Reef 150x60x60


rafa_dias

Recommended Posts

Boas,

 

Vou montar um reef com 150x60x60 (como indica o titulo...).

Tenho algumas (muitas) duvidas e por isso é que estou a iniciar este tópico... e também para ficarem a conhecer o meu futuro aquário. :drool3:

Neste 1º post vou colocar apenas esta "introdução" e o setup, as duvidas :bs_quesexclaim: vêm no seguinte.

 

Fica aqui então o setup:

 

-Aquário: 150(comp.) 60(larg.) 60(alt.) (comprado)

-Móvel: 150(comp.) 60(larg.) 100(alt.) (comprado)

-Sump: 80(comp.) 50(larg.) 50(alt.)

-Escumador: ATI Powercone 250i

-Circulação: VorTech MP40wES (comprado)

-Termostatos: dois de 200W

-Bomba de retorno: New-Jet 4500

-Iluminação: ATI Power Module 8x80W

-Rocha: em principio 40 kg de viva e 15/20 kg morta

-Substrato: 3x 4,5 Kg Coral reef + 2x 9 Kg CaribSea (comprado)

-Osmose: osmose nemo (comprado)

-Osmoregulador:

 

Ainda faltam algumas coisas que irei postar á "posteriori"

conforme for comprando meto á frente "(comprado)" e vou postando fotos do que comprar. :thumbup3:

 

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

 

PS: Com tantos smiles nem sabia os que usar.

Editado por rafa_dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse antes agora é altura de postar as dúvidas :?:

 

1-As medidas da sump estão boas e que divisões devo fazer?

2-Na GAD eles vão ter escumadores da bublle magus, gostava de saber se esses são bons e quais são os melhores

3-Acho que da circulação não há nada a dizer (pelo que tenho lido) mas só não percebo como é que uma única bomba pode fazer a circulação toda do aquario...

4-Preciso de saber qual deve ser a potencia da bomba de retorno e quais são as melhores marcas ( da mesma qualidade da eheim) para comparar

5- Preciso de saber qual a melhor iluminação, estava a pensar em HQI+T5 ou T5+LED ou só T5 qual será a melhor combinação?

6-A única maneira de "arranjar" agua pura é com osmose ( é que essa desperdiça muita agua pelo que tenho lido) ?

 

Por agora é tudo mas acho que ainda falta muita coisa no setup como o osmorregulador, a osmose e outras coisas que gostaria que me dissesem o que preciso mais. :bs_quesexclaim:

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

 

PS: mais uma vez não sabia que smiles usar com tantos :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Como disse antes agora é altura de postar as dúvidas :?:

 

1-As medidas da sump estão boas e que divisões devo fazer?

as medidas devem ser suficientes para que coloques la todo o material que precisas sem estar tudo atufulhado.

2-Na GAD eles vão ter escumadores da bublle magus, gostava de saber se esses são bons e quais são os melhores

as bubble magus sao boas em relação qualidade preço e fazem o seu serviço. claro que existe melhor.. ATI , ATB , DELTEC ....

3-Acho que da circulação não há nada a dizer (pelo que tenho lido) mas só não percebo como é que uma única bomba pode fazer a circulação toda do aquario...

em relação ha circulação nem ha nada a dizer , é o melhor ponto.

4-Preciso de saber qual deve ser a potencia da bomba de retorno e quais são as melhores marcas ( da mesma qualidade da eheim) para comparar

deves usar uma que tenha potencia suficiente para levar a agua a trocar a agua mas que nao seja tambem muito potente em relação ha bomba do escumador porque se nao terás apenas agua a passar pela sump e nao a ser escumada. tipo 2500 3000 litros hora

5- Preciso de saber qual a melhor iluminação, estava a pensar em HQI+T5 ou T5+LED ou só T5 qual será a melhor combinação?

eu por experiencia minha que vale o que vale prefiro so T5 pois consegue ir buscar um bom espectro de cores em relação aos outros 2 sendo que hqi é um consumo brutal de luz e tambem gera imenso calor.

6-A única maneira de "arranjar" agua pura é com osmose ( é que essa desperdiça muita agua pelo que tenho lido) ?

desperdiça alguma sim mas podes sempre aproveitar esse desperdicio para limpezas da casa , para regar as flores... mas tambem não ha melhor que a agua de osmose.

 

 

Por agora é tudo mas acho que ainda falta muita coisa no setup como o osmorregulador, a osmose e outras coisas que gostaria que me dissesem o que preciso mais. :bs_quesexclaim: Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias PS: mais uma vez não sabia que smiles usar com tantos :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

rakiki muito obrigado pelas respostas, sem duvida mais esclarecido

 

Preciso ainda de me decidir acerca do escumador, estava a pensar numa coisa boa e tenho medo que os bublle magus não sejam bons o suficiente.

Agradecia que me indicassem qual seria o escumador que comprariam no caso deste aquario ser vosso.

Tenho é ainda muitas duvidas acerca do substrato, nao pretendo ter uma DSB, mas não sei o que se deve pôr no fundo (areia viva ou coral esmagado "né" ?)

Já agora 40 kg de rocha viva e 15/20 kg morta é uma quant. considerada boa ou nem por isso? Ou devo usar só viva? A unica diferença é o tempo do ciclo (que é maior com RM) certo?

As marcas da osmose inversa quais as melhores, ou não faz diferença?

E que osmoregulador qual comprar? Só por curiosidade o nome do OSMOregulador tem alguma coisa a ver com OSMOse inversa ou nem por isso?

E sal, sal é muito importante, qual??

 

sorry por serem tantas duvidas

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já decidi que o escumador irá ser um Bubble Magus.

Agora só falta decidir o modelo...

 

Seleccionei aqueles que acho que mais se adequam ao aquário mas agora preciso de ajuda dos com mais "experiência" por estas "bandas", ou seja, se a bomba x é melhor que a y ou se faz mais ou menos barulho, tal e tal.

Claro que pessoas que já tenham visto trabalhar ou até mesmo tido algum BM saberão melhor isto.

Algumas dúvidas que eu tenho é que há vários escumadores parecidos... por exemplo a diferença entre o BM200P e o BM200P-N é que o BM200P é um "Meshwheel protein skimmer" e o BM200P-N é um "

Needlewheel protein skimmer" não faço a mínima o que isto significa :?, mas os que sabem, que se acusem... :thumbup3:

Algumas coisas estão mal escritas porque estava assim no site por exemplo em alguns sítios lê-se "Auqbee" em vez de "Aquabee".

Agora, precisava mesmo era das vossas opiniões, para a escolha do escumador help:n00b:

 

Aqui fica a lista:

bm3a.jpg

 

EDIT: Será que vou precisar de um ainda mais potente??

 

EDIT2: Já não vai ser um Bubble Magus

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

Editado por rafa_dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho uma grande duvida ...a SUMP

Quantas divisoes deve ter...

Estava a pensar em 3. Na 1ª a entrada de agua na sump e o escumador, na 2ª aquaecedores e afins e na 3ª a bomba de retorno. O que acham ??

Talvez a 1ª com 30 cm a 2ª tambem e a 3ª com 20. O que acham?

Também pensei em fazer só com duas...

E qual deve ser a altura das divisoes??

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a sump 100x50x50 chega perfeitamente, a primeira divisória seria para dois sacos de 200 Micron, a divisória do meio com espaço para o ATI 250i, atenção a altura de funcionamento do escumador, e 3 divisoria fica com o resto do espaço para por o retorno, e outras coisas, até mesmo peixes a aclimatizar, que é o que eu faço.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafa , tenho um aquario quase identico ao teu projecto, se quiseres passa por la, que deves tirar algumas duvdas. NAUTILUS II.

Abraço


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já decidi as medidas da sump. Irão ser estas:

sumpo.jpg

 

Nota: entra á direita e sai á esquerda (mas no aquário vai estar "voltada" ao contrario)

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

Editado por rafa_dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Para aqueles que achavam que este reef tinha passado à história, aqui ficam algumas novidades:

 

dsc39112.jpg

Aquario e estrutura.

Obs: A iluminação que se encontra no aquario não é que será usada.

dsc39122.jpg

dsc39132.jpg

dsc39142.jpg

Areia viva ( 3x 4,5 Kg Coral reef + 2x 9 Kg CaribSea) e Mp40

dsc39152.jpg

Osmose

dsc39192.jpg

Refractometro

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Deixo aqui mais algumas fotos...

 

dsc3926n.jpg

Aquario (pode-se ver dois cubos ao lado com agua já feita)

 

dsc3931n.jpg

Pormenor do travamento único

 

dsc3932k.jpg

Aquario a encher (hoje decidi pôr a água de osmose diretamente para o aquário e ir pondo o sal aos poucos)

 

dsc3933s.jpg

Entrada/saída para a SUMP com válvulas

 

dsc3934u.jpg

O "móvel" (é mais uma estrutura de inox forrada a vidro)

 

dsc3936s.jpg

Pormenor do pente e do Loc-line

 

dsc3937.jpg

Coluna seca.

 

A coluna deve ficar seca (como está)?

Ou meto um tubo para ficar cheia?

Como é que faz menos barulho?

 

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Rafa

 

Tens um aquario igual ao meu ate nas dimensões.

 

Quanto ao material fizeste uma excelente escolha na vortech tambem tenho assim.

 

Quanto ao escomador tenho um BM NAC66c e é optimo tira porcaria como não imaginas. Não estou nada arrependido desta compra.

 

Deixo uma sugestao para ti quanto a iluminação pensa numa calha com 8 lampadas t5 com 80w cada lampada com este nivel de iluminação consegues ter uma panoplia de corais ao teu gosto sem preocupações com luz.

 

Tens ai um excelente sistema e vais gostar imenso da vida que vais ver dentro desses vidros ;)

 

Boa sorte e principalmente vai com muita calma e paciencia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixo uma sugestao para ti quanto a iluminação pensa numa calha com 8 lampadas t5 com 80w cada lampada com este nivel de iluminação consegues ter uma panoplia de corais ao teu gosto sem preocupações com luz.

 

Não percebi o que dizes.

Estás-me a sugerir uma calha 8x80?

É exatamente isso que eu vou pôr, pelas razões que disseste.

 

Cumps,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais umas fotos...

 

dsc5157l.jpg

A SUMP

 

dsc5159.jpg

Rocha Fiji Honeycomb (18 Kg) da TMC

 

dsc5160g.jpg

Rocha Fiji Premium (12 kg) também da TMC

 

dsc5164n.jpg

Iluminária

 

O que acham??

 

Uma dúvida, as lampadas já vinham postas assim. São assim que devem ficar?

As que acendem num circuito separado são a 3ª e a 6ª.

Qual é a frente?

 

Cumps,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Gosto do aquário tem bom acabamento, mandaste fazer ou compraste ja assim?

 

Em relação as lampadas, isso depende muito dos gostos, mas dado a combinação que tens, podes começar da frente para trás:

 

blue plus

aquablue especial

purple plus

aquablue especial

blue plus

purple plus

aquablue especial

blue plus

 

Mas....essa é a minhã opinião que não vale nada! Continuo a dizer que é uma coisa muito particular, todos têm gostos diferentes!

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mandei fazer o aquário e o móvel na GAD.

 

Essa é uma boa opinião também gosto :)

 

Mas as Purple, nesse caso, seriam as que estão num circuito à parte (3ª e 6ª).

Sempre pensei que as primeiras a acender seriam as blue plus. Ou podem ser as purple?

Essa combinação é muito parecida à que a ATI recomenda:

1. Blue Plus

2. Aquablue Special

3. Purple Plus

4. Blue Plus

5. Aquablue Special

6. Purple Plus

7. Blue Plus

8. Aquablue Special

 

Não sei qual hei-de escolher...

 

Cumps,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mandei fazer o aquário e o móvel na GAD.

 

Essa é uma boa opinião também gosto :)

 

Mas as Purple, nesse caso, seriam as que estão num circuito à parte (3ª e 6ª).

Sempre pensei que as primeiras a acender seriam as blue plus. Ou podem ser as purple?

Essa combinação é muito parecida à que a ATI recomenda:

1. Blue Plus

2. Aquablue Special

3. Purple Plus

4. Blue Plus

5. Aquablue Special

6. Purple Plus

7. Blue Plus

8. Aquablue Special

 

Não sei qual hei-de escolher...

 

Cumps,

Rafael Dias

 

 

 

Oi,

 

Não os conheço (GAC), mas está ai um bom trabalho!

 

Em relação a combinação de lampadas, como te disse é muito pessoal! Pah, sinceramente não dei se vai fazer muita diferença aos peixes acender primeiro com azuis, brancas ou mesmo vermelhas! Apenas coloquei essa ordem para poderes ter mais luz branca no meio do aquário, dessa forma consegues ter uma variação maior de cores nos corais. Ao meteres demasiado azul fica mais bonito mas vai cortar determinadas cores como os rosas e vermelhos. Mas como te disse, é muito pessoal e eu pouco percebo disso! Tenho a certeza que existem membros mais entendidos que te possam ajudar!!

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é GAC é GAD :) eles são patrocinadores do fórum.

 

As lâmpadas se calhar vou deixar como vinha porque disseram- me ( e eu também achava isso ) que é preferível acender primeiro as azuis porque o choque é menor. Em relação ás brancas ficarem nas pontas e o azul cortar os rosas e os vermelhos acredito que as purple compensam isso ou talvez não... O que também posso fazer é trocar a blue plus do meio por uma das aquablue das pontas e para onde fosse a blue plus passava a ser a parte de trás, ou aí devia ser a frente??

 

Cumps,

Rafael Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais