

Ou esta minha conclusão é errada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpas são essenciais num aquário high-tech porque reduzem eventuais concentrações de nutrientes não usados que se poderiam acumular, bem como ajudam a limpar a água de substâncias produzidas pelas plantas que afectam o seu crescimento quando em excesso.

 

Para além disto ajudam a reduzir a concentração de elementos nocivos à fauna (amónia) se bem que no caso de aquas bem plantados isto não será um problema pois as plantas absorvem a amónia toda.

 

Respondendo à tua pergunta: não penso que as TPAs tenham um efeito directo na saúde das plantas. É verdade que introduzem alguns elementos, mas normalmente nós já garantimos que estes estão lá via fertilizações. A água da rede pode ter variações pelo que eu não me fiaria muito. Além de que a sua qualidade varia muito de local para local.

Em aquários high-tech penso que não será, regra geral, uma boa opção estar dependente da água da rede para garantir os nutrientes necessários. Em aquários low-tech será provavelmente suficiente juntamente com a carga orgânica produzida pela fauna + alimentação.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais