Novo aqua de ciclideos anões - ajuda


Fguimaraes

Recommended Posts

Boas,

 

neste momento tenho activo um aqua comunitário, que me iniciei a cerca de um ano e meio, mas sinto que quero agora dar o próximo passo para ciclideos.Visto que o aqua em termos de tamanho não é nada por ai alem, de todos os biotopos, ou escolhia tanganiyka e mesmo assim ficava um pouco limitado ou escolhia apistogrammas e dá para fazer alguma coisa enraçada, por isso escolhi os ciclideos anões :D . Vou deixar aqui uma foto então do meu aqua e o setup... :)

 

 

24122010003.jpg

By fguima at 2012-01-10

 

Aqua: 80x40x40 (120L)

Filtro: Externo SunSun HW-302 (500L/h)

Temperatura: Termostato SERA regulável 50W e outro que desconheço a marca 50W (tenho 2 pois de momento tenho um discu de um amigo la hospedado e tive que aumentar um pouco a temperatura)

Luminária: Calha Boyu 1x60W

 

Substracto: Areia de silica branca + uma camada inferior de substracto fertil (não me recordo a marca)

Decoração: Pedras, tronco red moore e fetos de java (ja tive mais como se ve na foto - elodeas, cabomba caroliniana - de momento so tenho fetos de java) tambem tenho um tronco mopani mas não está no aqua.

Fauna: Guppys (2M e 3F),1 Cory, Botia palhaço, Discu, 3 Cobrinhas kuhli, 3 Neons, Tetra Buenos Aires.

 

pH: 7.4

NO3:0-10

 

Bem, ja andei a ler e informar me sobre apistos mas ainda estou muito verde nesta area...

O que pretendo, é um biotopo relativamente simples, com poucas plantas e bastantes esconderijos para os casais terem as suas intimidades :D tenho uma cultura de fetos de java novinhos a desenvolver num aqua a parte e é com essas plantas que estou a contar para o novo projecto e poderei comprar algumas anubias, visto não querer por substracto fertil e estas plantas são bastantes resistentes. Estou a pensar num substracto claro, pedras escuras e os troncos...

 

Os meus receios:

 

.Poderei colocar o discu junto com os apistos, e estes não ficarem stressados? O discu tem cerca de 6-7cm, é juvenil...

.O meu pH nunca o consegui baixar dos 7, mesmo com tronco e areia de silica. é muito prejudicial para os apistos? o que poderei fazer se for necessário cumprir os 6.5 - 6.7?

. Com o meu aqua, quantas especies é aceitavel ter num biotopo deste género?

.Poderei ter uma especie mais territorial tipo cacatuoide ou agassizii com outras especies mais calmas tipo rams ou borelli?

.A reprodução é relativamente facil ou depende muito dos parametros da agua, tipo de alimentação, etc...

.Li que a alimentação convem conter fortemente, uma componente de alimentos vivos. Os apistos teem tendencia natural a rejeitar flocos ou granulado mesmo sendo eles de cativeiro?

 

Para já são estas as minhas duvidas...desculpem se fui um pouco extenso mas estou aqui para dar uso à vossa experiencia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o aqua tem boas dimensões para começar nos apistos..

 

resumidamente arranja uma quantidade generosa de troncos para fazeres ai um grande emaranhado de troncos; planta 'qb' e, como tu próprio disseste, com plantas de baixa exigência luminosa. adiciona algumas pedras que te confiram contraste com o arãao, cores escuras preferencialmente, e depois para terminar adicionas turfa, que te ajuda a baixar o ph e te confere um tom acastanhado a agua, estilo chá, que os apistos tanto apreciam.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o aqua tem boas dimensões para começar nos apistos..

 

resumidamente arranja uma quantidade generosa de troncos para fazeres ai um grande emaranhado de troncos; planta 'qb' e, como tu próprio disseste, com plantas de baixa exigência luminosa. adiciona algumas pedras que te confiram contraste com o arãao, cores escuras preferencialmente, e depois para terminar adicionas turfa, que te ajuda a baixar o ph e te confere um tom acastanhado a agua, estilo chá, que os apistos tanto apreciam.

 

cumps

 

Boas,

 

obrigado pelas dicas.

 

o meu maior receio é não conseguir baixar o pH. Colocando turfa no filtro e um substrato tipo acadama garantem 100% um ph baixo??

Do que li aconselham um ambiente um pouco sombrio, mas esteticamente, um contraste entre o substrato e as pedras fica muito bonito na minha opinião. Este contraste tem algum inconveniente para os apistos? Não gosto muito do tom acastanhado da agua mas se os habitantes gostam, eles decidem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para baixares o ph podes tambem utilizar folhas de amendoeira da india e os habitantes tambem agradecem pois tem enormes beneficios para eles.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não gostas do tom amarelado na água podes usar a turfa da eheim: baixa o pH, a água fica menos cristalina e mais escura mas não amarela.

Na minha opinião não devias colocar duas espécies (edit: diferentes de apistos) no mesmo aquário, mesmo com 80cm de frente no aquário.

Sim, a reprodução vai depender das condições da água e também da companhia no aquário.

Alimentos vivos ou congelados, mas também aceitam granulados (de qualidade)..existem por aqui bons tópicos sobre a alimentação dos ciclideos anões.

Também acho que ficavam bem umas folhinhas na frente do aquário, amendoeira da india ou carvalho (que são de borla)

Editado por CSLC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tens um belo aquário para anões.

