De volta!!! E com novo projecto ambicioso- aquário de discus


Filipa Branco

Recommended Posts

Olá a todos!

Finalmente na casa nova e com as mudanças feitas, estive neste fim de semana a transportar o aquário. Tinha algumas coisas que nem me lembrava que tinha, e outras que pensava que tinha e não tenho :P é o que dá o aqua ter estado tanto tempo em casa da minha mãe ;)

 

Entretanto, coloco aqui o setup dele para já:

 

- 1m*50cm*50cm (portanto, cerca de 250lts brutos, pensava que tinha 300 porque não me lembrava se o aquário media 1m, ou 1,20m).

- Filtro JBL cristal profi para litragem até 300lts

- Aquecedor da Sera 200wts (era capaz de jurar que tinha um de 300wts lol mas ok). Em relação a este ponto, acham que vale a pena comprar um de 300wts ou compro um adicional de 100wts ou mesmo de 200wts? Estou indecisa em relação a este ponto.

- Os testes PH passam de prazo? Tenho uns antigos, os outros já acabaram. Na embalagem não diz nada sobre o prazo.

- Hoje à hora de almoço passei na Aquoporto e realmente reforço todo o feedback positivo que a loja já tem. O sr Vasconcelos ajudou-me imenso, sugeriu que eu compre não ADA nem AKADAMA, mas sim outro substracto (tenho um de 2,5lts da sera, ele disse para comprar mais desse, por ex), para poder colocar a areia de filtro de piscina, tal como eu quero, e que se adequa mais a um biótopo amazónico. Sugeriu-me ainda que peixes colocar com os Discus. Impecável mesmo.

- Irei comprar mais substracto da sera, para colocar no meio e no fundo do aquário.

- Falta-me comprar os outros testes

- Plantas, essencialmente as plantas pouco exigentes, como fetos de java, anúbias, valisnérias... Ainda não as comprei (p.s- o aquário ainda está vazio)

- Iluminação- para já tenho 60wts, segundo opinião de algumas pessoas chega e sobra, porque a minha casa tem muita luz natural, apesar de o aquário estar num sítio meio "escondido", a casa em si tem mesmo muita luz, pelo que não necessito de mais luz, no entanto, a calha dá para ser modificada.

- Com os discus (4) estou a pensar em colocar:

 

10 Croys (ainda não sei quais)

1 Casal de apistos

Neon Cardinal (pequeno cardume de 15, por ex)

Ancistrus

 

Entretanto tentei postar umas fotos do aqua vazio e do armário, mas acho que primeiro têm de ser aprovadas pela moderação, não é? Eu pelo menos já as importei para o meu álbum pessoal de fotos, agora é esperar.

 

Papel para colocar atrás do vidro do aquário: Onde comprar?

Matérias filtrantes, deixo estar as que vêm de origem com o filtro?

Comprei turfa, a conselho do sr. Vasconcelos, os Discus gostam (apesar de eu não gostar muito, porque deixa a água amarela), mas o importante é o bem estar deles.

 

O que acham?

 

obrigada a todos pela ajuda :)

**

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 569
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ta mesmo mau a colocação da foto :)

 

Já vi a foto e posso dizer que ele ficava bem cá em casa :)

 

Quanto ao substrato qual te indicaram será que foi o Sera Floradeport? :(

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

substracto

 

http://imageshack.us/photo/my-images/15/img0150ii.jpg/

 

Luís, é este mesmo... Várias pessoas me disseram que para aquilo que eu quero chega perfeitamente...

 

um dos testes que comprei

 

http://imageshack.us/photo/my-images/694/img0151fv.jpg/

 

Falta comprar:

 

- Termoestato (um de maior capacidade= 300wts, ou outro de 150 ou 200wts- Se puderem, ajudem-me nesta questão)

 

- Vinil para por detrás do aquário

 

Troncos tenho dois, ainda não sei bem se vou precisar de mais ou não. Eu gostava de ter uma ou outra pedra, mas já me aconselharam que era melhor não, porque os Discus gostam de se roçar nelas e poderiam magoar-se, por isso está fora de questão.

 

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís, obrigada, mas não estou a conseguir colocar aqui... podes ajudar?

 

Boas sim posso ajudar para colocares imagens vais a http://imageshack.us/

 

fazes o upload da tua foto copias o link marcado a vermelho

 

imagemcke.jpg

 

Na parte das opções de resposta carregas onde esta marcado

 

aquariofilianet.jpg

 

Colas o link aqui

 

urllq.jpg

 

e porto já ta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

substracto

 

http://imageshack.us.../img0150ii.jpg/

 

Luís, é este mesmo... Várias pessoas me disseram que para aquilo que eu quero chega perfeitamente...

 

um dos testes que comprei

 

http://imageshack.us.../img0151fv.jpg/

 

Falta comprar:

 

- Termoestato (um de maior capacidade= 300wts, ou outro de 150 ou 200wts- Se puderem, ajudem-me nesta questão)

 

- Vinil para por detrás do aquário

 

Troncos tenho dois, ainda não sei bem se vou precisar de mais ou não. Eu gostava de ter uma ou outra pedra, mas já me aconselharam que era melhor não, porque os Discus gostam de se roçar nelas e poderiam magoar-se, por isso está fora de questão.

 

Obrigada :)

 

Quanto ao substrato havia melhores opções equivalente ao preço do que compras-te Sera, mas agora ja não há nada a fazer, Claro que serve para plantas de baixa manutenção, mas devido ao seu preço havia melhor...

Marca Sera para mim é muito boa uma das melhores, mas em substratos fica muito a desejar...

 

Quanto ao termostato espera por pessoal que tenha aquario desse volume para te dizer o que é melhor, pois o meu volume é menor, em relação aos termostatos nada melhor que um feedback de quem os tenha ;)

 

Quanto aos testes, sou da opinião que não há nada melhor que fazer as coisas com calma e um ciclo do Azoto bem feito ;)

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, mais uma vez obrigada pela ajuda :) amanha já tento colocar as fotos como me explicaste, agora nao estou com o pc :)

 

Em relação ao termóstato o sr Vasconcelos referiu que era melhor outro de maior capacidade, ou outro adicional para complementar este. Apesar de eu nunca ter tido um aquário desta lutarem, também acho isso, mas aguardo por vozes mais experientes :)

 

O ciclo vai ser feito com muita calma, apesar de ate ter comprado aquelas substancias que aceleram o filtro (amanha posso colocar a marca), mas só vou por algumas corys no aquário daqui a cerca de 3 semanas, vou tentar amanha começar a monta-lo. Os discus só daqui a no mínimo dos mínimos dois meses.

No que diz respeito ao substrato se calhar foi trenguice sim lol ate porque o próprio nao foi muito barato, mas como eu já tinha um bocado.. Nao quis estar a misturar ou a deitar este fora, entendes? Também me foi explicado que em principio nao vou poder ter plantas muito exigentes ( nem pretendo), devido as altas temperaturas a vigorar no aquário de discus, por isso este substrato seria suficiente. Vou continuar a postar novidades.

Comentários dicas e criticas são sempre bem vindos :)

Mais uma vez obrigada e desculpem o testamento ;)

**

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, mais uma vez obrigada pela ajuda :) amanha já tento colocar as fotos como me explicaste, agora nao estou com o pc :)

 

Em relação ao termóstato o sr Vasconcelos referiu que era melhor outro de maior capacidade, ou outro adicional para complementar este. Apesar de eu nunca ter tido um aquário desta lutarem, também acho isso, mas aguardo por vozes mais experientes :)

 

O ciclo vai ser feito com muita calma, apesar de ate ter comprado aquelas substancias que aceleram o filtro (amanha posso colocar a marca), mas só vou por algumas corys no aquário daqui a cerca de 3 semanas, vou tentar amanha começar a monta-lo. Os discus só daqui a no mínimo dos mínimos dois meses.

No que diz respeito ao substrato se calhar foi trenguice sim lol ate porque o próprio nao foi muito barato, mas como eu já tinha um bocado.. Nao quis estar a misturar ou a deitar este fora, entendes? Também me foi explicado que em principio nao vou poder ter plantas muito exigentes ( nem pretendo), devido as altas temperaturas a vigorar no aquário de discus, por isso este substrato seria suficiente. Vou continuar a postar novidades.

Comentários dicas e criticas são sempre bem vindos :)

Mais uma vez obrigada e desculpem o testamento ;)

**

 

Compras outro termostato de 200w (ja que tens outro)e colocas um em cada lado, e não teras problemas no aquecimento da água.

Quanto ao substracto, tens esse agora coloca esse (eu próprio o tenho) e não tive problemas com ele, nem sequer com as plantas, crescem e bem. :)

 

Uso é uma areia amazonica de granulometria de cerca 4mm, e se estas a pensar usar areia de filtro de piscina ou silica tenho serias duvidas quanto à manutenção das plantas nesse tipo de areia.

 

Tenho Discus e tenho temperatura a rondar os 29/30º, plantas tens varias que se aguentam bem com essas temperaturas, eu próprio consigo manter estas em temperaturas altas (Vallisneria, echinodorus amazonicus, echinodorus uruguayensis, sagitaria subulatta, echinodorus tenellus, anubias, cryptocorynes wendtii/costata e hygrophila polysperma)

 

Vai vendo o site da tropica, tens la plantas para aquario de discus.

 

Vai postando fotos estou curioso de ver como vai ser a montagem. :)

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, obrigada!

Estive mesmo agora no continente e vi lá termostatos da marca elite, 200wts a 19,90€. Não conheço a marca, não me inspira grande confiança por isso não trouxe. Queria Sera ou Jagger.

 

Entretanto preciso mesmo de help

 

Ontem comprei areia de filtro de piscina do leroy merlin, e lá disseram-me que era inerte. Por isso a trouxe. No entanto, li à noite bastantes tópicos sobre o tema, e num dos tópicos um membro afirma que a areia de filtro de piscina do leroy lhe subiu o ph... Ora, eu tenho de ter o ph a 6/6.5 para os discus, não posso correr o risco de ter areia que me faça subir o ph apesar de ter turfa. Pensei em testar a areia, mas liguei para lá hoje e os burros do Leroy dizem-me que não sabem dizer com certeza se altera ou não o ph da água (a fulana que me atendeu se calhar nem sabia o que era ph, disse-me que nunca ninguém lhe colocou essa questão, adiante...), eu não posso testar a areia porque se abrir o saco eles dizem que não me devolvem o dinheiro, e aquilo ainda foi caro.

Na vossa opinião, o que devo fazer? Não posso por as coisas a rolar sem este assunto resolvido :\

 

Se me puderem ajudar, agradeço imenso, mais uma vez :)

 

Bjinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bons dias,

 

A marca Elite é uma marca muito conhecida no mundo da aquariofilia. Podes adquirir o termostato sem receio.

Em relação à areia de filtro de piscina pode eventualmente (ou não) subir o ph. Não tem as características no saco?

Se não tiveres a certeza, devolve essa areia e compra numa casa de animais areia para pássaros. Ferve bem e coloca no aquário. É inerte e não aumenta o ph (para além de custar só um décimo do preço) ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge, obrigada :)

 

mas olha, essa areia de que falas também é clarinha? Eu quando chegar a casa vejo se diz alguma coisa no saco sobre as características, obrigada :)

 

em relação ao termostato, de facto não conhecia a marca, mas vou ver se arranjo mais barato :)

 

Obrigada pela ajuda :)

 

Questão parva do dia: Há algum problema em eu mexer no aquário com as unhas pintadas? Pode libertar algum tipo de toxinas?

 

Mais uma vez obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge, obrigada :)

 

mas olha, essa areia de que falas também é clarinha? Eu quando chegar a casa vejo se diz alguma coisa no saco sobre as características, obrigada :)

 

em relação ao termostato, de facto não conhecia a marca, mas vou ver se arranjo mais barato :)

 

Obrigada pela ajuda :)

 

Questão parva do dia: Há algum problema em eu mexer no aquário com as unhas pintadas? Pode libertar algum tipo de toxinas?

 

Mais uma vez obrigada!

 

Esquece essa areia de filtro de piscina, vai-te subir o pH, devolve ao leroy.

 

Compra areia de silica isso se realmente queres areia branca fina.

 

Se ja estiveste na Aquaporto, o sr. Vasconcelos tinha lá, ainda trouxe de lá esta semana 10kg. :)

 

Quanto às unhas pintadas eu não arriscava. lolol

Mas também tem cuidado se por acaso no momento tu fores tirar o verniz das unhas com acetona, não te esqueças de lavar muito bem as mãos depois. :)))))

 

O termostato é muito caro para a marca que é, arranjas mais barato cá fora e melhor.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Editado por libermar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe areia para pássaros que custa trinta vezes menos que a de sílica e não altera as características da água ;)

As de gato não, pois contêm químicos.

 

(Os segredos que a Troika nos faz partilhar... )

 

É isso e o segredo do ciclo nao é Jorge?! ::D: lol

 

Quanto ao aquario quero ver esses discus a crescerem bem gordos (mas nao devido a presenca de neons ::D:) vou acompanhar

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela vossa ajuda neste meu projecto, significa muito para mim ter pessoas experientes, conhecedoras e disponíveis, a ajudar-me e acompanhar o meu projecto, muito obrigada :)

 

No leroy há a tal areia de silica? Confesso que gostei mais da de filtro de piscina... Também já me disseram que a areia de filtro de piscina da max mat é inerte e não altera o ph, alguém me poderá confirmar esta informação?

 

Obrigada

 

bjinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto da areia... Vou-vos contar... que filme...

 

Fui à Max Mat ver a areia deles, também não me sabem dizer se altera o ph ou não. Funcionários de lá afirmam que utilizam aquilo nos aquários deles e não dá problemas. Certo é que vou devolver a areia do Leroy.

Não está fácil...

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto da areia... Vou-vos contar... que filme...

 

Fui à Max Mat ver a areia deles, também não me sabem dizer se altera o ph ou não. Funcionários de lá afirmam que utilizam aquilo nos aquários deles e não dá problemas. Certo é que vou devolver a areia do Leroy.

Não está fácil...

 

Bjs

 

 

Se calhar usam a areia num globo com 1 kinguio. :)

 

Já disse onde podias arranjar. Mais vale prevenir do que remediar. e o tempo perdido em andar de um lado para o outro a pesquisar também custa dinheiro. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nisso tens razão Libermar... Vou ver se ligo para o sr. Vasconcelos amanhã a ver se ele me arranja as quantidades de que preciso ;)

 

Obrigada!

 

P.s- a areia da max mat custa cerca de 3€ 20kg, a do leroy custou 16€ 25kg! Ver se devolvo isso o mais depressa possível!

lol eles disseram que tinham um aquário de 100 lts... lol Mas vou pela tua opinião, é bem mais segura :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.