Fertilização vs TPA's


Márcio Silva

Recommended Posts

Boa noite,

 

gostaria de saber se no dia que fazem TPA's introduzem fertilizantes no aqua...

 

os fertilizantes que utilizo são da ADA (STEP2 e Brighty K).

 

A minha pergunta é porque quando faço TPA, há um aumento brutal no "pearling" sem introduzir fertilizantes.

 

Grato pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sim acontece a toda a gente. Há muitas hipóteses mas penso que ninguém sabe a resposta concreta da razão do pearling.

 

De qualquer modo e respondendo à tua pergunta. Sim fertilizas logo após a TPA.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu sei porque razão é que ficam com bolhinhas no aquário todo.... mas não lhe estou a chamar pearling.

Puxem pela cabeça...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Uma pista: os vossos vidros, pedras, troncos, filtros, termostatos, etc também fazem "pearling"

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se calhar a coluna de água ainda não está saturada de O2. Como tal, continua a sua produção :)

Nice try... mas não.

Aliás, há quem diga que só após a coluna de água estar saturada (ou bem perto disso) em O2 é que se começa a ver pearling.

 

Continuem...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu não sou da opinião de só com agua saturada O2 vemos o pearling, pois acho muito difícil disso acontecer devido as trocas gasosas...

 

Acho que o pearling esta relacionado com a velocidade da fotossíntese, quanto maior a velocidade mais visível ficam as bolhas de ar. por isso o pearling estar relacionado com (fertilizantes,CO2 e luz)

 

é só uma maneira de ver as coisas :)

 

mas com a tua dica fiquei com mais duvidas "vidros, pedras, troncos, filtros, termostatos, etc também fazem "pearling" "

 

Pois é verdade penso que quando isso acontece num TPA tenha a ver com as trocas gasosas que ocorre... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devem ser gases dissolvidos na água que se estão a libertar devido a diminuição da pressão a que estava sujeitos na canalização.

Quando utilizamos águas em repouso, esse fenómeno não acontece.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís:

 

Terá a ver então com as imperfeições dos materiais? Se fossem mesmo lisos não haveria formação de bolhas, mas como provavelmente têm microporosidade permitem a fixação das bolhas? Talvez através de pontes de hidrogénio???

 

Mas ainda assim, isto não explica porque há mais pearling nas plantas logo após a TPA. É uma constatação diria quase universal. As plantas são as mesmas antes e depois da TPA e penso que o O2 não aumenta assim tanto, pelo menos num aqua bem plantado. Mas se calhar sim, não sei.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

And the winner is: vitorfranco

 

Claro que são gases dissolvidos na água da canalização. O aparecimento de bolhas deve-se ao facto de haver micro rugosidades (algas, e sujidade) nos materiais dentro do aquário. Daí ter dito que as pedras, equipamento e mesmo os vidros fazerem "pearling".

O que acontece é que ao invés dos gases dissolvidos dissiparem directamente para o ar, eles agregam-se nessas micro rugosidades, passando do estado dissolvido para o estado gasoso.

Resumindo, uma grande acumulação de bolhas nas plantas após uma TPA, não é sinal de aumento do pearling. Como é que sabem se todo o gás que vêem nas plantas é Oxigénio? E não acham estranho materiais não fotossintéticos como rochas, vidro e plástico apresentarem o mesmo fenómeno?

 

Aliás, até se consegue ter animais a fazer "pearling". Vejam bem este camarão :)

 

Just_For_Kicks_Red_Cherry_04_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

 

Se repararem, até conseguem ver bolhas dentro do camarão...e também tenho algumas de otocinclus em que acontece o mesmo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais