Leds em Plantados - A nossa realidade!


Luís Cardoso

Recommended Posts

Pela brochura destas lampadas, serão o suficiente para um aquário de 240 L, mas vai contra as "regras" que postei atrás! O que acham? Uma calha destas seria o suficiente para um aquário desse tamanho?

 

Cada vez percebo menos!!

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1963&pageNum_AquarioRS=1&idcat=119&cat=&subcat=&menu=21

 

Brochura:

 

http://aquaeden-shop.net/ftp_ramirezi/ramirezi_space/Imagens/InnoLed.pdf

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora , nem mais

se 1800 lumen advem de 18w desses led , entao ficarias com: 1800 lumen /240 litros =7,5 lumen/litro........ num aqua plantado a media sera de 60 a 70 lumen litro.............precisarias de 10 x mais lumens que essa regua led tem......isto pela matematica ......

 

e com esses 110 euros de regua consigo uns 200 w de leds d 1 w, ou 3 pu 5 watts de led de alta potencia .........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um pormenor. Que se deve ter em conta.

 

Uma lâmpada tubular, imaginemos que emite X lumens . Acontece que por ser tubular, metade dessa intensidade terá de ser captada por refletores que nunca é a mesma coisa, por isso esse valores de lumens não é na prática.

 

Um led quando emite luz, emite com direção e todos os Lumens são direcionados para baixo com até menor ângulo que as lâmpadas convencionais e com maior intensidade, por isso tb acredito que com menos lumens se consiga chegar mais facilmente ao substrato sem problemas, pq será mais penetrante

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha visto isto a uns tempos , nao muito........nao me pareceu grande inovaçao ja que atinge em media 100lumen por watt e pra isso ja existe muitos leds a darem muito mais , nao sei o preço das calhas mas nao devem ser baratas :) sabes o valor da calha de 100 cm por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tenho os meus aquários plantados e neste momento cada tubo de led´s que

eu fiz debita 1680ln e eu como vou aumentar o numero de plantas eu vou passar de 2 tubos para 3 tubos

mas a mandar vir pelo ebay não consigo a potencia que quero, eu já ando com os led's a bastante tempo

e posso dizer que já fiz uns tubos para um aquário de um amigo de agua salgada e está super giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou dispensam balastro e transformador estando ligado directamente aos 220V

 

É exactamente isso. Vê as informações sobre essas lâmpadas aqui:

 

http://www.ebay.com/itm/T8-SMD-LED-FLUORESCENT-TUBE-LIGHT-4FT-1200mm-/150625881513?_trksid=p3286.m7&_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D3%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D5958032642530319662#ht_5204wt_1114

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muito bom então removo balastro e arrancador removo o excesso de fios a mais, ligo novamente, e coloco a lampada isso dá uma boa poupança de energia.

 

Existe alguma tabela de equivalencias por regra matemática em w, pelo menos aproximado?

 

Ou seja x watt em led equivale a quanto em t8

 

Muito obrigado pela explicação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pelo que eu tenho visto (atenção que só há alguns dias me dediquei ao estudo de iluminação de aquários com LED), não existe própriamente uma relação directa entre a potência dos LEDs e a das lâmpadas T8. Era bom que assim fosse, todas as minha dúvidas começaram quando pus a mesma questão.

 

Relativamente aos LEDS, tens que saber que podem ser mais eficientes do que lampadas T5, que por sua vez são mais eficazes que uma T8. Ainda para mais, ao que parece, quando se fala de qualidade de luz para plantas, a regra dos W/L já não é tão linear quando se utilizam sistemas mais eficazes. Por exemplo, um LED de alta potência emite mais luminusidade do que uma lampada T8, mas com um consumo energético muito menos elevado (com menos W, gera a mesma luz que uma T8), desse modo, se quiseres comparar um com o outro, o mais fácil é comparar directamente os lumens que a tua lampada T8 emite e tentar adquirir sistemas leds que emitam a mesma quantidade de lumens por litro (e de preferência com a mesma côr). Ao menos assim garantes que o teu sistema aquático não "estranha" a nova luz.

 

Se esta é a regra de ouro? Pois, ainda não sei! Mas pode ser um bom ponto de partida. Ando em investigações e espero daqui a uns dias saber responder melhor a estas questões, que também a mim me deixam um pouco confuso.

 

Espero que ajude nalguma coisa

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

do pouco que eu sei, e pra nao induzir em erros de leitura ou ma intrpretaçao do que escrevo , o que temos de ter em conta é o que precisam as plantas ou corais.

o pur deduz se o que realmente a planta assimila de luz

o par é a quantidade de luz que chega a planta ou num ponto no aqua

mas como medir mos o par ou pur é nao acessivel a todos , costumamo mos ficar nos pelos lumen que as lampadas emitem , e que as plantas precisam , simplificando os estudiosos decifram a quantidade lumen litro pra determinada planta , assim como os espectros de cada lampada

num aqua com plantas de baixa manutençao pode se ter ate aos 60 lumen litro , plantas media manutençao, nao muito exigentes entre os 60 e 90, pra plantas mais dificeis ou plantas tapete ai ja se arrisca acima dos 90 lumen/litro

isto ate poderia ser tudo bonitinho e certinho nao fossem os aquarios todos diferentes uns dos outros, ou em altura ou largura e comprimento , o que muda a litragem logo os lumen's a priori necessarios.........explico, com leds 60 cm altura é uma coisa, com t8 ja nao chegam com a mesma pujança ao fundo....( o par no topo da coluna de agua e no areao é sempre diferente independente dos lumens que as lampadas dao, mas no caso dos leds e hqi's comparado com fluorescentes , e as primeiras ganham sempre....

 

portanto eu , por mim e do que leio, prefiro optar pela regra de lumen por litro em funçao da altura de aquario que tenho......

 

sorry pelo testamento :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num topico dum grupo de estudo de led's num forum brasileiro li algo interessante

um aspecto que se refere é o de um watt t5 equivaler sensivelmente a 0,6 watt led, acho pouco mas referem esse numero.

depois referem tb haver relaçao de lumen , altura coluna agua ou um ponto especifico altura na agua que queremos saber o par , e voila, diz nos o par matematicamente

resumindo : x lumen x cm altura agua pretendida = par, nao sera bem isto porque nao podemos somar medidas diferents mas é algo do genero embora nao refiram como chegam ao par fazendo contas e sem medidor .......

vi tb um setup com 50 leds cree de 3 watts , para um aqua de 250 litros... diz que atinge par de 200 a 400........ora matematicament os meus 50 leds de 3 watts dariam 150 w , com 150 a 180 lumen cada, suponhamos 150 lumen x 50 leds =7500 lumen total

7500 lumen / 300 litros = 25 lumen /litro???

nao me parece que seja suficiente nem para um plantado , isto se formos avaliar a necessidade lumen /plantas........ no entanto seriam 150 w de led para 300 litros agua, segundo as contas la dos experts ficaria no limiar do equivalente a t5 de 1 w / litro......

 

quanto mais pesquiso mais baralhado fico:(

 

como raio consegue um gajo chegar de 200 a 400 par com tao poucos lumens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha simples opinião Isto é tudo muito complicado porque as pessoas querem comparar alhos com bugalhos.

Qual é o mais vermelho? O que tem 30 watts ou o que tem 2 metros? Não faz sentido certo? É a mesma coisa.

 

Watts é medida de consumo. Não tem nada a ver com o output de luz. O que se tentou no passado foi estabelecer uma relação entre consumo (Watts) e quantidade de luz mas isto foi feito para as T8. A pseudo-regra do 1W/L foi definida para lâmpadas T8. Agora, uma T5 com 1W e uma T8 com 1W não têm nada a ver. A T5 dá muito mais luz. Por isso esqueçam a porcaria dos watts. Só diz respeito a consumo pelo que, quanto menos, melhor pois é mais económica.

 

Os Lumen é melhorzinho mas ainda deixa muito a desejar. Mede a quantidade de luz na zona visível do espectro, mas diz-nos pouco em relação à quantidade usada pelas plantas.

 

Os Kelvin dizem a temperatura de cor da luz. Entre um intervalo normal (digamos entre 4000K e 10000K) qualquer uma serve e é apenas uma questão de gosto pessoal. Para as plantas tanto faz. Agora há umas que acentuam mais os verdes, outras mais os vermelhos etc.. Mas para a planta, volto a repetir, tanto faz. Crescem saudáveis com qualquer uma.

 

PAR (Photosynthetic Active Radiation) - Este sim. Mede a quantidade de luz dentro do espectro que é usada pela planta. Este sim, tem uma relação directa com a fotossíntese. E não, não há relação com watts, lumens ou kelvins. Podem ter o mesmo nível de PAR com mais ou menos watts, mais ou menos lumens, mais ou menos Kelvin. Depende de todos eles e do tipo de lâmpadas.

 

Quanto aos LEDs. O que se sabe é que regra geral aqueles Leds dos chineses só servem para fazer cócegas às plantas. Se querem usar LEDs têm que apostar em LEDs de alto rendimento (e.g. Cree). Há algumas lojas que já os têm e algumas marcas que já os comercializam com provas dadas. É só pesquisarem aquários que os usem e vejam o que eles têm e os resultados. Ou então, comprem um medidor de PAR e testem as lâmpadas antes de as comprar.

 

Eu sei que não dei a solução - porque não a há. Mas espero ter ajudado a descomplicar.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, se me derem uma ajudinha, fico muito agradecido. É que quanto mais leio mais cunfuso fico.

 

http://www.ebay.com/itm/57-LED-19-inch-Aquarium-Fish-Tank-White-LED-Lights-Bar-/150750346219?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item23196bbbeb -> duas coisas destas, chegam para um plantado low tech com 60*38*35?

 

Cumps! ;D

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha simples opinião Isto é tudo muito complicado porque as pessoas querem comparar alhos com bugalhos.

Qual é o mais vermelho? O que tem 30 watts ou o que tem 2 metros? Não faz sentido certo? É a mesma coisa.

 

Watts é medida de consumo. Não tem nada a ver com o output de luz. O que se tentou no passado foi estabelecer uma relação entre consumo (Watts) e quantidade de luz mas isto foi feito para as T8. A pseudo-regra do 1W/L foi definida para lâmpadas T8. Agora, uma T5 com 1W e uma T8 com 1W não têm nada a ver. A T5 dá muito mais luz. Por isso esqueçam a porcaria dos watts. Só diz respeito a consumo pelo que, quanto menos, melhor pois é mais económica.

 

Os Lumen é melhorzinho mas ainda deixa muito a desejar. Mede a quantidade de luz na zona visível do espectro, mas diz-nos pouco em relação à quantidade usada pelas plantas.

 

Os Kelvin dizem a temperatura de cor da luz. Entre um intervalo normal (digamos entre 4000K e 10000K) qualquer uma serve e é apenas uma questão de gosto pessoal. Para as plantas tanto faz. Agora há umas que acentuam mais os verdes, outras mais os vermelhos etc.. Mas para a planta, volto a repetir, tanto faz. Crescem saudáveis com qualquer uma.

 

PAR (Photosynthetic Active Radiation) - Este sim. Mede a quantidade de luz dentro do espectro que é usada pela planta. Este sim, tem uma relação directa com a fotossíntese. E não, não há relação com watts, lumens ou kelvins. Podem ter o mesmo nível de PAR com mais ou menos watts, mais ou menos lumens, mais ou menos Kelvin. Depende de todos eles e do tipo de lâmpadas.

 

Quanto aos LEDs. O que se sabe é que regra geral aqueles Leds dos chineses só servem para fazer cócegas às plantas. Se querem usar LEDs têm que apostar em LEDs de alto rendimento (e.g. Cree). Há algumas lojas que já os têm e algumas marcas que já os comercializam com provas dadas. É só pesquisarem aquários que os usem e vejam o que eles têm e os resultados. Ou então, comprem um medidor de PAR e testem as lâmpadas antes de as comprar.

 

Eu sei que não dei a solução - porque não a há. Mas espero ter ajudado a descomplicar.

 

Abraço,

 

GM

 

 

Bom post!... tocaste na ferida e na confusão que reina com todos os termos técnicos...

O problema com os LEDs (e na minha modesta opinião com maior relevância nos aquários salgados em que as quantidades e qualidadede luz necessárias são muito maiores) é terem uma boa radiação PAR.

Os bons e que teem são caros. E aqui volto ao meu post anterior, existem e são uma opção muito viável mas na base de um investimento inicial considerável!!

Se eu tivesse essa capacidade fazia-o sem pensar duas vezes. Daqui a uns tempinhos tinha o investimento amortizado e dp é só poupar na conta da luz.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post!... tocaste na ferida e na confusão que reina com todos os termos técnicos...

O problema com os LEDs (e na minha modesta opinião com maior relevância nos aquários salgados em que as quantidades e qualidadede luz necessárias são muito maiores) é terem uma boa radiação PAR.

eu acho que isso é mesmo uima das vantagens dos leds, conseguir se em menor espaço, menos consumo , e perfuram mais que a maioria de outras lampadas logo muito maior eficacia .............

nao sei quais sao os leds que se referem sendo do chines , mas ja vi imensos aquarios com leds de alta potencia de 1 a 5 watts , os hexagonais e com mostras de serem suficientes pra maioria de plantados e pra maioria de corais moles e alguns casos com corais duros e com sucesso....

penso que a grande confusao nos leds sera mesmo quais os que teem aplicaçao a nivel aquariofilia, leds de tiras , smd, diodos, sao inevitavelmente em aquarios plantados ou salgados serao insuficientes ........ja os de alta potencia vejo os funcionais, mas so em breve irei montar uma calha com 50 leds 3 watts a volta dos 10000 a 12000 kelvins, branco mais branco nao ha:) portanto depois verei se sao ou nao assim tao maus como os pintam :)

 

cumps

 

nelsomsdias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

acho que expliquei relativamente mal ;).

O que queria dizer é que LEDs de boa qualidade são comparativamente (T5) caros qd se fala em termos de investimento incial!

 

nao sei quais sao os leds que se referem sendo do chines , mas ja vi imensos aquarios com leds de alta potencia de 1 a 5 watts , os hexagonais e com mostras de serem suficientes pra maioria de plantados e pra maioria de corais moles e alguns casos com corais duros e com sucesso....

 

Concordo plenamente ctg! Qd se fala dos leds chineses acredito q se fala dos LEDs de baixo custo, sem marca, que se vêm à venda. Provalvelmente quase todos eles são "made in China", mesmos os de marca conceituadas na área.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais