Começar do 0 duvidas...


MaguiC

Recommended Posts

Olá sou estudante de Psicologia e adoro animais, tenho 2 mini cães e queria muito ter um aquário em condições...

Sei que para um principiante é aconselhado um aquário com pelo menos 40L acontece que por motivos práticos, nomeadamente o espaço e o peso do aquário não me é possível ter um aquário com um litragem superior a 30L (no máximo dos máximos).

Ainda não comprei nenhum equipamento, pois ainda estou na fase de pesquisa e precisava da vossa ajuda para me aconselharem sobre a melhor opção...

Gostava de ter um aquário de agua doce quente plantado, não "preciso" de muitos peixes mas gostava de ter mais do que um tipo, já ouvi falar muito dos guppies e gostava de ter alguns ou então um betta mas será possível ter juntamente com eles (guppies ou betta) caracois, camarões ou limpa fundos???

Por agora é tudo Obrigada MC

Editado por MaguiC

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guppies e Bettas juntos?

Completamente fora de questão!!

Para iniciares, penso que o melhor seria arranjares mesmo um aquário maior. Já se arranja barato aqui nos classificados do fórum (e amanhã estará lá mais um para vender ou em leilão, ainda não me apeteceu lá por).

Tens que pensar MUITO BEM que tipo de fauna queres, pois a partir daí é que vais moldar o teu aquário.

Tanto a fauna como a flora tem necessidades diferentes, isto desdo o tipo de água, limites de temperatura e luz.

Mas para teres umas bases, precisas de:

- 1 filtro que faça pelo menos 5x o volume do aquário. Isto é, se optares por um aquário de 30 litros, o filtro deverá fazer 150l/hora. De preferência externo por não ser tão inestético, não ocupar espaço dentro do aquário (que já é pouco) e é mais fácil de manter.

- 1 termostáto que te faça pelo menos 1w por litro. No caso dos 30 litros, um de 50w será o ideal, mas com um de 75w ficas melhor servido e deve custar 30 cêntimos a mais que o de 50w.

- 1 termómetro (acho que não necessita explicação)

- dependendo das plantas que queres, terás que ter ou não um substracto fértil (lá está, como disse tens que pensar bem no que queres)

- subtracto inerte (chamado vulgo areão)

- a iluminação depende também das plantas. Para plantas mais exigentes, 1w por litro, o que seriam 30w. Plantas "low teck" até 14w serve. Atenção, depende da forma do aquário, se for muito alto pode não chegar pois a luz pode não chegar ao fundo com "pujança" sufeciente.

- testes para a água (também não necessita de explicação)

- decoração: depende do que quiseres colocar mas sempre respeitando o habitat natural. Se colocas conchas do mar vai-te alterar a água, etc.

 

Assim de repente é o básico que me lembro.

Não te esqueças que quando avançares, não é comprar peixes com o aquário. Passos a seguir (que até deves fazer já antes de comprar o aquário):

1º ler muito sobre o ciclo de azoto (há muitos posts aqui no fórum)

2º pensar bem nas espécias de plantas e de peixes que queres (águas diferentes desde temperatura, dureza, ph, etc.)

3º Nunca te esqueças que há peixes bonitos, mas dois peixes bonitos podem não ser compatíveis entre eles nem o habitat ser compatível.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigada pela ajuda :D

Guppies e bettas juntos sei que não dá :) a hipótese seria ou guppies ou betta

Já li algumas coisas sobre o ciclo do azoto :) e antes de meter seja o que for dentro do aquário venho aqui tirar duvidas! :D

Em relação ao aquário sei que quanto maior melhor mas o problema não é o preço mas sim o peso do aquário em si, e o espaço que ocupa, eu ainda vivo em casa dos meus pais e o aquário seria para por no meu quarto e apesar de ter um móvel "jeitoso" não tenho muito espaço.

Quanto aos peixes eu estava a pensar montar 1º o aquário com as plantas e depois ter os peixes que melhor se adaptassem ao ambiente do aquário (já percebi que não deve ser assim :) ), em tempos noutro fórum já me disseram que se queria um aquário mais pequeno só se fosse para ter um betta ou então para ter apenas camarões, eu não me importo de abdicar da quantidade de peixes em função do tamanho do aquário, desde que os bichos não sofram...

Agora uma dúvida, o meu quarto é quente e bastante luminoso, isso costuma dar origem a problemas com as algas não é?

Outra coisa um dos problemas do aquário mais pequeno é a dificuldade de controlar os parâmetros(amónia, pH...) certo?... mas será impossível com tempo e paciência?

Editado por MaguiC

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começando por uma ponta:

O armário que se lixe. Eu fiz um barato. Se já tens um podes reforçá-lo bem barato. Espreita aqui (se bem que este foi feito de raíz): http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189230&hl=&fromsearch=1

 

Acho que deves escolher os peixes e depois as plantas. Ou vais ficar a olhar para as plantas? Para isso arranja um balde com terra e faz uma floreira :P

 

O quarto ser quente e luminoso é subjectivo. O aquário não pode (ou não deve) apanhar sol directo. se é bem iluminado e não apanhar sol directo, poupas na iluminação.

 

em relação aos parametros, tudo se controla. Eu tinha um de 200 litros que se partiu nas mudanças e agora tenho num de 20 litros quantidade de peixe que era para um de 100. Mas dia si, dia não, dá-me trabalho e estou farto, por isso já tenho um de 130 litros em m ontagem e outro de 90 litros (para vender).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

 

Num aquario de 30 litros ja se consegue fazer umas coisas jeitosas, mas quanto maior melhor.

 

Se fosse eu que tivesse a fazer esse plantado, faria um tapete de parvula, com um layout bem defenido e bonito, para uns red cherrys e neons. Digo-te que ficava lindo.

 

Agora quanto a equipamentos. Um termostato de 75watts, luz vai depender das plantas que vais optar, um filtro externo da boyu para nanoaquas.

 

Quanto mais pequeno o aqua mais dificil é manter os parametros da agua estaveis.

 

Mas pronto se precisares de ajuda manda MP.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Jorge N.Ferreira desde já obrigada pela atenção.

Estou quase decidida a optar por um betta e por um otto ou um caracol(não sei o nome será ampulanária?) para ajudar na limpeza se o espaço assim o permitir.

Ainda não comprei nenhum material, estou em fase de investigação :character0050: e de exames :computer003: por isso por enquanto ainda não vou passar à acção... mas continuo à procura de sugestões :)

 

Hoje andei a arrumar o quarto e a ver onde daria para por o aqua, sendo um aquário "pequeno" ficava melhor em cima da secretária mas tenho um pequeno problema, atrás da secretária, mesmo onde queria por o aqua tenho um rotter(internet) pendurado, e por vezes tenho de movimentar a secretária para aspirar e para aceder ao rotter (se o colocasse aqui "matavam-me"), outra das opções para colocar o aqua seria em cima de uma sapateira que está ligeiramente mais baixa que a secretária e o aqua não teria tanta visibilidade, uma vez que o quarto está cheio e não tenho espaço para por um móvel esta é a minha única opção, a questão é será que ela aguenta??? Como ainda não comprei o aquário esse é o factor principal que vou ter de considerar no momento da compra para que o peso total não seja demais...

 

Por agora é tudo, assim que o bolso permitir volto cá para me darem conselhos para as compras ;)

Obrigada mais um vez pela atenção ;)

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a ideia é reforçar a sapateira, mas mesmo assim não me parece que ela aguente com muito peso por isso tenho de optar por uma coisa leve +/- 30 a 40Kg de peso total o que me deixa com uma aquário bastante pequeno mas enfim, já vi alguns aquários jeitosos, mas por enquanto vou esperar pelo petfestival na Fil pode ser que tenha boas ideias por lá ;) e quem sabe bons negócios... também já sei que o fórum vai lá estar e vou aproveitar para fazer uma visita :doofywave:

Ontem tive a ver peixinhos na loja e havia lá guppies tão giros... ainda estou indecisa não sei se ponha ou guppies ou betta bang mas também ainda tenho tempo, isso decide-se depois de ter o equipamento já pronto com o ciclo feito e com o valor do Ph, etc.

 

Bem por agora resta-me esperar para poder ir comprar o equipamento e depois esperar até estar tudo pronto :gameboy: ...

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema fosse só o espaço que ocupa ia sugerir-te um cubo de 40*40*40 ou outra medida um bocadinho mais pequena, no entanto já percebi que o peso também é para ter em conta.

 

(Podes sempre fazer uma experiencia, sentas-te com mais um amigo ou amiga em cima da sapateira durante uma tarde e vês se parte, se não partir está apta para o aquario! :rolleyes:)

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Magui.

 

O guppys sao muito giros mas tem atenção que passados 20 dias arriscaste a ter uma carrada de descendentes no aqua.

Tem tambem isso em conta.

 

Neons e Reds fica um grupo altamente. Mas claro que quem decide e sabe é tu. Há um mundo de pequenos peixes lindos para escolher.

Tem atenção as fragilidades de cada especie. Guppys e neons sao dos mais faceis de manter para iniciados dentro dos mais coloridos.

 

Quanto a localização do áqua, porque no colocas nas sala?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema fosse só o espaço que ocupa ia sugerir-te um cubo de 40*40*40 ou outra medida um bocadinho mais pequena, no entanto já percebi que o peso também é para ter em conta.

 

(Podes sempre fazer uma experiencia, sentas-te com mais um amigo ou amiga em cima da sapateira durante uma tarde e vês se parte, se não partir está apta para o aquario! :rolleyes:)

 

É melhor não arriscar! Eu tou um bocadinho gorda (60Kg) e ela aguenta bem comigo (ainda não está reforçada) por isso... Mas não quero mesmo uma coisa muito pesada nem muito grande e depois os meus pais já acham que alguma coisa com mais de 15cm grande por isso é melhor não arriscar :baned:

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Magui.

 

O guppys sao muito giros mas tem atenção que passados 20 dias arriscaste a ter uma carrada de descendentes no aqua.

Tem tambem isso em conta.

 

Neons e Reds fica um grupo altamente. Mas claro que quem decide e sabe é tu. Há um mundo de pequenos peixes lindos para escolher.

Tem atenção as fragilidades de cada especie. Guppys e neons sao dos mais faceis de manter para iniciados dentro dos mais coloridos.

Estou quase convencida com um betta... depende do que a loja tiver quando for comprar e dos parâmetros e espaço final que conseguir arranjar...

Quanto a localização do áqua, porque no colocas nas sala?

 

Cumps.

 

Porque se o meu quarto está cheio, da sala é melhor não falarmos! Morar em casa dos pais tem as suas desvantagens :sorry:

Editado por MaguiC

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na volta compro o aquário antes do previsto, hoje fui comprar roupa aos cães e como quase sempre tenho de ir trocar, se não me derem o dinheiro de volta, compro o aquário, até porque os aquários que gostei* são de lá (por favor não aceitem o dinheiro! LOL) :priere::naughty::animal_fish:

 

Aquários, sei que maior eram melhores e que filtros internos não são o melhor mas de momento não tou a ver assim grande coisa :character0050:

->Kit da aquapor eco 35 a 40€

->Aquapor linha de loja 40 cm a 47,5 € Ou posso arranjar melhor dentro deste preço?

->Vi também um aquário em vidro da scalare com cerca de 20L a 15€ (sem mais nada) mas acho que não tem maneira de se por iluminação ? :sorry::blush::wacko::huh::dry2: (confesso que na percebo nada disto mas queria por umas plantinhas...)

Qual a melhor opção?

 

Enfim vamos lá ver se é desta que isto anda!

Editado por MaguiC

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola bom dia

Estive a ver o teu tópico e vejo que estas a iniciar-te, devido a esse teu problema de espaço aconselhava-te a comprar um aqua de 25L ou até 30L que podes arranjar em lojas de animais e tb especializadas em aquariofilia.. Quanto as plantas tens umas que podes ter nesse aqua e não são muito exigentes, podes ver o meu tópico 'Um novo ano...Um novo começo...Um novo aquário...

' , lá podes tirar ideias das plantas ;)... Quanto aos peixes podes ter Guppys mas tem de ser 1 macho para 2 femeas...podias ter Corydoras pelo menos 2 pra não se sentir sozinha (não e que não seja possivel, mas assim tem companhia)... como alternativa aos Guppys tens vários peixinhos, mas depois tens de ter em atenção aos peixes de cardume (Tetras néon, nariz de bebado...)

Para o aqua de água quente tens de ter um termostacto 50W chega pra o tamanho de aqua em questão e um filtro apropriado, o pessoal aqui dá umas ajudas, mas também te podes informar na loja desde que percebam;) E se quiseres caracois para limpeza tens a Neritina, eu tenho 2 e são bons pra limpeza de algas e não estragam as plantas do aqua ;)

 

Cumprimentos

 

MP

Editado por Marco Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde

 

Tenho um aquario de 35 litros para vender, vendo por 30 euros, apenas a tampa esta partida, de resto esta como novo, nao tem riscos nos vidros nem nada, leva areão no conjunto, com bomba e aquecedor sao 50 euros.

 

Contacto:9675727680

 

cumprimentos:Tiago Henrique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde

 

Tenho um aquario de 35 litros para vender, vendo por 30 euros, apenas a tampa esta partida, de resto esta como novo, nao tem riscos nos vidros nem nada, leva areão no conjunto, com bomba e aquecedor sao 50 euros.

 

Contacto:9675727680

 

cumprimentos:Tiago Henrique

 

Obrigada Tiago ainda não comprei o aquário por várias razões, uma delas porque ainda não sei se quero ou não tampa no aquário.

Já agora fica a pergunta uma vez que independentemente do filtro externo/interno eu quero por um alimentador automático como fica a tampa do aquário? sempre aberta, sem tampa ... :sorry:

Não quero fazer asneira por isso faço figura de ignorante 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Tiago ainda não comprei o aquário por várias razões, uma delas porque ainda não sei se quero ou não tampa no aquário.

Já agora fica a pergunta uma vez que independentemente do filtro externo/interno eu quero por um alimentador automático como fica a tampa do aquário? sempre aberta, sem tampa ... :sorry:

 

Conheço um rapazinho que tem uma ideia para um DIY que ficas com tampa e o alimentador a trabalhar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço um rapazinho que tem uma ideia para um DIY que ficas com tampa e o alimentador a trabalhar ;)

 

:naughty:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Tiago ainda não comprei o aquário por várias razões, uma delas porque ainda não sei se quero ou não tampa no aquário.

Já agora fica a pergunta uma vez que independentemente do filtro externo/interno eu quero por um alimentador automático como fica a tampa do aquário? sempre aberta, sem tampa ... :sorry:

Pode ficar como voce quiser, este aquario da para funcionar sem tampa ou com tambem, como nunca utilizei alimentador automatico nao sei como fica mas e uma questao de exprimentar, se nao quiser o aquario pode sempre devolver, e devolvo sempre o seu dinheiro

esta a vontade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.