ajuda para melhorar aquário


MafaldaPereira

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho andado às voltas com os meus aquas e a pesquisar nos últimos dias sobre alguns peixes e plantas e arranjos de aquários. Tudo começou porque quero montar um aquário à minha irmã mas isto mexeu comigo e deu vontade de melhorar o meu.

 

Antes de mais, características:

 

Aqua de 54L

Filtro interno

água doce fria

luz: tem luz natural indireta pouco intensa. está numa cave e apanha a luz que entra pela janela que está ao nível do chão. Consoante a época do ano há luz natural no compartimento, das 8 da manhã às 5 da tarde mais ou menos no inverno, até mais tarde no verão. O aqua traz uma lâmpada "econoline" 11W da aquael mas não a tenho instalada.

 

A razão de não a ter instalada é porque o habitante não está habituado.... vamos então ao habitante.

 

Tenho um kinguio com 8 anos (tem aí uns 15cm de comprimento). Viveu até ao Natal num aqua de 16L até que alguém teve a genial ideia de me oferecer o de 54L.

Tenho vindo progressivamente a melhorar as condições (não tenho muita disponibilidade financeira).

Quase sempre viveu sem filtro (só com aqueles tratamentos de gotinhas na água). Comprei um filtro há uns meses atrás.

Neste momento o que tenho de "arranjos" é:

 

- areão médio claro com algum escuro (tipo pedra vulcânica parece-me) (camada muito fina, aí uns 2 cm, era o que tinha e não comprei mais).

- uma ponte meia ranhosa de material poroso claro.

- uma planta de plástico

- umas pedras de plástico coloridas pirosas mas que o peixe pelos vistos gosta. ele divide-as por cores (não estou a gozar!) e passa muito tempo a empurrá-las e a fazer montinhos.

 

Mas eu quero levar isto mais à frente e meter plantas naturais e dar um aspeto mais natural ao aqua. E é aqui que as opiniões entram!

 

Para isso pensei em arranjar pedras, redondas e de vários tamanhos (pensei ir buscá-las à praia). Queria opiniões em relação a isto. As pedras de praia serão adequadas? é só fervê-las? Devo ir buscar ao rio? (praia é mais perto) Que tipo de pedras?

 

Agora as plantas. Li que me fartei sobre o quão desgraçados são os kinguios no que toca a plantas! E também li algumas sugestões de plantas e gostava de saber a opinião aqui do fórum em relação a elas: fetos de java, musgo de java, anubias, elodeas.

 

Quero saber até que ponto estas plantas suportam água fria, porque a água deste aqua é mesmo fria, tipo temperatura que sai da torneira que depois aquece ligeiramente (o filtro interno também ajuda). Do que li, muitas indicam no mínimo 20ºC...

Também não sei até que ponto são mesmo indicadas para este peixe.

Tinha pensado instalar o musgo (que pelo que li flutua muito até se fixar e o peixe arranca) à volta da ponte, podia ser que crescesse à volta dela e a tapasse...

E iluminação? A minha grande dúvida é: o peixe viveu estes anos todos com horas de escuridão. Deverei instalar a lâmpada e tê-la ligada de dia para as plantas? E posso desligar de noite normalmente? Tem que estar sempre ligada? A luz do compartimento é suficiente?

 

Eu não queria plantas que precisassem de substrato fértil ou de CO2 ou coisas que impliquem gastar mais dinheiro :s

 

Posso se calhar usar as pedras mais pesadas para proteger as raízes das plantas de modo a que o peixe não lhes chegue...

 

Agora, meter plantas implica mais o quê? mais TPA? com que frequência? vão ajudar a melhorar a qualidade da água ou, pelo contrário, fazer subir certos valores?

 

Tenho muitas dúvidas por isso seria impecável se me conseguissem dizer o que fazer em relação às plantas.

 

Outras sugestões que possam melhorar o ambiente do meu aqua serão bem vindas!!! (desde que não impliquem muito dinheiro...isto não está fácil!)

 

Peço desculpa pelo grande post! E desde já obrigada pela colaboração! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiro o chapeu a esse peixe ter durando tanto tempo.

 

54litros infelizmente ainda é pouco mas sempre é melhor que 16 litros

 

Filtro é uma "cena que deve sempre assistir" um aquário...

 

Para um ar mais natural deves remover essas pedras coloridas como é obvio

 

Podes ter plantas sem CO2 e sem substrato fértil. Areão do rio é suficiente PARA ALGUMAS PLANTAS (mas convem fertelizar) já no que toca a iluminação... bem tens mesmo que optar por plantas bem fáceis como anubias se queres algo mais elaborado tens de carregar na iluminação, o que fica caro tanto na aquisição como na conta da luz.

 

Mas com esse peixe colocar plantas... tenta uma anubia bem agarrada a uma pedra

 

O peixe viveu sempre na escuridão? liga a luz que mal não lhe faz e desliga-a a noite. todos os seres vivos precisam de luz (salvo alguns que não vêm ao caso)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que o filtro é "cena que assiste" aos aquários... mas a minha irmã prefere dormir descansada... o meu está sempre a trabalhar.

 

Não é que ele viva na escuridão. Ele tem a luz natural durante o dia e à noite a luz da secretaria do escritório ilumina o compartimento... mas não é localizada. Posso sempre programar a luz para acender a partir de certa hora e apagar a partir de certa hora por exemplo...

 

Sem dúvida que ele é muito resistente.

 

Obrigada pela opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Kinguio já devia estar no livro do Guinness :)

Vou deixar falarem pessoas com mais experiência de "água fria" e depois comento.

Mas posso dizer que uma resistência no inverno não faz mal nenhum, antes pelo contrário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opah eu acredito que a resistência do bichinho espante o pessoal! até a mim e não percebo nada disto! à minha volta os peixinhos do pessoal morrem todos e o meu mantém-se ali fresco.

 

eu não tenho estofo para coisas como resistências e água aquecida... ainda é muito para a minha cabeça...talvez daqui a algum tempo. além disso consome energia :s já basta ter que vir a ligar a lâmpada... :s

 

eu procuro realmente soluções para as condições atuais e o material que tenho... mas evidentemente que se não for possível, então tenho que tirar o cavalinho da chuva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mulheres olham para o lado páratico e económico quando se fala em aquários vêm dinheiro a voar das carteiras e água por tudo lado e peixes para cuidar..

 

E não é que têm razão ::D:

 

nem todas :P.....ai de mim que pareço um homem no que se trata de querer aquas.....:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahahahah acho que agora, de certa maneira, todos olhamos para o lado prático e económico da coisa!

 

Vou tentar ir este domingo recolher pedras ao rio. Se não conseguir vou ter que as comprar e depois vou buscar uma vallisneria ou feto de java, mais o fertilizante, e meter mãos à obra.

 

A luz já está instalada com temporizador ;)

 

(hoje tentei dar pela primeira vez alface porque li que eles gostam... só dava ração... parece que nem a viu ao início e agora aproxima-se dos bocaditos cheio de medo e não come!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não fui às pedras e às plantas :( não tive oportunidade este fim de semana. O aqua está muito pobrezinho, até custa meter fotos! Eu fiz upload mas acho que tenho que esperar que o album seja aprovado pelo moderador. Por isso quando estiver disponível a foto eu meto aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não fui às pedras e às plantas :( não tive oportunidade este fim de semana. O aqua está muito pobrezinho, até custa meter fotos! Eu fiz upload mas acho que tenho que esperar que o album seja aprovado pelo moderador. Por isso quando estiver disponível a foto eu meto aqui!

 

Estou à espera! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.