Escalares com comportamentos estranhos - Muito parados e assustadiços


Onun

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Tenho um aqua de 80cm, lâmpada Pl de 36w e bastante plantado. Não tenho bomba de oxigénio, mas o filtro (Einhem 2113) faz bastante circulação e agitação de água à superfície. O aqua está a 26º.

A fauna neste momento é composta por 2 escalares, 1 cardume de rásboras, 1 otocinclus, 1 comedor de algas siamês, 2 coridoras.

O que tenho vindo a reparar desde à bastante tempo atrás é que todos os meus escalares (excepto um, que ainda o tenho) desde que chegam ao meu aqua, ficam com um comportamento estranho. Muito assustadiços e meio parados. Já tive 2 escalares que me morreram de parasitas internos (fui demasiado tarde com o tratamento) e sobrou-me um que é muito vivo e come muito bem. Agora comprei um 2º escalar que ao 3º dia no meu aqua, adoptou o mesmo comportamento dos outros que morreram, ou seja, embora coma bastante e as fezes estejam normais, encontra-se um pouco assustadiço, basbatanas "desmaiadas" e meio parado.

Acham que será motivo para me alarmar? Será alguma doença?

 

Obrigado a todos pela atenção, conto com a vossa preciosa ajuda.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mudas-te a forma como fazes os TPA's? e os parâmetros da agua, como estão? conforme já te foi dito, mudas de 10% semanais quando se tem escalares é muito curto, esses peixes são muito porcalhões, no mínimo dos mínimos deves fazer 20%

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas será por isso que ao 3º dia o peixe já esteja com os mesmos sintomas dos outros? Não sei se será...

 

Update: O escalar já não come

Editado por Onun
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Coloca aqui os valores todos e não apenas de alguns, dos parametros da tua água sff.

Fazes TPAs de quanto em quanto tempo e em que proporção?

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho testes de amónia, nitratos e ph. Se os nitratos e amonia estão bons, os nitritos também têm que estar, senão os peixes já tinham ido todos à vida.

Faço TPA´s semanais de 10%/15.

 

Obrigado pelas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ONUN, não leves a mal a minha franqueza.

Tenho todo o gosto em te tentar ajudar, mas para isso preciso que coopereres.

Se pedes ajuda é porque não sabes como resolver o problema certo?

As duas pessoas que te estão a tentar ajudar já te pediram os valores da tua água e tu continuas a não os fornecer dizendo que estão bons e que não é disso.

Pah se não cooperas como é que a malta te pode ajudar?

Se achas que não é da água então é do que? Presumi que se vieste pedir ajuda é porque não sabias o que se passava.

Não dá de facto para entender.

 

 

 

Um abraço e boa sorte nisso.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius, desculpando também a minha franqueza, o que vieste aqui, de facto, acrescentar no teu ultimo post?

Se faço os testes do ph (na casa dos 7), se faço o teste da amónia (indica 0,1) e nitritos (que indica <0.1) e se digo que não tenho mais testes, que é que tenho para dizer mais? Também não entendo. Não está tudo bem em relação aos resultados? Os papeis da nutrafin dizem que sim. Consegues ter alguma análise mais profunda com estes valores? Se sim, agradeço que me digas.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius, desculpando também a minha franqueza, o que vieste aqui, de facto, acrescentar no teu ultimo post?

Se faço os testes do ph (na casa dos 7), se faço o teste da amónia (indica 0,1) e nitritos (que indica <0.1) e se digo que não tenho mais testes, que é que tenho para dizer mais? Também não entendo. Não está tudo bem em relação aos resultados? Os papeis da nutrafin dizem que sim. Consegues ter alguma análise mais profunda com estes valores? Se sim, agradeço que me digas.

 

Obrigado.

 

Bem parece me a mim que estas a desconversar.

Se vieste aqui pedir ajuda, se as pessoas vieram aqui de boa vontade tentar ajudar e te pediram os valores, o meu ultimo post veio acrescentar a falta dos valores dos testes que fizeste e que não sei porque carga de água só nso indicaste ao teu 5 post.

Dizer que os testes estão todos bem é bem diferente de nos mostrar os valores não é?

Se tu partes do principio que não consegues detectar mais nada, não podes partir do principio que os outros não o farão, se assim fosse não te adiantava nada pedir ajuda.

 

SIm consigo ter uma análise mais profunda em relação aos testes, relativamente ao PH não o tens indicado para as tuas especies.

 

AS rasboras necessitam de ph a rondar os 6.5 e os escalares idem aspas.

Acontece é que os escalares são animais bem mais sensiveis.

Fora isso e como já tinha detectado, os teu aquário é pequeno para teres escalares, no minimo 100 litros embora eu ache que no minimo 120 litros,são animais que atingem os 15 cm de uma ponta a outra.

As tuas corydoras também não estão totalmente acomodadas, são animais de grupo, devias ter umas 5 pelo menos.

 

A nível de necessidades e compatibilidades das especies o teu aquário não se encontra ajustado.

 

Mas voltanto a questão dos escalares,

 

pH: 6,5

Temperatura: 27ºC

Dureza: 3 DH

Tamanho adulto: 15cm

Tamanho mínimo do aquário: 100L

 

 

Os teus animais nesse aquário ficam stressados por vários motivos, desde a questão da alteração do metabolismo devido ao PH (e ainda falta saber a dureza da água e neste ponto se não tens todos os testes devias ter para uma maior precisão do bem estar dos animais), e por outro lado provavelmente pela questão de (se forem já de um tamanho considerável) se sentirem enclausorados.

Se todos os teus escalares acabam por morrer, já pensaste que sim que é algo na tua água que não é compativel com a especie??

A nível de parasitas internos, ervilhas cozidas volta e meia são optimas para esse problema.

Quanto aos TPAs, num aquário de 80 litros com esse povo todo, 10 a 15% é insustentavel, aumenta para 25%.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por este tipo de comentários que estive imenso tempo sem vir a este forum, pois cada vez que alguém vem aqui colocar uma dúvida em relação a um certo aspecto, todos se debruçam sobre os aspectos que a pessoa não vem cá perguntar. Ou alguém critica o tamanho ou litragem do aquário, ou que os peixes precisam de um aquário maior, ou que o ph devia estar 0,1 para cima ou para baixo, que tem que ser um filtro XPTO com 1000/h para um aquário de 50l, pois apartir disso já tem que ser outro melhor, etc, etc. São muitos preciosismos que, na minha opinião, são demais. Existem limites mínimos, claro, mas não exageremos. Este foi um dos casos.

Quando digo que o meu aquário é de 80cm, é um 80x40x40, feito à medida e portanto com 128L. Mas também se fosse um de 70L, a meu ver, para ter 2 escalares, também consideraria minimamente aceitável. Já vi N pessoas com aquários dessa litragem com escalares e onde estavam com cores lindas, bem tratados, onde formaram casais e tiveram posturas.

Há muitos anos tive um aquário de 50cm, da aquapor, talvez com uns 45l, com apenas filtro de fundo e com poucos cuidados, devido à minha tenra idade e falta de conhecimento e não foi por aí que eles deixaram de acasalar N vezes. Agora vejo que, de facto, era de menos.

Mas para terminar, na minha opinião, há que ser mais objectivo e directo nos problemas e não aflorar e entrar nos extremos preciosismos como aqui vejo e aconteceu comigo.

 

Em relação ao PH, o meu teste não é tão preciso como os outros, é de tiras. Daí eu dizer na volta dos 7, talvez um pouco menos. Tenho um aquário comunitário, não tenho um malawi ou tanganika onde tenho que controlar ao milímetro as coisas. Mas também te digo, para teres escalares, o aquário convém andar nos 6.2/7 de ph. Não é necessário teres ph de 6.5 exactos. E também não será por ter ph de 6.8/6.9 e não de 6.5 que o meu escalar tem este comportamento. Basta leres um livro de especialidade ou fazeres uma pesquisa na internet para teres a noção disso. No entanto agradeço as tuas tentativas de ajuda.

 

Susana, o mais velho (e mais novo no meu aqua) anda meio assustadiço e parado. Hoje já teve mais genica a comer e as fezes são normais. O mais novo, é cheio de energia, come bem e anda por todo o aquário. Mas o estranho é que já me morreram dois que começaram com o mesmo problema e tiveram parasitas internos. Mas este não aparenta ter parasitas. Curiosamente, todos os que obtiveram este comportamento, vieram da mesma loja. O mais novo, de comportamento normal, foi o que veio de uma loja diferente.

 

Obrigado

Editado por Onun
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Onun, depois do que li e tendo em conta a tua total confiança no que dizes, resta me desejar te uma boa continuação de aquariofilia.

Só posso ajudar quem quer ser ajudado.

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana, estás a tocar no ponto crucial.

Antes de mais vamos clarificar que o escalar mais velho (em termos de permanência no aqua) é o mais novo dos dois. Vamos chamar-lhe de escalar mais velho.

O escalar mais velho está a ficar, a espaços, com os mesmos sintomas do mais novo. Está com uma respiração ofegante, opérculos a abrir e fechar e por vezes meio escondido e mais parado que o normal.

O mais novo está mais à tona de água, respiração também ofegante mas opérculos mais fechados.

 

Muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Psycodream, tenho um Eheim 2213 com a saída à tona de água a fazer agitação. Consideras suficiente ou meto também uma bomba de ar com pedra difusora para ajudar na oxigenação? Ontem fiz uma TPA de sensivelmente 15/20% e realmente notei pequenas melhorias no comportamento do escalar mais novo.

 

Susana, não me parece que tenham muco.

 

Muito obrigado aos dois :)

Editado por Onun
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz outro tpa de para ai 30% então hoje.

 

quando tens a iluminação ligada tem a bomba de ar desligada, e quando desligares a iluminação ligas a bomba de ar.

 

tenta arranjar tambem umas folhas de amendoeira da india para ajudar com as suas propriedades desinfectantes.

 

eu tenho algumas se tiveres como te deslocares ate loures posso te dispensar duas ou 3...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou então desligar a luz e colocar a bomba de ar a funcionar. Mais logo faço outra TPA como sugeres.

Vou tentar arranjar agora de tarde a folha de amendoeira, se não entro em contacto contigo. Sou de Lisboa e facilmente desloco-me até Loures.

Muito obrigado pela tua ajuda e disponibilidade :)

 

Susana, fico também à espera da tua preciosa ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou-te mandar mp com o meu num se precisares e so ligares....faz primeiro o tpa e deixa repousar para ai uma horita e so depois desliga a iluminação e liga a bomba de ar...quanto mais rapido arranjares as folhas melhor para começarem a fazer efeito....

 

Su estou certo né??? sabes que a tua opiniao para sim e sempre a mais importante pois tu e que percebes disto tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais