" I will try my best "


hfreezer

Recommended Posts

"I will try my best"

 

Aquário: 55x35x35 by Vitromoldura

Filtro: Eheim Classic 150 2211

Aquecimento: Jager 75 W

Iluminação: Calha BOYU 2 x 24 PLL

Substrato fértil: Elos Bottom Mineral 3lts

Substrato inerte: Elos Terra Medium 5lts

CO2 Pressurizado - 0.5 kg com 1-2 bolha por segundo com Regulador de pressão TMC V2 com válvula solenóide.

Fotoperíodo: 7 horas

 

Hardscape:

Rochas apanhadas na natureza em São Miguel

 

Flora:

- Eleocharis Vivipara;

- Hemianthus Callitrichoides Cuba;

- Hemianthus Micranthemoides;

- Eleocharis Parvula;

- Echinodorus Tenellus;

- 1 pézito perdido de Rotala Wallichii wink.gif

 

Fauna:

- +/- 15Neocaridina Heteropoda var. Red.

- 2 Arco-Íris Neon (Melanotaenia praecox)

- Vários caracóis e lapas (pragas)

 

Apresentação de material ;)

 

IMG_4381.jpg

 

IMG_4382.jpg

 

IMG_4383.jpg

 

Bateria de Fertilização ;) (Elos fase 1 e 2 nas garrafinhas de água, extra no copo)

 

IMG_4390.jpg

 

3 cápsulas de Elos Aqua Uno

 

IMG_4391.jpg

 

3 Litros de Elos Bottom Mineral (achei até demais)

 

IMG_4392.jpg

IMG_4398.jpg

 

Primeiro Layout :-\

 

IMG_4399.jpg

 

Não gostei nada e depois de várias tentativas fiquei satisfeito com este...

 

IMG_4402.jpg

 

Tenho a dizer que depois de muito andar para aqui a "brincar" acho que 5 litros de Elos Terra é pouco... faltava-me pelo menos mais 1 ou 2 para ficar totalmente satisfeito... :-[ :-[

 

Toca a plantar!!!

 

IMG_4403.jpg

 

Fiz um erro tremendo com a cuba... tentei tirar toda a lã de vidro e realmente não facilita nada o plantio devo ter perdido 3/4 de um vaso com esta brincadeira... é verdade que durante a vida do aquário ela vai saltando mas para plantar é melhor mesmo que seja com esta lã.

 

A Elaucharis Vivípara vinha com muitos rebentos nas folhas qe tentei salvar e replantar... não sei se vou ter sorte mas ao menos tentei... a ver se enraíza.

 

IMG_4406.jpg

 

BUTE ENCHER ESTA CENA!!! ;D ;D ;D

 

IMG_4407.jpg

 

Logicamente não correu bem.... ia tendo um ataque cardíaco.... a cuba começou a saltar e começou a aparecer bottom mineral... :(

 

IMG_4413.jpg

 

IMG_4414.jpg

 

Com 2 semanas

 

IMG_4418.jpg

 

IMG_4419.jpg

 

IMG_4416.jpg

IMG_4426.jpg

 

Com mais 2 semanas

 

 

IMG_4587.jpg

 

IMG_4589.jpg

 

6 semanas

 

A cuba a fazer pearling...

IMG_4647.jpg

 

IMG_4649.jpg

 

IMG_4657.jpg

 

Apareceram mais uns rebentos de uma plantinhas...

 

Tenellus

IMG_4654.jpg

Parvula

IMG_4655.jpg

E um pé perdido de Wallichi

IMG_4656.jpg

 

Umas Gerais

IMG_4650.jpg

IMG_4652.jpg

 

Nas fotos gerais o que vocês vêm que parecem pontos brancos no substracto são na realidade Bottom Mineral :( :sad:

 

Gostaria de ressalvar que este áqua serve apenas e só para aprender e começar a entrar por esta vertente dos plantados um pouco mais a sério pois antes tinha apenas um pequeno nano com red's para matar o vício.

 

Cumprimentos a todos

Editado por hfreezer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar parabéns pela descrição da tua criação, gostei do passo a passo pormenorizado e da qualidade das fotos.

Se estás a entrar nos plantados estás a começar bem, boa escolha da flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é interessante e para inicio (ou re-inicio) está bastante bom. Numa próxima montagem tenta enterrar mais as pedras para se integrarem melhor na paisagem.

Uma boa leitura para este tipo de aquários será este link: Study of Iwagumi - Aquajournal.

Continua a mostrar-nos a evolução!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como já foi dito acho que as pedras estão um pouco altas,mas penso que isso é facilmente corrigido com a flora se trabalhares bem com ela.

Outra coisa que reparei foi que tens esferovite a prender as plantas de superficie, sugiro-te que em vez de esferovite coloques duas ventosas amarradas com fio de pesca uma a outra no tamanho apropriado para que fique bem esticado entre o vidro do fundo e o frontal. Deixas o fio cerca de 3mm abaixo da coluna de água e isso vai-te manter as plantas presas...

 

Continua a atualizar...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Bem, isto vai-se aguentando bem.

 

Não vejo problemas de maior no momento... apenas umas poucas algas que me parecem ciano (mostro foto em baixo) e a continuação da proliferação de caracóis que a cada TPA e todos os dias tento remover manualmente.

 

A cuba está quase fechada e ao invés de podá-la resolvi calcá-la um pouco para que os não suba e crie runners.

 

Meti uns bichinhos novos para animar o áqua.

 

Vamos a fotos então:

 

Antes da limpeza

IMG_4821.jpg

 

Depois da limpeza e TPA

IMG_4822.jpg

 

Comprei 2 Otocinclus spp para ajudar a limpar, 4 Iriatherina Wernery e 2 Melanotaenia praecox os quais passo a apresentar de seguida.

 

IMG_4826.jpg

 

IMG_4836.jpg

 

IMG_4835.jpg

 

IMG_4838.jpg

 

Escusado dizer que fora os Ottos todos os outros são complicadíssimos de tirar fotos :(

 

Agora a tal foto da ciano na cuba

 

IMG_4842.jpg

 

 

Cumprimentos ;)

Editado por hfreezer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gostei de ver o projecto ate agora, fiquei curioso de uma coisa numa das fotos da limpeza as pedras tavam castanhas e voltaram a ficar cinza parecia que tinham sido secas :S

 

:D :D Foram escovadas com escova de dentes... um trabalhão dos diabos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Só para deixar aqui um pequeno update

 

Esta será a última foto com a vivípara, é uma planta muito bonita mas não estava a ter o efeito visual que eu queria.

 

Entretanto e devido a uma pequena revolução no áqua dos red's, que foi totalmente remodelado passei todos para aqui depois desta foto.

 

Tou à espera de umas podas para pôr do lado direito do áqua.

 

469642_10150727539358553_697758552_9605233_2077909076_o.jpg

 

As ciano felizmente deram uma pausa com o aumento do Co2 e fertilização.

 

 

Boas,

 

Layout simples, mas bastante bonito.

 

cumprimentos

parabens gosto bastante do teu aqua bem giro e a evoluir bastante

Esta brutal!!!!! A cuba é uma planta de dificil manutenção!?

 

Obrigados pelos comentários!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Fizeste ainda um bom investimento nesse aquario...

Pena a vivipara não estar no seu melhor... , mas a ideia era muito boa. Tambem tinha pensado algo parecido, engraçado...

 

E agora o que vais por no lugar da dita cuja?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Fizeste ainda um bom investimento nesse aquario...

Pena a vivipara não estar no seu melhor... , mas a ideia era muito boa. Tambem tinha pensado algo parecido, engraçado...

 

E agora o que vais por no lugar da dita cuja?

 

Boas!!

Sinceramente ainda não sei... tou à espera de umas rotallas, pode ser que fique bem, ou senão talvez "espalhe" a HM por todo o lado. Entretanto também não sei o que faça aos poucos pés que tenho de wallichi que se veem do lado direito... Tenho Staurogyne a delimitar a cuba das pedras maiores... pá!! o meu objectivo é dar por terminado este áqua daqui a 4/5 meses, até lá muito pode acontecer!! :P

 

Cumprimentos a todos!!

 

:evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) tou à espera de umas rotallas, pode ser que fique bem, ou senão talvez "espalhe" a HM por todo o lado. Entretanto também não sei o que faça aos poucos pés que tenho de wallichi que se veem do lado direito...

 

A Rotala Wallichi é porreira tens de ver onde a por... As outras rotalas tambem devem de ficar bem no lugar da vivipara...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

E então freezer? novidades para este aqua?

 

GM

 

Ainda "sobrevive"... tem uma praga de reds, um otto e as 4 werneris.

 

Espalhei a HM para trás da pedra da direita e no centro está com Staurogyne entre as pedras. A cuba tem grandes zonas de filamentosas, o projecto está a chegar ao fim... mais 1 ou 2 meses irei fazer outro.

 

Vou tentar fazer um viveiro de Cuba com uma caixa vodafone como falámos no outro dia para ver se consigo mais cuba para a próxima montagem.

 

Mas está mesmo em processo descendente... já sem fertilização e apenas com 1 bolha/sec de Co2 :(

Vou meter uma foto em breve para fazer as despedidas ;)

 

Obgs

 

:evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.