Ajuda - Primeiro Aquario 60 lts


Ricardo Pedro

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Sou novo neste tão vasto Mundo e como tal quero tentar fazer tudo da melhor maneira para nada correr mal. Adquiri a cerca de 2dias, um aquário de 60 lts na loja FishPlanet do barreiro, com as seguintes características:

 

 

Dimensões - Marca Ciano Aquarium

- Referência AQM540200

- Dimensões: C60xL30xA41 cm

- Volume útil: 48 L

- Espessura do vidro: 4 mm

 

Equipamentos incluídos:

- Filtro biologico

- 1 sistema de iluminação 14W

- 1 bomba de água 260 L/h

- 1 aquecedor 50 W

- 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI

 

Ainda não fiz nenhum teste de PH pois de momento não tinham na loja, mas amanha em principio já têm!

por conselho da senhora da loja, adquiri um areão fino branco, de forma a tentar diminuir a sujidade que passa para o fundo do aquário e assim tem estado ligado a funcionar de forma a fazer um ciclo. Não sei bem quanto tempo terá de estar assim para poder ficar ok. Em termos decoração estava a pensar colocar daqueles ( tipo vulcão que manda bolhas de oxigénio), uma rocha pequena e algumas plantas, mas não sei bem. Em termos de peixes gostava de ter uns Pterophyllum Scalare e Symphysodon spp, e talvex uns limpa fundos.

 

 

Agradeço desde ja a vossa ajuda!

Cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 294
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

<p>Desde já bem vindo, conheço bem essa loja, pessoas muito simpáticas.

Em relação ao aquário para começar não está mal, tirando a lampada que se quiseres ter umas plantas melhorzitas tens de ter mais iluminação.

 

Em relação ao areão é á tua escolha, às uns que alteram o pH tens de ter cuidado.

Eu prefiro colocar rochas e plantas de modo a ficar o mais Natural possivel, mas se quiseres por um vulcão tu e que sabes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ás especies que mencionastes não deves colocar pois exigem aquários maiores (de 120 e 200 litros no minimo)

Alem disso sao mais dificeis de cuidar.

Para iniciantes aconselho guppies, mollis, espadas,...

 

Quando tiveres os testes mete aqui o resultado da agua do aqua e da agua da torneira.

 

Deves deixar o aqua a ciclar durante um mes juntado comida de 2 em 2 dias.

Lê muito sobre o ciclo do azoto, TPAs,... é muito importante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só uma ideia ( vulcão) , mas já vi aquários bastante interessantes e muito naturais, mas também não sei que materiais devo utilizar para os peixes de que gosto.

 

Em relação aos peixes acham que não existe problemas em colocar as 2 espécies + o limpa fundos ?

 

em relação ao ciclo durante mais quanto tempo devo deixar o aquário sem os peixes ?

Já agora a que temperatura devo deixar a agua ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não precisas de ter a agua quente, quando tiveres peixes a agua deve rondar os 27, depende dos peixes.

 

Ás outras já respondi, eu tinha respondido mas o forum nao colocou nao sei porque, deve ter sido Bug

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz de 14w serve para manteres plantas naturais low-tech.

Mais tarde poderás mudar conforme a tua experiência for aumentando.

A temperatura e a decoração, assim como o ph, depende dos peixes.

Não gastes dinheiro numa bomba de ar, não te vai fazer falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já efectuei o teste de PH, obtendo uma leitura a volta dos 6.8 ~ 7.0 , como me tinha esquecido de colocar as duas amostras de

API®

 

(Stress Coat/ Stress Zyme que vinham com o aquário), coloquei-as hoje afim de acelerar o ciclo de azoto e melhorar as propriedades dentro do aqua.

Neste momento tenho duas rochas e algumas plantas artificiais, mas pretendo colocar algumas verdadeiras afim de aproximar mais de um habitat natural.

 

Li algures num tópico que podemos introduzir (neste fase), por exemplo 1 corydoras sp, para limpar o fundo e ao mesmo tempo acelerar também assim o ciclo.

É verdade ? Devo inserir só 1 ou mais ? e Limpa-vidros ?

Se fizer isto tudo, tenho de esperar na mesma perto de 21 dias ou o tempo é mais reduzido ?

 

 

Obrigado

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e em termos de luz devo manter a iluminação ligada ou não é necessário ?

 

Boas amigo eu sou da opinião que que devemos introduzir nenhuma fauna ate o fim do ciclo, afinal de conta quando partimos para aquariofilia é para criar-mos as melhores condições para os nossos fauna e flora...

 

ao introduzir qualquer fauna que seja por mais resistente que seja pode aguentar o ciclo mas vai passar um mau bocado...

 

Não tenhas presas é uns dos maior segredos da aquariofilia...

 

quanto aos produtos que usas-te desconheço não sei se é bactérias penso que não, por isso não acelera o ciclo...

 

Um produto para acelerar o ciclo muito bom é sera bio nutrivec, se aderires segue o que diz a embalagem, e vais deitando um pouco de comida de 2 em 2 dias(pouca)

 

A comida serve para alimentar a clonia de bactérias...

 

Em relação a luz(durante o ciclo) se não tiveres plantas é indiferente estar ligada ou não...

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais obrigado pela ajuda, pelo que vi os produtos fazem o seguinte :

 

API STRESS ZYME

 

Melhora o desenvolvimento do filtro biológico e ajuda a limpar um aquário sujo.

Contém mais de 300 milhões de bactérias vivas por colher de chá.

Quebra de compostos orgânicos que causam condições perigosas, tais como envenenamento por amónia e nitrito e baixos níveis de oxigénio.

O uso contínuo garante um filtro biológico activo e um aquário limpo, peixes mais saudáveis e melhor qualidade da água.

 

API STRESS COAT

 

Para uso em água doce quando se inicia um novo aquário, mudando a água, a introdução de novos peixes, tratando peixe doente, e quando a pele ou nadadeiras são danificados.

Comprovada a reduzir o estresse dos peixes em 40%.

Imediatamente remove o cloro e cloramina, tornando a água saudável para os peixes

 

Promove a cicatrização de feridas e regeneração de tecidos (como a doença após o transporte, ou de luta)

 

Reduz a perda de eletrólitos

Neutraliza Metais pesados

 

Seguro para peixes e plantas

Não altera o pH ou afeta a filtração biológica

Recomendado para uso com todos os produtos da API

 

Em relação a colocar ou não o limpa fundos, simplesmente acho que li alguem a aconselhar a fazer isso mas ok se calhar é melhor ficar queito.

Já agora algum conselho ?

 

Vou por aqui umas foto do meu aquario ainda muito muito virgem ;)

 

40831931404725196945510.jpg

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A decoração está simples e fantástica.

Em relação a introduzires Corys, não apoio que as coloques já, e muito menos só uma.

Para esse aquário eu colocaria duas ou três, preterindo outro peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O exterior não te ocupa espaço dentro do aquário, é mais fácil de limpar e não fica feio pois não se vê dentro do aquário.

Um exterior que faça 300 lts/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei ontem um tronco numa loja da especialidade e por conselho da srª, meti o mesmo a ferver até a agua ficar +/- claro, no entanto já o fervi umas 5 vezes e sempre durante muito tempo e a agua continua a sair meio laranjo tipo cha !

algum conselho ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai demorar a passar. Coloca no aquário e vai fazendo TPA's. Não faz mal aos peixes. Em relação ao termómetro existem várias hipóteses:

termostato avariado ou mmal calibrado, termómetro avariado, temperatura do vidro mais fria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.