Se fosse a ti retirava o discu, não se enquadra com a montagem que queres fazer. E entre teres 1 discu sozinho ou nenhum é preferivel não ter nenhum.

Em relação aos anões, podes meter à vontade um Trio. Se não quiseres o aquáro tão vazio, mete uns tetras, umas corys, ottos..

Quanto ao layout, retira essas pedras, têm cara de que são calcárias e provavelmente é isso que não te deixa baixar o PH, troca-as por troncos. Se queres baixar o PH sem alterares a cor da água, ou investes numa osmose ou fazes tpa´s com água do garrafão. Se quiseres fazer uma coisa ao gosto dos peixes que vais aí colocar, então mete turfa ;)

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para baixares o ph podes tambem utilizar folhas de amendoeira da india e os habitantes tambem agradecem pois tem enormes beneficios para eles.

 

Boas,

 

mas as folhas requer uma manutenção do aqua mais cuidada porque acabam por deteriorar-se certo? A decomposição das folhas não é propicio a aparecer algas? é que aconteceu me com os fetos de java que deram novas raizes, apareceram novos rebentos e as folhas velhas ao decomporem-se ficaram cobertas de algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tens um belo aquário para anões.

Se fosse a ti retirava o discu, não se enquadra com a montagem que queres fazer. E entre teres 1 discu sozinho ou nenhum é preferivel não ter nenhum.

Em relação aos anões, podes meter à vontade um Trio. Se não quiseres o aquáro tão vazio, mete uns tetras, umas corys, ottos..

Quanto ao layout, retira essas pedras, têm cara de que são calcárias e provavelmente é isso que não te deixa baixar o PH, troca-as por troncos. Se queres baixar o PH sem alterares a cor da água, ou investes numa osmose ou fazes tpa´s com água do garrafão. Se quiseres fazer uma coisa ao gosto dos peixes que vais aí colocar, então mete turfa ;)

 

Abraço e boa sorte.

 

Boas,

 

obrigado pelas dicas.

 

Sim estas pedras são calcarias e por isso o pH se mantem alto realmente xD

Queria ver se arranjava um emaranhado de ramos fininhos para criar abrigos para os apistos. É impossivel colocar 2 casais de apistos neste aquário? Criando duas areas distintas, com cascas de coco para cada casal...

Talvez opte pela turfa, e com umas tpa regulares a agua não deve escurecer muito.... A iluminação convem ser mais fraca certo?

O que me aconselham para substracto, algo mais escuro penso eu mas existe algo especifico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se vais colocar a turfa, a água vai naturalmente escurecer e a luminosidade do aquário também vai baixar. Podes sempre arranjar uns troncos Red Moorwood que têm bastantes galhos. O areão podes deixar, eles adorar brincar com a areia de silica..

O tamanho do teu aquário está ali no meio termo, é pequeno para dois casais e é grande para um. Se fosse 1 metro dizia-te que podias meter dois, sendo de 80cm acho que não é muito viável. Não quer dizer que se matem, mas não vão estar sossegados, ainda para mais se quiseres reproduzir. E até mesmo depois de reproduzires é muito dificil os pequenos se safarem tendo outras espécies à mistura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se vais colocar a turfa, a água vai naturalmente escurecer e a luminosidade do aquário também vai baixar. Podes sempre arranjar uns troncos Red Moorwood que têm bastantes galhos. O areão podes deixar, eles adorar brincar com a areia de silica..

O tamanho do teu aquário está ali no meio termo, é pequeno para dois casais e é grande para um. Se fosse 1 metro dizia-te que podias meter dois, sendo de 80cm acho que não é muito viável. Não quer dizer que se matem, mas não vão estar sossegados, ainda para mais se quiseres reproduzir. E até mesmo depois de reproduzires é muito dificil os pequenos se safarem tendo outras espécies à mistura.

 

Boas,

 

do que vejo pelos forums de ciclideos que tenho andado a estudar xD estou a falar com um guru de apistos :D ja vi posts teus e dou te os parabens pelos teus exemplares, reprodução e a fishing room... espectacular ;) espero quando tiver o meu aqua activo poder comprar te alguns apistos.

 

De resto, obrigado pelas dicas, vou segui las... Gosto muito de cacatuoides e estava a pensar ser essa a especiea colocar la. Não dá para colocar uma outra especie de apistos mesmo sendo esta muito calma? Que outras espécies me aconselhas a preencher o espaço vazio no caso de ter um trio de cacatuoides?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

do que vejo pelos forums de ciclideos que tenho andado a estudar xD estou a falar com um guru de apistos :D ja vi posts teus e dou te os parabens pelos teus exemplares, reprodução e a fishing room... espectacular ;) espero quando tiver o meu aqua activo poder comprar te alguns apistos.

 

De resto, obrigado pelas dicas, vou segui las... Gosto muito de cacatuoides e estava a pensar ser essa a especiea colocar la. Não dá para colocar uma outra especie de apistos mesmo sendo esta muito calma? Que outras espécies me aconselhas a preencher o espaço vazio no caso de ter um trio de cacatuoides?

 

Boas.

Antes de mais obrigado.

Como te disse o aquário não tem tamanho para colocares 2 casais. Ainda assim é um risco que só tu sabes se pretendes correr. Eu não te aconselho, mas se quiseres experimentar, o que pode acontecer é depois teres que retirar um ou outro casal.

Podes juntamente com os Apistos colocar uns ottos, um ancistru dos pequenos para te ajudar na limpeza, umas 2 corys (não metas mais porque partilham o mesmo espaço que os apistos) e uns tetras que tens muitos que podes escolher.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais