Simply Reef


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

Após alguns meses a reunir fundos e material, ontem dei vida ao meu 1º Reef.

 

Contei com a ajuda do meu irmão (membro lmborgesg), que também tem um (http://www.aquariofi...howtopic=185325) e por imprevistos de última hora, não pude contar com a ajuda que estava prevista do Pestinha e do David Cabete, porém, este último virá no próximo fim de semana, pois tem de me vir montar um sistema de reposição de água da evaporação.

 

Panoramicamente falando, ficou assim:

 

gallery_6792_419_80677.jpg

 

gallery_6792_419_55821.jpg

 

Quanto ao setup:

 

Aquário 100x40x50 200 litros brutos

 

Sump 80x27x50 (CxLxA) feita por mim, teve de ser esta largura devido à logística, equipada com:

- Glax Ring

- Biomax Fluval

- Carvão activado

- Seachem Denitrate

- Lã filtrante à entrada para tentar evitar o barulho que a à gua faz a vir do overflow (ainda sem sucesso)

 

Overflow Blau Aquaristic 1500 l/h (Usado)

 

Bomba de retorno Eheim compact+ 2000 (Usada)

 

Filtro UV de 18w DIY

 

Iluminação 6 X 39W T5 ATI (2 aquablue spezial, 2 Blue Plus, 1 Purple, 1 actinic)

 

Escumador JAD DG-2516 (Novo)

 

Vortech MP40W ES (Nova) em modo Reef Crest

 

Termostato Jager 300W (Usado)

 

21 Kgs de Rocha viva Fiji Premium

 

3 Sacos de areia de coral

 

120 Lts Água natural (recolhida na Figueira da Foz)

 

Resto em água de osmose com Red Sea Coral Pro

 

Posto isto, pelo que andei a ver, terei de substituir a bomba do escumador, porém, para já, terei de me contentar com este, por imposições da Troika :sleep:

 

Quanto à bomba (vortech), o que tenho a dizer é que, é mesmo uma bomba...

 

Tenho ainda umas dúvida quanto à iluminação, e aqui gostaria que deixassem algumas sugestões.

 

A configuração que tenho é a seguinte:

 

ATI Aquablue Special - 1

ATI Blue Plus - 2

ATI Actinic - 3

Purple Plus - 4

 

1 | 1 | 3 | 4 | 2 | 2

 

Acendem aos pares 1+1, 3+4, 2+2, acham bem esta sequência?

 

Agora de inicio durante quanto tempo acham que devem estar ligadas e qual o tempo de cada uma?

 

Dizer também que adicionei agora de inicio, para acelerar o ciclo, 4 ampolas de Probidio Bio Digest.

 

Chega de conversa, aqui ficam algumas fotos (já com um habitante).

 

gallery_6792_419_33650.jpg

 

gallery_6792_419_25781.jpg

 

gallery_6792_419_25332.jpg

 

gallery_6792_419_24952.jpg

 

gallery_6792_419_29899.jpg

 

gallery_6792_419_15596.jpg

 

E por fim o habitante nº1

 

gallery_6792_419_61013.jpg

 

Espero que tenham gostado e aceitam-se comentários/críticas.

 

Obrigado

 

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

Infelizmente no sábado não deu, surgiu um imprevisto no trabalho e tive de desenrascar um colega. Quanto ao layout sou apologista de coisas mais ligeiras, mas se gostas é o que interessa, mas tentava colocar um desfiladeiro no meio, para dar profundidade. Segue um exemplo entre muitos.

 

geral-2.jpg?w=510&h=388

 

Quanto à iluminação, vai com calmas, inicia com 2 e vai aumentado um por semana (pelo menos a mim resultou), mas espera por outras opiniões.

 

Como esta o escumador JAD DG2516! Não o conheço!

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelo comentário.

 

Vou seguir para já o teu conselho quanto às lâmpadas e esperar por mais sugestões.

 

Quanto ao escumador para já ainda não tem muito lixo para tirar, mas pelo que já li, a bomba que vem com ele não é grande espingarda. Vou colocar outra, uma eheim unuversal 1250 com rotor de mesh.

 

Passa por cá um dia para falarmos um pouco.

 

Abraço

 

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que não está nada mal!! Vou te deixar uma indicações do que acho que fizeste bem e o que podias melhorar!

 

Acho que fizeste boas escolhas no seguinte:

- bomba de circulação vortech...não há melhor!! Vai-a limpando de vez em quando e tem a certeza que esta bem alinhada para não danificar o rotor da wet-side! A minha que já tenho à quase 2 anos...impecavel!!

- rocha viva muito boa...também optei por essa qualidade e estou muito satisfeito...ajuda a um bom começo!! Vão surgir de certeza muitos seres vivos da rocha!!

- calha T5 com boa selecção de lâmpadas...tenho mais ou menos igual!!

- unidade UV...muito util para manter peixes saudaveis e a água cristalina!!

 

O que podias melhorar...

- sem duvida que o layout não esta nenhuma maravilha...mas com 40cm de profundidade é dificil! Mas poderias torna-lo mais assimetrico...como colocar um lado mais alto e outro mais baixinho ou então tentar criar um pequena separação entre os dois lados...como eu tentei fazer no meu, mas como é maior é mais facil!! Tenta também colocar as pedras em escada e não umas em cima das outras...dá mais sensação de profundidade!!

- o fundo azul...não me convence...acho que em preto ficava muito melhor...dá mais profundidade e fica mais bonito, na minha opinião claro!

- o escumador...é um sério calcanhar de aquiles...com ele mais tarde ou mais cedo vais ter acumulação de nutrientes e depois...algas!! acho que devias apostar num deltec APF600 usado ou novo ou desse género também há uns Bubble Magus com uma boa relação qualidade/preço!!

- atenção ao overflow...tem de estar sempre ok para não haver inundações...devias ter algum tubo ladrão...mas isso não tenho experiência pois tenho coluna seca!

- a bomba de retorno parece pouco potente...eu teria apostado numa oceanrunner...boas, baratas e muito potentes! Ajuda muito a tirar os detritos do aqua e coloca-los na sump onde vão ser retirados pelo escumador e filter bag!

 

Para já acho que é isto que posso ajudar!! Mete mais fotos para poder dar mais opiniões! Mas no global acho que tens um aquario que te pode vir a dar muitas alegrias em termos de corais e peixes com saude!!

 

À quanto tempo montaste? Deves aguardar 1-2 meses para que os valores de no2, no3 e po4 estabilizem...para depois começar a colocar peixes...e escolhe-os bem...pois não podes abusar na quantidade...são só 200l!

 

Ab

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais obrigado pelo comentário.

 

Quanto ao layout e ao fundo preto, para já, vou manter como está, pois gosto mais de o ver assim. O layout sempro o posso ir alterando à medida que vou pondo corais.

 

O escumador está em fase de atualização, espero em brevo passar para um Bubble Magus BM100.

 

O overflow está perfeito, até ver, tem o tubo ladrão ligado a uma pequena bomba e sempre que desligo a luz não desferra, já efetuei vários testes.

 

A bomba de retorno está perfeitamente equilibrada com a tiragem do overflow e sempre são 2500l/h, acha pouco para um aquário desta dimensão?

 

O aquário tem, como te disse, oito dias de vida e para já acho que vai no bom caminho.

 

Amanhã ou depois coloco mais umas fotos para mostrar como ficaram os Zoanthus e as Green Star Polyps (estas até agora ainda não abriram).

 

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui ficam mais algumas fotos já com os novos habitantes.

 

Para já o aspeto geral é este:

 

gallery_6792_419_106025.jpg

 

Por agora estão a começar a aparecer algas castanhas, entretanto fiz hoje a 1ª TPA de cerca de 30 lts.

 

Green Star Polyps

 

gallery_6792_419_32148.jpg

 

Alguns Zoanthus, poucos é verdade, mas vai aos poucos

 

gallery_6792_419_9287.jpg

 

Um dos vários ermitas de patas castanhas que já andam a trabalhar nas algas

 

gallery_6792_419_36080.jpg

 

Dizer ainda que o Bubble Magus BM100 já se encontra em funcionamento.

 

Abraço

 

Rui Guilherme

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, até ao momento parece estar muito bom. Depois vai reportando como o novo escumador se porta.

Ficaste ai com muito espaço para colocar corais ;)

Esses zoanthus e o Green Star polyps são de crescimento muito acelerado, não tarda nada e vais reparar que vão crescer muito rapidamente.

Agora é deixar estabilizar os parâmetros e aos poucos ir colocando mais alguns corais e peixes.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

 

Ora então, após uns tempos sem dar notícias, aqui fica a evolução do meu reef.

 

Faz hoje 5 semanas de vida, tem tido pouca evolução (vai com calma).

 

Tenho feito TPA´s de cerca de 30 lts de 15 em 15 dias com água natural.

 

Ontem quando cheguei a casa tinha uma surpresa desagradavel, a bomba do escumador (ocear runner ph2500) queimou, por sorte, ainda tinha o escumador antigo. Problema resolvido, a nova bomba chega esta 4ª e até lá fica o 1º a fazer o trabalho.

 

Alterei também o modo da vortech, está agora em EcoSmart Nutrient Transport Mode e modo noturno quando as luzes desligam.

 

Quanto às luzes, aumentei também um pouco, estou com 8h no total repartidas por:

 

8h de ATI Blue Plus, 7h de ATI Actinic e Purple Plus e 6 de ATI Aquablue Special, acham bem ou sugerem outra combinação?

 

O David Cabete também já me veio montar o aparelho para a reposição de água evaporada (já andava cansado de repor todos dias à mão).

 

E relação a vivos, apenas acrescentei uma Acanthastrea lordhowensis Laranja e amarela, uma Acanthastrea lordhowensis vermelha e branca e uma Ricordea yuma verde adquiridas ao membro kernel. Quanto a peixes ainda não tenho nada.

 

Aqui ficam algumas fotos.

 

gallery_6792_419_63068.jpg

 

gallery_6792_419_59956.jpg

 

Um nassário alpinista

gallery_6792_419_25055.jpg

 

gallery_6792_419_50643.jpg

 

Acanthastrea lordhowensis vermelha e branca

gallery_6792_419_52093.jpg

 

Acanthastrea lordhowensis Laranja e amarela

gallery_6792_419_34516.jpg

 

Ricordea yuma verde

gallery_6792_419_89175.jpg

 

gallery_6792_419_14343.jpg

 

E pronto, por enquanto é tudo o que tenho para mostrar.

 

Podem comentar/críticar.

 

Obrigado

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos

 

Venho aqui por uma questão que me está a deixar intrigado.

 

Faz amanhã 6 semanas que iniciei a montagem e tenho vindo a observar à alguns dias, que uma rocha que aqui tenho (ultima foto do primeiro post) que estava cheia de alga coralina, tem vindo aos poucos a ficar branca, ou seja, o vermelho que se vê na foto tem vindo a desaparecer e a tornar-se branco.

 

Porque será que isto está a acontecer?

 

O engraçado é que as outras rochas que tembém já vinham com alga coralina, continuam na mesma e algumas até têm um vermelho mais intenso, está também a começar a aparecer alga coralina em alguns locais, entre eles a bomba de circulação.

 

Ainda não tenho qualquer peixe e tenho vindo a fazer TPA´s de cerca de 30lts com água natural.

 

Agardeço a vossa ajuda.

 

Obrigado

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O branqueamento da coralina normalmente tem a ver com alteração de iluminação e química da água. Se a rocha fica grande mas sem sinal da coralina, podes ter algo a comer a coralina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Obrigado pelo comentário.

 

Acerca da iluminação a única alteração que fiz, quase à 3 semanas, é que aumentei de 6 para 8h.

 

Em relação à água das TPA´s tem sido sempre a mesma, água natural.

 

A única alteração, foi que na ultima TPA, adicionei um pouco de cloreto de magnésio porque o valor estava um pouco baixo.

 

Terá sido por isso? Mas passado algumas horas da adição que fiz, já tinha o magnésio em valores normais.

 

Abraço

 

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Depois de algum tempo sem actualizar o tópico, aqui ficam as novidades.

 

De momento ainda não tenho qualquer peixe.

 

Tenho alguns ermitas e nassários (comprados ao membro João Paulo Ramos)

 

Corais:

Green Star Polyps (comprados ao membro jc.gomes)

Zoanthus (comprados ao membro jc.gomes)

Acanthastrea lordhowensis vermelha e branca (comprados ao membro kernel)

Acanthastrea lordhowensis Laranja e amarela (comprados ao membro kernel)

Ricordea yuma verde (comprados ao membro kernel)

Ricordea castanha (comprados ao membro mja_mauro)

2 sarcophytons (comprados ao membro mja_mauro)

2 actinodiscus verdes (comprados ao membro mja_mauro)

Histrix rosa com polipos roxos (comprados ao membro Rogerio Mguel Gomes)

Montipora confusa verde florescente (comprados ao membro Rogerio Mguel Gomes)

Acropora verde claro com pontas azul bébé (comprados ao membro Rogerio Mguel Gomes)

Catalaphyllia Jardinei (oferecido pelo meu irmão, membro lmborgesg)

 

A histrix e a montipora confusa chegaram todos partidos e o que consegui aproveitar está a ficar branco, se calhar não escapam, paciência

 

Bom, o aspecto geral para já é este:

gallery_6792_419_49732.jpg

gallery_6792_419_77106.jpg

gallery_6792_419_120487.jpg

 

Acanthastrea lordhowensis vermelha e branca, Acanthastrea lordhowensis Laranja e amarela e Ricordea yuma verde

gallery_6792_419_92858.jpg

gallery_6792_419_89175.jpg

gallery_6792_419_90417.jpg

gallery_6792_419_37885.jpg

 

Ricordea castanha e o que resta da Montipora confusa verde florescente (a começar a ficar branco)

gallery_6792_419_51249.jpg

gallery_6792_419_1504.jpg

 

O que resta da Histrix (a começar a ficar branca)

gallery_6792_419_31927.jpg

 

Ainda um bocado da Histris (a ficar branca) e ao fundo o resto da Montipora confusa verde florescente

gallery_6792_419_73077.jpg

 

Aqui o resto da Montipora confusa verde florescente (também a ficar branca)

gallery_6792_419_65713.jpg

 

sarcophytons

gallery_6792_419_33681.jpg

 

2 actinodiscus verdes com o aspecto de se estarem a dividir

gallery_6792_419_55985.jpg

gallery_6792_419_24428.jpg

 

Catalaphyllia Jardinei

gallery_6792_419_118096.jpg

 

E por fim a Acropora verde claro com pontas azul bébé

gallery_6792_419_12852.jpg

 

E pronto.

 

Depois de verem o estado em que estão a ficar a histrix e a montipora, acham que escapam ou nem por isso?

 

Obrigado desde já a todos pelos comentários.

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os SPS não se vão safar... são corais muito sensíveis e o aquário ainda está a maturar... nestes primeiros meses há a guerra das algas e as oscilações dos nutrientes são muito grandes.

 

O tecido em alguns corais estão com rupturas bastante extensas e não sei se não...

 

Aconselho-te a experimentar aos poucos... começava com uma poccillopora... quando vires que se estava a aguentar experimentava as seriatoporas e montiporas... por último, as acroporas.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Obtigado pela informação sobre o coral.

 

Quanto aos SPS, estou realmente a ver o caso mal parado, já não chegava terem chegado como chegaram, mas vamos ver.

 

As algas não têm atacado muito, até estou admirado, já lá vão 9 semanas.

 

Obrigado pelo comentário.

 

RPBG

Editado por Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Bom dia

Após uns meses sem dar notícias, falta de tempo, deixo aqui uma breve atualização do aquário, agora que está prestes a fazer um ano de vida.

Durante os ultimos meses, tive fases boas e outras menos boas, porém, agora parece estar no bom caminho.

Morreram, ao longo destes meses, 3 peixes (Zebrasoma desjardini, Six Line e Valenciennea puellaris), a valenciennea saltou para fora do aquário.

Tive também um problema com os corais (morreu a acropora e a histrix), quando comprei um refrigerador que devia tem algum problema, pois quando o liguei, depois de devidamente limpo, os corais começaram a ficar brancos e foram todos abaixo.

Atualmente é esta a fauna:

Peixes:

2 Ocellaris Clownfish
1 Blue Tang
1 Kaudern's Cardinal - Tank-Bred
1 Salarias ramosus
1 Lysmata seticaudata


Corais:

Montipora capricornis verde e vermelha
Montipora confusa
Montipora australiensis
Montipora digitata laranja
Stylophora Milka
Seriatopora Caliendrum
Pocilopora
Zoanthus verdes, vermelhos, castanhos e lilás
Xénias
Green Star Polyps verdes e rosas
Acanthastrea lordhowensis vermelha e branca
Acanthastrea lordhowensis Laranja e amarela
Ricordea yuma verde, Ricordea castanha e Ricordea laranja
2 sarcophytons
Actinodiscus verdes
Discosoma vermelhos
Mushroom purple tonga
Catalaphyllia Jardinei
Scolymia
Lobophyllia
Sabella
1 Anémona (não sei o nome)
Caulastrea curvata
Euphyllia parancora

Eis as fotos:

 

gallery_6792_1085_131326.jpg

 

gallery_6792_1085_111093.jpg

 

gallery_6792_1085_122201.jpg

 

gallery_6792_1085_53842.jpggallery_6792_1085_198567.jpg

 

gallery_6792_1085_305638.jpg

 

gallery_6792_1085_155462.jpg

 

gallery_6792_1085_224093.jpg

 

gallery_6792_1085_114829.jpg

 

gallery_6792_1085_90529.jpg

 

gallery_6792_1085_87855.jpg

 

gallery_6792_1085_287634.jpg

 

gallery_6792_1085_166628.jpg

 

E pronto, por agora é tudo, espero que gostem e aceitam-se comentários/críticas.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.