Lâmpada PL


Recommended Posts

Comprei um aquário com o kit start 55 da aquatlantis. Traz uma lâmpada de 11W PL, disseram me que era suficiente para fazer um plantado com tapete e com plantas exigentes. O aquário tem 55x30x34,8.

Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de salientar que eh uma lampada PL .. que segundo sei sao melhores.. so' n sei ate que ponto..

 

Quem te disse tal coisa... enganou-te e bem... Com essa litragem e 11 Watts, consegues ter musgo de java e pouco mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa lampada de 11w só consegues ter musgos, fetos, anubias e mais uma ou outra planta de fácil manutenção. Se queres fazer um plantado exigente, como por exemplo, com plantas de tapete, tens que ter pelo menos 0,8/1w por litro. Ou seja, como o teu aqua tem à volta de 50l, convém comprares pelo menos algo a rondar entre os 36/55w.

Mas atenção, não é só a luz que vai fazer o teu plantado exigente, convém leres umas coisas sobre métodos de fertilização, tipos de substrato, co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa lampada de 11w só consegues ter musgos, fetos, anubias e mais uma ou outra planta de fácil manutenção. Se queres fazer um plantado exigente, como por exemplo, com plantas de tapete, tens que ter pelo menos 0,8/1w por litro. Ou seja, como o teu aqua tem à volta de 50l, convém comprares pelo menos algo a rondar entre os 36/55w.

Mas atenção, não é só a luz que vai fazer o teu plantado exigente, convém leres umas coisas sobre métodos de fertilização, tipos de substrato, co2.

 

eu ja tenho 2 aquas plantados um com algumas plantas de facil e de media dificuldade e agora queria fazer um tapete e falei com algumas pessoas que me disseram que uma lampada pl era equivalente a mais nao sei quantos watts .. e agora como adquiri um novo aquario queria fazer entao o dito tapete , ja hoje fui buscar substrato fertil de JBL e amanha talvez va buscar substracto inerte pa dpx começar a montagem, mas queria saber isto da lampada que ja me ta a dar muita dor de cabeça, uns dizem uma coisa, outros dizem outra, nao sei o que faça mesmo ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU concordo com a restante malta, 11 wats para 50 litros não chega a 0,5 W por litro.

Para tapete parece me pouco, acho que de facto necessitas de algo mais potente para o que queres elaborar.

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usando termos pouco certos vamos explicar o que é uma PLL.

 

As lâmpadas florescentes aumentam a sua potencia conforme o seu comprimento, não funcionam como as lâmpadas incandescentes ou económicas que dentro do mesmo espaço conseguimos ter potencias diferentes. Ou seja uma lâmpada de aquário floresceste aumenta o seu comprimento conforme aumenta a sua potencia, obrigatoriamente. Uma lâmpada de 60cm é sempre mais potente que uma lâmpada de 40cm

 

O que uma PLL faz é que "dobra" a lâmpada florescente, sendo possível esta ocupar menos espaço, mas se tem 11w tem sempre 11w, não emite mais luz por ser PLL

 

Foste enganado com toda a força, para teres plantas que façam tapete no fundo precisas de maior intensidade de luz, fertilizar e certamente dar-lhe CO2

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usando termos pouco certos vamos explicar o que é uma PLL.

 

As lâmpadas florescentes aumentam a sua potencia conforme o seu comprimento, não funcionam como as lâmpadas incandescentes ou económicas que dentro do mesmo espaço conseguimos ter potencias diferentes. Ou seja uma lâmpada de aquário floresceste aumenta o seu comprimento conforme aumenta a sua potencia, obrigatoriamente. Uma lâmpada de 60cm é sempre mais potente que uma lâmpada de 40cm

 

O que uma PLL faz é que "dobra" a lâmpada florescente, sendo possível esta ocupar menos espaço, mas se tem 11w tem sempre 11w, não emite mais luz por ser PLL

 

Foste enganado com toda a força, para teres plantas que façam tapete no fundo precisas de maior intensidade de luz, fertilizar e certamente dar-lhe CO2

 

ora aqui esta alguem que me esclareceu em condições..

ja agora mais uma coisa, que lampada eh que aconselhas?

eu acho melhor por duas lampadas em vez de uma..

quanto ah fertilização eu sei, como disse tenho outros dois aquarios plantados e com co2 mas nao tao elaborados como quero este..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, se fores "comichoso" (desculpem-me os comichosos) usa 2 lâmpadas cada uma com K diferentes por exemplo uma de 6.500 e outra de 8.000, se não fores podes colocar as duas com os mesmos K. 2 é sempre melhor que uma, pq duas dão mais luz que uma, e no caso de teres luz a mais, podes sempre optar por desligar uma delas, se quiseres mais luz, ligas as duas. Dá-me maior espaço de manobra.

 

Para tapete tens de ter intensidade de luz suficiente que chegue ao fundo, sem isso não vais conseguir

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, se fores "comichoso" (desculpem-me os comichosos) usa 2 lâmpadas cada uma com K diferentes por exemplo uma de 6.500 e outra de 8.000, se não fores podes colocar as duas com os mesmos K. 2 é sempre melhor que uma, pq duas dão mais luz que uma, e no caso de teres luz a mais, podes sempre optar por desligar uma delas, se quiseres mais luz, ligas as duas. Dá-me maior espaço de manobra.

 

Para tapete tens de ter intensidade de luz suficiente que chegue ao fundo, sem isso não vais conseguir

 

então que lampadas devia ter na minha tampa ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem tenha 3 lampadas

1 de 6.500k

Outra de 8000k

Mais uma de 10.000k

 

É ctg e do que gostares mais, desde que não (opinião pessoal) te desvies muito do intervalo 6000k a 10.000k podes fazer a composição que quiseres, tendo em conta que 6500 é mais amarela e 10.000 é mais branca. Há tb quem use lamapdas de 4.500k e essas têm uma luz ainda mais amarela (eu não gosto)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem tenha 3 lampadas

1 de 6.500k

Outra de 8000k

Mais uma de 10.000k

 

É ctg e do que gostares mais, desde que não (opinião pessoal) te desvies muito do intervalo 6000k a 10.000k podes fazer a composição que quiseres, tendo em conta que 6500 é mais amarela e 10.000 é mais branca. Há tb quem use lamapdas de 4.500k e essas têm uma luz ainda mais amarela (eu não gosto)

 

Nem mais!

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas 3 lampadas acho que nao tenho espaço na minha tampa, acho que o ideal seria mesmo duas.

 

mas o que dizes eh dos espectros tava a perguntar era dos watts e se punha t5 ou assim.. isto dos watts e se eh t5 ou t8 ou pl ja n percebo nada, como ja devem ter reparado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ter plantas de fundo, sejam PLL, T8 ou T5 mantém-te fiel á regra de 1w por litro, fertilizações e CO2.

 

Com PLL consegues no mesmo espaço ter maior potencia, é essa a vantagem das PLL

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só uma achega... a lâmpada em questão não é uma PLL, mas sim uma PLS. A lâmpada de 11W apenas tem 2 contactos, enquanto que as PLL têm 4, e obviamente usam casquilhos e formas de ignição completamente diferentes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.