Augurium - Finalmente montado e com fotos


Zaratrusca

Recommended Posts

Depois de muitas experiências, vários aquas montados e muitas tentativas de layout, decidi fazer uma coisa como deve de ser (pelo menos no meu ponto de vista eheheh), e principalmente fazer o PLANEAMENTO prévio, já que os outros layouts foram mais ou menos: olha aí está uma boa ideia, vamos montar com o que cá tenho e logo se vê.

 

Sendo assim tenho vindo a pesquisar bastante, tanto a nivel de layouts de aquas, como de flora a introduzir, a material necessário, apesar de ser um projecto de baixos custos.

 

Ora como não podia deixar de ser a minha inspiração vem de paisagens portuguesas, tenho várias fotos que pesquisei onde me estou a inspirar, em vez de fazer um layout parecido com alguem (apesar de ir ficar parecido, já que os estilos foram todos inventados), mas pelo menos a parte do processo é original e só minha.

 

Seja como for, durante os dois ultimos meses recolhi o hardscape que queria para o projecto, e com cartão fiz um modelo do meu aqua (que tem peixes lá dentro e como tal não dava para experimentar) e toca de por pedras até chegar a este resultado:

 

Apesar de não estar 100% satisfeito, principalmente do lado direito, mas acho que só mesmo dentro do aqua e com o substrato é que vou conseguir acertar a coisa como quero.

 

DSC_0069.jpg

 

Começei o tópico para tentar obter piniões e conselhos, para ficar tudo em ordem.

Entretanto estou ainda á espera de algum material, para quando tiver tudo começar a montagem a sério.

 

Esta semana vou comprar humus (já que queria substrato fertil mas o orçamento é baixo) e trata-lo, depois por cima levará akadama.

 

A ideia base seria criar um "monte do lado esquerdo, com rochas e substrato , e uma planície do lado direito. A ideia inicial era criar o constraste não só de alturas como de cores, ficando o lado esquerdo com os castanhos das pedras e um verde mais escuro de um musgo, e na direita, queria um tapete de eleocharis parvula, que me parece ser a planta mais adequada para fazer um tapete com as condições que tenho, já que li que esta planta é de facil manutenção (tenho CO2 caseiro e não pressurizado) e quanto mais luz tiver, mais baixa ficará, tendo 36w (mais 9w para fazer o nascer, por do sol) 45w no total para 54 litros parece-me ser suficiente.

 

A minha maior duvida é no resto da flora, apesar de querer algo simples, e achar que apenas o tapete iria ficar bem, acho que é pouca flora, e ainda não sei se vou por alguma planta de fundo maior ou não. Aceitam-se sugestões.

 

Enquanto não tenho tudo pronto, e tento responder as perguntas que ainda sobram neste projecto, estou a trabalhar num sistema, que me irá funcionar como valvula solenóide (mais ou menos eheheh) e ao mesmo tempo aumentar a circulação ao nivel so solo do aquário para o CO2 se propagar melhor.

 

Espero por opiniões dos mais entendidos.

 

Cumprimentos

Editado por Zaratrusca

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 123
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

 

parabéns pela iniciativa. Começar com um bom plano é meio caminho para um aqua de sucesso.

 

Quanto ao layout há pouco a dizer. As pedras são giras mas até estarem no areão fica um bocado difícil comentar. De qualquer modo, penso que ficarias melhor servido se retirares a segunda pedra maior. Acentua mais a diferença entre as pedras. Não te esqueças que a teoria também diz para usar um nº ímpar de pedras.

 

A E. parvula parece-me uma boa opção mas há mais: Echinodorus tenellus, Marsilea Hirsuta por exemplo. São relativamente fáceis. A primeira por experiência a segunda pelo que tenho lido.

 

Podes e deves (na minha opinião) usar mais 1 ou 2 espécies que podes por na base das pedras (e.g. Staurogyne, Pogostemon, etc.) e entre as próprias pedras (e.g. musgo). Se quiseres podes completar com uma planta alta atrás (e.g. Eleocharis vivipara, Valisnérias). São apenas sugestões como é óbvio.

 

45 w parecem-me bem. Com uma correcta fertilização e co2 consegues crescer tudo o que queiras sem excessos.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de criar este tópico antes da montagem era mesmo esta, receber sugestões e tentar melhorar. Quanto ás pedras, hoje a tarde dei mais umas voltas, mas como tu dizes, acho que mais vale depois experimentar com calma dentro do aqua com o substrato. Se bem que me estou a aproximar daquilo que pretendia. Já vou fazer a experiência de tirar a segunda maior e ver como fica.

 

Quanto ás plantas (foi a pessoa certa a responder eheheh) realmente para além do musgo nas zona das rochas e da parvula, um apontamento da Staurogyne na base das pedras parece-me muito bem. Falta decidir a parte traseira, já pensei em por eleocharis acicularis, que daquilo que li é mais alta e como tal vai-me dar alguma profundidade ao tapete. Esta semana devo ir as compras de plantas espero encontrar o que quero (já que a flora é a unica coisa onde vou gastar dinheiro.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns por tares a levar com calme isso do planeamento!! Acredita que é 90% do sucesso do teu aquário...Levei 11 meses a preparar o meu e mesmo assim tive alguns contratempos :)

 

Estás (e muito bem) à procura de opiniões por isso vou dar-te a minha...MAS...Atenção que é só uma opinião :)

 

Não mexas com o lado esquerdo! No lado direito apenas mete uma pedra pequena mais para a frente para criar a sensação de equilibro! Faz um belo tapete de Cuba e entre as pedras do lado direito metes Pogostemon (como o G disse e bem)... Por trás da pedra grande do lado esquerdo sempre podes colocar as tradicionais Rotalas Sp. Green :)

 

Cumprimentos,

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião D10, realmente o lado direito é o que me está a custar mais para equilibrar o aqua. Tal como disse ao GmMartins, vou "absorver" as vossas opiniões, e quando o estiver a montar com o substrato é que vou ver como fica melhor.

 

Quanto ao tapete de cuba, sém duvida que era o que eu queria, mas daquilo que tenho visto (principalmente das opiniões, experiências e aquas do GmMartins) a cuba é uma planta exigente, não tanto a nível de luz, que até tenho bastante (42w para 54/l, e ainda por cima ainda apanha luz natural indirecta o dia quase todo), mas sim a nivel do CO2 e substrato fértil. Tenho apenas CO2 caseiro, apesar de ser suficiente para o que quero por, acho que a cuba era um salto maior do que aquele que consigo dar, por isso vou jogar pelo seguro com a parvula.

 

Não referi no tópico inicial (acho eu), mas este aqua também vai servir de experiência com a utilização de humus, já li quase tudo o que havia para ler neste forum sobre ele, e decidi mesmo manter o orçamento baixo, mas tentar fazer a coisa como deve de ser, e apesar de neste momento ter um aqua só com substrato inerte, e de ter as plantas saudáveis, quero arriscar mais um pouco e melhorar o seu crescimento.

 

Quanto á ideia das Rotalas Sp. Green, é capaz de não ser má, o efeito é capaz de ficar porreiro se as for podando regularmente, ainda por cima tenho essa planta cá em casa, no aqua dos camarões, e está a precisar de ser podada, acho que a poda vai esperar até á data de montagem deste aqua.

 

Cumps

Editado por Zaratrusca

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre com novidades eheheh

Isso promete. Depois quero ver ao vivo.

Um abraço

Sem duvida que ultimamente tenho tido muitas novidades, ou melhor vários setups, que me serviram de experiência para várias coisas que queria testar, e mais importante do que isso, com vários erros, que me serviram para aprender, neste momento o setup que tenho está estável, sem algas (tive no inicio mas é normal e já controlei) e as plantas crescem a olhos vistos e saudáveis. A unica coisa que não está bem para mim é a beleza do aqua, foi montado com o que tinha em casa e sem planificação, apesar de gostar não é o meu ideal, e como tal agora que consegui acertar tudo quero tentar voos mais longos, e duradouros.

 

 

Como sempre... Promete! :)

 

Que fauna vais pôr nisso? Na base do que já tens ou vais alterar alguma coisa?

Prometer é capaz de prometer, já tenho quase tudo o que preciso, e hoje tive uma boa noticia, mas ficará mais para a frente falar nela, vamos lá ver é se promete e depois não cumpre eheheh

Quanto á fauna, estou contente com a que tenho agora, e sim é a que vai levar, a unica diferença é que vou introduzir red's na nova montagem, quanto mais não seja para libertar espaço do aqua dos camarões que começa a ficar sobrepovoado :D

 

Cumps

Editado por Zaratrusca

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguns coments, foi tempo de voltar ao estudo, sendo assim estive a trabalhar nas pedras e acho que estou perto do resultado que queria, ou melhor, cada vez mais perto. Deixo-vos uma foto frontal e uma de cima. Como o aqua é pequeno decidi retirar algumas para não perder muitos litros de água.

 

DSC_0072.jpg

 

 

aquatop.jpg

 

 

 

Como foi sugerido o numero reduziu e para um numero impar, assim acho que consigo uma melhor contraste de alturas tal como queria.

 

Depois disto e do estudo da flora, decidi fazer um pequeno boneco para me ajudar. sendo assim aqui vai uma foto:

 

Do lado esquerdo, atrás Rotala Sp. Green, a frente das pedras, pogostenon helferi, e a fazer tapete vesicularia montagnei

Do lado direito, tapete á frente Eleocharis parvula, tapete atrás eleocharis acicularis.

 

resulta em algo deste genero:

 

plantas.jpg

 

 

 

E para já é tudo. Conto durante esta semana conseguir o resto d material que falta, e no fim de semana já devo ter o resto dos substratos. Em principio para a semana irei iniciar este projecto.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostava de deixar aqui a minha opinião sobre o layout.

Gosto da tua ideia inicial

 

A ideia base seria criar um "monte do lado esquerdo, com rochas e substrato , e uma planície do lado direito. A ideia inicial era criar o constraste não só de alturas como de cores, ficando o lado esquerdo com os castanhos das pedras e um verde mais escuro de um musgo, e na direita, queria um tapete de eleocharis parvula,

 

 

O que eu fazia era agarrar nessas pedras no lado esquerdo e fazer um canteiro, ou seja, fazias um muro com essas pedras e enchias o interior com substrato. A ideia era criares um planalto, um bocado aquilo que se vê nas fotos de frente. Dentro dessa area plantaria plantas pequenas/musgos ou plantas de tapete. No sopé desse planalto e encostado às pedras usarias por exemplo. staurogyne ou pogostemom helferi e no resto um belo tapete de cuba /glosso/marsilea, não esquecendo de criares nessa planície uma pequena colina só para não ficar demasiado flat. Talvez criar uma planta de fundo a fazer sebe no canto direito a ajudar a esconder o tubo do filtro e o termostato.

Espero ter sido claro nas minhas ideias, agora parte de ti aceitar ou não, afinal de contas és tu que tens que o fazer e gostar :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara brancamen, obrigado pelas opiniões. A ideia sera fazer mais ou menos aquilo qque falas, ou seja, do lado esquerdo sera para encher de substracto, a acompanhar a altura das pedras, a única diferença é que em vez de ficar com uma parede, a transição é para ser feita de uma forma suave, como se fosse uma rampa para a zona de planície. Ou seja, terei um planalto e uma planície e a juntar os dois uma descida para unir.

 

quanto as plantas que referiste, sem dúvida são bonitas, mas para além de não ter condições para elas, agora parece que a cuba é quase obrigatória em todos os aquas, e gosto de variar, a parvula é mais fácil de manter e no meu ponto de vista igualmente bonita.

 

a parte da flora penso que já está definida, exceptuando a parte das "moitas" atrás, que nem sei se vou pôr, o resto está definido, e reservado. Já tenho a vesicularia montagnei, e amanhã já vou buscar a parvula e acicularis que já estão reservadas.

 

neste momento falta o substrato inerte para pôr por cima do fértil e de resto está tudo, a não ser que está "discussão" gere alguma ideia que me faça mudar :)

 

cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas...

 

Também tenho que deixar o meu "bitaite"! :)

 

Acho que deves incorporar aí uma planta que eu gosto bastante e que ficaria excelente no aspecto que penso quereres!

 

Blyxa Japonica.

 

Podes colocar atrás do lado direito, em vez da eleocharis acicularis ou entre esta e a Eleocharis parvula.

 

Fica a sugestão! ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece uma má ideia, até porque já tenho tudo menos a pogostemon e a acicularis que estou com dificuldades em encontrar. Se calhar a blyxa será mais facil de comprar (e quem sabe mais barata), tem é o problema de ser mais exigente do que a eleocharis, pelo menos do que li nos sites, em termos de exigência, luz CO2 substrato, é uma planta que exige muito. Também já li que com fracas condições cresce devagar e fica verde, que é muito exigente para chegar a pontos de ficar com cores avermelhadas. Tenho de investigar e pedir opiniões sobre ela.

 

Cumps

Editado por Zaratrusca

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento penso já ter tudo definido. Falta-me apenas a pogostemon helferi que está esgotada, e esperar que chegue a acicularis e o aquecedor novo. Esta semana vai ser impossivel, mas domingo ou segunda esta montagem vai para a frente.

 

Neste momento tenho o seguinte material para juntar ao aqua/luz/filtragem/co2/fauna existente:

 

Substrato Ada Power Sand Special (S e L mistura) cerca de 10 litros

Areão granolometria baixa

 

Rochas de xisto (para as "montanhas"

 

Flora Eleocharis Parvula

Vesicularia montagnei

Eleocharis Acicularis (a espera da encomenda)

 

Aquecedor Boyu HT 75w

 

 

Só fica mesmo a faltar a pogostfemon helferi, mas não vai ser impedimento para a montagem já que são poucos pés e são facilmente plantados após a montagem, aproveito uma TPA e adiciono a planta.

 

No inicio da proxima semana seguem fotos.

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estive a estudar a planta e daquilo que li a blyxa é muito mais exigente, apesar de ser perfeita para o que queria, tive algum receio de misturar uma planta mais exigente, com outras que são muito menos exigentes e que como tal devo ter condições para elas crescerem rapidamente e saudáveis. Para além disse encontrei a acicularis, e como tal, mas quem sabe no futuro se não introduzo a blyxa para me dar mais um verde diferente no aqua.

 

Cumps

Editado por Augurium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

 

Posso dizer-te que da experiência que tenho não é uma planta com exigências muito difíceis de conseguir...

 

Como sabes tenho 85W para 250l de água, 60cm de coluna de água e CO2 caseiro... Fertilização é feita apenas pela via líquida, já que não tenho substrato fértil e as minhas estão bem bonitas!

 

Venham é essas fotos que é o que o pessoal gosta! ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem agora a Helferi só levava até á 4a pedra a contar de trás.

Vou ver como fica.

Abraço.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje este projecto vai para a frente. Deixo uma foto para aguçar a curiosidade.

 

Uma longa tarde me espera a plantar:

 

83 pés de parvula

28 de acicularis

6 de pogostemon

e o musgo já preso na rede....

 

E um tabuleiro muito apropriado para aquariofilia eheheheheh

 

DSC_0076.jpg

 

No fim do dia devo ter novidades para por aqui :D

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver o que sai daí :P

 

Boa sorte para o projeto!

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Hoje foi dia de fazer a montagem, depois de todo o planeamente a coisa correu bem, tirando os 111 pés de plantas que foi preciso plantar a coisa até andou depressa.

 

 

Antes de passar para o Setup, queria deixar uma nota e agradecimento ao membro Mpimentel, que me ajudou em tudo o que pode neste aqua. O meu obrigado.

 

 

Deixo então o Setup:

 

Data de montagem: 22/01/2012

 

Dimensões: Comprimento 60cm - Largura 30 cm - Altura 30cm

Capacidade: aprox. 48 litros reais

 

Iluminação: calha boyu PL-60 2X18w (6700k e 8000k oro)

Filtro: HBL 701 (mochila de 600l/h) e provisoriamente um Boyu externo de 150l/h

Aquecedor: Boyu HT8 de 75w

 

CO2: DIY, com deposito para mistura caseira de 5l e conta bolhas, valvula anti-retorno e difusor em vidro.

Indicador de CO2: Provisóriamente um elos Visual (está emprestado até chegar o novo)

Fertilização liquida: TPN+

 

Substrato fértil: Ada Power Sand Special (S e L mistura)

Substrato inerte: areão de rio granolometria pequena, pedras de xisto

 

Flora:

Eleocharis Acicularis (1 vaso, deu 28 pés)

Eleocharis Parvula (2 vasos, deu 83 pés)

Pogostemon Helferi (1 vaso, deu 6 pés)

Vesiculária Montagnei (cerca de 2 doses)

 

 

Fauna:

Para já está sem fauna, vai estar pelo menos duas semanas a fazer a ciclagem, e a deixar as plantas enraizarem melhor para as corys/ancistrus não me arrancarem tudo) mas no futuro vai levar:

 

10 Molly Balão

5 Espada cauda de lyra

9 Neons

3 coridoras

3 ancistrus

1 Aramyxi

?? red cherrie

 

Agora é esperar que as plantas se desenvolvam e criem o tapete, está muito próximo daquilo que imaginei/programei, e penso que com tempo vai chegar onde queria e ficar "simpatico".

A foto da praxe ainda um pouco turva, mas daqui a dois dias deve estar como nova:

 

augurium.jpg

 

 

E um pormenor dos pés da parvula:

 

parvula.jpg

Criticas aguardam-se.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

as pedras acabaram por ficar com um ar muito natural e porreiro - parabéns.

 

Isso não um pouco de peixe a mais? Dessa lista eu ficava só com os neons e os red cherry - mas são gostos obviamente.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.