Recommended Posts

Bom dia pessoal

 

 

Tenho o meu aqua montado há praticamente um ano e sempre tive cobrinhas Kuhlii Pangio. Há uns dias, talvez uma semana, mudei o layout (e introduzi CO2) e a casca de coco que lhes servia de abrigo foi trocada de lugar e desde ai têm andado praticamente sempre á vista, algo que não é vulgar.

Hoje verifiquei que ambas aparentam estar cansadas, sobem um pouco e depois praticamente caiem direito ao areão. Hoje mudei novamente o coco para um lugar mais próximo de local inicial.

De referir que a restante fauna (rasboras arlequim, corydoras paleatus, tetra neon, ancistrus "nariz farfalhudo" e ampulária dourada "pomacea brigesi" e anetone helena) apresenta o comportamento normal.

 

Agora as perguntas.

 

Será que ficaram desnorteadas/desorientadas com a mudança?

Será que podem morrer de cansaço?

Será provocada pelo CO2, ou seja, menos O2 na H2O?

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Link to post
Share on other sites

Sim, as kuhli stressam com mudanças no layout mas isso passa-lhes com o tempo.

Mas perceber se nao há causas adicionais diz-me, elas mantêm a mesma cor ou estão mais pálidas?

Link to post
Share on other sites

isso e bem capaz de ser devido a introdução co2, sabes que o co2 altera varios parametros, entre eles o ph....mede o ph a ver como está...e boa sorte

Link to post
Share on other sites

para já a indicação é apenas stress. cuidado com os níveis de co2 no aquário e com kuhlis ainda mais. Deves ter uma bomba de ar (nem que seja fraquita) a circular durante a noite.

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Eis que tudo voltou á normalidade.

 

Após alguns dias em que pareciam não encontrar um lugar para se esconderem, eis que voltaram a encontrar a casca de coco que lhes servia de abrigo e que fora deslocado após uma alteração ao layout.

 

Enfim... tudo voltou ao normal!

Link to post
Share on other sites