The Skinny


Recommended Posts

Olá a todos(as),

 

O meu nome é Jorge e sou alcoólico!!!!!!

 

Ups, não era isto que queria dizer...

Alguns de vocês tem acompanhado os meus projectos, principalmente os DIY.

Como sabem estou à espera do material encomendado para começar o meu (agora) segundo aquário, mas desta vez um plantado "de raíz".

 

Já alguns conhecem o aquário, mas como outros não, aqui fica uma foto do "tanque":

IMG_1510.jpg

 

O armário é DIY:

IMG_1577.jpg

 

 

 

 

Medidas do aquário: 110x20x60, vidro de 10mm

Filtro: Eheim Ecco 300 (750l/h)

Resistências: 1 de 200w + 1 de 150w, para colocar de cada lado

Iluminação: 2 armaduras T8 de 30w 6400K que serão aplicadas numa tampa DIY (que ainda não comecei)

Termómetros: 1 digital submersível + 1 (normal) de mercúrio

 

 

Substrato:

5 kg de JBL Aquabasic Plus

25 Kg de areão preto fino

Obs: quantidades encomendadas, não quer dizer que use tudo)

 

 

Decoração:

1 tronco de videira

Pedras, rochas e calhaus

 

 

Flora prevista:

3 Vasilnerias nana

3 Vasilnerias spiralis

2 Anubias

Musgo de Java para colocar no tronco

Eleocharis parvula (para o tapete, ainda em dúvida se troco por Hemianthus Callitrichoides, dependendo se o consigo manter com esta iluminação)

 

 

Fauna Prevista:

15 Neons

2 Corydoras Plateus

3 Corydoras Albinas

1 casal de Colisas Lalia

1 casal de Microgeophagus ramirezi

"meia dúzia" de Crystal Red (CRS)

 

 

A ver se o material que falta chega ainda esta semana para começar a montagem.

 

 

Dúvidas:

1ª Tenho outro kit de tubagens da Eheim. O que acham de colocar um "T" na aspiração de água, outro na saída da água para o aquário e ter duas aspirações e duas entradas de água, uma de cada lado?

2ª O que acham da flora?

3ª E a fauna?

4ª Tenho o tronco desde dia 26 de Dezembro dentro de um tanque de lavar a roupa a que mudo a água de dois em dois dias e adiciono sal. Noto que já flutua menos, mas ainda vem respirar devagarinho à tona de água. Não tenho panela para o ferver pois é pequenino como vão ver nas fotos que se seguem. Sem o ferver... o que fazer?

5ª Tirei a maior parte da casca, mas não tirei toda. Tem que se tirar toda? Dá um ar menos natural. O que acham?

 

 

Fotos do tronquinho:

IMG_1727.jpg

IMG_1728.jpg

IMG_1754.jpg

IMG_1756.jpg

 

 

E para já é o que vos posso mostrar, ficando a aguardar as vossas opiniões e ajuda às questões.

Prometo que mal chegue o material, dou "notícias".

 

Abreijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 723
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vivas,

 

Acho que tens de acrescentar mais luz se quiseres por tapete, com essa luz e essa altura do áqua é quase impossível.

 

Os CRS acho má ideia, para essa fauna são "comida", pensa antes nuns Amano (Caridina multidentata) ajudam imenso na limpeza e são bem mais encorpados.

 

O tronco é giro, se pudesses limpá-lo com jacto de areia é era.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande Jorge já mudaste de poiso LOLOL

 

Quanto as duvidas:

 

1ª Tenho outro kit de tubagens da Eheim. O que acham de colocar um "T" na aspiração de água, outro na saída da água para o aquário e ter duas aspirações e duas entradas de água, uma de cada lado?

 

Eu deixava estar só de uma lado, com esse tamanho não vejo necessidade de teres dos dois lados.

 

2ª O que acham da flora?

Não me parece mal, apenas tenho dúvidas em relação ao tapete de parvula.

Muito devido a altura que tens do aquário e a iluminação que tens de momento, acho pouca para essa altura toda.

 

3ª E a fauna?

 

Coridoras são peixe de cardume, optava apenas por uma espécie de coridoras.

Os crs não e boa ideia arriscar, mete antes uns red chery

 

O tronco:

 

O famoso tronco hehe

Pessoalmente tentava ferver isso. Sempre matava algumas bactérias. Compra uma panela nos chineses não sejas fónica lolol

Quanto a casca, acho que não e preciso tirar toda. Assim sempre protege mais a madeira da agua e o tronco dura-te mais tempo.

 

cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. quanto ao tronco se lixares com uma lixa de agua fina vai ficar um pouco melhor.

 

Errrrr, mas assim vai sair a casca toda não é?

 

Vivas,

Acho que tens de acrescentar mais luz se quiseres por tapete, com essa luz e essa altura do áqua é quase impossível.

Os CRS acho má ideia, para essa fauna são "comida", pensa antes nuns Amano (Caridina multidentata) ajudam imenso na limpeza e são bem mais encorpados.

O tronco é giro, se pudesses limpá-lo com jacto de areia é era.

Abraço,

 

Como li que era de baixa manutenção, pensei que conseguisse fazer o tapete só com aquela luz. Pronto, já estou desanimado. Alguma ideia para um tapete (que é para defender os camarões) com pouca luz? Eu não me importo do fundo preto, a ideia era essa, mas quero dar condições aos bichinhos.

Os CRS (para mim são bonitos) e constratavam. Mas vou ver os "teus" aos vivo.

Jacto de areia no tronco... ficava sem "casca" e só com meio tronco ;) Achas que se deve tirar a casca toda?

 

A grande Jorge já mudaste de poiso LOLOL

 

Quanto as duvidas:

 

1ª Tenho outro kit de tubagens da Eheim. O que acham de colocar um "T" na aspiração de água, outro na saída da água para o aquário e ter duas aspirações e duas entradas de água, uma de cada lado?

 

Eu deixava estar só de uma lado, com esse tamanho não vejo necessidade de teres dos dois lados.

 

2ª O que acham da flora?

Não me parece mal, apenas tenho dúvidas em relação ao tapete de parvula.

Muito devido a altura que tens do aquário e a iluminação que tens de momento, acho pouca para essa altura toda.

 

3ª E a fauna?

 

Coridoras são peixe de cardume, optava apenas por uma espécie de coridoras.

Os crs não e boa ideia arriscar, mete antes uns red chery

 

O tronco:

 

O famoso tronco hehe

Pessoalmente tentava ferver isso. Sempre matava algumas bactérias. Compra uma panela nos chineses não sejas fónica lolol

Quanto a casca, acho que não e preciso tirar toda. Assim sempre protege mais a madeira da agua e o tronco dura-te mais tempo.

 

cumps

 

O ponto nº 2 já foi respondido :)

Ponto 1: A ideia é mais tarde introduzir um casal de RAMs, que não gostam de água muito agitada, tal como as Colisas. Pensei nessa hipótese porque só tinha que arranjar 2 "T's", e ao fazê-lo, estou a reduzir a pressão de entrada e de saída de água, tendo a mesma quantidade de filtragem por hora. Já tenho o resto do material, o custo era "quase nulo". Mas se assim for já sei, "chupanço" de um lado junto ao fundo e entrada junto ao topo sem agitar muito (para aproveitar o CO2 que os animais criam, não vou colocar).

Ponto 3: Já tenho duas Plateus... assim sendo continuo na mesma "raça".

Ponto 4: Os red também são bonitos, mas pedem um PH mais alto, perto dos 7. Achas que se vão dar bem em 6,5 - 6,8? Ainda não estudei nada sobre esses.

 

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge tenho Reds aqui em casa com PH a 6.5 e criam que nem ratos lolol

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

4ª Tenho o tronco desde dia 26 de Dezembro dentro de um tanque de lavar a roupa a que mudo a água de dois em dois dias e adiciono sal. Noto que já flutua menos, mas ainda vem respirar devagarinho à tona de água. Não tenho panela para o ferver pois é pequenino como vão ver nas fotos que se seguem. Sem o ferver... o que fazer?

5ª Tirei a maior parte da casca, mas não tirei toda. Tem que se tirar toda? Dá um ar menos natural. O que acham?

