Ciclideos Africanos Malawi.... espécies menos agrassivas


Diomar

Recommended Posts

Olá

 

Montei à um mês um aquario de 170l e ofereceram-me 2 Labidochromis caeruleus, um barbo e um pleco.

A minha questão é, dentro do biotopo de ciclideos africanos deste lago, quais são as espécies menos agressivas que posso juntar? tipo "pacificos" e coloridos como os Labidochromis caeruleus.

 

Sei que o barbo parece perdido naquele aquario, mas foi uma prenda de Natal do meu irmão... (só 1! XD)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Também tive mesma duvida que tu.

 

Após pesquisar encontrei esta lista :

 

Lake Malawi

estas são as espécies recomendadas, se alguém com experiência puder confirmar, agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

mesmo assim algumas dessa lista estao assinaladas como sendo muito agrassivas... apesar de geralmente ser agressividade entre machos da mesma espécie (intraespecifica).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cichlid forum é um bom site, dá para te orientares bem. Eu com labs tenho Cynotilapia axelrodi (Blue Frost Cichlid) o exemplar na foto do cichlid forum está em mau estado, ve no google o seu verdadeiro aspecto, muito lindos. também tenho dois haps, um do malawi (Aulonocara baenschi) e outro do vitoria (Haplochromis latifasciatus). Funciona bastante bem. Normalmente não se deve mistura aulonocaras com mbunas, pois são pacificos demais para mbunas, mas se escolheres mbunas mais calmos, não há problema.

 

meti recentemente aqui uma lista num topico do que podes misturar com eles, mas a conversa é-te pouco util, e só cria mais confusão. tem em atenção em ver o regime alimentar de cada um. eu escolhi omnivoros e carnivoros. Não deves alimentar demais para eles não crescerem demasiado.

 

Aqui está a lista:

Cynotilapia afra (variadissimas populações à escolha conforme o gosto)

Acarichthys labrosus

Cynotilapia axelrodi

Cynotilapia sp. "Lion"

Cynotilapia sp. "Chinyankwazi"

Cynotilapia sp. "Blue and Blue" (Mandalawi)

Cynotilapia sp. "elongatus mdoka"

Cynotilapia sp. "Mbamba"

Gephyrochromis lawsi

Gephyrochromis moorii

Gephyrochromis sp. "patricki"

Iodotropheus sprengerae

Iodotropheus stuartgranti

Labidochromis caeruleus (variadissimas populações à escolha conforme o gosto, mais populares são os Lion's Cove)

Labidochromis chisumulae

Labidochromis joanjohnsonae

Labidochromis sp. "Perlmutt"

Labidochromis textilis

algumas espécies de metriaclima tais como:

Metriaclima aurora

Metriaclima sp. "chinyankwazi"

Metriaclima sp. "daktari"

Metriaclima flavifemina

Metriaclima glaucos

algumas espécies de pseudotropheus tais como:

Pseudotropheus sp. "Acei" (Msuli)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Quo pela lista, é bastane completa.

 

vou tentar escolher especies que também exijam um pH pouco elevado (cerca de 7,8) pois vou ter de mudar uma platydora costattus do meu antigo aqua para este e assim como tenho o aquario a pH7,4 subo so mais uim pouco e deve funcionar para todos...

 

qual a melhor loja no Porto para encontrar ciclideos? (variedade e preço)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá desculpa só responder agora. Aconselho-te vivamente a comprar ciclideos africanos no forum. Como o pessoal reproduz com facilidade, vendem-nos super-baratos, a menos de metade do preço das lojas e até 1/4 do preço.

 

só tens que ter cuidado se alguém não está a vender hibridos, para isso pede foto e compara com a espécie na net, mas por norma e pelo que vejo as pessoas com alguma experiencia já têm pavor de hibridos e estão a vender com alguma qualidade. E, o problema também existe nas lojas... mas pronto tem só atenção a isso, para não levares gato por lebre ou burro por cavalo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, tenho de ver por aqui no forum se encontro alguem que os venda e que tenha uns exemplares a meu gosto :) (cores bastante vivas)

 

mas em termos de lojas hà alguma no Porto que seja boa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei. nunca comprei ciclideos africanos no porto. os meus comprei na Povoa.

 

Os Malawi têm por norma cores bastante vivas, daí a sua popularidade. A questão é que as femeas são mais cinzentas, enquanto os machos quer mbunas quer utakas são bastante coloridos.  também não deves misturar espécies com cores/padrões iguais. A cor e os padrões nos Malawi é uma forma de identificação da espécie.

 

não falta quem venda ciclideos africanos no forum... as pessoas têm que despaxar os excessos populacionais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais