Problema praga plenárias


Tiago Sabino

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário pequeno (15L), que está a ciclar. Já pus musgo de Java preso a 2 xistos e a umas canas, mas ontem quando cheguei a casa à noite, vi que tinha uns convidados indesejados. Vi muitos bichinhos brancos minúsculos no vidro da frente, que se mexiam devagar. Mudei a saída de água do filtro interno para sair contra o vidro, a pensar que ia fazer bem dando mais movimento à água, mas não se se fiz bem porque espalhei a praga.

 

Tudo indica serem plenárias, por isso tenho que as eliminar porque já li que matam camarões. Já li alguns métodos de as eliminar, químicos, lavar o aquário todo inclusive o areão (o que ia reiniciar o ciclo...), e aumentar a temperatura para cima de 35º.

 

A minha dúvida é a seguinte: quanto tempo posso ter a temperatura acima de 35º de modo a não estragar o musgo e que seja suficiente para erradicar as malditas?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas aconselharam-me a não por peixes, ainda por cima de cardume, num aqua tão pequeno. Com um aqua de 15L posso por 2 guppys machos ou 2 neons alem dos Reds por exemplo? E esses peixes dão-se bem com os Reds?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas aconselharam-me a não por peixes, ainda por cima de cardume, num aqua tão pequeno. Com um aqua de 15L posso por 2 guppys machos ou 2 neons alem dos Reds por exemplo? E esses peixes dão-se bem com os Reds?

 

Com 15 litros... Esquece um cardume. 2 guppys dão conta da praga e podes pôr.

Dão-se bem com os red's até os provarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puser são 2 guppys machos certo? Dão-se bem até os provarem?!?!?! :?

 

Não sei o que vou fazer então...

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se apenas queres ter reds o que te aconselho e pores agora 2 ou 3 guppies machos, eles dao cabo da praga em 3 tempos, deixa-os os estar por uns tempitos e depois quando fores para adquirir os camaroes ofereces ou vendes os guppies.

 

e muito dificil teres qualquer que seja o peixe com camaroes pois a tendencia e sempre come-los...

 

depois se quizeres podes-me oferecer os guppies:P

 

qualquer coisa que precises já sabes apita ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se apenas queres ter reds o que te aconselho e pores agora 2 ou 3 guppies machos, eles dao cabo da praga em 3 tempos, deixa-os os estar por uns tempitos e depois quando fores para adquirir os camaroes ofereces ou vendes os guppies.

 

e muito dificil teres qualquer que seja o peixe com camaroes pois a tendencia e sempre come-los...

 

depois se quizeres podes-me oferecer os guppies:P

 

qualquer coisa que precises já sabes apita ;)

Então e se eu quiser ter guppies, ou platys ou neons por agora, estou a dizer mesmo depois de comerem as planárias, o aquário não é muito pequeno?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz os calculos a 2cm de peixe por cada litro de agua (tamanho do peixe em adulto) e nao vais ter problemas.

Guppys, neons, cadinalis podes ter

 

eu tenho um grupinho de 9/10 cardianlis em 20L e ainda tenho uns camaroes (nao sei quantos) e uns caracois (tambem nao sei quantos) e esta tudo em plena armonia

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190614

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que podes ter, podes ter a vontade ai 3 ou 4 guppies mais 3 ou 4 neons a vontade, agora tambem depende do resto, do areao, das plantas, tudo isso como tens percebes

Tão vou dizer o que tenho: areão grosso (+- 6 a 8 mm), plantas agora tenho Musgo de Java (apesar de estar um bocado acastanhado, não sei se é normal até pegar, quero meter também uma valisnéria nana.

 

Então mas há problema entre os guppys machos e os Reds ou entre os Neons e os Reds?? Os peixes comem os camarões ou eles dão-se bem?? É que gostava mesmo que os camarões tivessem filhotes :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

companheiro para já fica-te com os neons então pois penso que ligam menos aos camaroes que os guppies... e depois para os camaroes tens que arranjar uns esconderijos e isso mas depois combinamos um cafe e eu doute umas dicas

Eu já tenho bue esconderijos. Vou postar umas fotos e diz ai o que achas :)

 

dsc09019z.jpg

 

dsc09020g.jpg

 

dsc09021e.jpg

 

dsc09022a.jpg

 

dsc09023p.jpg

 

dsc09024ep.jpg

 

Na última dá para ver bem as planárias. Porque acham que o musgo da esquerda, ou seja o que está em cima das canas está acastanhado?

 

E penso também que está a crescer uma espécie de algas no musgo dos xistos :?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta fixe, realmente esconderijos nao te faltam mas faltam-te ai umas plantitas pah...se kizeres posso te dar um ou dois pezinhos de um ou outro tipo ;)

A sério? Fixe :) então e que achas do musgo que está mais acastanhado?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes usar corydoras pygmeus e boraras maculatus, comem as planárias e não atacam os camarões.

 

Além do que os corys dão sempre jeito para limpar o fundo.

Obrigado pelo conselho. Quantas corys é que achas que posso pôr no meu aqua pequeno? Sei que são peixes que devem ser mantidos em grupo mas não sei quantos é que posso pôr no máx.

 

E essa espécie de corys não comem as crias dos camarões?

 

Tava a pensar também em Tetra cardinais(Neons) mas vou dar prioridade às corys pygmeu. Agora não sei é quantos indivíduos posso e devo pôr de modo a todos estarem bem acompanhados e não muito apertados na casa T0 lol

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que achas de pôr 2/3 corys + 2/3 Neons + Red Cherrys (que pelo o que vi não se aplica a regra do cm/L)?

 

Achas que fica sobrepovoado? Os Neons são compatíveis com os camarões e com as corys?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não o faria por uma simples razão: ambos são peixes de cardume, e 2 ou 3 são um mini-grupo, não um cardume.

 

Aposta numa só espécie. Mais vale ter um cardume pacífico e que se dê bem com os camarões do que várias espécies e peixes stressados e desconfortáveis.

 

Até para os camarões é preciso ter em conta o espaço, a regra dos cm por litro é orientativa, tem de prevalecer o bom senso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens de ter em atenção que o teu aqua ´pequeno e não o podes sobrepovoar - tenta colocar os animais faseadamente para dar tempo ao ecossitema para se ajustar.

 

Quanto às corys não comerem camarões adultos ou juvenis é muito provavel que não mas se couber nas suas bocas elas vão comer, é uma questão de provarem a primeira vez.

 

Boa sorte

 

 

RF

 

EDIT: Quanto às planárias podes usar soluções químicas (medicamentos), naturais (extractos de palmeira) ou animal (viviparos principalmente). É uma questão se escolha.

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação às corys pygmeus, a boca delas é mais pequena que um camarão recém-nascido, daí que as tenha aconselhado.

 

Quanto aos vivíparos, são de todo desaconselhados dado o tamanho do aquário.

 

Tiago, se precisares de mais ajuda, diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a dimensão do aquário, os vivíparos vão tornar-se a espécie dominante, sobrepovoar o aquário e tirar o lugar aos camarões (uqer por falta de espaço quer por servirem de alimento).

 

Em aquários pequenos há que ter muito cuidado com o ciclo estabelecido, ou seja, a lei do mais forte.

 

Se procurarem em qualquer livro de biologia, isto está lá descrito, em caso de concorrência por espaço ou territórios, prevalece a espécie mais forte, extinguindo a outra.

 

Nota: desculpem o palavreado mais técnico, mas é força da área de formação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.