 

Eu usava um formão, com um pouco de técnica tiravas a casca toda...até porque acho preferível assim, porque mais tarde vais ter cascas do tronco pelo o aquário, tem tendência a ir saindo e a desintegrando-se..espalha-se depois pelo o aquário todo...falo por experiência própria.

E não é por não ter casca que não dá ar natural, os troncos red wood moor são lisos, não vês casca.

Por isso acho que os troncos de videira sem casca também têm a sua beleza demonstrada sem casca.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge tenho Reds aqui em casa com PH a 6.5 e criam que nem ratos lolol

Vivas,

 

Acho que tens de acrescentar mais luz se quiseres por tapete, com essa luz e essa altura do áqua é quase impossível.

 

Os CRS acho má ideia, para essa fauna são "comida", pensa antes nuns Amano (Caridina multidentata) ajudam imenso na limpeza e são bem mais encorpados.

 

Está em estudo levar mais uma calha de 30w. Não há calhas mais potentes com um metro ou menos?

Os camarões... será que essas duas espécies se dão uma com a outra?

 

 

já estou aqui mas sem comentários, vou acompanhar.

Abraço

 

Bem vindo. Espero que o não comentar seja porque estou a pensar bem como vou fazer as coisas :)

 

 

PS - Última informação da transportadora. Diz que amanhã dá notícias!

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem comentários é porque os outros já disseram tudo e não há nada para disser! Vou esperar os materiais.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Here I am boss

 

Pessoalmente e conforme te disseram não vejo necessidade de teres duas entradas e saidas de água, penso que uma é suficiente, simplifica em vez de complicares;)

 

Relativamente ao que escolheste de flora, a mim parece me que tiveste o cuidado de escolher plantas robustas e de fácil manutenção, bem jogado;)

A Eleocharis parvula pelo que tenho lido é das plantas mais fáceis de obter resultados a nível de "plantas de tapete" no entanto requer na mesma uma nutrição a nível de substrato mais cuidada.

Agora se com essa iluminação tendo em conta a altura do aquário ela se mantem é que já não te posso dar certezas, acho que tens muita altura no aquario para apostares em tapetes mas...eu não metia.

A tua fauna foi escolhida a dedo para águas mais ácidas, deves ter a água da torneira como a minha não? A minha ronda os 6,4 o que me dá dores de cabeça por causa do meu salgado bahhh.

Acho que meteres esse povo, com camarões não vai dar grande resultado, não pelos neons como é obvio mas pelas colisas e os ramires que não lhes vão dar descanço, mais vale desistires dessa ideia.

Ia te falar de ottos para as algas dos vidros mas não sei a que níveis vais fixar o PH, se estivermos a falar de 6.8 até dava bem.

O tronco deveria ser fervido de facto, era uma mais valia, e que tal ires conforme já sugeriram, aos chineses e adquirir uma panela das baratas onde ele caiba? Podes sempre dizer a mulher que é uma prenda lá para casa.

Retira a casca toda antes de o colocares, se não o fizeres ela vai acabar por sair por ela mesmo e vais ter problema por causa disso.

Quero ver umas fotos disso montado, estou curioso;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande julius,

 

Desde já o meu obrigado pela tua presença.

Em relação ao tapete o meu maior medo é mesmo a luminosidade. Como a tampa vai ser DIY, já tenhos as tais duas armaduras e acho que consigo meter mais uma. ficava com 90w.

O que gostava de saber é que com um metro só arranjo de 30w. Alguma da mesma medida com mais potência?

Mas só a armadura porque o resto vai ter que ser feito à medida.

A fauna e a flora foram bem estudadas. O casal de RAM's só serão inseridos uns 6/7 meses depois de estar tudo a "bombar" (não sei bem porquê, visto que não percebo nada disto, mas acho que gostam de águas mais maturadas, coisa que aprendi neste fórum e agradeço).

O ph da minha torneira é 7,1 mas isso eu resolvo facilmente ;)

Em relação ao Otto, por acaso estava a pensar num SAE apesar do ph deles ser um pouco mais alto, tal como os das Corys e vou colocar.

Assim sendo, sendo tu mais um a dizer, vou descascar o pau! ... Ups... o tronco.

 

 

 

LAST NEWS FOR EVERYONE: Na 3ª já devo ter o material!!!! Já estou impaciente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tapete o meu maior medo é mesmo a luminosidade. Como a tampa vai ser DIY, já tenhos as tais duas armaduras e acho que consigo meter mais uma. ficava com 90w.

O que gostava de saber é que com um metro só arranjo de 30w. Alguma da mesma medida com mais potência?

Mas só a armadura porque o resto vai ter que ser feito à medida.

 

Olá Jorge, eu aconselhava-te a escolheres armaduras de t5 em vez das de t8, não só consegues meter mais luz como penetram melhor na água.

Podes optar por t5 ho de 39w ou então T5L8 de 45w. De qualquer das maneiras vais usar balastros eletronicos e refletores, certo?

Para o tipo de flora pretendida basta 2 lâmpadas, podes esquecer plantas de tapete tipo cuba, os 60 cms são um obstáculo. E se usasses sagittaria subulata?

 

Agora em relação ao tronco já experimentaste coloca-lo dentro do aquário? Ele cabe lá? :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu para aumentar a potência da luz, e já que tens imenso jeito para o DIY, apostava antes nas PLL ou mesmo numa HQI, dada a altura da coluna de água.

 

Quanto ao tronco, não precisas de fervê-lo numa panela, põe num alguidar e vai-lhe deitando umas paneladas de água a ferver para cima.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge!

 

Fizeste isso tudo sózinho???? Caramba! Ficou mesmo bem! (Pareço um boi a olhar para um palácio - lol)

 

O tronco é lindíssimo! E parece enorrrrme! É mesmo muito bonito, vai dar, de certeza, um aspecto muito natural. Um tronco de videira na água das caraíbas...Heheheh! Deve por lá haver muitos! :)

 

A mim parece-me tudo perfeito e algumas coisas em japonês :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta ao repto lançado, cá estou!

 

Antes de mais obrigado pelo convite! :)

 

Dúvidas:

1ª Tenho outro kit de tubagens da Eheim. O que acham de colocar um "T" na aspiração de água, outro na saída da água para o aquário e ter duas aspirações e duas entradas de água, uma de cada lado?

2ª O que acham da flora?

3ª E a fauna?

4ª Tenho o tronco desde dia 26 de Dezembro dentro de um tanque de lavar a roupa a que mudo a água de dois em dois dias e adiciono sal. Noto que já flutua menos, mas ainda vem respirar devagarinho à tona de água. Não tenho panela para o ferver pois é pequenino como vão ver nas fotos que se seguem. Sem o ferver... o que fazer?

5ª Tirei a maior parte da casca, mas não tirei toda. Tem que se tirar toda? Dá um ar menos natural. O que acham?

 

 

Em relação ás questões que levantas acho que maioria delas já foi respondida!

 

De qualquer forma cá fica a minha opinião:

 

1º - Dois pontos de aspiração não me parece de todo má ideia, em especial se vais ter camarões por perto. Sempre diminuis a probabilidade de teres de os ir buscar ao filtro (em especial ninhadas...). Já as duas saídas parece-me de facto má solução em especial se não tiveres nenhuma bomba circuladora. Mesmo o caudal que tens no filtro parece-me pouco para a largura e altura que tens no aquário.

 

2º - Um tapete com essa altura de coluna de água não é fácil. Posso falar por experiência própria. O meu aqua também tem 60 de alto e 85W de luz T8 e já tive parvula lá e acabei por retirar porque não desenvolvia. Até estava "verdinha" mas não passava daquilo... Em relação ao resto acho que vai ficar bastante interessante! Ainda há pouco tempo vi um aquário parecido com o teu, em termos de dimensões, onde só colocaram valisnérias nana e discus e estava simplesmente fabuloso!

 

3º - Relativamente á fauna cada um coloca o que gosta! Eu tenho sido "criticado" no meu aquário por apenas manter guppys, mas, para já, é assim que gosto e quero! No teu caso acho que apenas peca por ser pouca fauna para tanto aquário. Estás a apostar em peixes de dimensões reduzidas que se não forem em números elevados acabam por se "perder" no meio de tanto litro! ;)

 

4º - Compreendo perfeitamente o teu problema! ;) O tronco que tenho no meu aqua é uma raíz de oliveira com 70cm de comprimento e 35cm de altura... Como era praticamente impensável ferver aquilo tive que optar pela solução da lixívia. Mas atenção a esta solução porque podes ficar com restos embebidos no tronco! Se optares por ela tens de garantir que lavas MUITO BEM o tronco depois do banho de lixívia...

 

5º - Sem dúvida alguma tira tudo quanto conseguires! Se não o fizeres, como já aqui foi dito, mais dia, menos dia começas a ter bocadinho de casca a flutuar pelo aqua!

 

De resto parabéns pelo projecto! Será um dos que irei acompanhar sem dúvida alguma!

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço!

 

Edit: Peço desculpa pelo testamento! :tongue:

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mikrogeophagus ramirezi, são famoso pela fragilidade que apresentam, devido a terem sofrido uma excessiva dose de cruzamentos consangüineos, para desenvolver variedades ainda mais coloridas. São animais de uma extrema sensibilidade para com a água e que necessitam de um cuidado grande a nível de controlo dos parametros da água.

Pelo que li são animais que duram 2 a 3 anos no máximo em média.

Permite me uma pergunta, porque raio apenas 20 cm de profundidade?

Isso limita te bastante, nem tinha reparado nesse pormenor quando postei pela primeira vez.

Com 20 cm as plantas grandes vão te tapar bastante a luz que atinge, e com essa altura ainda mais, o areão.

Acho que é para esquecer totalmente a ideia de teres um tapete.

Quanto ao tronco, conforme o que A.Ferreira disse, de facto podes ir deitanto umas panelas de água a ferver para cima, não é igual não senhor, o tronco não vai estar dentro de água em ebulição, mas é melhor do que nada.

Relativamente a colocares lixivia no tronco, nunca tinha ouvido falar dessa técnica, não sei se é válida, eu nos meus é so ferver com bastante sal que me parece ser um desinfectante bem mais natural e bem menos nocivo para o aquário.

 

E essas fotos para quando????????

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa uma T5HO que chega no entanto não te podes esquecer de uma coisa, se queres ter um tapete tens de evitar as plantas grandes atrás porque a medida que crescem vão tapar a luz.

Olá Jorge, eu aconselhava-te a escolheres armaduras de t5 em vez das de t8, não só consegues meter mais luz como penetram melhor na água.

Podes optar por t5 ho de 39w ou então T5L8 de 45w. De qualquer das maneiras vais usar balastros eletronicos e refletores, certo?

Para o tipo de flora pretendida basta 2 lâmpadas, podes esquecer plantas de tapete tipo cuba, os 60 cms são um obstáculo. E se usasses sagittaria subulata?

Eu para aumentar a potência da luz, e já que tens imenso jeito para o DIY, apostava antes nas PLL ou mesmo numa HQI, dada a altura da coluna de água.

2º - Um tapete com essa altura de coluna de água não é fácil. Posso falar por experiência própria. O meu aqua também tem 60 de alto e 85W de luz T8 e já tive parvula lá e acabei por retirar porque não desenvolvia. Até estava "verdinha" mas não passava daquilo... Em relação ao resto acho que vai ficar bastante interessante! Ainda há pouco tempo vi um aquário parecido com o teu, em termos de dimensões, onde só colocaram valisnérias nana e discus e estava simplesmente fabuloso!

 

O que aprendi aqui? Muito. Vou estudar todos esses tipos de luz que indicaram e ver o que se consegue fazer.

Estas T8 têm balastros eletrónicos e vou fazer os reflectores.

O tapete seria para proteger os camarões mas, estava aqui a pensar.... será que um tapete de musgo e uns esconderijos resolve o problema? :)

Se assim for, ainda consigo colocar mais uma armadura destas, que estão a um preço fantástico.

 

 

 

Fizeste isso tudo sózinho???? Caramba! Ficou mesmo bem! (Pareço um boi a olhar para um palácio - lol)

 

A troika... a troika... Espreita aí os meus links da assinatura ;)

 

 

 

 

Agora em relação ao tronco já experimentaste coloca-lo dentro do aquário? Ele cabe lá? :naughty:

 

De medidas cabe, mas ainda não sei se quando for para o colocar lá dentro não terei que descolar e voltar a colar uma das travessas ;)

Do tratamento com lixívia... tenho medo.

 

 

Permite me uma pergunta, porque raio apenas 20 cm de profundidade?

 

E essas fotos para quando????????

 

Os 20 cm foi por uma simples questão. A mulher disse: Ou com 20 cm ou nada!

Mais fotos agora só quando começar a montagem, que deve ser no inicio da próxima semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito gosto eu quando elas começam com as conversas do:

 

" ou é isto ou nada".

 

Nunca entendi se estão a referir se a não termos aquele caso concreto ou se estão a ameaçar com greves.

Mulheres...

Relativamente ao musgo de java, de facto podes fazer isso, ele prende-se bem a rochas/troncos e já consegui também prende-lo ao areão.

No entanto não te esqueças que se o usas para tapete nunca irá ser a mesma beleza, para além de que acumula muito lixo e quando quiseres aspirar o fundo é o caraças.

EU não metia invertebrados com as colisas e os ramires, claro que se usares bastantes esconderijos eles safam-se mas mesmo assim nunca os vais ver a passear e a exibirem as suas cores, devido a constante ameaça de predação.

 

Já agora esse tronco foi só ir serrar a videira a algum campo? Também quero ver se faço isso, tem que ser um tronco que esteja bem seco não é?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora esse tronco foi só ir serrar a videira a algum campo? Também quero ver se faço isso, tem que ser um tronco que esteja bem seco não é?

 

Por acaso não foi assim. Tenho uma pessoa que é viticultor e tinha cortado este e outros o ano passado. Se fores cortar ao campo, parece estar seca por fora mas tem seiva por dentro. Terás que a secar num forno, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yah e de seguida a mulher pede o divorcio lol

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não foi assim. Tenho uma pessoa que é viticultor e tinha cortado este e outros o ano passado. Se fores cortar ao campo, parece estar seca por fora mas tem seiva por dentro. Terás que a secar num forno, por exemplo.

 

Isso de secar no forno é relativo...sempre tive troncos de videira, e nunca foram secados, levaram foi um bom tratamento.

 

Nota: Tenho aqui um monte deles...aqui no meu local de trabalho...o pessoal andou a podar as videiras...é para aproveitar. :))))

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Finalmente chegou o material para começar a montagem.

Já cheguei à conclusão que as mangueiras do filtro são curtas e terei que adquirir mais, assim como outro par de torneiras só por descargo de consciência.

 

A montagem é para começar amanhã, como tal quero rever convosco a seguinte situação:

 

1º Um centímetro de substracto é mais que sufeciente?

2º Mesmo tendo peças a mais da Eheim, não me compensa colocar a saída e entrada de água para e do filtro nos dois lados do aquário, basta em um?

3º Posso colocar as plantas mesmo não tendo ainda feito tampa com luz se utilizar outra luz para elas não morrerem?

 

É isto? Posso avançar?

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Finalmente chegou o material para começar a montagem.

Já cheguei à conclusão que as mangueiras do filtro são curtas e terei que adquirir mais, assim como outro par de torneiras só por descargo de consciência.

 

A montagem é para começar amanhã, como tal quero rever convosco a seguinte situação:

 

1º Um centímetro de substracto é mais que sufeciente?

2º Mesmo tendo peças a mais da Eheim, não me compensa colocar a saída e entrada de água para e do filtro nos dois lados do aquário, basta em um?

3º Posso colocar as plantas mesmo não tendo ainda feito tampa com luz se utilizar outra luz para elas não morrerem?

 

É isto? Posso avançar?

 

Se te estas a referir ao substrato fértil, penso que sim. Depois tem que levar o inerte em cima.

Se fosse eu metia pelo menos 1cm de fértil e dois de inerte.

 

Penso que para o aquário que tens basta apenas de um lado. Ainda para mais que o aquário só tem 20cm de largura.

 

Quanto as plantas penso que não a problema desde que seja temporário.

 

Avança com isso e mete fotos :naughty:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.