Problema com algas e eleocharis!


Pedro S.

Recommended Posts

Boa noite,

 

No passado dia 25 de outrobro de 2011, montei mais um plantado com vista a ganhar mais experiencia em plantas, e nao tanto virado para o aquascaping. A minha ideia era experimentar diferentes produtos e testar um pouco as fertilizações de modo a aprender qualquer coisa.

 

Mas tal nao correu da melhor maneira! Nas primeiras semanas tudo normal, até que começo a ter um pequeno problema com as staghorn e com Cladophora algae, problema este que ficou resolvido no mês passado, mas ao resolver este problema, pensava eu da melhor maneira, acabei por arranjar outro, agora tenho black hair algae!(acho que é esta alga??) e tenho também alguns green sptos numas anubias e de vez em quando um ou outro nos vidros, nada de preocupante. A maior parte das algas tem afectado a eleocharis parvula, e aqui entra o segundo problema GRAVE!

 

A eleocharis nao cresce, algo que eu pensei ser fácil, depois de ter mantido um tapete de cuba sem qualquer problema na montagem anterior. Não consigo entender porque, todas as outras plantas estao a crescer a um bom ritmo e relativamente saudaveis. A eleocharis continua a largar runners mas estes nao chegam à superficie do solo. Consigo ver alguns runners a passarem por baixo do substrato e quanto mexo no substrato vejo-os a passar por baixo, mas as laminas (folhas) nao chegam a passar a camada de substrato, ficam curtas. Não sei se sera por causa da granulemtria da akadama, se por as ter podado antes de plantar, ou pelo meu pH de 7 nao ser o mais adequado.

 

Setup:

Data de montagem: 25/10/2011

Aquario: 100c x 60l x 50a

Iluminação: 4*39w (frente 10000K,8500K,8000K,6500K tras)

Filtro: Eheim classic 2217

Aquecimento: Eheim 200w

CO2: Garrafa de 10kg com redutor de dois manometros, conta bolhas, valvula anti retorno e difusor em vidro (nao tenho solenoide)

 

Substrato: 5l de Tropica plant substrate com uma camada de akadama por cima, entre as duas camadas pus um rede a separar, para facilitar a desmontagem.

 

Hardscape: seiryu stone e redmoorwood

 

Flora: Eleocharis parvula, Echinodorus tennelus, Anubias barteri var. barteri, Anubias barteri var. nana, Cryptocoryne crispatula var. balansae, Cryptocoryne wendtii ''green'', Juncus repens, Microsorum pteropus 'Narrow', Pogostemon erectus, e irei introduzir Hydrocotyle sp. ''Japan'' (do lado direito onde falta qualquer coisa).

 

Fauna: Mais de 50 Neocaridina Heteropoda var. Red (red cherry's)(a reproduzirem-se bem), 4 Caridina multidentata (amano shrimp) e 2 Garra cambodgiensis (falso SAE). Quero introduzir mais amano's, SAE's verdadeiros, mais tarde um cardume ainda por decidir, e trocar os SAE falsos.

 

Fertilização: Diária com 2ml de Équo florido P7(integrador de fosforo), 5ppm de KCl (potassio), 5ml de Nutrafin Plant gro (micros) e 16gotas de Brightwell Aquatics FlorinAxis (carbono orgânico). E pus algumas capsulas de BorneoWild Boost A (aditivo para o substrato com micros e macros) por baixo das cryptocorunes e algumas na zona onde deveria estar o tapete.

 

A minha ideia é experimentar 3 marcas de fertelizantes diferentes ADA, Équo e Elos, mas estou à espera de acabar o que ainda tenho dos fertelizantes antigos.

 

TPA's: Ao sábado de 30% e à quarta de 20%, àgua da torneira sem acondicionadores.

 

Testes:

pH-7

KH-3º

GH-5º

Amonia-0ppm

Nitratos-5~10ppm

Fosfatos- que dor de cabeça!!

Mesmo com aquilo que fertilizo chego ao fim do dia com ele a zeros, como o este fertelizante de fosfatos é novo ainda nao sei bem com quantos ppm estou a fertilizar, mas estou a utilizar a dose indicada pela marca.

 

 

Vamos agora a umas fotos:

 

Segundo dia da montagem:

Corrextra.jpg

 

Tiradas dia 9 de janeiro:

DSC_0073corr.jpg

 

 

DSC_0071corr.jpg

O crescimento não foi nada de especial, mas muito se deve ao facto de ter de fazer muitas podas para tentar manter as algas minimamente "controladas"

 

DSC_0013corr.jpg

 

 

DSC_0016corr.jpg

 

 

DSC_0033corr.jpg

 

 

DSC_0032corr.jpg

 

 

DSC_0051corr.jpg

Aqui podemos ver os green spots. E é normal a cor da folha nova e o facto de estar um pouco enrolada?

 

DSC_0037corr.jpg

Pelo que tenho lido estes pontos castanhos normalmente significam niveis baixos de fosfatos certo? Algumas pontas da Microsorum pteropus 'Narrow' estao transparentes, que mais tarde ficam normais, e alguns limites das folhas ficam meios castanhos/pretos?

 

DSC_0019corr.jpg

 

 

 

Espero que me possam ajudar e peço desculpa pelo testamento e pela quantidade de duvidas mas já estou um pouco farto disto. Tenho pesquisado muito mas não consigo arranjar solução.

 

Um grande obrigado ao Rui Alves da Aquaeden, foi vital na solução dos problemas iniciais, agora venho vos chatear a voces ;)

 

Obrigado a todos

 

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a mim parece-me estar tudo bem. A eleocharis provavelmente ainda está a criar raíz/adaptar. Ela está a crescer como se vê na foto pelo que não tarda ela chega à superfície. Sem stress. Dá tempo ao tempo.

 

Essas black hair pretas são uma dor de cabeça. Depois de instaladas são difíceis de remover. O meu conselho é: aperta com o CO2 e vai removendo as folhas afectadas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Custa me a acreditar que esteja tudo bem, a eleocharis é um planta relativamente fácil de manter, e já teve 3 meses para se ambientar :/ mas pronto, vou esperar mais um tempo.

 

Tenho andado a tentar manter bons níveis de CO2, mas não tem sido fácil. Na semana passada esqueci me de desligar o CO2 (ficou a 3bolhas por segundo) durante a noite e só assim é que conseguir ficar o drop checker verde (com solução KH4º). Aquilo que tenho feito é liga-lo 4horas antes das luzes acenderem. Para ajudar tenho adicionado carbono orgânico, mas pelo que li, não sei se será tão eficaz como o flourish excel, a tratar das algas. O aumento de CO2 causado pelo carbono orgânico é demonstrado no drop checker?

 

Obrigado,

Cumprimentos a todos,

 

Pedro Silva

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me que tens iluminação excessiva para as plantas que ainda tens e provavelmente há um descontrolo entre a iluminação que tens mais as fertilizações que fazes mais o co2 que injetas .

Com que iluminação estás neste momento?

gmmartins desculpa discordar contigo, mas esta eleocharis não está bem. Está tão fraca que poucos palitos manda para fora do substrato...

 

pedro ainda não sei qual a iluminação que usas,mas sugiro que uses apenas 2x 39w 8h/ dia e continues com as fertilizações que estás...

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

concordo com a sugestão de reduzir a luz. Tens que ver também isso do CO2. As algas que tens são sintoma de falta de co2. Seja via aumento da injecção do CO2, seja via aumento da dose de carbono líquido, ele tem que lá estar em quantidades necessárias e sentenciadas pela quantidade de luz. Por esta razão é que se reduzires a luz, é mais fácil injectar co2 nos níveis necessário e definidos pela luz.

 

 

O carbono orgânico não afecta as leituras do DC pois não é co2. E que eu saiba, é tudo a mesma coisa: carbono líquido, orgânico, excel, easycarbo. É tudo gluteraldeído.

 

Quanto à E. parvula. A mim realmente não me parece assim tão má (se não contarmos com as algas claro). Está bem verdinha, pequena (porque levou poda) e aquilo que vejo no substrato também acontece no meu. Só mais tarde é que começa a vir para cima. Se não se espalhou ainda pode ser porque tem pouco co2 por exemplo (também não é a planta mais rápida que existe).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já reduzi a iluminação para 2*39w, tinhas as 4 lâmpadas ligadas. Vou ver como as coisas correm, mas aquilo não esta mesmo nada famoso! Tenho podado os palitos da eleocharis com algas, mas como são quase todos fica difícil e acabo por deixar algumas algas para não cortar a planta toda.

O CO2 já esta a funcionar bem, o DropC. esta quase sempre verde.

 

Espero que daqui a uma semana já se note algumas melhorias:/ amanha vou tentar arranjar uns SAE's verdadeiros para ver se ajuda.

 

Obrigado

Cumprimentos,

 

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tomaste a decisão correcta e estás a ir na direcção correcta mas tens que dar tempo ao tempo. Deixa o aquário em paz durante 3 semanas e vê como as plantas e algas reagem. Vai fazendo só a manutenção normal.

 

Eu punha esse DC mais para o amarelo ;) (logo que não afecte a fauna).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

As algas já estão controladas! Fiz o que disseram, baixei a iluminação para 2*39wts, muito CO2 e boa fertilização, e adicionei 3 SAE's (deram uma ajuda enorme, em dois dias desapareceu quase tudo), em três semanas ficou impecável.

A eleocharis melhorou bastante o seu crescimento, mas continua muito lento, ainda aparecem muito poucas folhas à superfície do substrato, mas com tempo acho que vai lá. O resto das plantas tem estado a crescer muito bem, daqui a uns tempos ponho a iluminação no máximo, para isto se começar a compor.

 

Muito obrigado pelos conselhos, vou tentar por umas fotos este fim de semana para verem a evolução.

 

Cumprimentos

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ainda bem que a coisa se compôs. A Eleocharis não é a planta mais rápida...

 

 

...daqui a uns tempos ponho a iluminação no máximo, para isto se começar a compor.

 

Não te esqueças que quando aumentares a luz vais ter que aumentar o CO2 e nutrientes de forma proporcional.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

 

Peço desculpa pela ausência, mas tenho andado com pouco tempo.

 

O aquário esta-se a desenvolver bem, continuo a achar que a eleocharis não esta a crescer rápido como seria suposto, mas vou lhe dar tempo. Já a tennelus, não lhe esta a dar muito tempo, está a crescer muito muito rápido, e já ocupa grande parte do espaço que tinha pensado para a eleocharis, mas por enquando não vou fazer nenhuma poda drástica, quando vir que a eleocharis esta a acelerar ponho a tennelus em ordem.

 

Neste momento ja tenho a luz no máximo, 8h diárias, com muito CO2, carbono liquido e boa fertilização. Daqui a uns tempos irei introduzir um cardume de boraras brigittae ou maculatas.

 

Agradeço a vossa ajuda na resolução do problema, e agora passamos as fotos!

 

Pormenor da eleocharis, já sem algas e um pouco maior (nada do que seria de esperar, mas espero que melhore)

DSC_0157corr.jpg

 

A tennelus bem vermelha e a alargar se à grande!

DSC_0155corr.jpg

 

 

DSC_0128corr.jpg

 

DSC_0115corr-2.jpg

 

Fico à espera das vossas opiniões

Cumprimentos

 

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais