O meu primeiro aquário!


lostfish

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Eu vou montar um aquário pela primeira vez e como tal tenho algumas dúvidas. Para que não faça asneiras, ou poucas asneiras, vou colocar o que penso, como penso e com o que penso fazer este aquário para que me possam dar a vossa opinião e ao mesmo tempo ajudar-me.

É de salientar que ainda só tenho o aquário e nada mais.

 

O aquário tem as medidas de 52cm de comprimento por 26cm de profundidade e 29 de altura, sendo que é a única coisa que neste processo todo já não posso mudar. :)

 

Equipamento

 

Vou começar com o material que penso comprar:

 

Estou a pensar comprar um filtro externo (mochila) com a capacidade máxima de 300L/H, sendo que o desejável é de 5 a 10 vezes a capacidade máxima do aquário acho que é o indicado.

Um termostato de 50W, visto que o indicado é 1W por litro, logo acho que chega e sobra.

Por último, a iluminação, eu falo das plantas mais à frente mas um candeeiro com 30W será que é suficiente?

 

Pergunta 1: E agora começam as minhas dúvidas, é necessário uma bomba de ar? É que eu vejo que muita gente não tem e estou a pensar por umas plantas(falo mais à frente). Qual será a capacidade indicada e quantas saídas de ar?

 

Fauna

 

Eu gosto muito de camarões, neons e guppys. Partindo do principio 1 cm de peixe para cada litro,estava a pensar em:

4 camarões- 12 litros

5 neons-20 litros

 

Pergunta 2: Gostava também de por 2 ou 3 guppys mas li num tópico que por causa do tipo de água não é aconselhado a ter neons e guppys juntos, é verdade?

 

Flora

 

Como substrato fértil estava a pensar por 500g de Humuplus, e por cima Akadama.

Iria por uns troncos, sendo que tenho 3 opções e gostaria de saber qual a melhor entre: eucalipto, uma planta que dá umas flores em bolas amarelas, muito comum no norte, ou então outra que tem uma casca que parece cortiça.

 

Pergunta 3: Será que a quantidade de substrato fértil é suficiente? Quanto é que será preciso de akadama? nos troncos, aquele que eu refiro que a casca parece cortiça é muito interessante será que aquilo alguma vez vai ficar no fundo?mesmo que muito tempo depois de estar metido dentro de água?

 

Para iniciar, gostava de coisas muito simples para ir ganhando prática:

para o tapete - Eleocharis parvula

umas plantas altas: ceratophilum demersun poxtail

e depois para enfeitar um pouco de musgo java e duas bolas de musgo.

 

Pergunta 4: Estas plantas pelo que li são muito fáceis de tratar, mas alguma delas faz mal aos peixes ou camarões? as bolas de musgo ficam no fundo ou têm de ser agarradas como o musgo de java?

 

Acho que desta vez é tudo mas tenho a certeza que vão me surgir outras. Eu tentei ler o mais possível para não fazer perguntas desnecessárias, será que fiz alguma??

Aguardo respostas e muito obrigado pela possível ajuda.

 

Cumprimentos,

Tiago Ferreira

Cumprimentos

Tiago Ferreira

 

Starters

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já bem vindo a este mundo maravilhoso.

 

Não precisas de bomba de ar, se houver agitação à superfície e/ou tiveres plantas reais deves ter oxigénio mais que suficiente.

 

Em relação aos guppys, podes ter com neons à vontade, mantem o pH nos 7 e está bom, claro que há pessoas que não concordam.

 

Sobre substrato não te sei dizer. Mas em relação ao tronco é melhor comprares numa loja da especialidade, onde ja vem tratado.

 

Pergunta 3 não te sei responder...

 

Em relação às plantas não fazem mal aos peixes.

 

 

 

Lê muito sobre o ciclo do azoto, pois só podes colocar peixes 1 mês depois de o aqua estar a funcionar.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou aproveitar este tópico para colocar questões muito parecidas embora o meu setup seja muito mais modesto, porque não tenho condições financeiras actuais para adquirir grandes apetrechos.

 

O meu aquário tem apenas 20 litros (sei que é muito pequeno para a grande maioria dos peixes) e apenas tenho uma planta artificial, um objecto de decoração e um aspirador manual de fundo.

 

Neste momento, o meu objectivo era montar um aquário com o mínimo de custos possível e com a "fauna" mais simples que possa haver em termos de manutenção, ou seja, peixes de água doce e fria.

 

Já conheço alguns principios da aquariofilia, tais como as TPA, ciclo do azoto, ou a gestão dos níveis de amônia, nitritos, nitratos, ph, etc..., mas precisava dos vossos conselhos no que toca a iniciar o meu novo aquário com os pressupostos anteriores.

 

Pergunta 1 - Que peixes se podem adaptar a um aquário tão pequeno, que sejam resistentes de água doce e fria?

 

Pergunta 2 - Que material é mesmo fundamental adquirir para fazer esse setup. Areão? Filtro?

 

Pergunta 3 - Resido na região de Oeiras e ainda não encontrei nenhuma loja de aquariofilia decente (há várias de gatos e cães), alguém me pode recomendar uma?

 

Obrigado.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FIltro tens de ter sempre, e acho que devias apostar num aquário de agua quente, compras um termostato, porque os peixes de agua fria todos crescem muito, demasiado.

Há membros no forum que o vendem a bom preço...

Areão não é obrigatorio, só se colocares plantas reais, acho que devia colocar pois fica muita mais bonito...

 

Em relação a peixes aconselho-te um Guppies com um cardume de néons e a equipa de limpeza, e secalhar já e demais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Informei-me sobre os Tanictis (também conhecidos como néon chinês ou falsos néon) que aparentemente não passam dos 4cm e permitiria ter 5 no aquário (respeitando a regra de 1L por cada centímetro de peixe) que se dão bem com temperaturas à volta dos 18º, são bastante resistentes e fáceis de manter. Alguém me pode confirmar esta informação.

 

Quanto a aquário de água quente, assusta-me estar a povoar o já reduzido espaço com filtros e termostatos todos ligados à electricidade, até porque o único local onde tenho para colocar o aquário não está muito bem servido de fichas eléctricas.

 

Por outro lado, acho que ainda não percebi muito bem a utilidade do filtro num aquário tão pequeno até porque pretendo fazer as TPA semanais com recurso a um aspirador de fundo e segundo me parece também é necessário limpar os filtros com grande frequência.

 

Agradeço as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

precisas sempre de um filtro, pode ser de cascata que fica fora do aqua.

O filtro serve para quando os peixes fazem as suas necessidades ou tu dás comer a mais, ou há plantas mortas/folhas isso cria Amónia e Nitritos o que é extremamente tóxico, e as bacterias que se criam no filtro transformam essas substancias muito menos toxicas (nitratos) e tu so tens de fazer TPA para retirar nitretos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou aproveitar este tópico para colocar questões muito parecidas embora o meu setup seja muito mais modesto, porque não tenho condições financeiras actuais para adquirir grandes apetrechos.

 

O meu aquário tem apenas 20 litros (sei que é muito pequeno para a grande maioria dos peixes) e apenas tenho uma planta artificial, um objecto de decoração e um aspirador manual de fundo.

 

Neste momento, o meu objectivo era montar um aquário com o mínimo de custos possível e com a "fauna" mais simples que possa haver em termos de manutenção, ou seja, peixes de água doce e fria.

 

Já conheço alguns principios da aquariofilia, tais como as TPA, ciclo do azoto, ou a gestão dos níveis de amônia, nitritos, nitratos, ph, etc..., mas precisava dos vossos conselhos no que toca a iniciar o meu novo aquário com os pressupostos anteriores.

 

 

Pergunta 3 - Resido na região de Oeiras e ainda não encontrei nenhuma loja de aquariofilia decente (há várias de gatos e cães), alguém me pode recomendar uma?

 

Obrigado.

 

Pedro

 

Bom dia Pedro,

 

Para te responder à tua questão #3, tens uma loja razoavelmente boa em Oeiras. Chama-se Aquamagia.

 

Não é muito grande, mas é mesmo uma loja de aquariofilia e não uma loja de animais com peixes tipicas desta zona.

 

Por último, procura pelo fórum e vais encontrar a mesma conclusão: Um aqua maior é mais facil de manter que um pequeno e o preço de um aqua com mais ou menos 1m não é nada assustador. Tens até alguns usados a preços bem bons.

 

Boa sorte.

 

Um abraço,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Neste momento, o meu objectivo era montar um aquário com o mínimo de custos possível e com a "fauna" mais simples que possa haver em termos de manutenção, ou seja, peixes de água doce e fria.

 

 

Os peixes de água quente dão o mesmo (ou menos) trabalho a tratar que os de água fria.

Como disse o Tiago (e muito bem dito), um aquário maior dá menos trabalho pois mantem-se estável durante mais tempo.

Tenho um de 90 litros para vender e barato. Se interessar manda MP.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, malta não vejo necessidade de andarem a fazer perguntas nos tópicos dos colegas.

Se têm dúvidas podem perfeitamente abrir um tópico novo e expo-las.

Assim só vamos ter conversas paralelas e chega a um ponto que já não se sabe para quem se está a falar.

Para mais considero uma falta de respeito pelo autor do tópico.

 

Relativamente a questão de neons e guppies, eu pessoalmente discordo totalmente.

Mas é um pau de dois bicos, por um lado podemos dizer que nem os criadores nem as lojas se preocupam com o PH das diferentes espécies e que têm tudo a monte.

Por outro podemos dizer que é nossa obrigação ter os animais o mais perto possível das suas condições naturais que teriam em liberdade.

Os Neons preferem águas ácidas a rondas os 6,5 até 6,8 os guppies preferem águas a rondar os 7,3 e inclusíve mais salobras.

 

Meter ambos a 7 é rachar a lenha a meio mas será correcto?

 

Na minha ideia, ou se tem os animais todos em condições ideias, ou então não se tem todos e têm se apenas o que se consegue.

Mas é apenas a minha opnião claro e vale o que vale.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que perguntei, por ler aqui, se o que se pretende é ter os peixes nas melhores condições possíveis e mais possivelmente mais próximo da natureza possível, se calhar seria melhor por só neons e assim até poderia aumentar o cardume para 7 peixes ou já é de mais? isto porque no que toca camarões e neons não há problema certo?

Cumprimentos

Tiago Ferreira

 

Starters

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença de PH para reds e neons é bem menor do que a dos guppies e neons.

Relativamente a Reds Cherrys, já vi quem os tivesse a 7 e quem os tivesse a 6.8, eu pessoalmente tinha-os a 6.8 pois achei que era quando tinham melhores cores.

Mas conforme eu te disse, a questão dos PHS é tão controversa que arrisco me a dizer que será provavelmente o maior tema de debate que podee existe a nível de controversias.

Agora meter animais de águas mais alcalinas com animais de águas mais ácidas, isso eu (pessoalmente) sou contra.

Podes aumentar o cardume de neons para 10 sem problema.

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Eu vou montar um aquário pela primeira vez e como tal tenho algumas dúvidas. Para que não faça asneiras, ou poucas asneiras, vou colocar o que penso, como penso e com o que penso fazer este aquário para que me possam dar a vossa opinião e ao mesmo tempo ajudar-me.

É de salientar que ainda só tenho o aquário e nada mais.

 

O aquário tem as medidas de 52cm de comprimento por 26cm de profundidade e 29 de altura, sendo que é a única coisa que neste processo todo já não posso mudar. :)

 

Equipamento

 

Vou começar com o material que penso comprar:

 

Estou a pensar comprar um filtro externo (mochila) com a capacidade máxima de 300L/H, sendo que o desejável é de 5 a 10 vezes a capacidade máxima do aquário acho que é o indicado.

Um termostato de 50W, visto que o indicado é 1W por litro, logo acho que chega e sobra.

Por último, a iluminação, eu falo das plantas mais à frente mas um candeeiro com 30W será que é suficiente?

 

Pergunta 1: E agora começam as minhas dúvidas, é necessário uma bomba de ar? É que eu vejo que muita gente não tem e estou a pensar por umas plantas(falo mais à frente). Qual será a capacidade indicada e quantas saídas de ar?

 

Fauna

 

Eu gosto muito de camarões, neons e guppys. Partindo do principio 1 cm de peixe para cada litro,estava a pensar em:

4 camarões- 12 litros

5 neons-20 litros

 

Pergunta 2: Gostava também de por 2 ou 3 guppys mas li num tópico que por causa do tipo de água não é aconselhado a ter neons e guppys juntos, é verdade?

 

Flora

 

Como substrato fértil estava a pensar por 500g de Humuplus, e por cima Akadama.

Iria por uns troncos, sendo que tenho 3 opções e gostaria de saber qual a melhor entre: eucalipto, uma planta que dá umas flores em bolas amarelas, muito comum no norte, ou então outra que tem uma casca que parece cortiça.

 

Pergunta 3: Será que a quantidade de substrato fértil é suficiente? Quanto é que será preciso de akadama? nos troncos, aquele que eu refiro que a casca parece cortiça é muito interessante será que aquilo alguma vez vai ficar no fundo?mesmo que muito tempo depois de estar metido dentro de água?

 

Para iniciar, gostava de coisas muito simples para ir ganhando prática:

para o tapete - Eleocharis parvula

umas plantas altas: ceratophilum demersun poxtail

e depois para enfeitar um pouco de musgo java e duas bolas de musgo.

 

Pergunta 4: Estas plantas pelo que li são muito fáceis de tratar, mas alguma delas faz mal aos peixes ou camarões? as bolas de musgo ficam no fundo ou têm de ser agarradas como o musgo de java?

 

Acho que desta vez é tudo mas tenho a certeza que vão me surgir outras. Eu tentei ler o mais possível para não fazer perguntas desnecessárias, será que fiz alguma??

Aguardo respostas e muito obrigado pela possível ajuda.

 

Cumprimentos,

Tiago Ferreira

 

 

O teu aquário se estou a fazer as contas certas é de quase 40 litros, o que em volume útil deve rondar talvez 34??? Talvez...

Esse filtro serve sim, não sei é se não será demasiadamente forte.

Se for de 40 litros conforme salientei, basta um termoestato de 40 watts.

Não é um candeiro que tens que ter, mas sim um balastro proprio para aquários.

Aqui tudo depende do tipo de flora que queres manter.

Se optares por plantas fáceis de manter basta um balastro de 20 watts, mas se em vez disso preferes plantas mais complicadas, então teras que ter 40 watts.

Esquece a bomba de ar, não precisas disso.

Substrato fértil tal como referi anteriormente é necessário dependendo do tipo de plantas que queres.

 

Se vais apostar em plantas fáceis como eu faria no teu lugar do estilo:

 

Musgo de Java;

Anubias;

Fetos de Java;

Elodeas;

Etc.

 

então não necessitas de nada disso.

 

0,5 watts por litro é suficiente.

 

Relativamente a troncos, esquece essas aventuras, compra numa loja, troncos propios, ferve-o e deixa-o numa bacia sem detergente de molho durante uns dias até que ele não flutue.

Todos os dias troca a água de forma a que ele liberte as impurezas que pode ter e que deixam a água com uma tonalidade acastanhada ou amarela.

Nenhuma planta das que compras na lojas faz mal aos teus animais, por isso não precisas de te preocupar com isso.

 

Os camarões apreciam muito musgo de java. por isso deves meter bastante.

 

As bolas de musgo nunca tive mas sim, penso que ficam no fundo.

 

Atenção que nem todas as plantas devem ser enterradas no areão, as anubias, elodeas e musgo de java, devem ser fixadas em troncos ou pedras de forma a que não apodreçam.

Tenta usar areão fino que é bem melhor para as plantas.

 

Dúvidas???

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1... :sorry: Não sei mesmo quantos Kg/litros tenho que comprar de akadama/areão fino, é que não queria comprar em exagero.

Falhei nisso do balastro, tenho que me informar mais sobre isso.

Mas sem dúvida que foi uma grande ajuda...obrigado!

Editado por lostfish

Cumprimentos

Tiago Ferreira

 

Starters

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tenta usar areão fino que é bem melhor para as plantas.

 

 

Areão fino é melhor? Sempre ouvi dizer o contrario, que se for muito fino sufoca as raizes das plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dimota, eu sempre tive melhores resultados com areão fino, e isso foi me aconselhado por um dos maiores viciados em plantados aka autenticas selvas aquaticas aqui do forum;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro,

 

Para te responder à tua questão #3, tens uma loja razoavelmente boa em Oeiras. Chama-se Aquamagia.

 

Não é muito grande, mas é mesmo uma loja de aquariofilia e não uma loja de animais com peixes tipicas desta zona.

 

Por último, procura pelo fórum e vais encontrar a mesma conclusão: Um aqua maior é mais facil de manter que um pequeno e o preço de um aqua com mais ou menos 1m não é nada assustador. Tens até alguns usados a preços bem bons.

 

Boa sorte.

 

Um abraço,

Tiago

 

Obrigado Tiago, vou mesmo dar uma vista de olhos a essa loja, embora seja um pouco longe de Carnaxide mesmo assim. Todas as lojas de Carnaxide e Linda-a-Velha faliram.

 

O espaço que tenho é diminuto, portanto para já está fora de questão aumentar o tamanho do aquário.

 

Agora tenho que pensar na questão do filtro que o Dimota teve a amabailidade de me apresentar uma solução que é o filtro de cascata... vou procurar informações sobre isso (quaisquer dicas serão bem-vindas)... quem sabe se não existe nenhum membro do fórum que esteja a vender algum barato.

 

Agradeço também a opinião do Jorge Ferreira, agora estou mesmo com dúvidas se devo escolher peixes de água quente ou fria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1... :sorry: Não sei mesmo quantos Kg/litros tenho que comprar de akadama/areão fino, é que não queria comprar em exagero.

Falhei nisso do balastro, tenho que me informar mais sobre isso.

Mas sem dúvida que foi uma grande ajuda...obrigado!

 

Aguarda um pouco. Encomendei areão fino preto que penso não utilizar todo. Chega na próxima semana, lá para quarta-feira. Pode ser que sobre algum ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dimota, eu sempre tive melhores resultados com areão fino, e isso foi me aconselhado por um dos maiores viciados em plantados aka autenticas selvas aquaticas aqui do forum;)

 

Já aprendi mais uma coisa ;) Eu não tinha a certeza, porque tambem de plantados nao percebo muito. Mas obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimota eu nunca tive um plantado, ou por outra, para mim plantado é um aquário completamente direccionado para a flora.

Ter um aquário com várias peixes ou invertebrados e ter flora a compor o mesmo, para mim não é um plantado.

EU nos meus aquários usei sempre plantas de fácil manutenção a preencher o layout do mesmo, mas isso não faz de mim um expert.

Mas de facto em conversa com um membro do fórum, comecei a usar areão fino e o que é certo é que tive melhores resultados;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, então? 1 L = 1 K :)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.