De volta!!! E com novo projecto ambicioso- aquário de discus


Filipa Branco

Recommended Posts

  • Replies 569
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Exatamente! Esse gajo, algumas vezes (poucas) aparecia com o chefe dele... um gajo forte mas sexy e bonzão....

 

 

...Sou eu :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AHAHA!!! Já sei quem tu és!! Brutal!

 

Da minha parte é fácil, só havia 2 homens a trabalhar, um grande e um pequeno, eu sou o pequeno!! :)

 

Peço desculpa à FIlipa pelo Topic Jacking!!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOLLL

 

Já estou a ver... sim, lembro-me de ti :)

 

Vê lá se não me confundes com o David que também é forte mas eu sou mais bonito :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O David ia lá mais vezes não era? Por acaso pensava que eras ele! Sorry :S

 

Mas tenho que admitir que para já não me lembro a 100% da tua cara. Passava lá muita gente, principalmente à hora de almoço!

 

Mas lembro me de um terceiro comilão sim! Dá me uns dias que volto me a lembrar da tua cara! ;)

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hahaha

 

Sim, eu raramente almoço que ando sempre a correr de um emprego para outro mas às vezes lá o acácio e o resto do pessoal dos SI lá me convenciam a ir. Eu sou muito despachado e até no café os apresso quanto mais a almoçar.. Quando nos juntávamos todos era o acácio, david, joão e eu.

 

Enfim... não vamos roubar mais o tópico à Filipa...

 

ONDE ESTÃO AS FOTOS?!?!?

 

:P

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha gente, o que é isto?????

LOLOL

Bem, o vídeo que fiz obviamente é do aquário e seus habitantes, nada mais. Não tenho hábitos de filmar as minhas actividades, sejam elas quais forem.

Os meus rams não querem nada com esses temas de que vocês falam, certamente fizeram votos de abstinência.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

deixo-vos uma triste actualização: A minha ramirezi, a menina da foto, morreu hoje :(

Não sei o que terá acontecido, o vídeo de antes de ontem mostra-a bem disposta e completamente normal. Ontem, aquando da alimentação, comeu normalmente, era sempre a primeira a ir. Não sei mesmo o que lhe poderá ter causado a morte tão repentina. Os outros habitantes parecem estar bem. Pelo menos aparentam.

Noto o macho triste.

Fiz testes à água, tudo normal. Fiz TPA de 30%.

Não sei o que se passou :(

 

Deixo o vídeo de quando a menina ainda era viva.

Sugestões aceitam-se.

 

 

obrigada.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rip ramirezi .

 

Pois, é triste quando acontece. Também fiquei quando foram os meus. Especialmente o L o ramirezi macho.

 

Pelo menos serve de consolo que os parâmetros estão todos bem. Não podias ter feito nada...

Melhores dias virão ...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está com bom aspeto. Os ramirezis já me parecem parados no vídeo mas eu também não sou o melhor para julgar que tudo no meu aquário anda a 200km/h.

 

Quanto à morte da fêmea, lamento mas penso que também foi cometido um pequeno erro no seio deste grupo de amigos que foi esquecer-mo-nos do fato de que os ramirezi não são peixes para principiantes e que são bastante mais sensíveis do que aparentam ser. Precisam de condições específicas e essas nem sempre são fáceis de conseguir. Mais cedo ou mais tarde acabam por ressentir-se. Já li imensos relatos de ramirezis morrerem pelas mais diversas razões. Até uma TPA pode matá-los. Infelizmente deixa-mo-nos cegar pela beleza do animal e esquece-mo-nos que não são peixes a serem introduzidos semanas ou até meses depois de montado um aquário. Eu também conto entre os "entusiastas" de ramirezi e por vezes esqueço-me dessa delicadeza e são esses os momentos que se pagam caros.

 

Mais uma vez parabéns pelo aquário. Boa sorte

 

Cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony e JP, obrigada.

Sim, de facto os testes estão normais, confesso que não percebo, até porque a última TPA que fiz foi sábado, ou seja, a rapariga não se ressentiu minimamente. Eles ora estão parados, ora nadam tranquilamente. Não anda sempre tudo às voltas.

Não sou expert, mas não me consideraria principiante, pelo menos não num nível de conhecimento muito básico. A verdade é que os meus ramirezis entraram 2 meses após o aquário estar montado e até agora não tive qualquer tipo de problema. Confesso que me faz confusão esta morte repentina.

Vocês conseguem avançar com alguma razão?

Obrigada.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipa

 

Se quiseres um ancistru macho eu dou-te, tens e de vir levantar a Maia.

 

Nota: Em 3 ancistrus é provável que sejam todos fêmeas, numa ninhada saem muito poucos machos e a explicação é lógica, tem a ver com o território, as fêmeas convivem bem entre si mas o machos podem lutar até a morte.

 

PS: Dou-te porque vejo que tens espaço para os manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo para principiantes (e incluo-me nessa categoria) refiro-me a ter noção de determinados parâmetros que nada têm a ver com o básico de amonia, nitritos ou nitratos. Há pequenas coisas que um principiante faz que uma pessoa já batida e com consciência do que tem no aquário nunca faria. por exemplo, ainda hoje, desliguei o CO2 para trocar uma válvula de agulha. Deveria tê-lo feito depois do período de injeção mas como não me dava jeito, decidi fazer mesmo durante o ciclo diário. Correu tudo bem MAS, se daqui a 3 ou 4 dias me aparecerem algas ou se um dos ramirezis morrer devido à flutuação inesperada de PH vou ficar a olhar com cara de parvo. Claro que a maioria vai dizer "epa, 1 hora a desmontar e montar o sistema de CO2 não tem efeito nenhum" e se calhar têm razão mas se eu fosse mais batido nisto, nunca o faria... a não ser que só tivesse guppies num aquário sem plantas... mas aí também não usava CO2... portanto estás a ver a problemática disto tudo? Uma pessoa com um mês de experiência pode acumular mais conhecimentos do que outra em 5 anos mas ambos cometem erros e só com os erros é que aprendemos e depois de ter dado 20 ou 30 cabeçadas é que se calhar já sabemos o que podemos e não podemos fazer.

 

Volto a dizer que não estou a dizer que fizeste algo de errado, pelo menos conscientemente. Não sei o tamanho dos teus ramirezi... podem ser juvenis ou até já podiam ter dois anos de idade. Simplesmente há demasiadas variáveis para podermos concluir que foi por isto ou aquilo. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, perdemos peixes. Muitas vezes por asneira nossa, noutras nunca encontramos uma explicação.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota: Em 3 ancistrus é provável que sejam todos fêmeas, numa ninhada saem muito poucos machos e a explicação é lógica, tem a ver com o território, as fêmeas convivem bem entre si mas o machos podem lutar até a morte

 

Já foi provado que a relação macho/fêmea dependia da temperatura e do PH a que os ovos eclodem. É possível obter-se uma taxa de 80% ou mais de machos mas, tal como referiste e muito bem, a maioria é fêmea... a razão atrás disso é puramente comercial visto que manter muitos machos dentro de pequenos cubículos dentro das lojas à espera de serem vendidos, é muito complicado. Por isso os criadores preferem criar fêmeas que têm maiores possibilidades de conviver em pequenos espaços com outras fêmeas.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi provado que a relação macho/fêmea dependia da temperatura e do PH a que os ovos eclodem. É possível obter-se uma taxa de 80% ou mais de machos mas, tal como referiste e muito bem, a maioria é fêmea... a razão atrás disso é puramente comercial visto que manter muitos machos dentro de pequenos cubículos dentro das lojas à espera de serem vendidos, é muito complicado. Por isso os criadores preferem criar fêmeas que têm maiores possibilidades de conviver em pequenos espaços com outras fêmeas.

 

Abraços

 

Tony

 

Boa noite

 

Apesar de criar ancistrus não sabia do pormenor da temperatura nem do ph, mas acredito que seja verdade.

 

Se por acaso te lembrares onde leste isso deixa ficar o link por favor.

 

Obrigada

 

PS: Os ancistrus devem ser os peixes mais fáceis de criar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quando chegar a casa, procuro o artigo. Lembro-me dele porque, na altura, achei piada porque me fez lembrar as crias dos crocodilos que também dependem da temperatura de incubação.

 

Quanto à facilidade de procriação de ancistus, concordo. Uma vez que encontrem um sitio toca a colocar ovos. Quanto a cria-los, tenho tido azar (ou falta de conhecimento). A primeira ninhada de 7 morreu passadas algumas semanas no aquário comunitário, na altura não sabia do que. Hoje acredito que tenha sido por fome. A segunda ninhada de 40, apanhei 20 e coloquei-os num aquário dedicado a eles. Os outros 20 acabaram por desaparecer do comunitário (fome outra vez?) ja que o ultimo que vi no comunitário tinha 1/3 do tamanho dos do aquário nano. Mesmo nesse aquário dedicado, dos 20 iniciais devo ter uns 10 agora. A maioria deve ter morrido logo no inicio pela fragilidade ou sobrevivência do mais forte mas nas ultimas duas semanas encontrei dois já com bom porte e, aparentemente bem alimentados, também mortos. Por isso, para mim, não tem sido uma experiência fácil.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Criar ancistrus não é nenhuma ciência elaborada.

 

Agora a duas coisas essenciais para os criar.

 

1 - Um tubo de barro aberto só de um dos lados

 

2 - Um aquario ciclado sem habitantes.

 

O tubo fica colocado no comunitário com a abertura para o vidro da frente, depois aguardamos que um macho convença uma fêmea a colocar os ovos, depois disso o macho fica cerca de uma semana ou mais a arejar os ovos para estes não morrerem, passado pouco mais de uma semana os ovos eclodem e os ancistris bebes são da cor do ovo inicialmente, passado mais uma semana eles começam a escurecer mas vão permanecer na toca e o pai vai empurrar para dentro algum que tem-te sair.

 

Nesta fase temos de pegar no tubo com o pai la dentro e colocar no aquario vazio pronto a receber, manter num comunitário é condenar os juvenis a morte, uma femea adulta coloca cerca de 100 ovos, é muito ancistru e se morrerem 3 ou 4 nas primeiras semanas de vida é muito, existe no entanto um cuidado especial com a comida, a indicada para eles é a da SERA Wels-Chips e não devem comer todos os dias, dia sim dia não chega.

 

Tentei outras marcas de comida com alimentação especifica para eles mas morriam muitos ancistrus, porque não sei.

 

Espero que tenham entendido como se criam estes maravilhosos peixes.

 

Cumps

 

PS: Eles em espaços pequenos e em presença de muitos da mesma especie crescem muito devagar, no entanto mal sejam transferidos para aquarios grandes começam a desenvolver e atingem os tamanhos normais para a sua especie, num aquario de 100 litros se tentarem criar 100 ancistrus para os venderem como adultos vai ser muito dificil, no entanto mal tenham espaço vão crescer, tomem isto em consideração.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.