Aviso!


Patricia Ramos

Recommended Posts

Olá,

Sou nova por aqui e á uns meses comecei a dedicar-me á paixão pelos camarões. Já tinha tido camarões mas estavam em conjunto com peixes e por isso não duravam muito... Então decidi em construir um aqua só para camarões. Tudos os camarões estavam bem, felizes, a reproduzirem-se e tinham cores bonitas, até á dias atras... Como achava que as plantas que tinha no aquario eram poucas fui á loja onde compro sempre e trouxe para casa um molho de Cabomba caroliana (esta já possuia no aqua) e Egeria densa (nunca tinha tido). Passei-as por agua igual é que meto no aqua e enterrei-as no aqua. De imediato notei que os camarões estavam agitados mas julguei eu que seria normal devido ao processo mas para espanto meu ao final de cerca de duas horas depois fui ver o aqua e deparo-me com vários cystal red mortos e muitos outros a perder a coloração. De imediato tirei tudo do aqua para apanhar os camarões que ainda se encontravam vivos e meti-os num garrafão com água (da mesma que uso para meter no aqua), termostato e bomba de ar. Os red cherry adultos consegui salvar apesar de na altura também estarem quase a bater as botas e ainda hoje não têm a coloração como tinham, passados 5 dias após o sucedido. Os red cherrys bebes morreram todos. Os crystal red morreram também todos. Mesmo os que tirei com vida acabaram por morrer depois. Agora estou na m* pois tenho receio de voltar a meter camarões no aqua apesar de já ter feito mudança total da água e de ter removido as tais plantas que comprei, já para não falar no prejuizo da perda dos camarões.

Bem o meu aviso é para terem cuidado com as plantas das novas remeças dos produtores lucanas pois parecem ter algum quimico/ fertilizante que os camarões são sensiveis. O meu caso não é isolado! Já pedi uma justificação aos produtores mas estou ainda á espera de resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais obrigado pelo aviso.

De facto já alguns membros do forum se queixaram do mesmo, os invertebrados (pelo menos camarões de água doce)são animais bastante sensiveis a determinadas substancias na água.

Ao que parece e pelo que andei a ler várias pessoas ficaram sem reds entre outros devido a uma remessa de plantas ter vindo infectada possivelmente com pesticidas ou fertilziantes em excesso.

Conforme tenho vindo a referenciar, não é o produtor que deve pagar o prejuizo mas sim a loja onde compraste as plantas.

Ao comprar mos as plantas ao lojista, é ele o nosso fornecedor e nós como clientes, somos clientes dele e não do produtor.

Mais tarde o lojista se pretender poderá ou não, pedir satisfações ao produtor mas isso já será problema dele.

No teu lugar eu iria a loja, apresentava o problema, estimava o prejuizo e ameaçava fazer uma queixa por escrito a DECO - Defesa do consumidor, caso se recusem a pagar.

Pelo menos as plantas ele é obrigado a dar te novas em condições e os camarões julgo que também te devia arranjar alguns.

É a loja que vende, é a loja que tem que se responsabilizar.

 

Da nos um feedback quando souberes de algo.

 

Boa sorte

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Eu fui logo no dia a seguir á loja devolver as plantas e levei o almoço para eles (um frasco com os camarões mortos). Fiquei mesmo transtornada, os Cystal principalmente eram os meus olhinhos :( na loja falei com o chefe e ele a unica coisa que disse foi que não sabia o porque do sucedido pois o fornecedor sempre foi o mesmo e que ia reportar o caso a eles e que depois avisavam-me duma resposta. Despachou-me basicamente! Nem devolução do dinheiro das plantas fizeram. Eu é decidi por canta própria pedir uma justificação aos produtores apesar de em principios a loja tambem o fazer. Eu depois é que soube que eles tambem tinham um aqua onde tinham alguns camarões e que morreram tambem todos (cystal não tinham). De facto começo a achar que devia ter pedido o livro de reclamações... mas conseguiram dar-me a volta de que os produtores é que deviam ter a culpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estas a tempo, entregaste a garrafa cheia de camarões certo? Levaste as plantas certo? Eles também tiveram mortes por causa das plantas correcto?

Ou seja, entregaste o produto defeituoso - Plantas;

Levaste o prejuizo que tiveste devido - Camarões mortos ( e o prejuizo foi devido a plantas improprias);

Tens a prova de que as plantas foram as culpadas pois eles proprios também tiveram mortes.

 

Pegas vais lá e exiges que te devolvam o dinheiro das plantas ou que te deiam novas plantas saudaveis e que te forneçam os vivos que te morreram.

 

Se ele disser que não, pedes o livro de reclamações, escreves tudo correctamente e de seguida vais a internet a página da DECO, tiras o número, ligas e eles explicam te como fazeres o processo andar para a frente.

 

Era o que mais faltava fugirem a responsabilidade.

 

Já agora diz nos qual foi a loja para os vários membros saberem.

 

P.S - Aproveita e diz lhe também caso ele se negue a resolver, que irás aos foruns de aquariofilia reportar o caso para que todos saibam a responsabilidade que eles têm para com os clientes.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Julius tem toda a razão, não podes ficar com o prejuízo.

Volta à loja e exige que que é teu.

Qual foi a loja?

 

PS - Isso dos camarões não se darem com peixes é muito, mas mesmo muito, relativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Patricia, isso deve ser tramado, nunca me aconteceu e espero que nunca aconteça.

 

Isso cheira-me a plantas com químicos, pesticidas.

 

Fica a experiência da Patricia para que muitos possam aprender com o que se passou. Sempre que comprarem plantas para o vosso aquário de camarões, se não têm a certeza da sua origem e se leva químicos ou não, o melhor é uma quarentena para as plantas num recipiente e vão mudando a agua todos os dias até estarem limpas. Não faço ideia que tipo de químico pode ser esse mas deve ser algo que está nas folhas das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, desde que comecei a dedicar-me a estes bichinhos lindos que visito o forum mas nunca tinha me registado... hoje decidi que realmente devia avisar outras pessoas porque realmente sabe-se lá onde é que lotes destas plantas andam... As plantas na loja já estavam em tanques grandes com água que é sempre limpa e movimentada á 1 semana. Eu em casa tambem passei por agua e mesmo assim foi o que aconteceu. Estou mesmo revoltada pois os meus cystal estavam lindos e já não falando dos bebes reds cherrys que foram todos á vida tambem. O que devo fazer ao aqua? será que as outras plantas, musgo, tronco, areão e afins que lá tinha ficaram "contamidados"? A loja é aquapicanço. Eu compro sempre lá e já tive plantas do produtor lucanas mas pelos visto algo com os novos lotes é diferente... sei que o ph da agua não sofreu alterações pois medi, o que será ainda estou para descobri. Vamos a ver se me respondem, mas amanhã penso ir á loja. Obrigado mais uma vez pela ajuda e apoio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se agora não tens camarões, eu deixava as plantas ficarem de quarentena dentro de água com valentes TPA´s, antes de introduzir outros vivos.

Vejamos o que acha o resto do pessoal...

 

E já agora (passou-me no 1º post), muito bem vinda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho outros camarões que sobreviveram para alem de uns que são red cherrys. Também queria a vossa ajuda a identificar que especie são os outos que não sei, pois duas estam grávidas e queria ficar com os bebes. Na altura que aconteceu a tragedia já tinha camarões com ovos e foram esses que tirei primeiro do aqua na tentativa de preservar as mães com os filhos. Agora queria a vossa ajuda para identificar a especie e quais os cuidados a ter para que tenha a criação. Como faço para meter fotos aqui para que me possam ajudar?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana. Bem vinda ao forum.

 

Podes alojar as tuas fotos na galeria do forum. Carrega as tuas imagens aqui .

 

Depois é só colares aqui o link das fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

basicamente ja te disseram tudo... vai a loja , reclama o teu direito , e deves ser ressarcida do prejuizo. conheço a loja e deixei de comprar la a uns anos , porque todos os peixes que la comprava nao duravam uma semana e tenho peixes com 8 anos ....nunca se responsabilizaram por nada. reporta o assunto a loja de modo a que sejam mesmo resposnabilizados , caso nao se responsabilizem, bem , tens a deco que trata de casos desses, tens ainda um gabinete juridico nas camaras municipais pra algumas ajudas nestes casos..

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas depois de ler isto e os meus sentimentos é mesmo muito triste, vai ser muito difícil apurar a verdade(para alem de sabermos o que foi, pois acreditamos em ti e há mais de indícios que as "plantas" foram as causa) mas na justiça isso não é assim é necessário provas, sei que tens os factos do que aconteceu e o lojista vai-se defender que no dele nada morreu(para alem de estar a mentir) o ideal era não teres devolvido as plantas pois poderia-se fazer testes para ver se realmente estão contaminadas, é com muita pena que escrevo isto mas o nosso país é mesmo assim...

 

No teu caso eu iria lá já nem cria mais nada naquela loja nem que me desse preferia ficar com o prejuízo e escrevia no livro de reclamações o que escreveste para nos, identidades competente eram levantar a tua reclamação e para a loja não é nada bom pode ser alva de uma inspeção e se as coisas não tiverem bem ate as portas podem fechar...

 

é muito triste termos lojas dessas o ideal era postares a tua localidade no perfil para outros utilizadores da tua zona poderem dar o feedback dessa loja, e mesmo para riscarem Aquapicanço .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá luis,

Desde já obrigado pela tua opinião e de facto acho (e infelizmente) que vais ter razão no desfecho.... As plantas devolvi, fiquei foi com o frasco com os cystal mortos que levei á loja para mostrar. Posso é voltar lá para buscar outras plantas da mesma remeça mas se as mandar analisar é mais esse que sai do meu bolso e nada me diz que elas ainda tenham contaminantes pois já estão em tamques com agua boa á mais de duas semana...

Estou tramada de certeza e sem os meus meninos :(

Eu sou de Faro mas pelo que sei esta loja existe em varios pontos do Algarve. É a unica opção das minhas redondesas dai ir sempre lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

Fui á loja falar com o patrão e foi simpatico. Continuamos é ambos sem saber porque raio aquelas plantas deram problemas. Estamos á espera de uma resposta dos produtores. Quando souber digo algo. Eu fiz este post não para denegrir o nome de nada nem ninguem foi só como aviso de que certas plantas estão improprias para os camarões e que precisamos de ter mais cuidado. Isto pode ser uma situação que não volte acontecer até porque eu já tive várias plantas do produtor lucanas e nunca tive problemas. A loja tambem não tem culpa nenhuma pois eles tambem foram apanhados de surpresa. Quando souber de algo mais aviso.

Editado por Patricia Ramos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, olha eu sou de faro conheço bem a loja, é pena a tua perda , acho um pouco difiçil conseguires reaver camarões novos visto que eles não vende essas especies e pacuá não falta ao dono :tapfoot: boa sorte.. olha so um conselho compra atraves da net consegues preços muito melhores,eles são hiper mega careiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu normalmente compro sempre tudo lá pois nunca tive problemas e o rapaz que lá está ao balcão é excelente e dá bons concelhos. Sim os preços são um pouco altos mas tenho algum receio de fazer negocios pela net... Por acaso os camarões cystal red e red cherrys comprei foi na net, a uma pessoa particular mas fico sempre com receio de burlas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a loja a meu ver tem culpa se realmente foi o produto deles, eles mais que ninguém tem que fazer quarentena, muitas lojas não o fazem, a seguir quando foste lá devias de ser reembolsada pelo menos o dinheiro das plantas visto que as deixas-te lá, como já disseram o nosso fornecer é a loja é com eles que temos que falar e não com o fornecedor deles, eles resolviam o problema contigo e a seguir que pedisse satisfações com o seu fornecedor...

 

espero que pelo menos se descubra as causas...

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Já me deram o dinheiro das plantas na boa. Há coisas estranhas neste caso pois os fertilizantes e outros químicos são metidos na agua, tudo bem que as plantas os absorvem, mas elas vêm enroladas em papel e depois na loja são metidas em tanques com agua normal que é renovada. Eu comprei as plantas já com 1 semana de estarem dentro de desses tanques e em casa também as passei por agua. É estranho ainda terem qualquer excesso de químicos, nao? A própria loja tambem foi surpreendida por isso acho mal dizer k a culpa é deles... Sinceramente quero é perceber o que porque raio aconteceu isto com estas plantas e nao com outras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém disse que a culpa é da loja, repara uma coisa, a loja comprou as plantas ao seu fornecedor, se as plantas não vinham em condições eles não foram os culpados por isso, mas ao venderem as mesmas aos clientes, são obrigados por lei a responsabiliarem se.

Devolverem te o dinheiro era o mínimo que poderiam fazer, pessoalmente acho que devias ter pedido um crédito face aos vivos mortos que inclusive apresentaste num garrafa, mas o mais certo era isso dar mais trabalho do que proveitos mas pronto.

É sempre um risco que todos passamos ao comprar algo.

Melhor sorte para a próxima:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius tens razão. Esta situação mexeu bastante comigo pois era mesmo mama galinha dos meu cystal, mas comecei a ver que provavelmente iria-me sair mais caro e ter chatices avançar com coisas mais sérias e se calhar não dariam em nada... Enfim espero que vocês nunca tenham de passar por isto pois garanto-vos que é uma sensação horrivel. Ainda tenho os cystal mortos num frasco pois não consigo deitar fora.

Caramelopedro onde foi que compras-te as plantas? e quais eram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Patricia, e bem vinda ao forum, pena ser por uma noticia tão triste, mas muito obrigado pela consideração que tiveste por todos nós e ter-nos alertado para tal acontecimento.

Pelo que me parece, aqui o grande culpado é o produtor, e não a loja, e nem conheço a loja nem o dono, aqui há é que se juntarem vocês os dois e exigir uma explicação ao verdadeiro culpado que segundo parece é o produtor.

Esperemos que tenhas noticias, aperta com eles.

cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais