De volta!!! E com novo projecto ambicioso- aquário de discus


Filipa Branco

Recommended Posts

Olá

 

Obrigado pela explicação detalhada. Eu na última postura, apanhei apenas metade porque não tinha percebido o problema da primeira postura e quis criar dois grupos para detetar o que tinha corrido mal da primeira vez. Quando verifiquei que em apenas 2-3 semanas os bebés do aquário nano eram 3 vezes maiores do que os que estavam no aquário principal, cheguei à conclusão que o que tinha morto os ancistrus da primeira vez tinha sido fome. Eu no nano coloco 3 vezes mais comida que no aquário principal e eles varrem tudo numa noite.

 

Eu não tenho mortes nas primeiras semanas... começo é a ter a partir dos 2-3 meses de idade (independentemente do tamanho deles) e isso é que é estranho. Quando são muito pequenos têm uma clara preferência por proteínas em detrimento dos vegetais mas a medida que o tempo passa, passam também a gostar de vegetais (ou pelo menos reconhecem como comida). Os meus rejeitam pastilhas de algas, spirulina e até o Sera viformo não marcha lá muito. Eles adoram é comida granulada que não é supostamente para eles. Os pais deliciam-se com courgettes e pastilhas Sera viformo mas os wels-chips (que joguei fora há pouco tempo... agora estou arrependido) os pais mal tocavam. Devia ter experimentado com os bebés mas eles estão a engordar tão bem com o granulado da aquatic nature que até me custa estar a negar-lhes isso. Mas agradeço a dica da comida. Eu realmente não consigo explicar porque é que, de repente, me aparece um juvenil gordo e forte morto de um dia para outro... Como disse, ainda tenho 10 em bom estado e amanhã vou oferecer dois a um amigo meu que tem um aquário grande e com pouca fauna. Pode ser que se safem lá melhor que comigo.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 569
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Era o que me acontecia, eles adoravam e comiam até abarrotar e apareciam mortos...em cima da comida....a comida da SERA e dificil de se desfazer mesmo estando muitos dias no aquario e a outras que experimentei ao fim de umas horas ficam granuladas e por isso acho que o problema é a comida, ja dou a mais de um ano a da SERA e nunca mais tive mortes....ou melhor, reduziram drasticamente, nunca voltei a ter um ancistru com 2 cm morto, a partir dai nunca mais me morreu nenhum.

 

A comida da SERA tem madeira na composição e acho que isso é essencial para fazerem a digestão, pelo menos do que li na net foi do que me apercebi, no entanto na net também se encontra muita desinformação.

 

Cumps

 

PS: Fazes bem em da-los, não se pode manter muitos ancistrus juntos, vais ver que eles no aquario do teu amigo vão crescer muito bem e de saude.

Eu de resto também os dou, podia vender mas não ia ficar rico por isso prefiro dar a quem tenha hipotese de os manter, ja agora deves estar a perguntar porque os crio se é para dar ? Facil, tenho pena deles e principalmente do pai, o peixe faz um esforço enorme durante semanas a fio para criar os filhos e por isso acho que eles merecem uma melhor sorte do que serem comidos pelos discus ou escalares mal fugam da toca.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica. Amanhã já vou comprar outra vez o wels chips para experimentar e entretanto já coloquei um tronco velho que tinha por aqui e que me foi oferecido há bastante tempo de um aquário de um amigo meu... lembrei-me dessa da madeira mas os meus adultos nunca sentiram falta (não sei se o sera viformo também tem madeira). Pode ser esse o problema dos juvenis pois os intestinos deles não devem ser tão tolerantes como os dos pais.

 

Eu também não tenho objetivos de vender os bichos. É mais na sequência do que já referiste... aquela coisa de tentar ajudar a quem tanto se esforçou por cuidar dos filhotes. Além disso são um peixe lindissimo. Vou ter é problemas em me desfazer de todos que cá no algarve conheço poucos aquariofilistas e ainda menos com aquários capazes de albergar ancistrus.Vamos ver... tendo em conta que aqui nas lojas os vendem a 4€ cada, a procura deveria ser alta mas é preciso é encontrar as pessoas certas. Ainda há poucas semanas assisti a uma conversa entre um cliente e o empregado de uma loja em que o cliente queria comprar um ancistrus para o meter junto de cometas num aquário de 20L para lhe limpar as algas dos vidros... o empregado (vá lá) bem se esforçou por tirar a ideia da cabeça do homem e o homem lá desistiu mas foi por um triz... para gente assim, não dou os meus ancistrus.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Antes de mais, muito obrigada pelos vossos contributos.

Tony, sim, então nesse aspecto, sou principiante, quando falamos em situações mais avançadas na aquariofilia, então sou de facto principiante. Posto isto, tendo feito a TPA no sábado, e dado que não ocorreu qualquer mudança nos meus parâmetros, nem inseri novas espécies de fauna e flora nos últimos tempos, questiono-me sobre o que poderá ter acontecido porque honestamente não encontro explicação.

Manuel, eu agradeço e aprecio a oferta, será um gosto ir à Maia :) se possível no fim de semana, caso tenhas disponibilidade! Eu gosto muito de ancistrus, acho uma espécie fantástica, resistente e com belos comportamentos.

 

Em relação aos rams, acham que podia introduzir mais uma fêmea e um casal no sábado?

Noto o meu macho triste, sozinho. Hoje as cores dele não eram tão vivas. Acho que o rapaz está a sentir a morte da companheira.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hu? Agora decidiste partilhar a tua vida sexual no fórum da Filipa? :P :razz:

 

 

De qualquer das formas, há 80% de probabilidades de cura... não tens visto a publicidade? :naughty:

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele come normalmente... A questão é que também não me parece prudente ter o rapaz sozinho. Estar habituado a uma companhia, e de repente ficar sem companhia durante uns tempos... Não me parece grande ideia, entendem? Não sei se estou certa ou errada, mas a verdade é que acredito que a solidão possa fazer-lhe mais mossa...

A outra fauna aparenta estar completamente normal...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço muitos peixes a morrerem de depressão mas a decisão é tua. Se fosse o meu aquário, esperava... mas cada um decide o que acha melhor :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipa estive lá até ao meio dia e nada , loja fechada. Confirma primeiro se já abriu. Digo eu.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Update e pêras:

Então é assim, lembram-se de quando eu vos disseque me tinha morrido a menina da foto? Pois é... Em que me baseei para dizer isso? No facto de, como após a morte de um dos membros do casal de ramirezis, o outro ter ficado completamente esbranquiçado, esguio, sendo que, por esse motivo, pensei naturalmente que tinha morrido a fêmea (o macho não tem a barriga rosa como a fêmea, e parecia-me o macho porque a fêmea sempre apresentou mais cores, e devido à forma do corpo).

Hoje, fui à Aquaporto para adquiri 1 fêmea e um casa de ramirezis. O Sr. Emanuel, tendo-me perguntado sobre os parâmetros da água e estado da restante fauna, não achou imprudente levar os peixinhos, visto que ele próprio confirmou que por vezes estas mortes acontecem sem motivo aparente.

Desta forma, cheguei eu a casa, toda contente, com a nova fauna. Fiz o procedimento de introdução da fauna "by the book", e foi ver o ramirezi (macho, pensava eu...) a ficar cheio de cores e... Eis que vejo a barriguinha cor de rosa a manifestar-se e todas as cores e formas próprias de uma fêmea. Em suma, agora tenho 1 macho e 3 fêmeas. Já falei com o Sr. Emanuel e ele disse que não tinha problema assim, pior seria se fosse ao contrário, e posteriormente, se tudo correr bem, poderei introduzir mais um ou dois machos. E pronto, é isto lol. Azelhice de minha parte, claramente.

 

Na aquariofilia como na vida, sempre a aprender lol.

 

Deixo-vos um vídeo :) (conseguem ver as 3 meninas e o rapagão)

A restante fauna, tudo normal, também conseguem visualiza-la no vídeo.

Espero que gostem, sugestões e críticas, já sabem, sempre bem vindas :)

 

[media=]

[/media] Editado por Filipa Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá... tu declaras a morte de um peixe sem veres o corpo?

 

Vou já declarar a morte do meu ramirezi macho porque há 7 minutos estou a olhar para o aquário e não vejo e a fêmea está com a crista levantada e a ganhar cor... só pode ter sido ele que morreu...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desculpo. LOL.

Quando eu cheguei a casa, o peixe em questão estava a um canto, sem vida, de olhos esbugalhados, e a apresentar putrefacção.

Creio não me ter explicado bem anteriormente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.