No aqua de ciclideos anões - ajuda


Fguimaraes

Recommended Posts

Boas,

 

neste momento tenho activo um aqua comunitário, que me iniciei a cerca de um ano e meio, mas sinto que quero agora dar o próximo passo para ciclideos.Visto que o aqua em termos de tamanho não é nada por ai alem, de todos os biotopos, ou escolhia tanganiyka e mesmo assim ficava um pouco limitado ou escolhia apistogrammas e dá para fazer alguma coisa enraçada, por isso escolhi os ciclideos anões :D . Vou deixar aqui uma foto então do meu aqua e o setup... :)

 

 

24122010003.jpg

By fguima at 2012-01-10

 

Aqua: 80x40x40 (120L)

Filtro: Externo SunSun HW-302 (500L/h)

Temperatura: Termostato SERA regulável 50W e outro que desconheço a marca 50W (tenho 2 pois de momento tenho um discu de um amigo la hospedado e tive que aumentar um pouco a temperatura)

Luminária: Calha Boyu 1x60W

 

Substracto: Areia de silica branca + uma camada inferior de substracto fertil (não me recordo a marca)

Decoração: Pedras, tronco red moore e fetos de java (ja tive mais como se ve na foto - elodeas, cabomba caroliniana - de momento so tenho fetos de java) tambem tenho um tronco mopani mas não está no aqua.

Fauna: Guppys (2M e 3F),1 Cory, Botia palhaço, Discu, 3 Cobrinhas kuhli, 3 Neons, Tetra Buenos Aires.

 

pH: 7.4

NO3:0-10

 

Bem, ja andei a ler e informar me sobre apistos mas ainda estou muito verde nesta area...

O que pretendo, é um biotopo relativamente simples, com poucas plantas e bastantes esconderijos para os casais terem as suas intimidades :D tenho uma cultura de fetos de java novinhos a desenvolver num aqua a parte e é com essas plantas que estou a contar para o novo projecto e poderei comprar algumas anubias, visto não querer por substracto fertil e estas plantas são bastantes resistentes. Estou a pensar num substracto claro, pedras escuras e os troncos...

 

Os meus receios:

 

.Poderei colocar o discu junto com os apistos, e estes não ficarem stressados? O discu tem cerca de 6-7cm, é juvenil...

.O meu pH nunca o consegui baixar dos 7, mesmo com tronco e areia de silica. é muito prejudicial para os apistos? o que poderei fazer se for necessário cumprir os 6.5 - 6.7?

. Com o meu aqua, quantas especies é aceitavel ter num biotopo deste género?

.Poderei ter uma especie mais territorial tipo cacatuoide ou agassizii com outras especies mais calmas tipo rams ou borelli?

.A reprodução é relativamente facil ou depende muito dos parametros da agua, tipo de alimentação, etc...

.Li que a alimentação convem conter fortemente, uma componente de alimentos vivos. Os apistos teem tendencia natural a rejeitar flocos ou granulado mesmo sendo eles de cativeiro?

 

Para já são estas as minhas duvidas...desculpem se fui um pouco extenso mas estou aqui para dar uso à vossa experiencia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para já deves preocupar-te com o disco, pois com um PH a 7,5 não vais ter o disco ai hospedado por muito tempo.Os discos sao peixes de aguas acidas com ph no maximo de 6,5 por isso ou resolves o problema do ph ou arranjas outro alojamento para o disco.

Em relação aos apisto se queres colocar mais do que um casal, recomendo-te os borelli, sao resistentes faceis de criar e menos territoriais que a maior parte dos ciclideos. Mas deves na mesma tentar baixar o PH para valores proximos dos 6,5 para esta especie, para isso podes colocar turfa no filtro e algumas folhas de catapa no aquario (ou de carvalho).

A acidificação da agua vai-te trazer uma incompatiblidade com os guppys que apesar de serem bastante adaptaveis são peixes que preferem valores de ph 7:

Em relação a alimentação e verdade que os apistos em especial os selvagens ou F1 sao um pouco exigentes com a comida, no entanto os exemplares de criação normalmente aceitam bem os flocos ou granulados no entanto se pretenderes reproduzir convem acrescentar alimento vivo a alimentação ( a evitar tubifex e bloodworm normalmente estes alimentos causam problemas aos apistos)

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais