Dúvidas de Principiante e conselhos úteis


Murila Rosa

Recommended Posts

Boa tarde amigos,

 

Estive a ler com muito cuidado a informação neste fórum e fiquei maravilhada/surpresa/ a sentir-me uma perfeita ignorante. Sempre gostei muito de peixes e animais, em geral, mas na verdade nunca me informei muito acerca de peixes. O último peixe que tive durou 13 anos- por favor não me batam! - e a única coisa que tinha era um aquário de 5L, carinho, comida, água morna mudada a cada semana e peixinhos do rio que iamos buscar. Toda a gente se admirava do peixinho e na verdade acho que ele gostava mesmo muito dos peixinhos do rio. Era um pouco cruel, mas ele gostava. Quando morreu tinha cerca de 15cm.

 

Neste momento tenho uma filhota pequenina, doida por animais, tal como eu e comprei na última semana dois peixinhos dourados - um branco riscado e um laranja. Mais uma vez não temos nada a não ser água morna, comida e carinho. Onde moro não posso apanhar peixinhos com a minha filha, mas já fomos ao jardim apanhar plantas num lago que tem peixes exactamente iguais a este. Agora que li o fórum fiquei sensibilizada. O meu aquário é de plástico, deve ter 6/7 litros e não tenho nada mais a não ser umas gotas para mudar a água - 1 por cada litro - Aquasana, salvoerro. Aqui onde moro está mais frio e ao ler tudo isto pergunto-me se estarão bem... Todos os dias mudo 1 litro de água por causa do oxigénio, dou comida e nada mais. Está lá a dita planinha a boiar com as raizes e eles parecem gostar dela. Gostava de fazer as coisas como deve ser, até para a minha pequenina aprender a cuidar dos bichinhos (já temos um cão e um gato), mas não sei que fazer e na verdade estou muito limitada finaceiramente...

Preciso comprar mesmo um filtro e um aquecedor? Há maneira de o fazer manualmente?Aqui há noite rondam os o a 5graus e não temos aquecimento em casa, a não ser uma lareira e eles estão longe dela. Não posso comprar um aquário maior mesmo e a minha filhota adoraaaaaaa os peixinhos. Será que se comprar uma bacia/tupperware/caixa grande dá? Alguêm sabe de uma loja online onde possa comprar um filtro barato? Tipo 5 €? e o aquecedor? Precisava de saber mesmo o que é mesmo necessário, pois tenho um orçamento muito apertado. Quando comprei os peixinhos, a comida e as gotas gastei menos de 5€ e o aquário foi dado....

 

Vocês falam aqui de tantas coisas que eu não entendo mesmo nada. Alguêm pode me aconselhar?

 

 

Muito Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Gostava de poder ajudar, mas com um aquário desse tamanho acho que não tens espaço para o filtro.

Os peixes de água fria crescem muito e poluem muito a água, o que ir fazendo várias TPA's é aconselhavel.

Não sei o formato/medidas do aquário, mas talvez consigas um filtro externo de mochila a bons preços.

Se conseguires aqui colocar fotos do aquário e outras da planta, podemos ajudar melhor.

 

Sempre ao dispor,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murila,

 

Bem vinda ao fórum, espero que encontre sempre a ajuda e companheirismo que se pretende.

 

Peixinhos dourados são bonitos e regra geral vendem-se pequeninos mas crescem muito e sujam a água ainda mais....e por isso precisam de lagos e não aquários.

 

Como o "mal" está feito, deve tentar dar a volta à situação, uma caixa plástica (nunca lavada com detergentes) serve para albergar os peixes, o filtro era bom haver mas em último caso também existe volta a dar, dá mais trabalho é certo mas podemos dar a volta, e como? Fazendo TPA's diárias de pouca quantidade (TPA= Troca Parcial de Água).

 

Se tirarmos todos os dias um pouco de água e colocarmos água nova (com a mesma temperatura, ou parecida) estamos a tirar água suja e a colocar água limpa, ou seja, irá fazer um pouco o que faz um filtro (um pouco, mas sendo pouco já ajuda).

 

São peixes de água fria mas o fria significa água ambiente em casas que não sejam frias, 12º por exemplo não será o mesmo que ter 5º... Isso convinha mesmo tentar arranjar um aquecimento, existem à venda em segunda mão (usados) mesmo aqui no fórum na área de classificados.

 

No nosso fórum também existe uma área que se destina a grupos, por norma regionais, poderá tentar entrar num que seja perto de si e encontrar alguém que possa ajudar com a cedência de algum material a troco de uma pequena quantia, não sei só tentando e com boa vontade tudo se consegue.

 

Por norma as lojas online tem preços mais baixos, nem sempre acontece mas é a norma, eu tentaria também procurar na área dos patrocinadores explicando a situação ver se algum tem algo a um preço razoável para si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos,

 

Muito obrigado pelas vossas respostas e conselhos.

 

As imagens que consegui são estas:

(Sei que são de muito pouca qualidade, mas já dá para ver que o aquário é realmente pequeno. Em relação às plantas, não faço ideia do que sejam, estavam no lago agarradas a uma pedra, algumas submersas, outras em cima da água. Coloquei-as lá porque pensei que talvez gostassem de as mordiscar/petiscar). Independentemente de tudo, gostavam que fossem felizes e que durassem pelo menos 13 anos, tal como o meu peixe anterior. Vou tentar fazer as mudas de água diárias e tentar comprar um recipiente maior. Há problema ser de plástico? Sempre pensei que os aquários pequenos dessem menos trabalho e embora não possa ter um grande neste momento, pelo menos um aquário mesmo, perece-me que há tanta coisa para saber... De qualquer forma agradeço muito e vou ver a questão do aquecedor. Estive a ver uns por 6€ que aquecem a temperatura penso que 5graus, o que já não era mau. MAs posso meter um aquecedor neste aquário? Ou num recipiente de plástico? ???

 

http://s901.photobucket.com/albums/ac214/celia23_2000/?action=view&current=Imagem004.jpg

 

http://s901.photobucket.com/albums/ac214/celia23_2000/?action=view&current=Imagem004.jpg#!oZZ2QQcurrentZZhttp%3A%2F%2Fs901.photobucket.com%2Falbums%2Fac214%2Fcelia23_2000%2F%3Faction%3Dview%26current%3DImagem003.jpg

 

http://s901.photobucket.com/albums/ac214/celia23_2000/?action=view&current=Imagem004.jpg#!oZZ3QQcurrentZZhttp%3A%2F%2Fs901.photobucket.com%2Falbums%2Fac214%2Fcelia23_2000%2F%3Faction%3Dview%26current%3DImagem002.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Esperava ter aqui mais algum conselho :drool3: , mas obviamente todos temos trabalho, familia, peixes.. :)

 

De qualquer forma tenho uma noticia que me deixou radiante, pois já me aflijo de olhar para os meus peixes num sitio tão pequeno. Vi um negócio de um aquário de 60 L com bomba, filtro e luz por 25€!!!!! Estou quase a receber por isso vou colocar esse dinheiro de lado e fazer essa vaquinha!!! Acham que o preço é bom?? Gostava muito de ter um plantinha mesmo própria para aquários com kinguis (uiii que já me sinto uma pro a falar!) que planta posso ter??? de que necessito para a ter?

 

Muito Obrigado!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Um aquário completo por esse preço é de facto muito bom negócio! Força nisso que os teus peixinhos agradecem! Só te fica a faltar mesmo o aquecedor. Como já te disseram aqui procura na zona dos classificados que há sempre pessoal a vender a preços muito convidativos.

 

Relativamente às plantas, pelo que conheço desses peixes (que não é muito...) acho que deves apostar em plantas mais resistentes e de fácil manutenção como as anúbias e alguns fetos (Java por exemplo).

 

Chamo-te só à atenção para uma coisa: Esses peixes quanto mais espaço têm mais crescem, por isso em breve vais ficar com "pouco espaço" para eles...

 

Espero ter ajudado!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Murila e bem vinda.

 

25 euros por um aquário completo parece me bom de mais.

Quando te referes a bomba e filtro, não estarás a falar de uma bomba de ar ligada a um sistema bem antigo de captação de detritos por sugamento para a zona inferior do areão?

Eu não sei como é que as coisas ai funcionam, no Porto se mandar fazer um aquário na medida que pretendo, se for um de 60 cm novo se calhar não foge desses valores (só o aquário claro).

Tu pretendes mesmo ter kingos????

Digo isto porque se fores para animais de água quente tens muita mais diversidade e a beleza e o encanto é outro:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge!

 

Se está tudo ok com o aquário? Epá não sei... lol... nem me lembrei de perguntar. Fiquei logo entusiasmada com o preço.... :fart004:

 

Convém veres se não tem fugas de água, se não está muito riscado ou estalado e se o filtro trabalha bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá julius,

 

Já deves ter reparado queu eu sou mesmo inciante de iniciante e que nada, mas nada sei acerca de criar estes animais... Pensei que estes fossem os mais fáceis e baratos de ter... Agora que os tenho não os vou deitar fora! E peixes de água fria não sºão mais fáceis de vingar? Desculpem se isto é uma grande barbaridade! lol! A minha pequenina já gosta muito deles e agora, olha, lol, tenho de ver se lhes dou melhres condições. Tenho medo que morram entretanto e isso não queria.

 

Pois, em relaçao á bomba de ar.. como é que eu hei-de dizer isto? Não faço a miníma ideia!! Nada mesmo!!!! Vou perguntar ao vendedor! Por favor digam-me se preciso de perguntar mais alguma coisa!

 

Em relação Às plantas: musgo de java a anubia parece-me perfeito :), mas só preciso a areia? Preciso de mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deves ter reparado queu eu sou mesmo inciante de iniciante e que nada, mas nada sei acerca de criar estes animais... E

 

m relação Às plantas: musgo de java a anubia parece-me perfeito :), mas só preciso a areia? Preciso de mais alguma coisa?

 

1º Não sabes nada mas ficas a saber, porque nós estamos cá para ajudar, ensinar e também aprender.

2º A Anubia e o musgo não se enterram, amarram-se a uma pedra ou troco

 

;)

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais baratos tudo depende, em água quente tens centenas de espécies a preços diferentes que te permitem diferentes orçamentos.

A questão que levantas prende-se pela ideia de:

 

Água fria = globo, mais peixe lá dentro e já está.

 

Água quente é mais elaborado, necessitas de mais alguns conhecimentos extras.

 

No entanto e volto a repetir, no entanto água fria também os exige. Os vulgares animais de água fria, infelizmente para eles, não tiveram um acompanhamento devido na evolução cientifica e comercial face as suas exigências necessárias.

 

Trocando por miúdos, eles também necessitam de um termostato de forma a regular a sua temperatura, eles também necessitam de um filtro que permita a purificação e oxigenação da água, também precisam da concretização do ciclo do azoto, etc etc.

 

No entanto se fores a uma loja e disseres que queres um peixinho de água fria, automaticamente o vendedor vai te buscar um globo de 3 ou 4 litros, um anti cloro, pesca te o que tu gostares mais e manda te chegar a casa, encher com água, meter 3 ou 4 gotas e pimba o peixe lá para dentro.

Se sobrevivem?

Ao contrário do que se pensa, mais de 50% morre nos primeiros meses devido a falta de condições.

 

Respondendo ao que perguntas, sim, provavelmente são mais resistentes, até porque aguentam temperaturas mais baixas, mas repara, existe uma enorme diferença entre sobreviver e viver.

 

O que faria eu no teu lugar? Mas isso sou eu;)

Procurava aqui no forum um aquário bacana até 60 litros se é isso que pretendes, adquiria em 2º mão tudo que precisas ou seja:

 

Aquário;

Iluminação;

Filtro;

Termoestato

 

Com um bocadinho de jeito com 50 euros consegues isso tudo, ainda a uns tempos vendi um de 25 litros completo por 35 euros;)

Depois disso, areão, rochas e/ou troncos e começava a melgar aqui a malta para te dar mos uma ajuda em como fazer o resto.

 

Porque digo isto? EU pessoalmente sou contra animais de água fria em aquários, eles são muito bonito, mas são bébés ainda, crescendo se chegarem lá, ficam atrofiados, stressados e desnorteados, peixes de água fria deviam estar em lagos;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Jorge! E posso amarrá-las com quê? Uma linha dá?

 

 

Ehehehehe, o Julius até me fez esquecer de te responder.

Sim, prendes com uma linha, por exemplo de pesca. Eu prefiro desfiar umas meias de mulher e utilizar esse fio muito fino para, quando as raizes crescerem e se agarrarem à rocha ou tronco, o fio partir e deixar de lá estar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heheh! Testamento mesmo de quem sabe o que fala.... Pois, nunca tinha pensado em tal coisa.... que peixes de água fria deviam estar em lagos... sim, seguramente deviam... mas então os peixes de água quente não deviam estar no mar? :sorry: (sem ofender!!!!! Não quero ofender ninguêm!!!:)

 

Estou muito grata mesmo por todos os conselhos aqui dados e queria fazer a minha viagem com estes dois pexinhos que a minha filhota adora.... O vendedor do aquário respondeu:

 

''O aquario foi pouco utilizado e nao tem riscos neem fugas. O filtro estava a trabalharcquando desliguei o aquario. E um filtro simples tetrapack 600plus se nao estou em erro.''

 

É bom ainda assim?

 

Obrigado Julius, estou a fazer uma pasta com informação e já copiei as vossas respostas quase todas. Agora que me fez uma síntese já começo a ver luz... :) já sei mais ou menos do que é preciso, mais ou menos lá está!!!Mas e a ''terra''? não é necessária para as plantinhas? É só amarrar no tronco? Com a linha?

 

Em relação aos conselhos.... agradeço muito, mas agora não posso dispensar 50€... 25€ já vá lá, mas pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

2º A Anubia e o musgo não se enterram, amarram-se a uma pedra ou troco

 

 

 

Deixa-me discordar da tua afirmação! Ou pelo menos em parte! ;)

 

As anúbias podem ser SEMI-ENTERRADAS e não precisas de nenhum fio para as prender.

 

Passo a explicar:

 

As anúbias têm uma espécie de tronco (que se chama rizoma) do qual saem as folhas e as raízes.

O Rizoma é que não pode estar enterrado! Já as raízes não tem problema nenhum! As Anúbias Nana que tenho no meu aqua estão assim há algum tempo e estão com muita saúde!

 

No musgo concordo a 100%!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes de água quente só deviam andar no mar????

Ó mulheri, queres ver que agora moras nas caraíbas portuguesas? A nossa água é quente?

 

Em relação ao filtro não encontrei nada na net sobre ele, mas assumo que esse 600 seja 600 l/hora, o que se assim for, é fantástico para esse aquário.

 

Essas plantas não precisam de terra, é só mesmo atar (sem por ao fumeiro) ;)

 

 

O Incognitus pode também ter razão, mas eu conheço quem tenha Anubias colocadas em rochas e troncos.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras amigo Jorge, foram apreciadas;)

 

 

Murila, mas que grande salgalhada que para aqui vai.

Então os peixes de água quente deviam estar no mar?

Eles são de rios e lagos LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL.

 

Repara uma coisa, tens animais de água doce, que vivem em climas mais frios ou mais quentes logo:

 

Água doce fria - Água doce quente

 

 

Depois tens os aquários salgados, esses nas lojas só iras encontrar éspecies tropicais de temperaturas a rondar os 24ª, logo a considerada água quente salgada.

 

No entanto tambéms tens especies de água fria salgada, os da nossa costa por exemplo;)

 

Neste momento até te posso dizer que tenho um de 100 litros a bombar, com o que vou apanhando nas rochas das praias e não fica nada a desejar face aos tropicais:)

 

Agora, eu entendi o que tu querias dizer, repara uma coisa, tens animais de água doce quente que atinguem os 3 cm por exemplo, mas também tens animais de água doce quente que passam de 1 metro de tamanho.

Esses é lógico que não deviam ser mantidos em aquários, porque são grandes de mais, mas isso já é outra história que iria meter o bom senso versus conhecimentos, versus interesses monetários e comerciais.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murila,

 

Ainda não tinha dito o disparate do dia em nenhum post, por isso hoje tem o privilégio de ser no teu:

 

Sim, prendes com uma linha, por exemplo de pesca. Eu prefiro desfiar umas meias de mulher e utilizar esse fio muito fino para, quando as raizes crescerem e se agarrarem à rocha ou tronco, o fio partir e deixar de lá estar.

 

Não sejas muito simpática nem faças muitas perguntas sobre isto, senão vai aparecer muita gente a dizer que é díficil mas, o que querem é ir aí rasgar-te as meias!!!

:medieval_mace:

 

 

(amanhã a piada brejeira calhará a outro/a)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Julius!!!!!!!

 

Heheheh!!!

 

Já percebi!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu sempre pensei água doce fria e água quente salgada!!! Nunca me lembrei de água doce também quente!!!!! Isto é para veres a minha completa/absoluta/fantástica ignorância! Lol E também tens um aquário com água do nosso mar e peixes daqui??? Bem, deve ser mesmo muito interessante! Não faço ideia do que anda nas rochas e só conheço os peixes das rochas co bigodinhos meio amarelados muito giros.

 

 

Jorge! Então parece que tenho mesmo um bom negócio!!!!!!!!!Vamos lá ver!!!! Ai que já estou em pulgas com o aquário, os peixes, as anóbias de atar e por no fumeiro(heheheh), já só penso em peixes!!!!!!!!!!!!!!!!!Até sonho com eles!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.