Recommended Posts

Boas.

 

Sou iniciante neste hobby, já tive vários peixes mas por más práticas, devido a desconhecimento, não tive muito sucesso. O peixe que tive que sobreviveu mais tempo durou 2 anos no meu aqua, e já devia ter pelo menos 1 ou 2 anos do lago donde veio. Encontrei este forum e estou a aprender muito e tenho cada vez mais vontade de ter um aquário bem sucedido!

 

Tenho um aqua pequeno:

 

Volume 15 L

 

Filtro interno de capacidade 30/60 L/h

 

Termóstato

 

Iluminação 20 W

 

Neste momento não tenho peixes no aqua devido à água ainda estar a ciclar. Gostaria de pôr umas plantas mas como não tenho substrato não sei quais são as plantas ideias. Também não podem ser exigentes em termos de horas mínimas de iluminação por dia, devido a não ter temporizador (nem sei quando custam nas lojas, mas se não forem caros até dava).

 

Que plantas aconselham? Que não necessitem de substrato nem que sejam muito exigentes em termos de Iluminação?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

sem substrato? como assim? só em vidro?

 

há uma série de plantas low-tech.

 

anubias, fetos e musgo são muito boas para estes casos. Nem devem ser enterrados no substrato. É só prendê-los a troncos ou pedras.

 

Usa a função de pesquisa. Vias encontrar listas de espécies próprias para low-tech.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tiago

bem plantas que nao precisam de substracto nem de grande iluminação são as anubias e os fetos de java presas a um tronco ou uma pedra ficam 5*

quanto ao temporizador eu comprei o meu por 3 € :)

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo muito obrigado pelas respostas :)

 

Sem substrato eu quis dizer sem substrato fértil por baixo do areão. 3€ só? Ah então é um caso a pensar. Já agora alguem recomenda uma loja na zona de Odivelas?

 

A minha próxima pergunta era exactamente em relação à fauna. Estou indeciso sobre que habitantes devo colocar, já vi os peixes de água quente indicados para principiantes (guppies, neons, barbos, espadas, mollies...) mas como o aquário é pequeno sei que só vou poder ter 3 desses no máximo. Por isso talvez ponha camarões red cherry, porque vi um posto em que um aqua pequeno ficou muito fixe com eles :). Que me aconselham?

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em termo de fauna é um gosto próprio, tens é que ver por ex os neons gostam e devem andar em cardume por isso a meu ver não os deves colocar nem os neons nem outros do mesmo género...

 

Se fosse eu colocaria só um beta mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é muito pequeno o aqua :(. Então e camarões? Também existe a regra dos litros por cm para eles? E acham-nos indicados para principiantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por camarões sim. Aconselho-te os red cherry que são óptimos para começar. São à prova de bala ;)

 

Podes por uns 6-8 para começar, mas depressa vais ficar com 50+ :)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas penso que o que tu estas a pretender seja o mesmo que eu, passa pelo meu nano de Red cherys

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=170089&st=0

 

O meu tem exactamente os mesmos 15 litros, plantas pouco exigentes ou nada, não dou fertilização nenhuma, não tenho substrato fértil, tenho de momento red cherys, 2 otos, 2 helenas e no ultimo mês acrescentei 5 CBS, (para inicio estes não aconselho, pois para alem de caros, são muito sensiveis), passa por lá e se seguires o tópico todo vais ver as evoluções.

 

Tenho de Flora:

Anubia nana petit

valisneria

Hydrocotyle Leucocephala

Musgo de Java

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é muito pequeno o aqua :(. Então e camarões? Também existe a regra dos litros por cm para eles? E acham-nos indicados para principiantes?

 

Boas amigo não é se ficar :(, pois existe aqui no fórum nanos muitos fixes mesmo, se fores para os camarões segue o que o pessoal te diz pois eles tens nanos com camarões, bates pesquisares um pouco e vais ver o que podes fazer com 15LT ;)...

 

Vê por ex: o nano do GM acho que esta soberbo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intromissão mas surgiu-me uma duvida!

Eu tenho dois pés de feto de java no meu aqua, e tenho-os presos na camada de areão grosso. (ou seja, apenas com "meia duzia" de pedrinhas de areão por cima) há algum problema nisto? Devo mesmo prender a um tronco?

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens que prender a um tronco, podes colocar o mesmo preso no areão mas o rizoma, aquela parte principal da raiz que é mais grossa, deve ficar desenterrado de forma a que a planta se possa alimentar.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso tive o cuidado de deixar! É como digo, tem só meia duzia de pedrinhas para que não ande à deriva pelo aqua! :)

 

Agora surgiu-me outra duvida, o pé mais pequeno (2/3folhas) não tem rizoma (se calhar estou a dizer uma barbaridade, mas é o que me parece) mas a única coisa que tem são as "normais raizes".. Será que sobrevive?

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas ppl. Pois então devo mesmo ir para camarões. Ainda vou tentar arranjar entretanto um aquário maior mas é difícil porque não quero chular a CP (casa dos pais) lol :)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queres comprar numa loja que não possas comprar aqui no forum?

 

Uma colónia de 10 red Cherys compras aqui no forum entre 5 a 10 euros, nas lojas por 25 euros.

O mesmo com plantas, troncos, etc......

 

Aconselho-te a comprar no forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tesn outra vantagem que passa por aqui no fórum poderes ver os feedback dos vendedores particulares e saberes se são sérios e se entendem do assunto o que quase sempre pelo que tenho visto é positivo.

Nas lojas arricaste a comprar um tubarão e o vendedor pensar que é um camarão...

Não sei se me fiz entender;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tesn outra vantagem que passa por aqui no fórum poderes ver os feedback dos vendedores particulares e saberes se são sérios e se entendem do assunto o que quase sempre pelo que tenho visto é positivo.

Nas lojas arricaste a comprar um tubarão e o vendedor pensar que é um camarão...

Não sei se me fiz entender;)

 

Entendi :) então vou dar uma vista de olhos nos classificados do fórum. Mas também estava a perguntar loja para material, não só para os bichitos e plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tens lojas online aqui no forum;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius, quanto aquilo que eu disse em cima

Agora surgiu-me outra duvida, o pé mais pequeno (2/3folhas) não tem rizoma (se calhar estou a dizer uma barbaridade, mas é o que me parece) mas a única coisa que tem são as "normais raizes".. Será que sobrevive?

O que acha?

 

Desde já obrigado, e mais uma vez desculpa estar a meter-me no teu post Tiago! ;)

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tens uma loja no Odivelas Parque,e uma loja de animais

mas tbm têm produtos de aquáriofilia.

Boa sorte,ha e bem vindo ao vicio dos peixes.

Comp: Álvaro Silva :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.